Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dentre os sugeridos qual o melhor AP?


    Antes de pedir ajuda, quero expressar minha opinião sobre o conteúdo publicado aqui. Quanta informação de qualidade, todos vocês estão de parabéns pela dedicação e profissionalismo.



    É tanto conhecimento técnico, que até leigos como eu ( sou jornalista baseado em Brasília, área completamente distinta), conseguem compreender com clareza tudo o que se ensina. Mais uma vez, parabéns!


    Preciso de ajuda, uma opinião de quem entende.



    A DEMANDA


    Gosto de receber pessoas em nossa chácara nos arredores de Brasília. A propriedade está muito próxima da zona urbana, por isso temos acesso à rede de internet de uma determinada operadora.

    Ao chegarem ao local, os convidados logo me perguntam a senha do Wi Fi.Nos dias de hoje, esse cenário pode ser comparado ao tempo dos nossos avós, onde sempre tinham um bom cafezinho para oferecer aos visitantes.



    Na área interna da casa, temos um roteador Wi Fi básico doado pela operadora. Mas este equipamento é péssimo e pior, não posso desfazer, pois ele também cumpre o papel de modem.



    |||||||||||Levando em consideração o uso da rede na área interna e externa, minha necessidade hoje é irradiar sinal para uma área de aproximadamente mil metros. Embora o uso da rede não seja comercial, não pretendo comprar equipamentos domésticos. Quero um Acess Point robusto,externo.


    Diante da necessidade, pesquisei bastante sobre alguns modelos e gostaria deu m posicionamento sobre os equipamentos apresentados abaixo. Sua opinião sobre qual escolher será muito importante na minha decisão,não pense em custo benefício, o preço definitivamente não importa.


    |||||||Mikrotik - METAL5SHPn com omni de 12dB


    |||||||UBIQUITI BULLET2HP 800MW com omni de 12dB


    |||||||Canopy Access Point 5.7 GHz - 5700 AP


    A estética e a potencia me deixaram impressionado com o modelo Mikrotik – METAL5SHPn, gostaria de opiniões mais consistentes sobre este equipamento.


    Considerações Relevantes:

    Não terei kit cliente esperando o sinal irradiado, essa internet será usada em celular,tablet, smartphone e notbook. Ou seja, receptores sem antena externa. Considerando a distancia de mil metros, posso até investir em duas peças visando a criação de um repetidor de sinal ou solução similar.




    Observações:


    1.Sei que os modelos citados podem estar além da minha necessidade,também sei que são caros;
    2. Necessito de relatos experientes sobre os modelos apresentados acima, evite sugerir equipamentos de outras marcas ou equivalentes.


    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Dentre os sugeridos qual o melhor AP?

    Boa tarde Arthur,

    Compreendo seu questionamento. No entanto,meu objetivo é receber opinião sobre os modelos mencionados no post.

    Não há proibições, ou qualquer outra restrição quanto ao que você ou qualquer outro colaborador tem a me dizer, apenas sugeri que evitem citar equipamentos de outras marcas ou equivalentes. Ou seja, seria interessante redirecionar seu comentário para as sugestões apresentadas no post. Obrigado.

  3. #3

    Padrão Re: Dentre os sugeridos qual o melhor AP?

    Mikrotik metal para mim deu muito problema tanto em 2.4 como 5.8 . Não era com alimentação de energia pois tentei de tudo.
    Simplesmente para de emitir o SSID e daí só reiniciando.

    Já que citou Canopy, nunca usei, mas é top de linha.
    Só tenho uma dúvida que um dia ao consultar o distribuidor ele me disse que Canopy só fala com Canopy. Achei estranho pois se colocar como AP para atender notebook e smartphones, tem que ser compatível com protocolo 802.11

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por technorte Ver Post
    bom, ja que ja esta aceitando sugestões vamos la...nao entendi bem essa distancia de mil metros, se são m² ou linha reta...se for m² ta tranquilo, agora se for linha reta nenhum equipamento terá uma boa qualidade logo aos 500mts, pois mesmo tendo uma boa capacidade de envio de sinal o equipamento precisa receber sinal de volta e convenhamos, celulares, tablets e notebooks nao tem essa potencia toda...entao ao meu ver é o seguinte...na area outdoor temos um equipamento pouco explorado da UBNT que e a PicoStation...
    Anexo 52766
    para o ambiente indoor temos um equipamento da UBNT que é fenomenal...
    é o UniFi UniFi AP Long Range (UAP LR)
    Anexo 52767

    de uma olhada nos 2...senao agradar temos varias opções profissionais tbem na linha mikrotik.




