Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Sei como é hahaha, pra subir numa de 8M já vi o sufoco, por isso prefiro a auto portante, prezo muito pela segurança e uma estaiada não me dá a impressão de ser segura hehe

    OBS: lembrando que tem um post em um tópico que diz que torre não é pra subir, mas pra usar aqueles guinchos com copo de sorvete.

  2. #42

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Zucchi valeu pelo insight , vou entrar em reunião daqui a pouco quando tiver na frente do meu pc passo uns dados a mais sobre a situação daqui e vc me da a sua opinião
    Obrigado galera estão ajudando muito

  3. #43

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Estava conversando com o meu amigo que vem a ser ex-sócio do meu futuro concorrente, interessante né? Colocando 5.8 aqui eu vou dificultar muito ele, se eu oferecer minha banda através do link de 100mb, a vida dele vai ficar MUITO difícil, o que seria necessário para puxar o link de 100mb de uma cidade a 200km via torre, claro que se não seguir a estrada vai ser menor a distancia, e ele me falou também de um radio moblin... ou algo assim pra ver a topografia

  4. #44

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por weasel Ver Post
    Estava conversando com o meu amigo que vem a ser ex-sócio do meu futuro concorrente, interessante né? Colocando 5.8 aqui eu vou dificultar muito ele, se eu oferecer minha banda através do link de 100mb, a vida dele vai ficar MUITO difícil, o que seria necessário para puxar o link de 100mb de uma cidade a 200km via torre, claro que se não seguir a estrada vai ser menor a distancia, e ele me falou também de um radio moblin... ou algo assim pra ver a topografia
    ----------
    Quer saber a topografia da sua cidade? Acesse o site do INPE ou IBGE eles têm uma ferramenta que fornece as coordenadas em 3 eixos, utilizando o software que eles mesmo distribuem você consegue fazer a visualização em 3D da topografia. Dá de fazer com o Google Earth mas só a versão Pro.

  5. #45

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por weasel Ver Post
    Estava conversando com o meu amigo que vem a ser ex-sócio do meu futuro concorrente, interessante né? Colocando 5.8 aqui eu vou dificultar muito ele, se eu oferecer minha banda através do link de 100mb, a vida dele vai ficar MUITO difícil, o que seria necessário para puxar o link de 100mb de uma cidade a 200km via torre, claro que se não seguir a estrada vai ser menor a distancia, e ele me falou também de um radio moblin... ou algo assim pra ver a topografia
    O que vc quis dizer com a vida dele ficar muito dificil? Não compreendi.

    Eu não conheço a ferramenta que o Vitor falou mas vou pesquisar. Manja muito esse menino !

    Normalmente o que faço é:

    Identificar possíveis torres no caminho para locação de espaço. Depois traço a rota no google earth e olho o perfil de elevação. Não é profissa = ao que o Vitor recomenda mas 90% das x dá certo.

  6. #46

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    No INPE tem 4 programas, é o SPRING?

  7. #47

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por weasel Ver Post
    No INPE tem 4 programas, é o SPRING?
    ------------
    Todos os 4 servem, cada um tem sua vantagem um complementando o outro. Eu prefiro utilizar o Terra View em conjunto com o Terra Lib para análise e o Spring para elaboração de projetos?
    LEIA OS TUTORIAIS SE NÃO VOCÊ NÃO CONSIGUIRÁ USUFRUIR TUDO QUE ELE OFERECE E NÃO SAIRÁ DA PÁGINA DE INÍCIO.
    NO IBGE têm essa biblioteca que é muito útil:
    http://www.ibge.gov.br/home/geocienc...ault_prod.shtm
    -------------
    Software Extra:
    http://tracksource.org.br/ (free)
    http://www.mogeo.com.br/

  8. #48

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por weasel Ver Post
    a vida dele vai ficar MUITO difícil,
    Não vou ser hipócrita em dizer que colaboro com meu concorrente.
    Mas também não quero ser anti-ético.... cada um tem o seu espaço e deve brigar por ele. Mas nem todos os métodos são éticos.

    E o respeito entre os provedores pode fazer a diferença num futuro incerto.

    Criticar em público um concorrente a meu ver é algo que só coloca lenha na fogueira. Nosso concorrente não deve ser encarado como nosso inimigo. Um dia qualquer um de nós pode precisar conversar. trocar ideias, talvez até "chegar junto" frente a um posicionamento dos nossos verdadeiros inimigos que são as grandes operadoras. E daí, como conciliar um posicionamento "bélico" com uma posição nova que dependeria de "paz" ?

