+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Equipamento e Ideia certo ou errado?

    Ola galera do Under.
    Esse e minha primeira vezes que estou me aventurando no mundo de provedores de internet, já fiz a papelada para conseguir a licenças SCM agora e só esperar.
    Aqui no Under já direi varias duvidas e séqui muitos tutorias e sem duvidas, a qui e o melhor lugar onde pude aprender e onde se pode aprender ainda mais, todos aqui são muitos atenciosos e prestativos em ajudar o próximo.

    Gostaria da ajuda de vcs sobre alguns equipamentos que quero adquirir para fazer um PTP 27km (segundo o programa Link Planner e o Google Earth, Foi aqui no Under que aprendi a usar heheh)fiz os calculosos com Link Planner e o Google Earth como já tinha mencionado a cima, fechou com 100% de qualidade com -62 dBm mas na teoria do programa.

    Minha visada: A olho nu consigo ver a luzes da cidade encima da torre na altura de 30M mas tem muitas arvores no caminho e um baita morro mas entre 35m a 40M e perfeita(quase que tive um infarto quando tava la encima 40M muito alto )


    Segue os equipamentos que quero adquirir ou se vocês poderem me indicar um kit melhor fiquem a vontade por favor.


    Ponto A (Envio do Link)
    Torre: 40M ou +
    1 Radio: APC 5M PTP/PTMP 2N 5 GHz MiMo 2x2 Intelbras
    Link.http://www.intelbras.com.br/empresar...outdoor/apc-5m
    1 Antena Parabólica Aquário
    Modelo: MM-5825 5.8 GHz 25 dBi
    Link.http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=9
    Pra começar vou passa 5 MB de banda são uns 15 a 20


    Ponto B (Recebimento do Link)
    Torre 48M (Ja tem um provedor na torre a 36M que usa do lado oposto, de onde ele pega o link da cidade a 10 km, não tem banda disponível segundo o consultor da OI)

    A mesma antenas da Aquário
    O Mesmo Radio ou uma RB

    Estava pensando: Antena+APC 5M > RB 750GL > CPE(Descrito a baixo)
    ou
    Antena+RB 433UL+R52H > CPE(Descrito a baixo)


    3 CPE Externo 2.4GHz TL-WA5210G TP-Link (Usando como painel setorial na Horizontal: 60º)

    Bom essa e minha ideia não sei se sera bem aplica mas já tenho as CPE e um amigo me disse que as CPE sento usadas como setoriais são bem melhor que uma omini, e também tem 2 clientes aqui que querem instalar câmeras pra fazer monitoramento e acho que com as CPE seria melhor,ai entra Radio APC 5M que vi um post dele e falaram muito bem deles aguenta uma carga pesada de dados.

    Seque dados do Link Planner

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Link Planner 1.jpg
Visualizações:	406
Tamanho: 	523,7 KB
ID:      	54421



    Grato pela atenção de todos

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Equipamento e Ideia certo ou errado?

    Amigo Vou te Indicar o que Uso e da Certo!

    Compre 2 Rbs 912 + Antena de 30 Dbi (Ubiquiti,MaxxGain ou Algcom) Preferencia para antenas ALGCOM ou Ubiquiti.

    Com este Equipamentos você vai passar entorno de 60 MB full ou mais.

    Pode comprar sem Medo se precisar ate configuro pra Você para garantir o que estou falando.

    com este Equipamentos ai não tera dor de cabeça com Quedas, Lentidão ou Ping Ruim.

    abraços e lembre da estrelinha.


  3. #3

    Padrão Re: Equipamento e Ideia certo ou errado?

    Bom dia!

    Vamos por partes

    1º - Este rádio APC 5M não será bem aproveitado com essa antena (acho que não daria nem certo!) Visto que ele é MiMo 2x2 e a antena é 1x1, recomendo seguir a dica do amigo @wdnc5.

    2º - Tome cuidado com esse moro, ele pode obstruir a sua zona de Fresnel e consequentemente acabando com bom funcionamento do seu enlace.

    3º - CPE foi feita para cliente, não para PTPM, no início dar para ir gerindo, depois com o aumento de clientes, você não terá uma boa qualidade na sua célula.

    Por último tome cuidado também com parcerias de divisão de torres com outros provedores, na maioria das vezes eles são seus concorrentes e não seus amigos.


    Estrelinha também ajuda!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaximuShadow Ver Post
    Bom dia!

    Vamos por partes

    1º - Este rádio APC 5M não será bem aproveitado com essa antena (acho que não daria nem certo!) Visto que ele é MiMo 2x2 e a antena é 1x1, recomendo seguir a dica do amigo @wdnc5.

    2º - Tome cuidado com esse moro, ele pode obstruir a sua zona de Fresnel e consequentemente acabando com bom funcionamento do seu enlace.

    3º - CPE foi feita para cliente, não para PTPM, no início dar para ir gerindo, depois com o aumento de clientes, você não terá uma boa qualidade na sua célula.

    Por último tome cuidado também com parcerias de divisão de torres com outros provedores, na maioria das vezes eles são seus concorrentes e não seus amigos.


    Estrelinha também ajuda!
    Bom dia amigo obriga por responder
    Entendi, mas em questão da antena, se eu pegar uma 2x2 tipo da marcas que o amigo wdnc5 recomentou o radio eu posso continuar a usar ele?

    apesar que as antenas acima são meia caras e o meu orçamento ta quase estourando tava pensando na
    Aquário MM-5830DP 5.8GHz 30 dBi
    Link. http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=157
    Li algumas coisa boas sobre elas.

    Sobre a divisão da torre creio eu que não vai ser problema a torre era da antiga "Telemar" que agora e "OI" e municipio toma conta tela agora e o provedor que esta operando aqui e ilegal, segundo o ex funcionário deles não tem nenhum registro e não achei nada sobre o mesmo no site da "ANATEL" acho que e por isso que a prefeitura nao pega internet deles, e com fé em deus vou começar o meu com tudo certinho.

  5. #5

    Padrão Re: Equipamento e Ideia certo ou errado?

    Sim, você pode continuar a usa este rádio, em um antena 2x2

  6. #6

    Padrão Re: Equipamento e Ideia certo ou errado?

    Citação Postado originalmente por MaximuShadow Ver Post
    Sim, você pode continuar a usa este rádio, em um antena 2x2
    Só mais uma coisa amigo

    No ponto B posso usar a Antena de 25Dbi + RB ou ficaria melhor a de 30Dbi + RB?

  7. #7

    Padrão Re: Equipamento e Ideia certo ou errado?

    Depende de quantos MB você que passar e quanto está disposto a investir! Em relação a rádio em PTP sempre uso o mesmo rádio nas duas pontas, para evitar problemas.