+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão duvida cpe panel station 2.4 ou antena grade

    ola meus amigos to na duvida aki
    qual melhor usar para conectar os clientes a uma omni 15db com um bullete 2 hp 800,,,,
    1 cpe panel station ou 1 antena grade 20db com um tplink 741 ou um painel 60 grau 12db com tplink 741 aqueles redondinhho

    vai ter clientes ate 1.5 km com visada

    muito obrigado pela atenção

  2. #2

    Padrão Re: duvida cpe panel station 2.4 ou antena grade

    oi man, situação.
    esquece antena de grade, e omni. se vc poder poe tudo painel. eu usei omni aqui por muito tempo por falta de condições, hj eu uso só painel setorial. e nao tem nem o que comparar. é muito melhor, só bizu. vai de painel.

  3. #3
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: duvida cpe panel station 2.4 ou antena grade

    Antena de grade Aquário 20dbi + Bullet 2(100mw)
    Seria a melhor opção... É sempre bom optar por usar somente um tipo de hardware na torre, exemplo, seu bullet é chipset atheros, si vc ficar conectando nele chipset realtek e ralink não vai ter a mesma capacidade de banda e desempenho do que vc só conectar chips atheros, tendeu? rs

  4. #4
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: duvida cpe panel station 2.4 ou antena grade

    Até o custo desse kit sairia melhor no meu ponto de vista, antena de grade eu pego aqui por cerca de 60 reais, o bullet 2 sai por cerca de 140 reais...

  5. #5

    Padrão Re: duvida cpe panel station 2.4 ou antena grade

    CPE's baratas costumam ficar nuns R$ 160-180, mas tem muitas com chipsets velhos que não valem a pena, geralmente todas que não suportam modo N são péssimas hoje (Mesmo que use B ou G). CPE tem alcance menor, até uns 1200-1500m na melhor das hipóteses, mas é bom ter elas como opção mais em conta e rápida de instalar pra clientes proximos.

    Quanto ao "esqueça grade", o problema não é a grade, elas até tem desempenho MELHOR que patch e quadras cubicas, o problema é o classico casamento de grade com roteador VELHO, seja krazer com RTL8186, seja o VELHO Bullet. Ou seja, no par grade+roteador o gargalo NÃO é a grade.

    É bom ter opções como CPE TPlink/Intelbras pela facilidade de instalar em mastro alto (5m com 3 estaios simples), talvez Nanostation M ou Nanostation Loco por serem ainda mais leves, é bom ter uma CPE com antena yagi, tipo as Oiw 2415N (Atenção: Tudo que suporta N é mais novo e TENDE a ser melhor. Sem N é lixo HOJE, mesmo que não use N), yagi se sair melhor onde tem zona de fresnel comprometida (Mas obviamente com antena de 15dB não tem como ter alcance grande, 1500m em situação perfeita, conforme obstrui a zona de fresnel o alcance com qualidade mínima cai pra 500 ou 600m, mas tem que ver que cito locais em que antena patch (Da maioria das CPE's) tem metade do CCQ.

    Mas além de caprichar nos clientes tem que caprichar na torre, CPE de R$ 200 em cliente e omni de R$ 300 na torre é piada, veja as antenas de slot de 120° web a fora, com uma RB433 e 3 R52HN você terá muuuuuuuuuuuito mais capacidade (Banda e alcance) e muuuuuuuuuuuuuito mais estabilidade. Nem tem como comparar com omni e bullet (HP só dá alcance, ver nível de sinal não tem utilidade, tem que ver os tempos de resposta com diferentes tamanhos de pacote e troughput maximo conseguível, se fizer isso vai ver Bullet HP jogando no lixo 100mS a mais que RB, e talvez uns 50mS a mais que um Bullet M (ESqueça chipset, a etapa de RF dos M é bem melhor))

  6. #6
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: duvida cpe panel station 2.4 ou antena grade

    RB + Cartão é ultrapassado

  7. #7

    Padrão Re: duvida cpe panel station 2.4 ou antena grade

    sim concordo plenamente com vc, mais gostaria de saber nesse caso oque seria melhor, a torre ta com o bullete e a omni,,, entao que seria melhor para receber valeu,,

  8. #8

    Padrão Re: duvida cpe panel station 2.4 ou antena grade

    Citação Postado originalmente por Maxs França Ver Post
    RB + Cartão é ultrapassado
    Prefere Bullet 2 HP? Isso é hardware pra cliente.
    Prefere NS M na torre? Isso é hardware pra cliente.