    Estas operadoras sim não dá para passar a mão por cima. Trabalham sem a menor ética, até porque os verdadeiros donos são os acionistas. O staff de trabalho, principalmente aquele que bate de frente com o mercado consumidor é formado por pessoas de quase todas as formações, e muitas vezes com metas absurdas para cumprir. Estes sim são os que normalmente agem de má fé, atropelam, nos criticam só para ganhar nossos clientes.
    Cuidemo-nos deles.
    Mas encaremos os provedores pequenos e independentes como companheiros de luta.
    Não temos associações fortes para nos representar como gostaríamos, mas o que nós fazemos no sentido de facilitar isto?

  9. #49

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Ainda bem sempre aonde tive rede, sempre fizemos amizade com outros provedores, a prova disso, que sempre aonde tive rede, juntávamos todos para pegar link barato e isso ate hoje, aqui na região dos lagos / rj e são gonçalo / rj

  10. #50

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não vou ser hipócrita em dizer que colaboro com meu concorrente.
    Mas também não quero ser anti-ético.... cada um tem o seu espaço e deve brigar por ele. Mas nem todos os métodos são éticos.

    E o respeito entre os provedores pode fazer a diferença num futuro incerto.

    Criticar em público um concorrente a meu ver é algo que só coloca lenha na fogueira. Nosso concorrente não deve ser encarado como nosso inimigo. Um dia qualquer um de nós pode precisar conversar. trocar ideias, talvez até "chegar junto" frente a um posicionamento dos nossos verdadeiros inimigos que são as grandes operadoras. E daí, como conciliar um posicionamento "bélico" com uma posição nova que dependeria de "paz" ?

    Estas operadoras sim não dá para passar a mão por cima. Trabalham sem a menor ética, até porque os verdadeiros donos são os acionistas. O staff de trabalho, principalmente aquele que bate de frente com o mercado consumidor é formado por pessoas de quase todas as formações, e muitas vezes com metas absurdas para cumprir. Estes sim são os que normalmente agem de má fé, atropelam, nos criticam só para ganhar nossos clientes.
    Cuidemo-nos deles.
    Mas encaremos os provedores pequenos e independentes como companheiros de luta.
    Não temos associações fortes para nos representar como gostaríamos, mas o que nós fazemos no sentido de facilitar isto?
    Concordo plenamente com vc 1929 acredito que o caminho é por ai mesmo, os nossos verdadeiros inimigos sao as grandes teles e te digo mais a tecnologia que vai perdurar no futuro nao será a fibra e sim as soluçoes wireless e vou explicar porque. Trabalhei em uma empresa americana por 7 anos a Verizion, trabalhava no departamento que traduzindo seria "rede sem fio metropolitana" esta empresa ja tem esta visao hj, em 2007 começou o plano "verizion fios" que era implemantar a fibra em todos os estados dos USA, mas fibra meu camarada por exemplo nos USA fica em 10 milhoes de dolares a cada 15 milhas de fibra que nao da pra atender ninguem, entao a fibra em paises de grande extensão territorial como ESTADOS UNIDOS, CHINA, BRASIL, RUSSIA, CANADA, e outos mais é inviável, entao vendo a adversidade a verizion chegou a conclusão: "tem que ter um caminho melhor" entao depois de 1 ano e meio de implementaçao de fibra eles pararam com tudo em 2009 e começaram o LTE 4G que hj cobre quase 90% de sua rede wireless nos USA e entregam 10mbps no mini modem a diferença da 4g aqui no Brasil e la nos USA é que a franquia la é bem mais alta e os preços sao acessiveis para o bolso do americano e como usam faixa de frequencia em 750mhz tambem, eles tem uma cobertura muito maior com menos equipamento em torre e é com estes caras que temos que lutar contra porque o futuro é soluçoes wireless e esta chegando ai e te digo mais nos temos a airfiber 24ghz correto; Eles ja estao usando estes equipamentos em suas torres para um PTP robusto, e pra que tanta banda por torre ?
    Amigo o pessoal ta dormindo ai e enquanto eu estou vendo provedor de medio porte aqui no Brasil mudando sua rede para fibra, enquanto isso os gigantes estao vendo por exemplo a tecnologia 802.11ac para ponto multi-ponto uma opçao muito boa e barata de conectar todos na nova era da INTERNT HD .