    Falha minha não ter dito no post que o raio de atuação do equipamento era de mil metros quadrados, compreendidos entre residência, área de lazer e dependências dos colaboradores.

    Interessante o modelo PicoStation, já havia lido algumas coisas sobre ele, mas nunca me aprofundei. Vou pesquisar mais.

    Dê sua opinião sobre o Metal. Obg.

  5. #5

    Padrão Re: Dentre os sugeridos qual o melhor AP?

    Em relação ao Metal, realmente há muitos relatos negativos sobre o equipamento. Como também existem diversos comentários elogiando. A gente que é leigo sofre nessas horas rsrs. Em linhas gerais, dentre outras coisas andei lendo que o cabo longo demais prejudica a transmissão da energia e o equipamento reinicia. Ou seja, o que chega via POE não consegue alimentar de forma adequada o conjunto.

    Aqui no fórum inclusive, há uma conversa sobre ele, onde testes de bancada dos colegas indicaram para uns sucesso e para outros nenhum resultado ( problema permaneceu).

    Mas confesso, a robustez e sua potencia me impressionaram.

    Tendo em vista o meu tipo de uso que abrange um raio de mil metros quadrados, tente por favor, indicar um modelo no mesmo perfil técnico para uso externo.



    Em relação ao Canopy, embora tenha pesquisado sobre os modelos de AP's, essa informação "passou batida", imagina o prejuízo? Retirei ele da lista. Obg.

  6. #6

    Padrão Re: Dentre os sugeridos qual o melhor AP?

    Me ajudou bastante, obrigado.

  7. #7

    Padrão Re: Dentre os sugeridos qual o melhor AP?

    Agora um detalhe importante:
    Antena omni interna, seja de 2,5 ou 12dBi, vai te dar um conexão pior que uma antena outdoor, em cima ou do lado de fora da construção. Qualquer parede a menos como obstaculo melhora a qualidade da conexão.

    Portanto calcule bem o local de instalar a antena, dentro de um sala com portas de vidro, telhas romanas baixas, paredes grossas, é uma péssima opção.

    Se a construção está no meio da area de 1000m² não faz tanta diferença a instalação interna da antena do AP, mas se estiver fora do centro tem o risco de não cobrir toda a area, procure então o ponto sobre a construção, ou numa parede lateral porém no alto (2m de altura já serve), que tenha visada pra maior parte possível do terreno, e lembre que arvores densas (Folhas que mantém umidade o ano todo, em BSB provavelmente só caju e manga) mesmo que pareçam ter folhas escassas atenuam muito o sinal, SE tivesse aparelhos decentes conectando talvez não, mas smartphones e tablets tem adaptadores wifi péssimos, com potencia baixa e antenas pequenas, você não pode pegar um note Dell e percorrer o terreno sem perder conexão e se basear nisso pra dizer que qualquer um terá conexão em qualquer lugar, 90% dos smartphones são terríveis de conexão, por isso a necessidade de posicionar a antena de modo a ter o mínimo possível de obstaculos.

    (Também tem antenas 9dB de uso externo caprichadas, da OiwTech, valem a pena. Evite a todo custo antenas omni baratas, no ML deve ter algumas caseiras baratinhas, eu evitaria a todo custo)

    A fato de sugerir equipamento 5,8GHz me diz que você tem Apple, mas... a resto do brasil não tem, por mais que varios notebooks ou smartphones falem em suporte a 5GHz os POUCOS que tem antena dual-frequency (2,4 e 5,8GHz) tem antenas ridículas (2dB em 5GHz, mas nessa frequencia mais alta a penetrabilidade pelos obstaculos é menor e portanto precisaria antena com o dobro do ganho comparado a 2,4GHz), a Apple e alguns notes de linhas de preço similar (Dell XPS, por exemplo) tem conexão decente em 5GHz, mas 99,99% dos aparelhos de seus amigos só conectará em 2,4GHz, esqueça 5GHz pelos proximos 8 anos em AP's domesticos compartilhados.

