Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montando um Provedor de Fibra

    Boa tarde galera, primeiramente toda vez que faco algo procuro me informar ao máximo, e no caso agora estou decidido a fazer um provedor de internet na minha cidade e região, tendo em vista que tenho na cidade Oi cobrindo no máximo 10% da cidade com 1mb sem previsão de expansão...sabem como e, e uma internet a radio triste....muito precária... então os usuários estão literalmente entre a cruz e a espada...e todas as buscas sempre caíram nesse forum, pessoa show de bola sempre ajudando mas ainda sim nunca caia exatamente no que eu queria...então vamos la

    1-Ja sei os passos o procedimento e custo da maioria das coisas, estou cotando link com GVT, Embratel, Oi, e outras empresas terceirizadas, minha pergunta seria possível montar um provedor e se conectar diretamente no backbone fazendo um POP próprio, sem precisar comprar LINK?

    2-Caso sim, COMO? caso nao...minha ideia e simples quero prover internet de qualidade para a regiao toda, tenho os recursos para fazer isso acontecer, mas me recuso a fazer algo mal feito ou insustentável sejamos realistas aqui...

    3-do provedor para os clientes a ideia eh cabeamento de fibra por baixo ou por poste em lugares mais afastados, minha ideia e pra começar com 500 clientes expandindo rápido tendo em vista que não existe outra opção decente então quero oferecer o máximo de velocidade com qualidade a valores não superiores a 100 reais, tendo possibilidade de maiores velocidades para os interessados com preços maiores também...

    4- por enquanto começando a procura achei LINK de 10mb por R$ 6500,00 em teoria eh melhor quanto maior o link q eu pegar e menor a velocidade q for contratada... ex: 10mb de link dao para 100 internet de 1mb, a uso simultâneo usando TrafficShape da pra aumentar ainda mais isso.

    abraços agradeço considerações e ajudas
    Att
    Alan

  2. #2

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Olá!

    olha, esse valor de link está muito alto. Você precisa achar formas de diminuir isso. Talvez indo até outra cidade via rádio licenciado. Juntando com outro provedor de cidade vizinha na compra. Cada região tem uma solução.

    Sobre a fibra: basicamente você gastará R$10,00 por metro de cabo na rua do seu backbone mais R$400,00 por cada cliente ativado.

    Se você quiser ter uma idéia melhor sobre a fibra fala com Fábio no 19-3291-0088.

    Espero ter ajudado.

    Abraco
    Fabricio

  3. #3

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Achei esse valor de fibra ae bem mais alto do q encontrei e referente a dividir o link não eh comercialmente viável dividir o link com a concorrência ne

  4. #4

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Fibra vai de $8,70 a $10,00 por metro no backbone, não tem jeito mesmo. No cliente varia de $250,00 a $600,00 dependendo se é Epon, Gpon, ONU com ou sem voip, com ou sem wireless.

    Sobre o link, é muito comum provedor da cidade A se unir coma da cidade B para pegar link na cidade C. Ninguém é concorrente...

    Aqui em Campinas tem um pop em que seis provedores de cidades vizinhas compraram dois gigas juntos. Pagam menos de 100,00 o mega e levam via rádio para suas cidades.

    Abraco!

  5. #5

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Parece então que todos os valores que eu estive levantando estão dando diferença, o link eh assim, estou no MS, sem projeção do PNBL, apos pesquisa vi que tem um POP em Dourados, a 200 km daqui, la a GVT tem internet de 150 mb, com o preço da fibra por R$ 10,00 o metro fica totalmente inviável fazer um provedor de fibra...mas to querendo fugir do serviço a radio pois acho muito instável, ainda mais nessa região onde condições meteorológicas são um fator agressivo...sugestões amigos?

  6. #6

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Sou do MS tb, e link se não for pegar em Dourados ou em Campo Grande o preço fica inviável! montei 110km pra pegar link de sair fora da OI, 150mb na fibra da GVT não e dedicado, se vc não quer trabalhar com radio dedicado para buscar o Link, acho que não terá muita opção, sobre radio nos clientes, pd usar uma solução mais simples, cabeado, tem uma solução da volt que acho que da pra começar! Qual cidade vc eh? e infelizmente se vc não se juntar com algum outro provedor de outra cidade para compensar os custos de comprar link em quantidade vc vai ficar com um valor mt elevado, nesse valor q vc passou pago 34mb em campo grande! estou buscando com ALGCOM e Intelbras, tive 1 problema em 4 meses, 1 radio perdeu potencia, fora isso! nada no momento! e previsão de sair fibra na minha cidade onde esta passando e tem o backbone? nem tem! EMBRATEL, GVT nd

