+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Iniciando provedor wireless.

    Boa noite pessoal. Estou montando um provedor para atender inicialmente 120 clientes. contratei um link dedicado de 4mb da Embratel, na questão legal já abri a empresa e protocolei a SCM, aguardando só a liberação. Estou com dúvidas só no equipamento que devo usar. Já´tenho a torre de 30 m, praticamente, com visada para toda a cidade, o cliente mais distante 2,5km . Só que a maioria dos clientes tem antenas 2.4ghz e alguns 5.8ghz. A principio quero atender a todos, mas habilitando os novos só em 5.8ghz. Que equipamentos devo usar?

    Pensei em:

    rb433uah+2 cartões 2.4gh e 1 cartão 5.8ghz para transmissão.

    2 setoriais 2.4ghz 120º

    1 setorial 5.8ghz 120º

    rb433uah para gerenciamento.

    2 airgrid no ponto a ponto. Do link para a torre.

    Peço a ajuda dos colegas: quais cartões devo usar, quais setoriais , e se as airgrid dão conta no ponto aponto.

    Agradeço os colegas indiquem tambem outras configurações.

  2. #2

    Padrão Re: Iniciando provedor wireless.

    Citação Postado originalmente por gendermam Ver Post
    Boa noite pessoal. Estou montando um provedor para atender inicialmente 120 clientes. contratei um link dedicado de 4mb da Embratel, na questão legal já abri a empresa e protocolei a SCM, aguardando só a liberação. Estou com dúvidas só no equipamento que devo usar. Já´tenho a torre de 30 m, praticamente, com visada para toda a cidade, o cliente mais distante 2,5km . Só que a maioria dos clientes tem antenas 2.4ghz e alguns 5.8ghz. A principio quero atender a todos, mas habilitando os novos só em 5.8ghz. Que equipamentos devo usar?

    Pensei em:

    rb433uah+2 cartões 2.4gh e 1 cartão 5.8ghz para transmissão.

    2 setoriais 2.4ghz 120º

    1 setorial 5.8ghz 120º

    rb433uah para gerenciamento.

    2 airgrid no ponto a ponto. Do link para a torre.

    Peço a ajuda dos colegas: quais cartões devo usar, quais setoriais , e se as airgrid dão conta no ponto aponto.

    Agradeço os colegas indiquem também outras configurações.

    Não use 3 cartões por rb, no máximo 2. Prefiro 4 painéis de 90º pois com 4 cartões vc teria média de 120 clientes online (30 por cartão), com menos painéis vc terá também menos clientes. Para gerenciamento use Rb 2011, barata e vai te atender. Não faça enlace com Airgrid pra trafegar tanta informação assim, use Rb912UAG+Antena de Dupla Plarização.

  3. #3

    Post Re: Iniciando provedor wireless.

    Aparentemente vc está começando né amigo,para evitar possíveis dúvidas e até falta de conhecimento recomendo vc ir com equipamentos mas amigáveis e tb são muito bons pois uso aqui,então vai assim;
    3 ou 4 rocket m5 com painel setorial integrado e deixa airmax desabilitado.
    3 ou 4 rocket m2 com painel setorial integrado e deixa airmax desabilitado.
    Gerenciamento rb 2011,como amigo de cima falou.
    Ptp com rocket m5 rokcet disc 30 ou intelbras também com antena de DP,se for próximo pode-se usar airgrid ou intelbras apc 5m.Ai vc vai ter q estudar o caso.
    Sei q vai gastar uma prata,mas se for desta forma só terá felicidade.
    Última edição por brunocemeru; 27-06-2014 às 07:55. Razão: O tempo no faz aprender,não existe um q diga repetiria todas minhas atitudes rs

  4. #4

    Padrão Re: Iniciando provedor wireless.

    Do link para a torre manos de 1 km com visada perfeita.

  5. #5

    Padrão Re: Iniciando provedor wireless.

    Tem 12 clientes 5.8ghz com 10 wom5000 e duas airgrids quais setoriais se comunicam bem com essas antenas?

  6. #6

    Padrão Re: Iniciando provedor wireless.

    Estou vendo umas setoriais oiw e umas da computech. O que os colegas aconselham?

  7. #7

    Padrão Re: Iniciando provedor wireless.

    Amigo esquece o resto.Rocket m5 com painel setorial integrado e deixa airmax desabilitado,vai funcionar mesmo p aps q não trabalham em N.

  8. #8
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Iniciando provedor wireless.

    Na minha opinião.

    4 setoriais de 90 graus, cada setorial com Basebox5 leia-se "RB912"

    Em cada setorial você conseguirá atender uma BOA quantidade de clientes com até 2Mb cada cliente. E em cada cliente SXT Lite 5.

    Sei bem que a Mikrotik tem o NV2, mas acredito que deixar "N" puro seja melhor, pois caso vc compre alguma CPE que não seja MK poderá utilizar sem problemas.

  9. #9

    Padrão Re: Iniciando provedor wireless.

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Uma dúvida que tenho: Um UBNT trabalha bem com WDS em um MK?
    eu tenho aqui funcionando

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wdsubntmk.png
Visualizações:	181
Tamanho: 	95,2 KB
ID:      	52811

  10. #10

    Padrão Re: Iniciando provedor wireless.

    WDS independe de fabricantes.

  11. #11

    Padrão Re: Iniciando provedor wireless.

    Eu deixaria toda a planta homogênea...

    UBNT em tudo.
    Rocket, Cliente, BS e AIRMAX ativado = total ausência de dor de cabeça.

  12. #12

    Padrão Re: Iniciando provedor wireless.

    ou intao usa tudo mikrotik, sxt com nv2 ativo

  13. #13

    Padrão

    Bom dia pessol, já comprei uma parte do equipamento, não sei se é o ideal. Eu tenho atualmente 40 clientes sendo que 15 estão em groove+antena hiperlink 5.8ghz 12dbi e o restante em nanostation2+antena hiperlink 2.4ghz 15dbi, gerenciamento rb750 com duas adsl uma de 1mb e outra de 16mb até hoje funcionando bem com plonos de 800kbps por cliente. Mas a demanda aumentou ai padi um link dedicado da embratel de 4mb para molhorar. Que pretendo distribuir com 3 paineis setoriais oiw 17dbi 90º+3 rokets m2 e para os clientes 5.8ghz, 1 roket m5+painel setorial da computech. Link ptp casa torre duas nanobridges. O gerenciamento será feito com uma rb 2011.

    Dúvidas:

    O que usar para interligar as rokets rb o switck?

    Tenho clientes com grades usb, nano m5, wow5000, wog212,zinwell g220, será que conectam?

    O que deve acresentar, trocar o remover para melhorar?

    obs: não esquecendo da scm sai no maximo em 30 dias.

  14. #14

    Padrão Re: Iniciando provedor wireless.

    nos paineis 5.8, vc poderia usar RB912

    qual seria a distancia desses ptp?

  15. #15

    Padrão Re: Iniciando provedor wireless.

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    nos paineis 5.8, vc poderia usar RB912

    qual seria a distancia desses ptp?
    O ptp mais ou menos 300 metros.

    Então uma rocket m5 mais um painel da computech não seria uma boa?

    Tenho 3 grooves a-52hpn poderia usar no lugar das rockets?

  16. #16

    Padrão Re: Iniciando provedor wireless.

    o desempenho a rb912 esta melhor que o rocktm5, pode ser com painel da computech mesmo, nao sei te dizer se os paineis sao bons pq nunca utilizei eles.

    nao sei te dizer, mas parece que os grooves são siso, intao vc so iria precisar de 3 setoriais para fechar os 360