    Eu sugiro usar equipamento 802.11N, ou seja, nada de velhos B e G, de modo que as sugestões pra AP central seriam:
    - Bullet M2 (Ou M2-HP, o nome varia)
    - PicoStation M2
    E para o caso da construção ficar num canto do terreno, uma antena setorial de 60° pode cobrir o terreno (Caso não seja quadrado) de forma mais eficiente, falo de:
    - NanoStation M2
    - NanoStation Loco M2
    - SXT 2HnD

    Smartphone ou notebook que não conecta em N existe, mas ou são antigos (<2009) ou são basicos demais (Multilaser de R$ 149 comprado em 2011), o mono N tem mais estabilidade e alcance onde há sinal ruim. Modo G (802.11G, 54Mbps) também pode não ser acessível pra alguns desses aparelhos, se configurar autenticação wpa2-psk Tkip tem vaaaaarios smartphones baratoas ou notebooks antigos (Meu Netbook Lenovo é do fim de 2010 e não conecta nisso) que não conectarão, e autenticação inútil tipo WEP alguns aparelhos recentes não aceitam mais, então não tem autenticação universal, sempre terá aparelho incompatível, acho então inútil insistir em modos velhos/antiquados como B ou G quando o modo N permite mais estabilidade em sinal baixo.

  8. #8
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Dentre os sugeridos qual o melhor AP?

    Sou mais no bulet 2,4 uma vez que a maioria dos sistemas móveis vez para essa frequência. Só acho que dependendo da característica física do seu sítio ele não cobrirá os 1km de raio uma vez que a potência dos dispositivos são baixos(5mw a 50mw), do contrário sugiro o uso do nanostation ou similar(conforme a marca) se for usar mais de um.

  9. #9

    Padrão Re: Dentre os sugeridos qual o melhor AP?

    Quanto ao metal, não pode ser energia não. Pois já fizemos de tudo, cabo com no máximo 2 metros e ainda assim deu problema. Não é que ele reinicia. Ele simplesmente deixa de emitir o SSID e assim todo mundo perde a conexão.
    Só reiniciando.

    Uma coisa que fizemos para contornar o problema foi um script e colocado no scheduler para reiniciar a cada 30 minutos por exemplo. Não sabíamos a que momento ele iria parar, se em 1 hora ou se em 1 ou 2 dias. Mas isso trazia o transtorno para o cliente ao reiniciar. Mas pelo menos se parasse seria por alguns poucos minutos.

    Todos os Metal aconteceram isso. Hoje só para enfeite em cima da mesa.

  10. #10

    Padrão Re: Dentre os sugeridos qual o melhor AP?

    amigo, sou distribuidor do Canopy e ele não tem o protocolo de Wi-Fi (802.11). É indicado para enlaces ponto multi ponto. Apesar de não estar muito aberto a sugestões, aconselho que veja outras marcas que existem no mercado e são ainda melhores que Ubiquiti e Mikrotik, mas não possuem um trabalho de marketing como deveria. Pesquise um AP que é utilizado para cidades digitais, como o ENH700EXT da EnGenius ou WBS-2400-FCC da Wavion. Se você não está ligando muito para o preço, sem dúvida qualquer um desse dois lhe atenderá.

  11. #11

    Padrão Re: Dentre os sugeridos qual o melhor AP?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Já que citou Canopy, nunca usei, mas é top de linha.
    Só tenho uma dúvida que um dia ao consultar o distribuidor ele me disse que Canopy só fala com Canopy. Achei estranho pois se colocar como AP para atender notebook e smartphones, tem que ser compatível com protocolo 802.11
    Então fechou com a informação que eu tinha. Canopy só com Canopy.
    Este Engenius você distribui ou só comentou sobre a opção?
    Wavion, nosso provedor tem mas deixa só para eventos como é o caso do autor do tópico.
    Vai tranquilo inclusive com smartphones.
    Só que o preço é salgado.

    Este Engenius está homologado pela Streakwave. O preço dele era atraente, não sei hoje.
    Na flytec no Paraguai é 435 dólares. Talvez seja uma boa opção para a aplicação.

    E realmente no passado se comentava mais sobre os produtos Engenius.. Fazia tempo que não ouvia alguém referenciar a marca...

  12. #12

    Padrão Re: Dentre os sugeridos qual o melhor AP?

