Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Exatamente isso que estou estudando tanto e vocês estão me ajudando muito com isso

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por weasel Ver Post
    Uma das propostas q eu tenho não chega ne perto de 1 milhão tenho 6500 por 10 mb e 780 de instalação fibra direta mas vamo lá galera obrigado pelas contribuições tão me ajudando muito só me assustei com alguns valores q vcs falaram
    Pera lá... esta proposta não é tão TOP assim. Pelo menos não para o que você expôs como objetivo no início do tópico.
    Quando citei o primeiro milhão investido, eu levei em consideração o que você desejava, atender uma população bem maior que 100 usuários. Lá no primeiro post você disse que teria com alvo atingir rápido 500 usuários, começando com um link de 10mb para 100 usuários.
    Te digo que não vai dar para 100 usuários.
    E se você quer expandir rápido, vai ter que continuar investindo. Agora se vai esperar o retorno dos primeiros 100 para depois reinvestir, o crescimento vai aos poucos.
    Hoje em dia não dá para pensar em começar grande sem ter um link de maior capacidade.
    o que vem a ser aqueles 780 que voce citou? Custo de instalação para cada cliente, incluindo a fibra nos postes até a casa deles e mais o custo da ONU na residência?
    Neste custo da proposta quantos metros de fibra seria estendido?
    Você já tem um estudo do potencial no local de maior concentração urbana para ver se vai conseguir 100 usuários em uma curta distância? Qual a previsão média de instalações por quadra de moradores? Se você falar em estender 1 km de fibra e instalar estes 100 clientes dentro deste 1 km com certeza o orçamento vai melhorar. Mas a grande questão é: como obter alta concentração de usuários em curtas distâncias?
    Tudo isso pode influenciar no preço final do investimento.
    Mas olha que tem gente grande fazendo isso e faz tempo e os custos não são tão baixos como te pintaram.
    Pelo que entendi agora, você está contando com 780 por assinante x 100 assinantes o que daria um investimento de 78 mil. A 100 reais cada assinatura, quanto tempo vai levar para tirar isso? Ou está cogitando de cobrar uma taxa alta de ativação para cada cliente para recuperar mais rápido? Não esqueça que vai comprometer de cara 6 mil e tantos só pelo link. E o custo da estrutura administrativa e suporte de onde vai sair?
    Não quero te desanimar, principalmente porque vejo um ímpeto saudável de tua parte, mas receio que vai se decepcionar se o projeto começar assim.
    Procura pelo Ronaldo Couto.
    Este vídeo dá uma ideia de como é a coisa.
    Este cara é um dos que mais dá curso a respeito.
    Sabe o que ele aconselha para começar um projeto? Analisar teu futuro cliente. E levar em conta todas as unidades residenciais como potenciais clientes. Porque isso? Pois se não calcular corretamente a capacidade do bairro por exemplo, vai ficar caro depois ter que refazer o cabeamento para colocar novos clientes.
    A fibra tem uma capacidade de usuários que não é baseada no tráfego, mas sim em capacidade do equipamento. Uma porta OLT tem uma capacidade definida de ONUs para instalação. Então para começar o projeto vai ter que calcular esta quantidade de ONU para cada porta da OLT. Cada porta vai ter uma capacidade ótica que é limitada tendo em vista as perdas de splits e soldagens pelo caminho. Não pode passar de 28dbm de perdas na maioria das OLTs.
    é um conceito diferente do cabo UTP onde você vai instalando Switches pelo caminho e a limitação é a capacidade de tráfego do cabo.
    Como outros amigos já disseram, tem que se inteirar de todos os aspectos antes de partir para a prática. E não vai na conversa de um só. Visita outros provedores, troca idéias até você ter um quadro mental completo.
    E tem ainda a conversa de serviços "triple play". Digo conversa, pois a vasta maioria não tem como chegar aos fornecedores de conteúdo, quanto mais fechar contratos milionários com eles.

