+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Clientes conectam c/ sinal -65 em méd. e não consigo comunicação de jeito nenhum.

    Boa noite pessal,

    Estou precisando e muita da ajuda de alguém experiente por aqui, pois já pesquisei bastante aqui no Under, no Google, com outros técnicos e não encontrei nada nem parecido, é o seguinte:

    Os clientes estavam navegando normalmente, utilizo um servidor PPPoE em uma RB1100AHx2, o problema está em uma das torres que está hoje com duas setoriais em uma RB433 com cartões. Estes cartões estão em modo AP-Bridge. O problema:

    Os clientes conectam-se normalmente, com nível de sinal de -59 a -70, o único cliente que mostra o IP é de uma cliente com uma plaquinha USB, mas não tem navegação. Os outros, que estão com rádios (TP-Link 5200) e com sinal cheio não tem jeito de navegar. Coloquei eles com IP fixo, até para ver na Registration da RB em que se conectam como estavam, e na Registration vi que nem estão mostrando o IP, já troquei cabo, pigtail, cartão, RB e até a antena e nem assim, ou seja, já é equipamento todo novo lá em cima e ainda assim não estão navegando, nem pingando ao menos.

    Em relação a configuração, já troquei todos os canais, fui experimentando de um a um, e todos deu na mesma. Também diminui a potencia do cartão, já li a respeito dos erros binários dos Engenius e fui testando de quase potencia nenhuma até o que poderia ir, a uns 17dBm, agora está setado em 8dBm (no momento do Print).

    Se alguém tiver uma luz, estou aqui!

    Segue também um print de uma Scan da interface onde se conectam os clientes.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Conexão.jpg
Visualizações:	244
Tamanho: 	330,1 KB
ID:      	52514Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Scan.jpg
Visualizações:	189
Tamanho: 	310,2 KB
ID:      	52515

  2. #2

    Padrão Re: Clientes conectam c/ sinal -65 em méd. e não consigo comunicação de jeito nenhum.

    Wireless Protocol: 802.11
    Esse é o protocolo ANTERIOR ao 802.11A ou ao 802.11B, o 802.11 é de 256Kbps a 1Mbps, varios roteadores não suportam mais esse modo (Porque ninguém usa, com o mesmo sinal em 802.11B ou G tem no mínimo 5x mais banda, e o alcance não é nada melhor). Muda pra ANY ou testa outras opções dessa versão do MK (Não lembro quais são).

    Signal to noise ratio: 1dB
    Significa sinal a -77dB, e ruído a -78dB, isso está muuuuito errado. O SNR (Signal to noise) decente é ACIMA de 20dB, esse ruído em -70 a -76 indica antenas muito proximas, ou ripple da fonte (Capacitores estufados na fonte ou na RB), ou cartão ruim, ou pigtail estropiado, mas parece que o ruído real não é esse, parece mais o cartão se embananando por problema em configuração. Mas teste primeiro mudar de 802.11 pra ANY e ver se o SNR deles sobe, se não fixe numa velocidade específica, tipo 12 ou 18Mbps, não é normal o radio chavear tão mal entre os data-rates mas quando isso acontece o jeito é fixar a velocidade num valor levemente baixo (Em 54M a sensibilidade é ruim, em 18M a sensibilidade e potencia são melhores).

    Também pode experimentar marcar o "default forward", e pra passar arp table vai na aba WDS e o habilite (Mesmo que não use).

    Mas o protocolo 802.11 acho que só ainda é suportado em placas velhas ou em placas muito versáteis, roteador comum não costuma suportar.

  3. #3

    Padrão Re: Clientes conectam c/ sinal -65 em méd. e não consigo comunicação de jeito nenhum.

    Aconteceu comigo era cartao

  4. #4

    Padrão

    Muito obrigado pela rápida atenção @rubem! Fiz como você mensionou mas continuou o mesmo problema. Você acha que tem mais alguma coisa ainda para ver antes de descer este equipamente? Uma dúvida, quanto a antena há a possibilidade de ela danificar o cartão de alguma maneira? Pois como havia mensionado, esta RB é nova e já foi testada em outra torre, troquei já o cartão, cabos e pigtails, mas a antena reutilizei a mesma que estava antes de trocar para uma outra, por isso a pergunta se é possível que a antena danifique o cartão de alguma maneira.

    @netline ;se eu não conseguir nada hoje durante a noite em relação a configuração, vou subir amanhã um cartão novo para ver o que vai dar, estou pensando em deixar um em cada painel para ver, no caso, os dois juntos.

  5. #5

    Padrão Re: Clientes conectam c/ sinal -65 em méd. e não consigo comunicação de jeito nenhum.

    Pois é amigo cada caso é um caso o meu foi igual ao seu só foi cartao troquei ta filé ate agora.
    abraço

  6. #6

    Padrão Re: Clientes conectam c/ sinal -65 em méd. e não consigo comunicação de jeito nenhum.

    Mas cartão velho tipo EMP8602 ou XR2, né?
    Em R5xxx não ví mais isso, mas XR2/5 e 8602 era coisa tipo 20% pifado todo ano.

