+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Utilizar cache na rede (thundercache, maracache, pearapp, raptorcache, speedbr) ainda vale a pena?

    Utilizo cache na rede desde os primórdios da internet. Em 2002 um Squid bem configurado me dava em torno de 70% de economia (ou mais) de link. Isto era muito importante na época que se pagava R$5.000 por 1mb/s de troca de tráfego. Com o aumento do uso de HTTPS tenho notado um declínio vertiginoso na economia que estes sistemas retornam. Nas ultimas medições que fiz obtive apenas ~15% de todo o tráfego com http e cerca de 25% em https, distribuidos principalmente em netflix e youtube (~50% do tráfego https). Demais tráfego é p2p e outras conexões. Atualmente meu cache profissional atende a 20% de requisições, o que representa cerca de 2% do total do meu tráfego.

    Fiquei mais pensativo após a aprovação do marco civil da internet, que proíbe que seja monitorada/modificada/registrada a conexão que o cliente faz.

    Será que realmente ainda vale a pena colocar um equipamento que me parece tende a ficar obsoleto no atual cenário da internet ja que cache somente funciona para http? Ví algumas implementações para p2p que até me interessaram um pouco, mas isto não dará ao cliente final uma melhor experiência. Apenas uma pequena economia, pois o cache tem que baixar todo o arquivo para ter disponível para outros clientes, e ao menos ao meu ver é extremamente difícil a mesma fonte ser baixada mais de algumas vezes (vejo o mesmo filme ser baixado de fontes totalmente diferente) o que também inviabiliza o sistema. Não fiz testes deste, apenas análise de rede sobre o tráfego alvo do cache p2p.

    Atualmente temos contrato de troca de tráfego com duas operadoras, OI e GVT, e os valores são muito convidativos, entre R$80 e R$120/mb/s e a facilidade de ampliar link é o custo de uma ligação ao consultor.

    Gostaria de opiniões a respeito da utilização de cache profissionais e se os mesmos tem apresentado resultados satisfatórios, pois alguns testes com QOS tem apresentado resultados muito mais concretos sobre economia de link & melhora de experiência do usuário.

  2. #2

    Padrão Re: Utilizar cache na rede (thundercache, maracache, pearapp, raptorcache, speedbr) ainda vale a pen

    ja a mais de um ano testei e em 60 dias a economia não passava de 23% sem falar nas atualizações quase que diárias... eu desisti por não achar viável e interessante.

  3. #3

    Padrão Re: Utilizar cache na rede (thundercache, maracache, pearapp, raptorcache, speedbr) ainda vale a pen

    Já desistir de cache faz 02 anos. Solução aumentar o link e uma política QOS

  4. #4

    Padrão Re: Utilizar cache na rede (thundercache, maracache, pearapp, raptorcache, speedbr) ainda vale a pen

    Alex também estou achando muito caro. A economia de banda não esta valendo o valor das licenças do cache. Desligar ele me parece a melhor solução. Um ativo a menos na rede. Quem de dera o google disponibilizar gratuitamente o global cache deles. Acho q ai sim valeria a pena. Um faceglobalcache também seria interessante.

    Megabyte, sobre qos, estou implementando sobre centenas de regras, deixando o router quase louco (e eu tb). Mas o nosso xeon rodanro mikrotik tem dado conta do recado. O que vc esta usando como sistema para fazer a qos na rede? Tens trabalhado com muitos mangle ou apenas priorizando por tipo de cliente empresarial, residencial, skype, youtube, navegacao, download etc sendo mais basico e facil de gerenciar?