  7. #7

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Estou em Jardim, to querendo ver algo pra região, relação ao link não fica tao caro, não eh pra ficar pelo menos, 1 empresa so q vi ja passou a 6500,00 10mb, em horário de pico com todo mundo usando fácil esses 10mb redistribui em 100 pessoas a 1mb TOP!, sendo com da ter muito mais clientes no mesmo link facilmente, outra, não tenho muita fe sobre dividir link com outras operadoras em outras cidades eh mais fácil fazer a prestação de serviço na cidade pra empresas essas empresas compram link de você, por exemplo tem uma empresa que eu sei paga 4500,00 em 4mb de link so eu pego empresas assim eu reduzo o custo do meu link sem prejudicar o trafego, isso em teoria ne.

    a conta que eu to fazendo eh meio simples, 35mil habitantes, na cidade x, fazendo uma media das casas super lotadas a 5 pessoas por casa, temos 7000 casas, se eu conseguir cobrir menos da metade dessas casas digamos 3000 casas, oferecendo serviços de 1mb, 3mb, e 5mb, na opinião dos senhores seria viável?

  8. #8

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Assim, falando em Link teria que ser 100mb pra cima, pra vc conseguir qualidade, ai sim vc ficar tranquilho, pra voce fibrar toda as casas inicial, acho que o custo seria mt alto, nao posso te falar em fibra pois nunca usei! se vc comprar 500mb em dourados, e tentar revender para outros provedores na regiao, vc montar sua rede e fornecer pra eles, para compensar o custo, e investir na sua cidade, onde concorrente vc nao ira fornecer link, e comecar a ver a tecnologia a usar, radio nao esta ruim, tenho minha rede inteira a radio, mas na minha cidade com 5km de estencao eu estou com 5 base, celulas que atendo ate 1km no maximo, pra manter qualidade, estou restruturando para 5.8 para atender bem, mas tem HPNA, tem a rede VOlt cabeada, e sim nada melhor que fibra, mas ai vc precisa pegar e fazer um levantamento a risca para nao tomar prejuizo!
    meu sonho de consumo e meter fibra em toda a cidade, mas o custo inviabiliza, quem sabe um futuro proximo, pois esta saindo mt material de qualidade!

    faca um bom estudo do que implantar, se tiver muita grana pra investir ai sim!
    primeiro passo, procure provedores com fibra, hpna ou cabo pra vc ver o funcionamento, custos ai comeca seu projeto! e nao esqueca de toda documentacao!

  9. #9

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Claro claro, documentação correta, mas assim oh, vi na ABRANET, que algumas coisas não precisam e algumas coisas não tem que ser feitas, mas quando falo com o pessoal dizem que sim, por exemplo cadastro SCM, pelo que eu vi o provedor de internet não pode pagar ICMS, outra, mas esse plano ae eh pra frente a ideia eh montar a estrutura top com Servidor e Cache, pra não precisar mexer nisso, ae ir fazendo o cabeamento e prestando atendimento ja tenho quase tudo projetado, mas ainda preciso de ajuda em alguns detalhes se algum consultor tiver interesse em me ajudar ficaria grato, como todo serviço de consultoria tem que ser pago obvio...

  10. #10

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Assim, falando em Link teria que ser 100mb pra cima, pra vc conseguir qualidade, ai sim vc ficar tranquilho, pra voce fibrar toda as casas inicial, acho que o custo seria mt alto, nao posso te falar em fibra pois nunca usei! se vc comprar 500mb em dourados, e tentar revender para outros provedores na regiao, vc montar sua rede e fornecer pra eles, para compensar o custo, e investir na sua cidade, onde concorrente vc nao ira fornecer link, e comecar a ver a tecnologia a usar, radio nao esta ruim, tenho minha rede inteira a radio, mas na minha cidade com 5km de estencao eu estou com 5 base, celulas que atendo ate 1km no maximo, pra manter qualidade, estou restruturando para 5.8 para atender bem, mas tem HPNA, tem a rede VOlt cabeada, e sim nada melhor que fibra, mas ai vc precisa pegar e fazer um levantamento a risca para nao tomar prejuizo!
    meu sonho de consumo e meter fibra em toda a cidade, mas o custo inviabiliza, quem sabe um futuro proximo, pois esta saindo mt material de qualidade!

    faca um bom estudo do que implantar, se tiver muita grana pra investir ai sim!
    primeiro passo, procure provedores com fibra, hpna ou cabo pra vc ver o funcionamento, custos ai comeca seu projeto! e nao esqueca de toda documentacao!

