+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Performance horrível!

    Caros amigos,

    Estou convicto! que a imagem abaixo é resultado da minha pouca experiência nesta área!! de qualquer forma fico agradecido se alguém me poder ajudar a analisar o que poderá estar a causar a tão baixa performance neste link.

    Obrigado!


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screen shot 2014-06-19 at 5.25.39 PM.png
Visualizações:	95
Tamanho: 	128,1 KB
ID:      	52537

  2. #2

    Padrão Re: Performance horrível!

    Ola amigo, isto é um ptp? Voce tem visada limpa? Voce ja tentou verificar alinhamento, mudar de frequencia, canal, como esta a potencia dos radios?
    Alguns ajustes basicos como citados acima ajuda e muito, tende executa-los...

    Nesse caso eu utilizaria as nanobridge.

    Att,

  3. #3

    Padrão Re: Performance horrível!

    Entendo muito pouco tbm mas desative o airmax e faça o teste novamente pq o irmax está bem baixo e pode ser ele. Faça o teste e comente oque deu.

  4. #4

    Padrão Re: Performance horrível!

    Citação Postado originalmente por fbsalvi Ver Post
    Ola amigo, isto é um ptp? Voce tem visada limpa? Voce ja tentou verificar alinhamento, mudar de frequencia, canal, como esta a potencia dos radios?
    Alguns ajustes basicos como citados acima ajuda e muito, tende executa-los...

    Nesse caso eu utilizaria as nanobridge.

    Att,

    Obrigado pela tua resposta,

    Este acesso é um PMP, tenho um rocketm2 com uma antena sectorial, a visada é quase perfeita tem simplesmente 1 arvore com alguns ramos a interferir. Relativamente a tua sugestão de mudar de frequência e de canal, surgiram-me 2 questões.

    Posso efectuar mudança de frequência e de canal sem alterar no rocket ou somente mudança de canal já que este acesso é um PMP?

    Obrigado

  5. #5

    Padrão Re: Performance horrível!

    A imagem postada é de um cliente correto, esse rocket+setorial esta como AP. Voce tem mais clientes conectado neste rocket? Se sim como esta o desempenho dos outros?
    Voce tera que mudar no rocket e tb nos clientes que estao conectados a ele, ou seja, tanto no AP quanto no cliente tera que estar na mesma freq., canal...
    Quanto a visada limpa, me refiro se a area de fresnel nao esta comprometida.
    Mas voce poderia esta realizando estes teste no rocket e no cliente ou clientes conectados a ele...

    Att,

    Fabiano.

  6. #6

    Padrão Re: Performance horrível!

    Se tem uns ramos de uma arvore então a zona de fresnel está comprometida sim.

    E zona de fresnel muito comprometida causa bem isso, nível de sinal teoricamente alto (Aferição lenta, parece que exibe media ou picos), mas variação gigante no ping e banda passante baixa.

    Lembra também de ver sinal torre>cliente e cliente>torre, porque o nivel de sinal alto pode ser reflexo que o caminho A>B percore mas pelo caminho B>A tem obstáculos (Por isso tem quem aponte Airgrid uns 2° pra acima da focalização ideal, pra evitar reflexos do chão ou construções baixas, o SNR baixa mas o CCQ sobe).

  7. #7

    Padrão

    Boas,

    efectuei a mudança do Channel width de 10mhz para 20mhz , e parece-me que melhorou bastante, a latência está mais estável sem grandes flutuações, em termos de velocidades continua a acontecer algo estranho, se realizar um teste de speed RX e um de TX independentes as velocidades são minimamente aceitáveis mas se realizar um test duplex o TX aparece sempre muito baixo.. é preocupante ?? Porque será que isto acontece ?

    ?! justo as imagens em anexo!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screen shot 2014-06-20 at 12.46.51 PM.png
Visualizações:	86
Tamanho: 	42,2 KB
ID:      	52544Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screen shot 2014-06-20 at 12.45.44 PM.png
Visualizações:	81
Tamanho: 	42,5 KB
ID:      	52545Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screen shot 2014-06-20 at 12.45.10 PM.png
Visualizações:	76
Tamanho: 	42,6 KB
ID:      	52546

    Obrigado

  8. #8

    Padrão Re: Performance horrível!

    -68 já não é um bom sinal em 2.4ghz, e pela distancia (9.8km) .. para multi-ponto é complicado de ter qualidade desta forma.

  9. #9

    Padrão Re: Performance horrível!

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    -68 já não é um bom sinal em 2.4ghz, e pela distancia (9.8km) .. para multi-ponto é complicado de ter qualidade desta forma.

    sim eu compreendo, mas a questão é, se nos testes de speed RX / TX consigo ter velocidades aceitáveis para este tipo de ligação, qual a razão para não conseguir isso com o Duplex ??? porque na minha óptica se houvesse realmente problemas relacionados com interferências eu provavelmente não conseguiria ter os resultados RX e TX que tenho, ou estou enganado?