    Entao pessaol o caminho é esse nos unir e pensar em soluçoes wireless que ja estao disponíveis para trabalhar como wimax 802.16e em 3.5ghz e largura de canal em 5mhz para cliente movel, 802.11n/ac para fixo e ai vai, unir em associaçoes forte para podermos chegar as portas mamae ANA , a Anatel para por liberar faixa de frequencia para que nos possamos fazer inclusao digital de verdade, porque na realidade quem faz inclusao digital nesse pais somos nos e nao as grandes teles porque quando que vc vai ver por exemplo GVT, NET e outras por ai mover uma palha para chegar em cidade de 20,30,40 ou 50 mil habitantes ? por favor ne ...
    Agora nos pequenos e medios provedores temos que para de tentar matar as tecnologias wireless que temos e começar a fazer cursos de RF e network antes de começar um provedor wireless e depois que começar tentar ficar antenado nas novas tecnologias para nao ficar para trás ...

  11. #51

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não vou ser hipócrita em dizer que colaboro com meu concorrente.
    Mas também não quero ser anti-ético.... cada um tem o seu espaço e deve brigar por ele. Mas nem todos os métodos são éticos.

    E o respeito entre os provedores pode fazer a diferença num futuro incerto.

    Criticar em público um concorrente a meu ver é algo que só coloca lenha na fogueira. Nosso concorrente não deve ser encarado como nosso inimigo. Um dia qualquer um de nós pode precisar conversar. trocar ideias, talvez até "chegar junto" frente a um posicionamento dos nossos verdadeiros inimigos que são as grandes operadoras. E daí, como conciliar um posicionamento "bélico" com uma posição nova que dependeria de "paz" ?

    Estas operadoras sim não dá para passar a mão por cima. Trabalham sem a menor ética, até porque os verdadeiros donos são os acionistas. O staff de trabalho, principalmente aquele que bate de frente com o mercado consumidor é formado por pessoas de quase todas as formações, e muitas vezes com metas absurdas para cumprir. Estes sim são os que normalmente agem de má fé, atropelam, nos criticam só para ganhar nossos clientes.
    Cuidemo-nos deles.
    Mas encaremos os provedores pequenos e independentes como companheiros de luta.
    Não temos associações fortes para nos representar como gostaríamos, mas o que nós fazemos no sentido de facilitar isto?
    Não acredito quem em momento nenhum tenha mencionado nada anti-ético, não preciso hostilizar concorrentes, minha ideia eh oferecer um serviço melhor e mais barato o que obviamente tornaria a vida dele mais difícil que ao invés de gastar com aviõezinhos e carros, vai ter investir na empresa dele e melhorar o serviço dos clientes, invés de só sugar...

  12. #52

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por speedpc Ver Post
    Concordo plenamente com vc 1929 acredito que o caminho é por ai mesmo, os nossos verdadeiros inimigos sao as grandes teles e te digo mais a tecnologia que vai perdurar no futuro nao será a fibra e sim as soluçoes wireless e vou explicar porque. Trabalhei em uma empresa americana por 7 anos a Verizion, trabalhava no departamento que traduzindo seria "rede sem fio metropolitana" esta empresa ja tem esta visao hj, em 2007 começou o plano "verizion fios" que era implemantar a fibra em todos os estados dos USA, mas fibra meu camarada por exemplo nos USA fica em 10 milhoes de dolares a cada 15 milhas de fibra que nao da pra atender ninguem, entao a fibra em paises de grande extensão territorial como ESTADOS UNIDOS, CHINA, BRASIL, RUSSIA, CANADA, e outos mais é inviável, entao vendo a adversidade a verizion chegou a conclusão: "tem que ter um caminho melhor" entao depois de 1 ano e meio de implementaçao de fibra eles pararam com tudo em 2009 e começaram o LTE 4G que hj cobre quase 90% de sua rede wireless nos USA e entregam 10mbps no mini modem a diferença da 4g aqui no Brasil e la nos USA é que a franquia la é bem mais alta e os preços sao acessiveis para o bolso do americano e como usam faixa de frequencia em 750mhz tambem, eles tem uma cobertura muito maior com menos equipamento em torre e é com estes caras que temos que lutar contra porque o futuro é soluçoes wireless e esta chegando ai e te digo mais nos temos a airfiber 24ghz correto; Eles ja estao usando estes equipamentos em suas torres para um PTP robusto, e pra que tanta banda por torre ?
    Amigo o pessoal ta dormindo ai e enquanto eu estou vendo provedor de medio porte aqui no Brasil mudando sua rede para fibra, enquanto isso os gigantes estao vendo por exemplo a tecnologia 802.11ac para ponto multi-ponto uma opçao muito boa e barata de conectar todos na nova era da INTERNT HD .

