+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Rede para atender um evento festivo

    Bom pessoal estou sem saber o que fazer, vou fazer uma propaganda do meu provedor em uma festa na minha cidade, vou liberar internet para o pessoal que estiver no evento, o publico maior são celulares e tabletes com wifi, vou colocar 4 painéis para cobrir a área do evento, queria que os celulares conectasse aos APS recebendo um IP e que se eles saíssem da área de um AP ele entrasse na de outro automaticamente sem cair a conexão e sem alterar o IP, como posso fazer isso?

    Os equipamentos que pensei em utilizar seria 1 RB750 e 4 CPE intelbras WOG212 para AP.
    Última edição por infor3; 13-07-2014 às 20:26. Razão: Implementar post

  2. #2

    Padrão Re: Rede para atender um evento festivo

    Vai precisar colocar os APs em modo AP bridge (WDS Slave nos MikroTiks), assim eles vão funcionar como extensores da rede sem fio. Desse modo vai existir um só SSID por todo o local e a troca entre os APs será feita automaticamente.

    Sobre não alterar o IP, isso vai depender do lease time no servidor DHCP. O valor padrão (acho que é 1 ou 2 dias) já é suficiente, então mesmo que perca o IP na troca de APs (só vai ocorrer em caso de problemas ao conectar ou ponto cego) o cliente vai obter o mesmo que tinha anteriormente ao reconectar.

    E esse WOG 212 não parece ser ideal para AP. Provavelmente você não vai conseguir muitos (mais de 10) clientes em cada AP com estabilidade usando algo assim.
    Última edição por TsouzaR; 13-07-2014 às 23:41.

  3. #3

    Padrão Re: Rede para atender um evento festivo

    Amigo fizemos isso aqui em minha cidade recentemente fim de semana passado teve um rodeio e fizemos colocamos um SXT 5.8 recebendo o link mandamos 20 MB ai colocamos uma RB 433 com 2 setoriais e um pouco distante colocamos uma uma Omni com uma Groove ai colocamos os três equipamentos com o mesmo nome só sei que deu certo, o tráfego maior foi no sabado mas eu não cheguei a ver quanto deu de consumo mas na sexta que eu vi teve vez de dar 9MB de consumo mas não consome muito o tempo todo fica dando uns picos pq hj em dia povo só quer saber de "zap zap" e ja era fizemos uns banners e espalhamos pelo evento ficou muito bom.

  4. #4

    Padrão Re: Rede para atender um evento festivo

    Poderia criar um script para gerar um IP e associá-lo a um determinado MAC.
    O handoff é mais complicado pois você tem que ter controle e conhecimento da intensidade de sinal no local. O AP tem que desconectar que estiver com sinal ruim para forçar ele a conectar-se a outro com sinal melhor, eu acho difícil que essa troca seja imperceptível pois vai depender da qualidade do equipamento e da intensidade do sinal.
    Pode haver alguns problemas ao desconectar o usuário:
    -Não haver um AP com sinal melhor.
    -Interrupção de downloads ou uploads.
    -dificuldade de equilibrar a carga entre os AP's.
    Na telefonia móvel essa troca é imperceptível pois os celulares mantém comunicação com todas as antenas ao seu redor, já em redes wireless os clientes mantem comunicação somente com um AP.
    Em celulares a troca ocorre entre quando o sinal esta entre -90 dbm e -100 dbm, só que eles não têm muitos problemas com interferência, 3g passa 1 mega tranquilo com sinal em -110 dbm. Já em 2.4 acho que da para fazer a desconexão com o sinal em -70 dbm.

  5. #5

    Padrão Re: Rede para atender um evento festivo

    Este fim de semana fiz isto em uma cidade que atendo, coloquei uma rb 433ah com dois R52hn 2 painéis setoriais oiw, uma omini aquário de 15 com um groove metal, tudo em ap-bridge, e uma rb 493ah configurada para receber o link em uma porta, natear, e controlar 512 ips, nos aps coloquei pra não aceitar conexões piores que -75db, dns-cache etc... Agora so uma coisa, tinha hora que chegou a dar 6mb em cada cartão, e ficou muito lento devido ao numero de pessoas, acho que com unifi ficaria melhor...

  6. #6

    Padrão Re: Rede para atender um evento festivo

    Coloca somente o modo N, quase todos os equipamentos atualmente já suportam ele.

  7. #7
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Rede para atender um evento festivo

    Pesuisei um pouco a respeito, não seria interessante fazer uma rede mesh? funcionaria para mim?

  8. #8

    Padrão Re: Rede para atender um evento festivo

    Mesh deve ficar com uma qualidade melhor. Se informa também também sobre o unifi, dizem ser o mais prático.

  9. #9
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Rede para atender um evento festivo

    Mais posso fazer a rede mesh com os ap intelbras, pois não estou querendo comprar outros, sabe de alguma configuração especifica para rede mesh?

  10. #10

    Padrão Re: Rede para atender um evento festivo

    Amigo, para este cenário uma excelente solução é utilizar o Unifi, ele faz o roaming entre o um AP e outro, e a distribuição de carga do processamento, somente fica atento no tamanho do evento. Com relação ao IP, a troca entre um AP e outro é feito de modo que não haja desconexão do AP, c om relação ao IP que o dispositivo recebeu, continua o mesmo.