    Eu fiz isso e cheguei a conclusão que fibra não era para mim. Estava fora da realidade. Não tenho disponível 10 anos de atividade a frente para esperar um retorno mesmo com um BNDES derramando dinheiro, o que também não é tão simples assim.

    Com isso não quero dizer que a fibra não é o caminho. É sim, mas tem que ir com os pés no chão.
    Com rádios vai conseguir um serviço de qualidade também principalmente pelos planos de 1 mega que está planejando.
    Principalmente começando do zero com rádios 5.8. Daí sim eu acredito que com o tempo você vai estar preparado para "fibrar" a parte mais "file" da sua área de cobertura.
    Já imaginou você colocar fibra numa rua e noutra rua paralela ter gente querendo colocar internet? daí você vai ter que ampliar sua rede para atender talvez só a este cliente, porque seu projeto não previa expansão para aquela área?
    Com rádio na torre isso não acontece.
    Putz! me espichei demais na conversa, mas como já disse, sinto vontade na sua pessoa e isso nos motiva a trocarmos ideias.

  3. #23

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    obrigado de verdade estou acompanhando outro tópico no fórum aqui que do Nilson que esta ajudando bastante também agradeço de verdade as colaboracoes

  4. #24

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    O pessoal desse fórum eh show de bola, ate agora tive resposta interessantes, to lendo e me informando, cada um tem seu ponto de vista acho muito bom compartilhar essas ideias, brainstorm sempre sera a melhor solução

  5. #25

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Aos amigos que tem o conhecimento de radio e fibra, podem montar uma topologia do sistema que vocês usam para termos um debate quem sabe surgem soluções para cada caso e como melhorar, par fins teóricos vamos considerar o caso de 1000 clientes para as duas topologias, o que vai em cada caso de equipamento e banda

  6. #26

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Weasel, só por curiosidade você tem formação em que ? É em TI ?

  7. #27

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Adm e design gráfico... tenho conhecimento em ti mas não formação sei bastante mas provedores ainda estou me inteirando

  8. #28

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Eu li esse fórum durante 2 anos ou mais (sério, sem brincadeira) antes de abrir meu negocio (eu perdi minha conta antiga)... ai o dia que eu ACHEI que eu manjava alguma coisa - contratei um rapaz daqui que configurou toda a parte de MK para mim... e montei.

    Toda a instalação de campo dos equipamentos, torres, clientes, etc eu fazia aos fins de semana pois durante a semana trabalhava a 400km de onde tinha minha empresa.

    Tirando que errei FEIO na sociedade (fui roubado, tive torre derrubada e etc) simplesmente amava o que fazia. Cada cliente a mais era um tesão PESSOAL meu. E o ditado é simples: Quando você ama o que faz nunca terá de trabalhar UM único dia.

    Sendo assim, como diria Jack, vamos por partes.

    Relacione (não precisa do nome dos caras não) a quantidade de concorrentes de sua cidade bem como quais equipamentos (e sabendo os equipamentos) quais frequências e quais planos e valores eles trabalham bem como tempo MÉDIO em que estão abertos e/ou quantidade de clientes.

    Você já fez este estudo?

    Se não fez - e já deveria ter feito - faça e volte aqui com as respostas. Te guio (guiamos) no resto e quando vc abrir seu provedor e tiver seu primeiro cliente me mande um bom vinho de presente

  9. #29

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Eu li esse fórum durante 2 anos ou mais (sério, sem brincadeira) antes de abrir meu negocio (eu perdi minha conta antiga)... ai o dia que eu ACHEI que eu manjava alguma coisa - contratei um rapaz daqui que configurou toda a parte de MK para mim... e montei.

    Toda a instalação de campo dos equipamentos, torres, clientes, etc eu fazia aos fins de semana pois durante a semana trabalhava a 400km de onde tinha minha empresa.

    Tirando que errei FEIO na sociedade (fui roubado, tive torre derrubada e etc) simplesmente amava o que fazia. Cada cliente a mais era um tesão PESSOAL meu. E o ditado é simples: Quando você ama o que faz nunca terá de trabalhar UM único dia.

    Sendo assim, como diria Jack, vamos por partes.