    Entao pessaol o caminho é esse nos unir e pensar em soluçoes wireless que ja estao disponíveis para trabalhar como wimax 802.16e em 3.5ghz e largura de canal em 5mhz para cliente movel, 802.11n/ac para fixo e ai vai, unir em associaçoes forte para podermos chegar as portas mamae ANA , a Anatel para por liberar faixa de frequencia para que nos possamos fazer inclusao digital de verdade, porque na realidade quem faz inclusao digital nesse pais somos nos e nao as grandes teles porque quando que vc vai ver por exemplo GVT, NET e outras por ai mover uma palha para chegar em cidade de 20,30,40 ou 50 mil habitantes ? por favor ne ...
    Agora nos pequenos e medios provedores temos que para de tentar matar as tecnologias wireless que temos e começar a fazer cursos de RF e network antes de começar um provedor wireless e depois que começar tentar ficar antenado nas novas tecnologias para nao ficar para trás ...
    Por varias vezes mencionaram tecnologia wifi nesse tópico, eu já disse, sou totalmente a favor da mobilidade, e mesmo fazendo fibra teria wireless também para poder facilitar o atendimento as pessoas mais afastadas, já disse que meu problema é com a minha péssima experiencia pessoal do serviço, se puderem me garantir que eu vou conseguir entregar a velocidade contratada faça chuva ou faça sol....

    E então?

  13. #53

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por weasel Ver Post
    Por varias vezes mencionaram tecnologia wifi nesse tópico, eu já disse, sou totalmente a favor da mobilidade, e mesmo fazendo fibra teria wireless também para poder facilitar o atendimento as pessoas mais afastadas, já disse que meu problema é com a minha péssima experiencia pessoal do serviço, se puderem me garantir que eu vou conseguir entregar a velocidade contratada faça chuva ou faça sol....

    E então?
    Amigao por experiencia propria meu provedor entrega a velocidade contratada meu indice de reclamaçao é quase 0, mas tudo que é bom custa caro ja ouviu falar nesse ditado, pois é irmao a tecnologia que trabalhamos nao faz milagres e da pra trabalhar blz e se vc souber operar o equipamento que tem em maos pode fazer um provedor de sucesso agora o problema é que alguns infelizmente compartilham mega bem acima do que pode a fim de tirar mais que o equipamento pode dar ai meu brother nao vai dar nada que presta mesmo ....

    Agora meu conselho pra vc seria estudar RF primeiro, quando eu digo estudar é começar la em NICOLA TESLA e MARCONI e depois de uma boa compreensão, estudar network começa com CCNA cisco e vai para os prontolocos 802 ai tenho certeza que vc vai poder montar um bom provedor wireless e terá sucesso com seu trabalho blz.....

  14. #54

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por weasel Ver Post
    Não acredito quem em momento nenhum tenha mencionado nada anti-ético, não preciso hostilizar concorrentes, minha ideia eh oferecer um serviço melhor e mais barato o que obviamente tornaria a vida dele mais difícil que ao invés de gastar com aviõezinhos e carros, vai ter investir na empresa dele e melhorar o serviço dos clientes, invés de só sugar...
    Me desculpe então. É que quando li o que você escreveu me passou a ideia de que queria complicar a vida do concorrente quando disse: " a vida dele vai ficar muito difícil..."

  15. #55
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por weasel Ver Post
    Por varias vezes mencionaram tecnologia wifi nesse tópico, eu já disse, sou totalmente a favor da mobilidade, e mesmo fazendo fibra teria wireless também para poder facilitar o atendimento as pessoas mais afastadas, já disse que meu problema é com a minha péssima experiencia pessoal do serviço, se puderem me garantir que eu vou conseguir entregar a velocidade contratada faça chuva ou faça sol....

    E então?
    Amigo, muito interessante o seu post, comei o meu provedor a uns 2 anos, tinha a mesma ideia que você, mas tive muita dificuldade com o link dedicado, tinha uma rede wireless muito boa mas meu link não valia nada, então a minha rede não ajudava muita coisa, mas hoje busco link fora da minha cidade uns 60km e agora estou entrando em uma nova cidade e com um projeto de rede xDSL, tem uma empresa que presta consultoria e suporte para mim e eles estão alugando os Dslan e faz toda a configuração, estou vendo uma boa expectativa pois o meu maior planos é de 10MB e a rede vai segurar bem, acho que essa tecnologia também seria interessante para você, pois o custo é bem menor e a tecnologia é boa. qualquer duvida estou a disposição.