  5. #5

    Padrão Re: Utilizar cache na rede (thundercache, maracache, pearapp, raptorcache, speedbr) ainda vale a pen

    O cache só é vantagem para quem paga caro em link e não tem dinheiro para aumentar ele é um solução alem disso você pode por os medidores em cache que vai lhe dá uma tranqulidade pois tem clientes que se você vende 1mb de bate 950kbps ele já está ligando reclamando de lentidão parece piada kkk, enfim em algumas regiões ainda é viavel o cache sim más quem tem dinheiro para um bom router e um suporte de qualidade com regras bem feitas de priorização de trafego qos acho que o cache se torna obsoleto praticamente inutil cache que não dá economia de pelo menos 30% não vale a pena... minha opinião quero a dos amigos com mais expericencia, abraços

  6. #6
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Utilizar cache na rede (thundercache, maracache, pearapp, raptorcache, speedbr) ainda vale a pen

    Sou a favor de usar o cachê desde de que seja em um servidor. Uso em clientes com server Dell e estou muito satisfeito pois está ligado a 1 ano e não lembro que existi.
    Se a economia cair para 20% em um link por exemplo de 100 Mb. Seria 20 x 100,00 = 2.000,00/mês.
    Então ainda vale a pena.
    Penso que o futuro com o aumento do uso do https será o fim.
    Por enquanto ainda vale.

  7. #7

    Padrão Re: Utilizar cache na rede (thundercache, maracache, pearapp, raptorcache, speedbr) ainda vale a pen

    Bom dia pessoal, não sei se alguém ja usou esse cache, mas a empresa garante ate 70% de economia, "garantida por contrato", não uso mas entrei em contato com a empresa e eles tem uma conversa muito bonita, o sistema é brasileiro, se alguém usa esse cache fala ai, ou se alguém ja trabalho ou viu em algum lugar.


    http://www.taghos.com.br/

  8. #8
    Avatar de flacknet
    Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    136

    Padrão Re: Utilizar cache na rede (thundercache, maracache, pearapp, raptorcache, speedbr) ainda vale a pen

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Sou a favor de usar o cachê desde de que seja em um servidor. Uso em clientes com server Dell e estou muito satisfeito pois está ligado a 1 ano e não lembro que existi.
    Se a economia cair para 20% em um link por exemplo de 100 Mb. Seria 20 x 100,00 = 2.000,00/mês.
    Então ainda vale a pena.
    Penso que o futuro com o aumento do uso do https será o fim.
    Por enquanto ainda vale.
    Mais nenhum cache que vi ate hoje economiza 20% de Link, ele economiza de 20 a 40% que passa pela porta 80, que na realidade e + ou - menos hoje, 50% de consumo do link.

  9. #9

    Padrão

    Senhores, bom dia

    Utilizamos cache profissional e posso garantir que é um ativo que agrega muitas vantagens,não só a economia de banda como a velocidade de entrega de conteúdo aos clientes onde acredito ser a maior das vantagens, clientes que navegam bem e assistem vídeo sem travar não reclamam de velocidade.

    Em média, ele atende em 20 a 30% economia de banda.

    Recomendo uso e garanto que vale muito a satisfação dos clientes. Mas é importante saber escolher um bom software e hardware para esta aplicação, por que a vez de ajudar ele pode atrapalhar a rede, ser não for um solução profissional.

    Abraço,

    Marcio

  10. #10

    Padrão Re: Utilizar cache na rede (thundercache, maracache, pearapp, raptorcache, speedbr) ainda vale a pen

    Olha bruno tenho contrato com a taghos e em contrato não consta 70% de economia não e sim 20% a economia de 70% é prevista para alguns itens apenas mas nada garantido em contrato, isso não tira a propriedade do cache que em meu ponto de vista posso te garantir que foi uma das minhas melhores decisões coloca-lo em minha rede, diminui muito mesmo a latência da rede, clientes pararam de reclamar com lentidões no carregamento de videos, medidores de velocidade todos eles passam muito bem pelo cache dando garantia e credibilidade para minha rede. Então recomendo o uso de um cache sim desde que nao tenhas como disse o colega acima condições de suprir esta necessidade com link nada melhor não é mesmo! mas no meu caso que o mega da operadora custa 1800 r$ com certeza saiu muito melhor implementar uma solução em cache, a empresa é muito profissional o atendimento qualificadíssimo, além deles conheço também o MARACACHE esse é hiper profissional mas a desvantagem é o suporte somente.