    Relacione (não precisa do nome dos caras não) a quantidade de concorrentes de sua cidade bem como quais equipamentos (e sabendo os equipamentos) quais frequências e quais planos e valores eles trabalham bem como tempo MÉDIO em que estão abertos e/ou quantidade de clientes.

    Você já fez este estudo?

    Se não fez - e já deveria ter feito - faça e volte aqui com as respostas. Te guio (guiamos) no resto e quando vc abrir seu provedor e tiver seu primeiro cliente me mande um bom vinho de presente
    ---
    Isso mesmo Zucchi, sem análise do ambiente e do adversário fica difícil. Já dizia o grande Sun Tzu conheça o inimigo e o ambiente em que estás lutando, como você se conhecei e em 100 batalhas você vencerá todas.
    Tática e estratégia de guerra servem para qualquer ramo.

  10. #30

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por vitorfagundes Ver Post
    ---
    Isso mesmo Zucchi, sem análise do ambiente e do adversário fica difícil. Já dizia o grande Sun Tzu conheça o inimigo e o ambiente em que estás lutando, como você se conhecei e em 100 batalhas você vencerá todas.
    Tática e estratégia de guerra servem para qualquer ramo.
    Exatamente Vitor, Boa!!

    Tem uma frase de um piloto americano (ele é instrutor e foi piloto de testes do F-22 Raptor) que diz o obvio mas que a gente não percebe: "O inimigo que você não vê é o que vai derruba-lo".

    Isso é em todas as areas da vida... veja meu caso com a sociedade haeuheuahea. Jamais a vi como inimigo... e olha o que é que deu.

  11. #31

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Bom amigos desculpa a demora pra responder pois, enquanto não monto a minha empresa ou ganho na mega, trabalho pra alguém e as vezes o tempo fica curto...sabem como eh...hahaha. mas vamos la @Zucchi sim fiz os estudos do concorrente, sei exatamente o que ele faz, e COMO faz, também sei como ele DEVERIA fazer, com diria Sun Tzu, livro que li a primeira vez com 15 anos e já li 4 versões do livro: "É de suprema importância atacar a estratégia do inimigo"
    A parte administrativa, e a parte de marketing, eu tenho sobre controle, que seria a estrategia e a tática, o que me falta e o meu exercito que são os equipamentos e os funcionários, sendo que os funcionários você treina bem treinado e jamais tera problemas, e lembre-se de dividir os espólios com seus soldados, pois sem eles você não ganha nenhuma batalha.

  12. #32

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    weasel põe os dados aqui para nós te apresentarmos as contas. Só assim você vai conseguir ver. Não precisa de nome nem de localidade, nada disso. Apenas o que o concorrente A, B e C oferecem com as informações que citei acima.

    Outra coisa...
    Funcionário bom é dificil de achar hein... vc está otimista de mais. Normalmente quando você acha um cara bom, paga curso, treina ele e etc, o cara sai 2 meses depois por causa de 50 reais a mais no salário e nem questão de falar com você antes ele faz...

  13. #33

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Conheco gente que não sai zucchi se a pessoa tá bem num lugar ganhando bem e tal... só sai as vezes quando prometem pagar muito mais... mais de promessa o brasileiro já tá vacinado hahaha.. Vamos lá concorrente um eh a famosa Oi com net de 1mb que não cobre nada da cidade todos os 3 armários estão lotados e sem previsão de expansão...concorrente 2 fornece internet a radio de baixíssima qualidade 300 600 1mb sendo que 1mb ele quase não comercializa a rota deles parece que vai na lua e volta Ping de 300 eh básico... Não jogo um do dota tem 4 meses 600 ms com net de 1mb q só tráfego 1mb entre 11 da noite e 6 da manhã qd a cidade inteira tá dormindo os valores são 59,90 79,90 e se não me engano 100 reais

  14. #34

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Frequências de 2.4

  15. #35

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Weasel, então dá para você nadar de braçada em qualquer um dos cenários, seja ele Wireless ou Fibra.