    As vezes antena A fica ruim mas B fica bom, uso em casa e nuns cliente alguns cartões assim, que ficaram ruins só numa antena e o troughput cai (Pra torre fica ruim, mas pra usar em casa ou em cliente distante ainda estão muito bons).

  7. #7

    Padrão Re: Clientes conectam c/ sinal -65 em méd. e não consigo comunicação de jeito nenhum.

    Citação Postado originalmente por danilopereira Ver Post
    Muito obrigado pela rápida atenção @rubem! Fiz como você mensionou mas continuou o mesmo problema. Você acha que tem mais alguma coisa ainda para ver antes de descer este equipamente? Uma dúvida, quanto a antena há a possibilidade de ela danificar o cartão de alguma maneira? Pois como havia mensionado, esta RB é nova e já foi testada em outra torre, troquei já o cartão, cabos e pigtails, mas a antena reutilizei a mesma que estava antes de trocar para uma outra, por isso a pergunta se é possível que a antena danifique o cartão de alguma maneira.

    netline se eu não conseguir nada hoje durante a noite em relação a configuração, vou subir amanhã um cartão novo para ver o que vai dar, estou pensando em deixar um em cada painel para ver, no caso, os dois juntos.
    Não entendi esse "os dois juntos" sobre os paineis. Está usando divisor/T? Se sim, eles são terríveis em apresentar ruído irreal.

    Antena ruim não tem como danificar cartão, pode dar curto de baixa resistencia que não acontece nada serio num bom cartão (Talvez um velhíssimo EMP8602 danifique).

    Antena ruim em teoria não poderia apresentar ruído irreal, se ela cair no chão ou enferrujar pode ter mais onda estacionária, mas aí teria um incremento do ruído conforme fossem conectando mais clientes, não teria logo de cara -70 de ruído. Isso tem toda cara de erro no cartão ou na configuração.

    Se for cartão tipo XR2 lembra dos 10dB "a mais" que ele exibe em MK, tem que setar coisa baixa tipo 10dB pra ter 20 na prática, se começar com coisa tipo 25dB na config. ele queima logo (Queima é modo de falar, a etapa de RF fica zuada, não aceita config., sinal varia, SNR fica doido).

    Muito difícil resetar a RB e reconfigurar tudo do zero? Tá muito estranho esse ruído medido em -70, seria um ruído absurdo se for real.
    (E ruído absurdo só existe com cabo ruim, cabo AC do lado de cabo de RF, cartão ruim, capacitor estufado/seco na RB ou fonte, essas coisas)

  8. #8

    Padrão

    @rubem não utilizo divisor não, são dois paineis em dois cartões separados, e os paineis são homologados. São da Bete (Wirelink), mas nunca tive problemas com eles.

    Uma coisa que você citou no fim da resposta vou verificar hoje a tarde, é o seguinte: quando retirei o equipamento da torre antiga e coloquei para esta nova não consegui montar o padrão adequado de luz como havia na outra por que na outra torre havia uma caixa de metal embaixo onde estava toda a parte elétrica a 10 metros do equipamento radiante, nesta, ficou dentro da mesma caixa onde está a RB um filtro de linha e 3 fontes que alimentam a RB, e o SXT, ao fechar a porta, essas fontes e cabos de luz ficam em cima da RB e bem próximas (senão encostando) no cartão e/ou pigtail. Pode estar ai o problema, será que não?

    Em relação a resetar a configuração, tanto já resetei como já subi também um backup de outra RB mesmo modelo com o mesmo modelo de catão também, mas acredito que seja o que lhe passei acima, das fontes em cima da RB. Vou testar isso hoje a tarde e lhe passa aqui depois o resultado, se for é de se matar mesmo... Um erro tão grotesco destes...

  9. #9

    Padrão Re: Clientes conectam c/ sinal -65 em méd. e não consigo comunicação de jeito nenhum.

    Eu tenho desses paineis numa RB433AH com cartões XR2, e o desempenho é ruim, 10 clientes derrubam o desempenho enquanto uma RB600 com 4 EMP8602 em 4 paineis L-com aguentam 15 sem problemas.

    Mas elas não são tão ruins a ponto de mostrar ruído a -70, as minhas mostram a -90 (Enquanto as L-com mostram -98, mas estão 400m distantes), só teria que ver se não estão muito proximas, se a L-com recomenda antena a 1m uma da outra as wirelink 120° deviam ficar ainda mais distantes.

    (Mas se for wirelink de slot, aí é outra estória, chance minúscula de causarem problema)

    Eu uso lampada de led com DC, tem umas de 7W que tem 700lm, uso delas (No Ebay ou DX.com são vendidas pra moto), mando 24VDC pra cima da torre (A partir de nobreak DC) e deixo a lampada de led 24x7 ligada pra não ter que fazer circuito com LDR (No conversor DC-DC de 24 pra 12V). Problema eletrico? Tive. Airgrid não conectava por sinal baixo, SNR abaixo de 10, a fonte chaveada ficava a uns 30cm e a o cabo AC passava a 10cm, troquei por DC e o SNR hoje está nuns 35dB.