    RB+Cartão está defasado, mas pra mini/pseudo-provedor que usa roteador domestico, Bullet, ou NS, trocar esse hardware feito pra cliente por uma RB com cartão é um enorme avanço.

    O barramento entre processador e chipset de rede nos produtos com etapa de RF integrada de MK ou UBNT é pcie ou pci, ou seja, é a mesma coisa que ter um cartão soldado na placa. Se tem um conector (Slot) no meio do caminho as perdas no barramento não são significativas perto das perdas na etapa de RF, ou da perda de processamento devido a calor (VRM feito no frio dos Eua ou da Letonia sofre muito no brasil, capacitor altera ESR, mosfet altera resistencia interna) que gera ripple, fonte com ripple demais (O limite é coisa tipo 3 a 5%, mas isso geralmente leva em conta 10% de perda de processamento teorico, na prática esses 10% significam praticamente 10% a mais de tempo pra cada usuario, ou 10% a mais de perdas de pacotes).

    Produto integrado está mais pra moda, a "facilidade" é rapidez na troca e menor complexidade na montagem, isso só é problema pra leigo, mas leigo não devia trabalhar com redes.

  9. #9
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: duvida cpe panel station 2.4 ou antena grade

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Prefere Bullet 2 HP? Isso é hardware pra cliente.
    Prefere NS M na torre? Isso é hardware pra cliente.
    Na torre eu prefiro prefiro basestation ou superpop, em relação ao bullet, não tenho nada contra ele rs, mais prefiro groove ou rb metal..
    Gostei muito de todas as suas respostas que eu estou vendo durante esses dias aqui no forum, pessoas como vc que expõe a realidade e mostra a solução que devem comentar aqui no forum, ( eu mesmo comento de ousado, pq tem muuuuuuuita coisa que eu vou aprender ainda, desde meus 15 anos que eu trabalho com redes wireless, tenho 19 hj e estou só começando rsrs
    abraço aê

  10. #10

    Padrão Re: duvida cpe panel station 2.4 ou antena grade

    França, tivemos péssimas experiencias com MK metal, seja 2.4 ou 5.8. Tenho 4 ou 5 engavetados.
    Tentamos todas as formas de energizar mas eles são instáveis. De repente param de emitir SSID. E daí só reiniciando. E às vezes nem remoto dá para reiniciar. Só indo lá. Isso aconteceu em todos.
    O Metal ainda vai dar para aproveitar como enfeite, talvez peso para papel, pois é muito bonito.

  11. #11

  12. #12

    Padrão Re: duvida cpe panel station 2.4 ou antena grade

    Citação Postado originalmente por candinho Ver Post
    Isso é um hardware simples, um roteador com RTL8196 (Igual a maioria dos intelbras, smartlan, gothan de R$ 60-80) e uma antena patch (Placa cobreada) de uns 60° de abertura. Isso não vai se sair muito melhor que um roteadorzinho desse numa caixa hermetica e uma antena de grade de 20dB com cabo de 1m, a "facilidade" é o menor peso e instalação rapida derivado disso, em materia de desempenho não tem nada de muito especial.

    (Enquanto CPE's Intelbras ou TPLink tem antena com corte a laser, NS tem antena com acabamento excelente (Acabamento comum gera margem de erro grande nas antenas), fora que a etapa de RF deles é melhor que as PCBA's comuns da Aquario)

    É uma CPE N comum a meu ver, eu usaria, mas acho que o preço não devia passar de uns R$ 170 pelo que é.

    (TPLink 741 tem uma etapa de RF bem ruim, não o use como parametro, é roteador pra usar dentro de casa e não fora. Se puder compare essa CPE Aquario com uma grade Aquario de 20 ou 25dB, num roteador Aquario recente (Com suporte a N) ou com um Intelbras Win240, a grade com maior ganho e menor angulo (Portanto recebe ruído de um angulo menor) faz muita diferença, CPE com antena aberta tem alcance pequeno, só que por ser leve pode ser colocada em mastros mais altos... cada produto com seus defeitos e vantagens, difícil recomendar só 1 opção pra vender, bom é oferecer de tudo, conforme a distancia do cliente pode usar roteador de 63mW em antena de 12dB sem problemas, mas se ficar distante tem que passar pra CPE mais potente, e se ficar mais distante ainda pra grade 25dB em roteador de 100 ou 150mW. Se faltar zona de fresnel seria bom oferecer CPE Oiw com antena yagi, e por aí vai.