    Acredito que você montar uma rede de fibra para tão somente uma internet de 5mb é muita rede para pouca banda. É a mesma coisa de você construir a pista de pouso da NASA se é para descer planador. Não precisa pois ele desce na pista de terra mesmo.

    Porque você não considera solução mais profissionais de rádios como a linha da Cambium ? 200mbps de trafego por setor.... dá para fazer algo MUITO mas MUITO bem feito mesmo em cima de rádios.

  16. #36

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Tudo bem posso imaginar o cenário em que eu começo com esse serviço mesmo por que o custo de vestimento inicial eh mais barato, agora minha duvida eh com relação a qualidade do serviço...que sou testemunha de ser HORRÍVEL!!!
    Nao adianta eu investir montar um negocio, ter link de primeira, pegando com uma empresa TOP, pagando caro, ter um servidor TOP com um suporte tecnico bom, ter toda uma estrutura pra servir o melhor se o meu cliente nao receber o melhor entende?

  17. #37

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Tudo é questão de projeto, se você têm um bom engenheiro, ele te fará economizar rios de dinheiro. Aqui na empresa, foi contratado 3 engenheiros, 1 especializado em FTTH, outro em Wireless e o terceiro é um engenheiro de produção. Como eles mesmo dizem, sem software de design de redes você não sai do lugar.

  18. #38

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    É isso que estou vendo amigo vou fazer o negocio certinho, estou aqui pegando a opinião da galera que é muito prestativa, já me ajudaram a ver algumas coisas interessantes, estou na parte de pesquisa, ai vou montar o projeto, quero realmente fazer algo melhor pra cidade, nasci aqui e não vi evolução nenhuma da cidade em 30 anos... e também não vi interesse em ninguém apenas pessoas sugando...

  19. #39

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    A questão da qualidade ou não em wireless depende mais de configuração e respeito a normas e padrões do que da tecnologia em si, como você mesmo citou, o concorrente usa 2.4 que naturalmente já não é grande coisa, principalmente porque qualquer aparelho porcaria funciona nessa faixa (telefone sem fio, microondas, access point doméstico).

    Já usando 5.8 bem configurado é outra história. Também tenho vontade de colocar um provedor aqui na cidade em área não atendida pela Oi, Net e TVN (acredite, uma imensa área), pelos meus cálculos preliminares, usando fibra (36FO AS) de um ponto provável do POP/Sede da empresa até o bairro onde acho que teria mais adesões inicialmente, gastaria pelo menos 300 mil reais só em infra, isso porque estimei 3 pessoas lançando (eu+2 amigos, carro próprio), não coloquei fusão na conta e usando ONU de 200 reais. Só para atender 100 clientes gastaria brincando 170 mil reais tudo GPON sem contar a sede. Espaçamento entre postes 34 metros.

    Com wireless 5.8 tá dando 50 mil tirando a estrutura da sede em si. Usando uma torre de 20 metros, não coloquei a parte de ferragens para estaiar, não cotei ainda uma auto portante que deve ser mais cara, mas acho mais segura.

  20. #40

    Padrão

    Citação Postado originalmente por weasel Ver Post
    Tudo bem posso imaginar o cenário em que eu começo com esse serviço mesmo por que o custo de vestimento inicial eh mais barato, agora minha duvida eh com relação a qualidade do serviço...que sou testemunha de ser HORRÍVEL!!!
    Nao adianta eu investir montar um negocio, ter link de primeira, pegando com uma empresa TOP, pagando caro, ter um servidor TOP com um suporte tecnico bom, ter toda uma estrutura pra servir o melhor se o meu cliente nao receber o melhor entende?
    Weasel, você está deixando a sua experiencia como usuário de uma má prestação de serviços imperar.
    Eu te GARANTO que monto dois links para você e você não vai saber qual é qual.

    O que ocorre é que a negada ABUSA. Principalmente onde NÃO tem concorrência. É picareta que pega 10 ADSL de 2 MB, divide e põe 400 clientes em cima + a casa dele com torrent ligado o tempo todo. Ai o cara se acha o FODÃO porque ganha dinheiro igual agua, tem um custo baixíssimo e presta um serviço porco.