    Somos os distribuidores master da EnGenius no Brasil. Eles estão instalados em várias cidades e utilizados como hot spot ou até mesmo em escolas. Quanto á Wavion, o preço é maior pq o equipamento cobre uma área maior que qualquer outro e aguenta até 300 cliente pendurados

  13. #13

    Padrão Re: Dentre os sugeridos qual o melhor AP?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Quanto ao metal, não pode ser energia não. Pois já fizemos de tudo, cabo com no máximo 2 metros e ainda assim deu problema. Não é que ele reinicia. Ele simplesmente deixa de emitir o SSID e assim todo mundo perde a conexão.
    Só reiniciando.

    Uma coisa que fizemos para contornar o problema foi um script e colocado no scheduler para reiniciar a cada 30 minutos por exemplo. Não sabíamos a que momento ele iria parar, se em 1 hora ou se em 1 ou 2 dias. Mas isso trazia o transtorno para o cliente ao reiniciar. Mas pelo menos se parasse seria por alguns poucos minutos.

    Todos os Metal aconteceram isso. Hoje só para enfeite em cima da mesa.

    Que estranho. Comigo o problema foi outro. Passa um tempo normal, acessando normalmente pelo winbox, e depois de 2 ou 3 dias não acessa mais. Aparece na rede, aparece no winbox, os clientes continuam conectados e navegando, só que não tenho mais acesso remoto até ir na torre dar um boot nele.
    Aconteceu a mesma coisa com 3 que usei. Tenho somente um funcionando ainda num dos POPs, mas volta e meia alguém tem que ir lá rebootar para poder acessar remotamente. É bem chato isso.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Agora um detalhe importante:
    Antena omni interna, seja de 2,5 ou 12dBi, vai te dar um conexão pior que uma antena outdoor, em cima ou do lado de fora da construção. Qualquer parede a menos como obstaculo melhora a qualidade da conexão.

    Portanto calcule bem o local de instalar a antena, dentro de um sala com portas de vidro, telhas romanas baixas, paredes grossas, é uma péssima opção.

    Se a construção está no meio da area de 1000m² não faz tanta diferença a instalação interna da antena do AP, mas se estiver fora do centro tem o risco de não cobrir toda a area, procure então o ponto sobre a construção, ou numa parede lateral porém no alto (2m de altura já serve), que tenha visada pra maior parte possível do terreno, e lembre que arvores densas (Folhas que mantém umidade o ano todo, em BSB provavelmente só caju e manga) mesmo que pareçam ter folhas escassas atenuam muito o sinal, SE tivesse aparelhos decentes conectando talvez não, mas smartphones e tablets tem adaptadores wifi péssimos, com potencia baixa e antenas pequenas, você não pode pegar um note Dell e percorrer o terreno sem perder conexão e se basear nisso pra dizer que qualquer um terá conexão em qualquer lugar, 90% dos smartphones são terríveis de conexão, por isso a necessidade de posicionar a antena de modo a ter o mínimo possível de obstaculos.

    (Também tem antenas 9dB de uso externo caprichadas, da OiwTech, valem a pena. Evite a todo custo antenas omni baratas, no ML deve ter algumas caseiras baratinhas, eu evitaria a todo custo)

    A fato de sugerir equipamento 5,8GHz me diz que você tem Apple, mas... a resto do brasil não tem, por mais que varios notebooks ou smartphones falem em suporte a 5GHz os POUCOS que tem antena dual-frequency (2,4 e 5,8GHz) tem antenas ridículas (2dB em 5GHz, mas nessa frequencia mais alta a penetrabilidade pelos obstaculos é menor e portanto precisaria antena com o dobro do ganho comparado a 2,4GHz), a Apple e alguns notes de linhas de preço similar (Dell XPS, por exemplo) tem conexão decente em 5GHz, mas 99,99% dos aparelhos de seus amigos só conectará em 2,4GHz, esqueça 5GHz pelos proximos 8 anos em AP's domesticos compartilhados.

    Eu sugiro usar equipamento 802.11N, ou seja, nada de velhos B e G, de modo que as sugestões pra AP central seriam:
    - Bullet M2 (Ou M2-HP, o nome varia)
    - PicoStation M2
    E para o caso da construção ficar num canto do terreno, uma antena setorial de 60° pode cobrir o terreno (Caso não seja quadrado) de forma mais eficiente, falo de:
    - NanoStation M2
    - NanoStation Loco M2
    - SXT 2HnD

    Smartphone ou notebook que não conecta em N existe, mas ou são antigos (<2009) ou são basicos demais (Multilaser de R$ 149 comprado em 2011), o mono N tem mais estabilidade e alcance onde há sinal ruim. Modo G (802.11G, 54Mbps) também pode não ser acessível pra alguns desses aparelhos, se configurar autenticação wpa2-psk Tkip tem vaaaaarios smartphones baratoas ou notebooks antigos (Meu Netbook Lenovo é do fim de 2010 e não conecta nisso) que não conectarão, e autenticação inútil tipo WEP alguns aparelhos recentes não aceitam mais, então não tem autenticação universal, sempre terá aparelho incompatível, acho então inútil insistir em modos velhos/antiquados como B ou G quando o modo N permite mais estabilidade em sinal baixo.