  11. #11

    Padrão Re: Utilizar cache na rede (thundercache, maracache, pearapp, raptorcache, speedbr) ainda vale a pen

    Um cache SEMPRE será útil e vantajoso, para DAR CONFORTO AO USUÁRIO FINAL. Nos dias de hoje , sempre com o preço dos links caindo , cada vez mais link se pode obter sem pagar quantias exorbitantes. Mas o lado do cliente, evitar travamentos , ver vídeos. Inexoravelmente se a página está em um servidor na rede do provedor e só buscando atualizações na rede ( INTERNET) , vc consegue disponibilizar o melhor serviço para o cliente final. Veja que realmente a velocidade de abertura de páginas será muito maior. E, de todo modo, faz alguma economia se vc puder deixar em cache muita multimidia. Estamos desenvolvendo uma IP TV para os provedores e baseamos muito em multicast, e cache on e off net. Estou à disposição para implementações de multiplexação de conteúdo, o que não deixa de ser o que o cache faz.
    Estamos falando de multiplexação ao longo da produção à entrega para o cliente final, circuitos de streaming e caching. Com toda certeza vai surgir assim a tv do Provedor. Contatos :[email protected]

  12. #12

    Padrão Re: Utilizar cache na rede (thundercache, maracache, pearapp, raptorcache, speedbr) ainda vale a pen

    Até agora estavamos focados na economia de link..
    Agora com estes últimos posts direcionamos para eficiência.... E daí realmente é outra conversa que estavamos deixando de lado, hehehe
    Quando tinhamos cache, este era um dos melhores benefícios... mas ainda fica a questão do https. Se no futuro aumentar mais as aplicações em https vai ficar cada vez menos eficiente.
    Kaarl, explica melhora a multiplexação...
    Seria o armazenamento de conteúdo num servidor, mesmo que não cache e depois atender as solicitações por streaming? Tipo um servidor de filmes?

  13. #13

    Padrão Re: Utilizar cache na rede (thundercache, maracache, pearapp, raptorcache, speedbr) ainda vale a pen

    Sim, gera qualidade no serviço.
    Latência baixa. Tempo de resposta baixo. Por e enquanto ainda ta valendo.

  14. #14

    Padrão Re: Utilizar cache na rede (thundercache, maracache, pearapp, raptorcache, speedbr) ainda vale a pen

    @marcosnf2008 o que voce pode dizer a mais sobre o taghos, estive pensando em implementá-lo em minha rede mais ainda estou com pouquíssimos clientes e gostaria de conhecer mais um pouco da sua experiencia com o mesmo. obrigado

  15. #15

    Padrão Re: Utilizar cache na rede (thundercache, maracache, pearapp, raptorcache, speedbr) ainda vale a pen

    HTTPS, este é o ponto. Estamos vendo que somente 15-20% de todo o tráfego é http. Temos ~20% de economia, ou seja 3-4% de entrega garantida pelo cache. Este valor dá exatamente a diferença do que entra/sai do cache atualmente. É, para nosso ambiente não vale mais a pena. Cache será desligado e levantaremos QOS. Apenas como nota, utilizamos apenas roteadores Cisco (rotas), Mikrotik (tuneis), srvs IBM em datacenter próprio seguindo TIA 942, TIER III e POPs em TIER I.

  16. #16

    Padrão Re: Utilizar cache na rede (thundercache, maracache, pearapp, raptorcache, speedbr) ainda vale a pen

    @eschuch voce poderia da uma explicaçao detalhada de como funciona seus pops, equipamentos, topologia em geral.

  17. #17

    Padrão Re: Utilizar cache na rede (thundercache, maracache, pearapp, raptorcache, speedbr) ainda vale a pen

    em pv posso passar alguma informação. mande para Anexo 52680.