+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pcba graze variando sinal em note book

    Boa tarde estou com um roteador pcba graze instalado em casa para captar sinal em note book,instalei ha uma distancia de 100 metros o note hora pega o sina ora cai

  2. #2

    Padrão Re: Pcba graze variando sinal em note book

    100m indoor não dá, nessa distancia precisa poucos obstaculos.

    Veja o nível de sinal notebook>pcba no setup do roteador (PCBA), notebooks tem potencias de 63 a 75mW, com antenas mínimas de 3 ou 4dB, impossível ter conexão de qualidade com hardware assim.

    Veja nível de sinal, mas não apenas no notebook. Notebook e PCBA barata precisam sinal mais alto, se setar pra modo G ou N a 54 ou 150M vai precisar sinal tipo -40dB (20dB de SNR acima no limiar da sensibilidade a -60dB), enquanto fixar em modo N a MCS0 (6,5M) vai precisar sinal tipo -70dB, o alcance triplica quando se fixa data rate baixo e se usar hardware com suporte a N (A PCBA em questão deve ser apenas B+G, é isso?)

    Mas 100m de alcance indoor não dá, wifi nessa distancia precisa visada, só pode ter obstaculos em distancias muuuuuuito menores, e depende da qualidade do hardware quantos obstaculos vai "passar" (Não adianta citar quantas paredes tem, depende do tipo de areia no cimento, tipo de argila nos tijolos, vegetação e vidro atrapalham muito mais que paredes, e por aí vai, GERALMENTE 100m em area residencial é impossível sem usar CPE>CPE sensível.
    (Pior que notebook só smartphone, tem potencia menor e antena menor, o sinal smartphone>roteador é sempre ridículo, mas roteador>smartphone pode parecer suficiente)

  3. #3

    Padrão Re: Pcba graze variando sinal em note book

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    100m indoor não dá, nessa distancia precisa poucos obstaculos.

    Veja o nível de sinal notebook>pcba no setup do roteador (PCBA), notebooks tem potencias de 63 a 75mW, com antenas mínimas de 3 ou 4dB, impossível ter conexão de qualidade com hardware assim.

    Veja nível de sinal, mas não apenas no notebook. Notebook e PCBA barata precisam sinal mais alto, se setar pra modo G ou N a 54 ou 150M vai precisar sinal tipo -40dB (20dB de SNR acima no limiar da sensibilidade a -60dB), enquanto fixar em modo N a MCS0 (6,5M) vai precisar sinal tipo -70dB, o alcance triplica quando se fixa data rate baixo e se usar hardware com suporte a N (A PCBA em questão deve ser apenas B+G, é isso?)

    Mas 100m de alcance indoor não dá, wifi nessa distancia precisa visada, só pode ter obstaculos em distancias muuuuuuito menores, e depende da qualidade do hardware quantos obstaculos vai "passar" (Não adianta citar quantas paredes tem, depende do tipo de areia no cimento, tipo de argila nos tijolos, vegetação e vidro atrapalham muito mais que paredes, e por aí vai, GERALMENTE 100m em area residencial é impossível sem usar CPE>CPE sensível.
    (Pior que notebook só smartphone, tem potencia menor e antena menor, o sinal smartphone>roteador é sempre ridículo, mas roteador>smartphone pode parecer suficiente)
    obrigado eu coloquei a antena 4 metros de distancia do notebok so tem o telhado de obstaculoabraços

  4. #4

    Padrão Re: Pcba graze variando sinal em note book

    Antena omni? Lembra que elas tem 360° de abertura na horizontal, mas na vertical tem 4 ou 5°, depende de reflexos pra ter conexão 3 ou 4m abaixo de omni, o angulo delas é pra receber sinal pelos lados, não pra cima ou pra baixo. Se a antena está a digamos 6m do chão (Cateto oposto), e o cliente a 100m distancia (Cateto adjacente), precisaria pela formula uns 7° pra pegar (3,5° a partir da linha do horizonte, um 7° de angulo total), então o que pega fora desse angulo é reflexo ou angulo de menor ganho da antena.

    E tenho uma Aquario 12dB omni em cima de casa, porque estava sobrando, mas dentro de casa não pega:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00163.JPG
Visualizações:	321
Tamanho: 	50,7 KB
ID:      	52631
    Pra pegar dentro de casa eu apontei uma setorial Aquario 60° 12dB pra baixo, aí sim tem sinal suficiente na casa toda.
    (Não uso PCBA, mas MK com cartão danificado a 15dBm, potencia digna de roteador domestico)

  5. #5

    Padrão Re: Pcba graze variando sinal em note book

    Pois é Rubem, milagre não faz mesmo. Às vezes até pega, mas daí vai depender dos lóbulos secundários. Temos omni que embaixo pega maravilha com torre de 30 metros. Polarização horizontal.
    Mas com certeza é por lóbulo secundário.
    Se é um sinal constante não sei, mas quando precisa fazer alguma manutenção sempre pegou no note pela wireless.

