Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
+ Responder ao Tópico



  1. #61
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por weasel Ver Post
    Eu vou ter que buscar um link descente a 200km, preciso verificar a viabilização de custo disso, o que seria necessário em torre e equipamento para trazer esse link de 200km de distancia 100mb dedicado?
    Weasel, para trazer o link meu hoje utilizo radio licenciado por conta de interferencia da regição, mas se voce ai for tranquilo acho que consegue radio 5.8, equipamento que recomendo é as antenas da algcom de 1,20m e radio RB912, mas para essa distancia voce vai ter que dividir em 60 /60km ou 50 / 50km ai voce vai decidir, e pelo conhecimento que tenho é quase impossivel ter um enlace bom com distancia de 200km não recomendo.
    Última edição por infor3; 08-07-2014 às 09:23.

  2. #62

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por vitorfagundes Ver Post
    A série PTP600 resolve o teu problema. Latência máxima de 4ms; Ethernet throughput máximo de 300 mbps; alcance de até 200 km e banda de até 30 MHz. O equipamento está na faixa de 20 mil dólares.
    É amigo motorola PTP sao otimos radios mas 200km e chao demaissssss.....
    fazer o enlace ate pode ser que faça mas 200km a 300mbps....
    ai ta uma coisa que queria ver acontecendo viu ......

  3. #63

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por weasel Ver Post
    se eu fizer tudo correto, e oferecer mais por menos, devo teoricamente complicar a vida dele sim =)
    Mais uma vez me desculpe... eu havia entendido totalmente errado, pois você disse que conversava com seu amigo que é ex-sócio do seu futuro concorrente... e por isso ..."a vida dele vai ficar muito difícil".

    Como já te disse antes, acho uma disposição de fazer o melhor desde o início... este é o lado positivo.
    Mas novamente me desculpe, pois vejo uma pontinha de lado negativo quando você resiste a trocar ideias sobre fazer isso com wireless.
    Se você fizer o transporte do link principalmente com rádios licenciados ( que são muito mais seguros ) e supondo ainda que você faça duas redes separadas, com torres separadas para cada rede, você ainda gastaria muito menos do que com fibra e teria redundância.
    Com a fibra, se houver um rompimento no caminho e não tiver redundância, ainda vai ficar parado.
    Isto partindo das condições que você expôs de ter um serviço 100% vai precisar de redundância.
    Com fibra vai gastar sim muito mais de 1 milhão. E quando eu falava em 1 milhão estava me referindo a cobrir a cidade com aquele cálculo de residências que você citou. Nem estava pensando em fazer estes 200km em fibra.

    Agora, se você tiver por alvo chegar aos primeiros 100 clientes com fibra e espera atingir só os clientes bem próximos, daí com certeza este milhão cai para alguns poucos milhares. E com o retorno do investimento dá para ir expandindo.
    A grande maioria que hoje está cabeando são provedores que já cresceram em cima do wireless e tem uma carteira grande de clientes para garantir o investimento.

    Partir do zero são pouquíssimos... mas existem e quem sabe você seja um desses... não vou subestimar sua capacidade financeira para este investimento.
    Só acho muito importante esta discussão sobre o tema pois assim todos nós podemos crescer

  4. #64

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por speedpc Ver Post
    É amigo motorola PTP sao otimos radios mas 200km e chao demaissssss.....
    fazer o enlace ate pode ser que faça mas 200km a 300mbps....
    ai ta uma coisa que queria ver acontecendo viu ......
    -------------
    Como eu mesmo escrevi, Ethernet throughput máximo de 300 mbps. Não quer dizer q ele irá transmitir 300 mbps em 200 km. Provavelmente 1/3 disto. 300 mbps é para distâncias menores. Igual o Airfiber que deverá transportar em 50 km somente 1/5 do link.