  10. #10

    Padrão Re: Performance horrível!

    porque o wi-fi é half-duplex ... fazer transferencia 'duplex' com o link dessa forma vai te mostrar mais ainda que ele não está bom... é isso

  11. #11

    Padrão Re: Performance horrível!

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    porque o wi-fi é half-duplex ... fazer transferencia 'duplex' com o link dessa forma vai te mostrar mais ainda que ele não está bom... é isso
    Entendido muito obrigado !

  12. #12

    Padrão Re: Performance horrível!

    Só para finalizar, junto um printscreen do Airview que acabei de fazer, é impressão minha ou isto está mais poluído aqui! do que na china ??!!!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screen shot 2014-06-20 at 5.35.36 PM.png
Visualizações:	123
Tamanho: 	430,6 KB
ID:      	52549

  13. #13

    Padrão Re: Performance horrível!

    São 9,8Km mesmo?
    Multi-ponto nessa distancia em 2,4GHz, tem como prestar com antena de ganho pequeno tipo NS?
    Pra essa distancia pra mim teria que ser as antena de 20-28dB dos Airgrid. NS tem antena de angulo aberto demais que pega reflexo do chão/vegetação.

  14. #14

    Padrão Re: Performance horrível!

    Boa noite voce ja tentou usar uma nanobridge M2 como cliente?

    Fabiano.

  15. #15

    Padrão Re: Performance horrível!

    M2 não, mas M5 se usa até pra PTP e se sai muito bem nisso, não vejo porque em PTMP se sairia mal.

    (O hardware de NanoBridge é praticamente o mesmo de Airgrid dependendo da versão, e Airgrid M2 em cliente é ótimo)

  16. #16

    Padrão Re: Performance horrível!

    Sim, apenas um teste... M2 pois ele esta em 2.4, não eh?
    Concordo, uso nanobridge M5 e nao tenho do que reclamar...

    Fabiano.

  17. #17

    Padrão Re: Performance horrível!

    Boas amigos ,

    Obrigado desde já pelos vossos comentários, muitas vezes não encontro aqui os equipamentos que quero por falta de stock. um deles é a Nanobridge M2 vou pegar uma brevemente para testar, as outras que uso são Airgrid M2 e a nova NanoBeam M2

    eu gostaria de experimentar os mesmos equipamentos na versão M5 mas tenho receio de estar a fazer um investimento sem surtir resultados, ou seja aqui na cidade a maioria dos obstáculos são vegetação, eu com a versão de 2.4GHz vou conseguindo ultrapassar algumas situações sem problemas, tenho algum receio que com 5GHz não consiga. Podem-me relatar um pouco as vossas experiências nesta área já que possivelmente anteriormente usavam também 2.4GHz.


    Já agora deixo aqui a minha infra-estrutura actual:

    Torre fica situada na montanha a mais ou menos 250m de altura relativamente a cidade com os seguintes equipamentos:

    Rocket M2 + Sectorial 120º


    Clientes ( distancias entre 3 a 15 Km )

    Airgrid M2
    Nanobeam M2




  18. #18

    Padrão Re: Performance horrível!

    5GHz tem zona de fresnel menor que 2,4GHz, mas se há obstaculos à zona de fresnel em 5GHz o alcance é menor e a qualidade é pior. Ou seja, se não tem visada perfeita e 100% da zona de fresnel livre, 5GHz será pior que 2,4GHz.

    5 a 15km de alcance requer antenas de alto ganho nos clientes, NS tem míseros 16dBi.

    Veja a ficha técnica (Datasheet) dos equipamentos 5GHz, eles operam com sensibilidade maior, não é apenas questão de "A faixa dos 5GHz tem menos ruído", GERALMENTE se compara 2,4 e 5GHz com equipamentos de qualidades diferentes, isso é injusto.

    Não sei em que país você está, mas não tem outras opções de CPE's de ganho maior por aí? Antenas de 20, 22 ou 24dB não existem aí? Bem difícil ter, em 7Km, estabilidade e qualidade com anteninha de 16dBi de Nanostation.

    (Em 5GHz no brasil um NS M5 custa o preço de um Airgrid 28dBi, é uma grande diferença no alcance trocar antena 16dBi de NS por 28dBi, mas isso não significa um aumento tão grande no alcance, 5Ghz PRECISA potencias e antenas maiores pra ter o MESMO alcance que 2,4GHz, devido a penetrabilidade menor da frequencia mais alta. Com penetrabilidade baixa qualquer obstaculo pequeno inviabiliza conexões que não inviabilizaria em frequencias menores)

    Se tiver oportunidade e dinheiro teste um Mikrotik SXT 2Hnd (Ou um 5Hnd se optar por 5GHz no futuro). Você verá SNR maior num mesmo local onde já mediu sinal com produtos Ubiquiti. Tenho me decepcionado muito com UBNT ultimamente, ela está muito "comum" ultimamente, perdeu muitos diferenciais que tinha em relação a outras marcas, um deles é a sensibilidade.