  11. #11

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    weasel, pelo visto você tem verba disponível e muito boa vontade de fornecer um serviço de alto padrão.
    Mas como disseram, um bom projeto não passa só por aí.
    Com relação aos preços, se te passaram algo diferente do que o Fabricio falou, devem ter te passado só o preço do metro de fibra. Mas tem muito mais coisa envolvida.
    Quem tem lançado fibra diz que o preço médio por Km lançado é sim em torno de 10 mil reais o que daria 10 reais por metro.
    Isso só para fazer o cabeamento. Depois tem ainda o investimento em equipamentos base e cliente.
    E se fibra é o sonho de todos, podemos ver que vários que estão implantando estão encontrando problemas de gerenciamento da rede também. Nem tudo são rosas...
    Quem implantou com sucesso, na maioria diz que sem uma boa consultoria não teriam alcançado os objetivos.
    Então te digo, pelo que você já expôs como alvo, não vai baixar de 1 milhão de reais.
    E como você também falou em um excelente serviço, esquece link de 10 mega. Você nunca colocaria estes 100 clientes nos 10 megas. A não ser que fosse plano baixo. Mas daí perderia o sentido.
    Se tem a verba e a região é precária em link, então o melhor negócio é trabalhar no atacado revendendo link para outros.
    Daí sim, concentrando os esforços no transporte de link você pode investir com segurança em equipamentos de rádios altamente confiáveis.
    Você não imagina o que é o dia a dia para agradar cliente final... máquinas "bichadas", cliente que nem sabe abrir um navegador quanto mais manter a saúde do sistema rodando razoavelmente bom com tanto lixo na rede mundial procurando os incautos para enfernizar a vida deles. E daí quando começa a ficar lento o cara vem dizer que é a conexão... vai lá na casa e simplesmente não abre navegador, não obedece ao mouse, não consegue escrever porque o teclado não anda... e a culpa toda é da internet...
    No atacado não tem nada disso.

  12. #12

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Entendo, mas assim 2 coisas,
    1- não consigo imaginar um investimento inicial de 1 milhão para começar atender 100 pessoas não procede isso...
    2- a parte administrativa eu já vi tudo já estou ciente de documentação do q precisa realmente ser feito de do que não precisa, quero tudo certinho
    tenho os contatos e acho q consigo viabilizar uma distribuição de fibra pela cidade, onde todos saem ganhando eu fazendo isso outras empresas vão começar a surgir coisas que já sei de fato que vão acontecer então por isso estou me adiantando, as vezes cai umas informações privilegiadas na nossa mão e temos que fazer algo a respeito.

    porem em lugar nenhum vi valores de fibra que estão me passando, a ideia eh incluir caixas e switchs para facilitar a distribuição, gostaria de uma consultoria boa pra me ajudar em algumas questões claro mas qualquer coisa também consigo as informações e os dados, minha duvida eh o quanto que preciso de link para fornecer 100 serviços a uma media 5mb por usuário por exemplo...e dae partimos aumentando ate quando tiver link o suficiente pra subir o plano sem aumentar o valor que o link fica mais barato quanto mais você tem

  13. #13

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    toda vez que leio no forum, sempre tem algumas discucoes sobre cache ou dedicado, links e adsl, radio e fibra...

    estou decidido a fazer o negocio bem feito TOP, entao tem que ter dedicado, cache e vai ser a fibra, nada de radio...entao gostaria de ajuda dos super consultores do under-linux pra me colocar no caminho certo

  14. #14
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Citação Postado originalmente por weasel Ver Post
    toda vez que leio no forum, sempre tem algumas discucoes sobre cache ou dedicado, links e adsl, radio e fibra...

    estou decidido a fazer o negocio bem feito TOP, entao tem que ter dedicado, cache e vai ser a fibra, nada de radio...entao gostaria de ajuda dos super consultores do under-linux pra me colocar no caminho certo

    Um tópico muito interessante que você deveria acompanhar é:

    https://under-linux.org/showthread.php?t=173147

  15. #15

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Não estou nervoso estou bem calmo meu problema com rádio já disse eh mais baixo o custo inicial mas fica mais caro depois mas se me provarem q posso ter qualidade similar da fibra sem problema, estou aguardando resposta de outros provedores sim o link eh possível sim descente como Vc disse

  16. #16

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Por favor deixe sua opinião estou analisando todos os ângulos como disse minha meta eh ter a melhor qualidade com a maior velocidade com valores não superiores a 100 reais mensais para os clientes

  17. #17

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Uma das propostas q eu tenho não chega ne perto de 1 milhão tenho 6500 por 10 mb e 780 de instalação fibra direta mas vamo lá galera obrigado pelas contribuições tão me ajudando muito só me assustei com alguns valores q vcs falaram

  18. #18

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Mas esse valor q vc paga no mb eh na cidade ou rural pq o problema aqui eh o fato de ser rural

  19. #19

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Se der problema na torre do seu parceiro não cai toda a sua rede?

  20. #20

    Padrão Re: Montando um Provedor de Fibra

    Ata então seu provedor não eh um Zezinho o cara eh forte ae sim eh o mesmo princípio de pegar link de uma Gvt Embratel enfim...eh isso q tô vendo a possibilidade