    Obrigado pela aula. Você acertou quanto aos equipamentos da Apple, realmente sugeri tal frequência pois possuo a linha. Não pensei nos amigos que irão me visitar. A casa está numa região central dentro do terreno. É importante salientar que a chácara possui bem mais que mil metros quadrados, mas este é o raio de uso do sinal que será irradiado pelo Acess Point externo.

    Como busco um Acess Point profissional, a antena também seria da mesma linha. A intenção é investir até R$ 300 somente nela. Já li sobre os modelos da Aquário e da TP Link, vou pesquisar sobre suas sugestões.

    Pensei muito na Família Nano trabalhando junto com uma Omini, mas eu desisti da ideia, quero algo mais robusto. Estou pesquisando sobre o PicoStation M2 e o Bullet M2.

  15. #15

    Padrão Re: Dentre os sugeridos qual o melhor AP?

    Sim amigo, a área de abrangência do sinal seria mil metros quadrados, no entanto, os aparelhos móveis como tablets, celulares e smartphone seriam usados há uma distância de aproximadamente 300 metros da caixa d'agua que servirá de torre para o Acess Point. Já a casa dos colaboradores fica mais longe (passa dos 500m), para alcançar o sinal vamos comprar antenas de mesa, aquelas com base da TP Link.

    Na sua opinião terei condições de captar o sinal nos tablets, celulares e smartphones numa distância de 300m usando um como Acess um bulet 2,4? Obrigado.

  16. #16

    Padrão Re: Dentre os sugeridos qual o melhor AP?

    Uma pena se não fosse o conselho de vocês eu iria comprar. Um equipamento bonito daquele. Estava lendo que seu enclosure usa o mesmo princípio de dissipação de calor da Cisco, deveriam ter copiado também a eficiência e a segurança.

  17. #17

    Padrão Re: Dentre os sugeridos qual o melhor AP?

    Obrigado pelas informações quanto ao Canopy, um dos lideres mundiais. Em suma, o Acess das Forças Armadas dos EUA rsrs.

    Junta tudo meu caro, a falta de mkt dessas marcas e a falta de conhecimento, sou leigo, imagina só o estrago que a falta de informação não faz em nossos bolsos...

  18. #18

    Padrão Re: Dentre os sugeridos qual o melhor AP?

    Citação Postado originalmente por jmariotelecom Ver Post
    Somos os distribuidores master da EnGenius no Brasil. Eles estão instalados em várias cidades e utilizados como hot spot ou até mesmo em escolas. Quanto á Wavion, o preço é maior pq o equipamento cobre uma área maior que qualquer outro e aguenta até 300 cliente pendurados

    Nos informe o site da sua empresa, por favor. Uma pergunta, sou cliente final, não tenho CNPJ, posso comprar um ENH700EXT da EnGenius com vocês?

  19. #19

    Padrão Re: Dentre os sugeridos qual o melhor AP?

    Citação Postado originalmente por Brito Ver Post
    Obrigado pelas informações quanto ao Canopy, um dos lideres mundiais. Em suma, o Acess das Forças Armadas dos EUA rsrs.

    Junta tudo meu caro, a falta de mkt dessas marcas e a falta de conhecimento, sou leigo, imagina só o estrago que a falta de informação não faz em nossos bolsos...
    Atenta-se ao trabalhar com a omni que quem estiver bem próximo dela pode não conseguir conectar pelo chamado efeito guarda-chuva da irradiação do sinal.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kleber Teodoro Ver Post
    Atenta-se ao trabalhar com a omni que quem estiver bem próximo dela pode não conseguir conectar pelo chamado efeito guarda-chuva da irradiação do sinal.


    Já li sobre isso, realmente mais uma preocupação. No entanto, o Acess vai ficar numa caixa d'água um pouco distante dos locais de acesso.