    Depois do abuso diria que falta bom senso e conhecimento. Você pega o equipamento que faz 150mbps por setor e "pindura" nele 100 clientes de 5MB. Total: 500mbps. "Ahhhh mas isso é se todos eles estiverem online ao mesmo tempo..." (é mais a capacidade do equipamento seriam 30 clientes simultâneos. Até colocar 33, 35 tudo bem...)

    Ai tu pega aquela sexta-feira chuvosa e fria que o Brasileiro não sai de dentro de casa nem se estiverem jogando dólares na rua.... e todos conectam.... e o telefone do suporte dispara e não existe nada que possa ser feito. É cliente que cai, é cliente que não conecta, é skype que não funciona, é facebook que não abre... (tudo pode parar, menos o facebook, lembre-se.) é o armaggedon implementado na sua vida e na dos seus clientes. Ai ele fica puto pq está frio, está chovendo, está em casa e pq a merda da internet não funciona.

    É deste tipo de cenário que surge a lenda que Wireless não funciona em dia de chuva sabia ? É exatamente o cenário que descrevi acima que criou isso.

    Veja... não é a TECNOLOGIA que é ruim. É a PRESTAÇÃO DE SERVIÇO. É como o cara trabalha. Não a tecnologia.
    Novamente: Fibra é o sonho de todo mundo, mas é MUITO, mas MUITO difícil a conta fechar com ela. Coloque aluguel de postes, ativos, caixas de emendas, fusões, ferragens em geral e PRINCIPALMENTE projeto e instalação caprichosa e dentro das normas e você vai ver a FORTUNA que vai ficar. Coloca também os treinamentos NR35 e NR10 + todos os corretos EPI + o fator risco de algum técnico espertão fazer uma manutenção e encostar o corpo em um cabo de energia... fodeu amigo. Sério. Você está enrolado para o resto da vida mesmo tendo TUDO absolutamente certo e com projetos corretos. Só para conseguir todas as licenças e autorizações (cnpj, registro no crea, ART, SCM, projeto, aprovação do projeto na concessionaria de energia, compra e entrega dos produtos, lançamento, inicio da operação, testes e etc) vai de 8 meses a mais de 1 ano se VOCÊ FICAR EM CIMA tocando o terror em todo mundo - e der sorte. Pense que é 1 ano de você só pondo dinheiro... você só vai ver sair....

    Depois pegue esse montante todo e multiplique pelo seu plano básico. Veja quanto tempo vai demorar para você conseguir seu ponto de equilíbrio. Se você tem 300 mil reais ou mais, pegue esse dinheiro e compre dividendos da Telefonica. Vai te pagar 3.5k por mês para você não fazer NADA, só deixar o dinheiro lá. Quer coisa mais segura do que isso?


    Citação Postado originalmente por rossisolrac Ver Post
    Com wireless 5.8 tá dando 50 mil tirando a estrutura da sede em si. Usando uma torre de 20 metros, não coloquei a parte de ferragens para estaiar, não cotei ainda uma auto portante que deve ser mais cara, mas acho mais segura.
    Você acha boas torres autoportantes por R$ 11.000,00 de 24/30 metros. Fale com o pessoal das Torres Ouro Fino. Eu mesmo comprei tudo deles.

    Tenho curso de trabalho em altura, escalada e etc... e fiz tudo isso em uma torre auto portante...
    Quando comprei minha primeira torre, foi uma estaiada de 30 metros, montado por pessoal especializado. (gente boa o cara inclusive), porém... meu amigo... fazer manutenção e trabalhar em cima dela é a coisa mais desconfortável que existe. Sério. É TERRÍVEL ! Você gastar 6k em uma de 30 metros montada... ok, eu sei que é a metade do preço da auto portante, mas não tem comparação. De verdade. Compra uma de 24 então mas não compra uma estaiada. Nunca mais quero subir em uma na vida ehauehuhae.