  5. #65

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Claro foi pra isso que criei esse tópico, ja disse que meu problema com rede wireless vem da minha péssima experiencia como usuário enquanto quando estava com cabo não tinha do que reclamar, sou meio leigo com rede wireless, mas gostaria de saber sobre a opinião de vocês já disse que se for possível prestar o serviço como eu quero não me importo que seja wireless ou cabo, desde que o usuário final tenha a qualidade de serviço que eu quero dar.

    vou so repetir o que preciso,
    1 - preciso transportar um Link dedicado de 100mb, por 200km ate chegar na minha cidade
    2 - preciso saber se tenho que levantar um servidor la de onde sai o link ou ele pode ser montado aqui na cidade
    3 - sem duvida o serviço de wireless vai ser 5.8, então qual o máximo de velocidade que posso disponibilizar por usuário sem comprometer a rede,
    4 - nesse modelo considerando que a velocidade máxima seja de 5 a 10 por exemplo, quantos usuários por torre?

  6. #66
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por weasel Ver Post
    Claro foi pra isso que criei esse tópico, ja disse que meu problema com rede wireless vem da minha péssima experiencia como usuário enquanto quando estava com cabo não tinha do que reclamar, sou meio leigo com rede wireless, mas gostaria de saber sobre a opinião de vocês já disse que se for possível prestar o serviço como eu quero não me importo que seja wireless ou cabo, desde que o usuário final tenha a qualidade de serviço que eu quero dar.

    vou so repetir o que preciso,
    1 - preciso transportar um Link dedicado de 100mb, por 200km ate chegar na minha cidade
    2 - preciso saber se tenho que levantar um servidor la de onde sai o link ou ele pode ser montado aqui na cidade
    3 - sem duvida o serviço de wireless vai ser 5.8, então qual o máximo de velocidade que posso disponibilizar por usuário sem comprometer a rede,
    4 - nesse modelo considerando que a velocidade máxima seja de 5 a 10 por exemplo, quantos usuários por torre?

    Como assim levantar servidor? e ainda indicaria o serviço XDSL pois esta com um preço acessivel e é uma boa tecnologia para quem quer qualidade.

    Para trazer o link da outra cidade voce ja tem as torres montada? ja fez o estudo para ver a viabilidade? tem as coordenadas? ja sabe qual equipamento utilizar?

  7. #67

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    não tenho torres levantadas em lugar nenhum estou montando o projeto pra apresentar ainda e preciso relevar todas as possíveis condições mas as coordenadas tenho sim baixei o Spring, mas apanhei muito pra mexer nele, tenho as 2 cidades em questão, ae a logística de onde estruturar torres caso seja wireless pra cobrir, e onde fazer o servidor para começar a distribuir cabos também já tenho meio que acertado, o terreno da região não chega a ser muito acentuado não

  8. #68

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    O servidor vai na sua sede até melhora em relação a latência.

  9. #69

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    esse eh um ponto importante =)

  10. #70

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    pode dar add no meu skype ae, [email protected]

  11. #71

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Não precisa colocar o server na ponta de saída do link, mas sim na sede da empresa na sua cidade. A quantidade de usuários x planos depende da capacidade teórica do equipamento, o que na prática é menor, ou seja, num rocket M5 seria de 100 usuários a 1Mb ou 10 usuários a 10Mb, isso teoricamente, na prática dá menos.

  12. #72

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Você pode também pensar a respeito de uma rede HFC na cidade, pois usaria poucos optical nodes, alguns amplificadores e não teria a dor de cabeça de um cliente bagunçar a fibra, pois a maioria das casas não possui dutos e quando possuem podem estar estrangulados, a fibra não pode ser muito tracionada (cabo drop) e o cliente mudando as coisas de lugar pode enrolar e quebrar o cordão óptico.

    O ADSL também é uma boa alternativa, tenho vontade de montar dois ambientes de testes, um HFC e um ADSL, só acho meio ruim o ADSL porque teria duas opções: ou passaria um cabo novo da sua planta externa até o cliente ou injetaria da sua rede pro TAR ou pro armário de distribuição da linha do cliente e não sei se a operadora de telefonia deixaria a segunda opção.

    Leia este tópico:
    http://eng.registro.br/pipermail/gte...ay/048823.html

  13. #73

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    acho que vou seguir com a rede mista, começando com wireless 5.8, tenho o douglas me auxiliando mas qualquer um interessado favor me adicionar no skype e conversamos... [email protected]