  16. #56

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    Amigo, muito interessante o seu post, comei o meu provedor a uns 2 anos, tinha a mesma ideia que você, mas tive muita dificuldade com o link dedicado, tinha uma rede wireless muito boa mas meu link não valia nada, então a minha rede não ajudava muita coisa, mas hoje busco link fora da minha cidade uns 60km e agora estou entrando em uma nova cidade e com um projeto de rede xDSL, tem uma empresa que presta consultoria e suporte para mim e eles estão alugando os Dslan e faz toda a configuração, estou vendo uma boa expectativa pois o meu maior planos é de 10MB e a rede vai segurar bem, acho que essa tecnologia também seria interessante para você, pois o custo é bem menor e a tecnologia é boa. qualquer duvida estou a disposição.
    Eu vou ter que buscar um link descente a 200km, preciso verificar a viabilização de custo disso, o que seria necessário em torre e equipamento para trazer esse link de 200km de distancia 100mb dedicado?

  17. #57

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Me desculpe então. É que quando li o que você escreveu me passou a ideia de que queria complicar a vida do concorrente quando disse: " a vida dele vai ficar muito difícil..."
    se eu fizer tudo correto, e oferecer mais por menos, devo teoricamente complicar a vida dele sim =)

  18. #58

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por weasel Ver Post
    Eu vou ter que buscar um link descente a 200km, preciso verificar a viabilização de custo disso, o que seria necessário em torre e equipamento para trazer esse link de 200km de distancia 100mb dedicado?
    Primeira coisa que você tem que ver é:

    - Existem torres na rota?
    Caso positivo dá para alugar?

    - Se não dá para alugar você tem dois meios de fazer:

    1 - Contratar uma empresa tipo a N1 Telecom e dizer para que você precisa de um enlace do PONTO A até o PONTO B e onde eles recomendam - e ai eles farão todos os cálculos e essa brincadeira com rádio, torre, instalação, licença e etc não vai sair por menos de 100 mil (dependendo de quantas torres e de que altura precisar)

    2 - Encontrar as torres visual, achar elas no google, fazer o teste de elevação, comprar os equipamentos e quebrar a cabeça. É recomendado que você opere esses rádios na licença paga ou seja...um engenheiro te faz o projeto, pede a autorização na tia Ana e você usa . Nada de dor de cabeça ou interferências.

  19. #59

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por weasel Ver Post
    Eu vou ter que buscar um link descente a 200km, preciso verificar a viabilização de custo disso, o que seria necessário em torre e equipamento para trazer esse link de 200km de distancia 100mb dedicado?
    Buscar link a 200km pode usar 5 pares de AIRFIBER 5GHZ ,enlaces de 50km a 50km ,4 torres ate chegar em sua cidade. Valor em equipamentos 10 mil doleres ou 23 mil reais pode importar pela roc-noc ou flytec computers USA ou streakwave USA , valor da importaçao sem alfandega: 2000 dolares ou pode comprar na flytec do Paraguai ai é so da um pulo la e comprar pelo mesmo valor 10 mil dolares .
    Esse enlace teoricamente passaria "400mbps dedicado", agora tem que fazer a topografia da area pra ver se é viável .



    Para suas torres pode usar como as que eu faço aqui eu mesmo faço estes modulos de 2metros e 70x70x70 todo em cantonera fica pra mim cada modulo custo de 100 reais cada, isso se eu mandar o serralheiro soldar, se estiver com tempo eu mesmo faço ai sai por bem menos, estes modulos vc so vai precisar de cabear a cada 14 metros com uma boa base é logico, esse modelo de modulo usavamos em enlaces rurais nos USA sao robustos e leve para ajudar no transporte .

    Algumas de minhas torres com estes modulos aqui no brasil:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         100_3729.JPG
Visualizações:	353
Tamanho: 	1,30 MB
ID:      	53004Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tower2.jpg
Visualizações:	297
Tamanho: 	1,56 MB
ID:      	53005Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG-20140618-WA0002.jpg
Visualizações:	186
Tamanho: 	61,7 KB
ID:      	53007Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG-20140618-WA0001.jpg
Visualizações:	171
Tamanho: 	35,4 KB
ID:      	53006

  20. #60

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    A série PTP600 resolve o teu problema. Latência máxima de 4ms; Ethernet throughput máximo de 300 mbps; alcance de até 200 km e banda de até 30 MHz. O equipamento está na faixa de 20 mil dólares.