  13. #13

    Padrão Re: duvida cpe panel station 2.4 ou antena grade

    ainda ficou a duvida oque usar????

    tenho na torre 1 omni de 15 e o bullet hp 800 mk rb750 .. oque e melhor para por em meus clientes ???? tenho clientes em ate 1,5km
    da uma luz ai galera valeuuuuu

  14. #14

    Padrão Re: duvida cpe panel station 2.4 ou antena grade

    Até 1,5Km todas as CPE's que conheço (R$ 140 pra cima) funcionam.

    Estou insistindo muito ultimamente: Compra CPE's ou roteadores que aceitem modo N mesmo que você use B ou G, porque chipset com suporte a N é chipset novo, e chipset novo sempre traz melhorias. E compre CPE ou roteador com potencia razoavel, não precisa exagerar como aquelas porcarias kodama/abocom de "400mW via hardware" mas tem que evitar roteador de 14 ou 15dBm (20dB EIRP com antena de 5dB, ou seja, 15dBm de potencia com 5dB da antena dá 20dB E.I.R.P, e 15dBm é pra cliente a até 500m).

    CPE Elsys N, Aquario N, CPE TPLink/Intelbras B/G, antena de grade plugada em roteador que suporte modo N e tenha mais de 17dBm (Aquario, Intelbras), ou se for grade grande (24dB) a 1000m pode usar qualquer roteador recente (Com modo N, seja TPLink, Gothan, Ekotech, C3Tech).

    Hardware RECENTE opera bem a até 1500m, tem que ver que porcarias velhas com RTL8186 não são recente, isso é produto de 2004, produtos B/G são EM GERAL projetos VELHOS, com tecnologia VELHA, que se sai muito pior que os roteadores MODERNOS com suporte a N. Mas nem todo roteador com suporte a N terá etapa de RF boa, a potencia de saída acima de 19dBm (Não 18dB E.I.R.P., cuidado com isso) é um bom indício de etapa de RF mais caprichada, obviamente não garante ótimo desempenho mas tem 200% mais chance de rodar bem do que um roteador feito pra ser AP indoor de 14 ou 15dBm (A maioria dos TPLink e Dlink, por exemplo).

    CPE que não funciona abaixo de 1500m é só onde a zona de fresnel está parcialmente obstruída, aí um CPE mais cara, tipo NS, ou grade de maior ganho com roteador mais poderodo tipo Win240 da Intelbras (POSSIBILIDADE de 500mW não quer dizer que você deva usar isso, use só o necessario, veja um SNR no Bullet na casa dos 35dB e regule a potencia do roteador com base nisso,usar potencia maximo sem necessidade é coisa de moleque que pirateia adsl com vizinho pelo meio de arvores, não é coisa de gente seria meter 500mW numa grade 24dB em 1000m, vai saturar o Bullet e ao invez de suportar 15 clientes online vai ter respostas de 50-100mS (-l 1400) com 10 online, potencia alta é pra local distante e não pra local sem visada!))

    Roteador caro não substitui instalação boa (Visada completa, 60-80% da zona de fresnel livres, nem reflexo atras (Antena ou CPE deve ficar horizontalmente longe da parede) ou embaixo (Antena ou CPE deve ficar verticalmente bem acima do telhado (1,5m geralmente dá, mas veja a zona de fresnel se a casa for longa).

    Em 1500m só o que impossibilita atender cliente é zona de fresnel comprometida (Repeti 3x porque pouco anteneiro presta atenção nesse detalhe importante), ou roteador de potencia baixa demais (Tem Multilaser com 13dBm em 12-24M em modo G, 14dBm em 11M no modo B, são péssimos), ou antenas de ganho baixo (Panelinhas Aquario de 12dB 60° não são pra grandes distancias, com sinal baixo o SNR fica baixo naturalmente, e se pegar uma antena de 60° que tem 1000% a mais de angulo (Que grade de 5 ou 6°) vai ter um noise floor mais alto, etapa de RF ruim com antena aberta demais vira um lixo, ao menos um dos 2 (Antena ou etapa de RF) tem que ser excelente pra balancear a qualidade.