    Ó minhas Wirelink proximas demais:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.png
Visualizações:	154
Tamanho: 	264,5 KB
ID:      	52550
    Embaixo 2 grades acho que ProEletronic de um PTP particular, estão a 2m uma da outra porque se atrapalham se ficarem proximas, trabalham com sinal -80 então se aproximo o noise fica nuns -90 e fica impossível ter estabilidade, afastadas assim o noise fica em -100 e tá tudo tranquilo. Hora que der tempo afasto minhas wirelink (Ou jogo no lixo) pra ver se melhora, porque proximas assim são ruins.

  10. #10

    Padrão Re: Clientes conectam c/ sinal -65 em méd. e não consigo comunicação de jeito nenhum.

    São destes mesmos paineis ai, com 17dbi mesmo @rubem, não consegui subir na torre hoje para retirar pois eu estou indo viajar e só retorno no domingo, acredito que seja a fonte da RB e das outras, pois como mencionei estão "coladas" no cartão, elas estão muito próximas, quase encostando, se é que quando se fecha a porta não chega a encostar, fica muito próxima. Me refiro as fontes de 24v para alimentar a RB, e SXT, há três fontes destas em cima da RB bem próximas ao cartão, será que isso pode ser o problema Rubem?

  11. #11

    Padrão Re: Clientes conectam c/ sinal -65 em méd. e não consigo comunicação de jeito nenhum.

    Fonte chaveada emite EMI aos montes mesmo, umas fontes emitem mais ruído que outras, mas mesmo a melhor devia ficar a uns 10-15cm da RB.

    Fonte chaveada é muito similar em todo aparelho, seja TV, roteador, carregador de celular, emitem EMI aos montes:

    (Tanto que equipamento de som usa transformadores até hoje mesmo sendo mais caros, grandes e pesados, uma fonte chaveada seria mais baratas, mas teria muito ruído no audio e teria que colocar muitos filtros pra reduzir isso)

    A uns anos trabalhava com uns paineis que travavam quando alguém tirava uma carcaça de lata ao redor da fonte interna, e era comum alguém achar essa latinha inútil. Boas fontes tem carcaça com aluminio (Fonte de notebook BOM, por exemplo), mas a maioria das fontes baratas não tem nada. Ó uma com proteção:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMAG0175.jpg
Visualizações:	233
Tamanho: 	972,6 KB
ID:      	52626
    e uma vagabunda sem proteção nenhuma, que emite bem mais EMI:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         7tZ8Y.jpg
Visualizações:	284
Tamanho: 	308,7 KB
ID:      	52627

    Não indico que use fonte de notebook, é só pra explicar sobre a diferença na emissão de EMI entre fontes caras ou baratas. O que indico são fontes industriais com carcaça de aço:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fonte-chaveada-24v-2a-bivolt-110220vac_MLB-F-3300443003_102012.jpg
Visualizações:	684
Tamanho: 	183,9 KB
ID:      	52628
    Mas realmente tem que afastar o maximo possível da RB e cartões, uns 30cm tá bom.

  12. #12

    Padrão Re: Clientes conectam c/ sinal -65 em méd. e não consigo comunicação de jeito nenhum.

    Voltando para postar os resultados...

    Acreditava como última opção de que poderia ser a fonte em cima da RB, coloquei a 15 metros das antenas agora uma fonte CCN e alimentei a RB via POE 24v, ou seja, troquei a RB, cartão, fonte, cabos e pigtail, utilizei duas antenas, uma 180º não homologada e outra 120º homologada, ambas da Betel - Wirelink. E o problema persistiu.

    Solução? Vou apreveitar a RB e o cartão e vou colocar nesta antena http://www.wavelan.com.br/produto/de...la-Polarizacao. A RB fica isolada junto da antena, não é necessário expor cabo e pigtail a interpéries, alimentação vou seguir via POE 24v. Agora é esperar chegar a antena, depois vou testar essas Wirelink em bancada, mas muita gente me falou bem delas... E estavam funcionando bem, pode ter sido alguma fagulha de raio talvez, sei lá.

    Depois deixo o resultado aqui. Abraços.

  13. #13

    Padrão Re: Clientes conectam c/ sinal -65 em méd. e não consigo comunicação de jeito nenhum.

    Meu "problema" com wirelink começa a partir de uns 10 usuarios conectados, a conexão de todos vira um lixo, testei xr2, emp8603, r52, r52hn, mas minhas unidades estão ruins ou nasceram ruins.
    A desgraça é que sempre tem 10 clientes pra 1 lado, e 1 do outro lado.

    O ruído ainda está em -76 a -80dB? Isso é coisa difícil de reproduzir na bancada pra 'analisar' a antena, dia que tiver tempo testa colocar ela do lado de monitor crt ou coisa com emi semelhante, vai ter mais ruído mas não tanto, -78 de ruído é coisa absurda.