    Agora, o que o autor do tópico quer, acessar a 100metros com notebook não vai dar certo mesmo. Principalmente por causa do retorno do notebook.

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Pcba graze variando sinal em note book

    Em testes para tentar melhorar a internet, tenho uma omni instalada a 4 metros acima do telhado mais cabo coaxial RGC213C com 17 metros, cheguei a cobrir no inicio 400 metros via smart e neste ano nem 100 por conta dos inúmeros roteadores domésticos e de nada adiantou aumento ou diminuindo a potência(25mw até 1000mw) e cheguei a usar até 3 roteadores para cobrir o imóvel todo; mas na propriedade rural consegui acessar no note a 300 metros de distancia sem antena externa. Em casa nos dias de chuva, a potencia recebida nos celulares caia até pela metade, e hoje coloquei essa antena dentro de casa, melhor lado interno do telhado, resolvido, ficou melhor do que esperava aonde com um roteador resolveu o problema e está instalada na vertical e acho que se estiver na horizontal pode melhorar.

  7. #7

    Padrão Re: Pcba graze variando sinal em note book

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Antena omni? Lembra que elas tem 360° de abertura na horizontal, mas na vertical tem 4 ou 5°, depende de reflexos pra ter conexão 3 ou 4m abaixo de omni, o angulo delas é pra receber sinal pelos lados, não pra cima ou pra baixo. Se a antena está a digamos 6m do chão (Cateto oposto), e o cliente a 100m distancia (Cateto adjacente), precisaria pela formula uns 7° pra pegar (3,5° a partir da linha do horizonte, um 7° de angulo total), então o que pega fora desse angulo é reflexo ou angulo de menor ganho da antena.

    E tenho uma Aquario 12dB omni em cima de casa, porque estava sobrando, mas dentro de casa não pega:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC00163.JPG
Visualizações:	321
Tamanho: 	50,7 KB
ID:      	52631
    Pra pegar dentro de casa eu apontei uma setorial Aquario 60° 12dB pra baixo, aí sim tem sinal suficiente na casa toda.
    (Não uso PCBA, mas MK com cartão danificado a 15dBm, potencia digna de roteador domestico)
    valeu obrigado pelas informaçoes,pelo que entendi tenhoque comprar uma antena aquarios certo

  8. #8

    Padrão Re: Pcba graze variando sinal em note book

    Aquario é marca, tem duzias de modelos de antenas. Qual comprar depende do que quer atender, e a marca tanto faz.

    Mas você quer o que, 100m de alcance pelo meio de casas? Fica difícil, já usei NS M2 assim e mal consegui conectar no churrasquinho da esquina a 60m com paredes no meio, note e smartphone não tem antena nem potencia pra isso, o problema é eles e não a antena em casa. Ou quer antena em cima do telhado pra conectar tanto dentro de casa como nos vizinhos? Nenhuma antena tem esse tipo de angulo pra ir pros lados e pra baixo, se colocar uma setorial (Pode ser Aquario 12dBi 60°, pode ser Proeletronic similar, pode ser CPE caseira feita em caixa hermetica (Fastlan e cia vendiam)) num lado da casa (Digamos esquerda) apontado pro lado oposto da casa (Direita) vai conectar em boa parte da direita da casa, e os vizinhos à direita também vão poder conectar, mas tem que inclinar a setorial uns 15° pra baixo, algo toscamente assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.png
Visualizações:	223
Tamanho: 	3,7 KB
ID:      	52664
    Isso não é a melhor solução (Ideal é antena omni na altura dos aparelhosm, ou seja, dentro de casa) mas se quer usar apenas 1 PCBA em apenas 1 antena, acho que é melhor que depender de eventuais reflexos ou lobulos secundários de omni.

    (Alias, minha omni em cima do telhado é escaneável dentro de casa sem problemas, exibe coisa tipo -50dB de sinal, o problema é o sinal notebook>omni, esse fica nuns -75dB, e conforme move o notebook ou smartphone cai pra -80, essa variação é muito chata, site trava, download cai, a antena de notes e smartphones fica atras da tela, só fica estável se segurar com a tela virada pra baixo (Ler deitado...))