+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cache Gratuito Para Windows Update

    Bom dia galera, trabalho com informática e estou enfrentando um problema com a atualização do windows 8 para o windows 8.1, como a maioria já sabe a mesma só pode ser feita online. porem minha internet não é das melhores e isso tem me atrapalhado muito, então tive a ideia de criar um servidor cache somente para mim, onde eu usaria regras de cache full para baixar o windows update direto do meu servidor na velocidade da minha rede, acredito que isso resolveria meu problema.

    Porem não consegui encontrar nenhum servidor de cache gratuito, ou fiz a pesquisa de forma errada. alguém saberia informar se existe? e caso exista poderia dar algumas dicas que possa me ajudar?

    Dês de já agradeço =]

  2. #2
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Cache Gratuito Para Windows Update

    BrazilFW

  3. #3

    Padrão Re: Cache Gratuito Para Windows Update

    É uma rede interna? Pq vc não sobe um WSUS ?

  4. #4

    Padrão Re: Cache Gratuito Para Windows Update

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    @Zucchi, o ideal é gravar uma mídia com o WSUS ou subir um Windows Server?
    Bom, partindo do principio que suas máquinas estão TODAS no mesmo domínio...

    Sobe um Windows Sever (pode ser virtualizado mesmo), configura e instala o WSUS, aplica a GPO e profit. Em 1 hora está pronto. Tem vários tutoriais na NET explicando, é muito fácil e funciona MUITO bem.

  5. #5

    Padrão Re: Cache Gratuito Para Windows Update

    Estou usando o wsus funciona 100% soh que a um mes nao consigo mais atualizar o windows 8 e nem o 8.1 tenho que tentar reinstalar o wsus pra ver se resolve mas o tempo esta curto.

  6. #6

    Padrão Re: Cache Gratuito Para Windows Update

    Acho que tb pode usar o Thunder e o SpeedR, pois eles tem cotas Free pra poucas requisições. E futuramente ele pode investir e atualizar várias máquinas e ou agregar mais serviços, já que tem um cache funcionando na rede.

    Assim não só Atualizações do Windows, mas qualquer atualização, como antivírus e programas em geral.

    Mas creio que além do PC pra o cache, tb vai precisar de uma rb pra fazer o direcionamento.

  7. #7
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Cache Gratuito Para Windows Update

    Citação Postado originalmente por miccharg Ver Post
    Assim não só Atualizações do Windows, mas qualquer atualização, como antivírus e programas em geral.
    Por isso acho que é melhor uma solução de cache, vai te ajudar tabém com antivírus, repositórios linux, etc...
    Além de que pelo que sei, versões Starter e Home não dá pra por no domínio...se você trabalha com computadores diversos isso vai ser um problema.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    O jeito é investir num servidor de cache mesmo, vai ser bem melhor!

    Para trabalhar com arquivos eu prefiro o Samba, e com impressora? O Window$ ou Cups em Linux é melhor?

    Cara sou suspeito para falar pois sou certificado Microsoft e trabalho com Windows Server desde que ele é Server e vim evoluindo com ele. Então... 2000, 2003, 2008, 2008 R2, 2012...
    Trabalhei com grandes estruturas acima de 100 servidores virtualizados e 600 computadores, storage, bcp/drp, etc.

    Considero EXTREMAMENTE fácil e pratico qualquer tipo de gerenciamento em Windows, principalmente o file server. Cotas, alertas, permissões de acesso e etc..

    Compartilhamento de impressoras também é bico. Muito fácil e pratico. Qualquer 5 minutos você faz e mais 5 minutos você espalha via GPO para toda sua rede. Não sei as funções do Pinguim mas... só de ser uma integração em Pinguim e Windows já considero traumático.

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Não sou fera em Window$ Server (vou iniciar nele), alguém pode me dizer se é possível inserir uma máquina no domínio AD mesmo estando em uma rede diferente?

    Não vou usar o Window$ como gateway e sim uma Routerboard como no desenho abaixo.

    Anexo 52862

    No caso eu poderia ligar o servidor na ethernet2 da R1 com um /28 e inserir as máquinas que ficarão atrás do R3?

    Eu irei conseguir acessar os arquivos compartilhados ali? O WSUS irá funcionar normalmente?
    É possível sim desde que as redes se falem ou que seu computador cliente tenha acesso ao servidor DNS/AD da outra rede. Se ele puder resolver o endereço e se encontrar, perfeito.

  9. #9

    Padrão Re: Cache Gratuito Para Windows Update

    Eu indico o Squid, que é uma ferramenta que pode ser implementada em qqer distribuição linux, eu utilizo hoje no ubuntu, mas ja utilizei no big linux e estou instalando brazilFW numa maquina antiga p4 1.8 com 512 ram pra utilizar como roteador pra fazer balance de dois links, de quebra tenho um firewall e utilizo o squid cache como wsus. Até agora tah filé!! Dá uma olhada nesse forum do BrazilFW, é mto bom!
    http://www.brazilfw.com.br/forum/index.php

  10. #10

    Padrão Re: Cache Gratuito Para Windows Update

    Arthur Bernardes , eu utilizei durante muito tempo o console para configurar o squid, mas devido a minha ausência física e a facilidade de configuração remota do bfw passei a utilizar o browser para configurar. Segue abaixo o print da configuração de cache

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	192
Tamanho: 	84,5 KB
ID:      	52886

  11. #11

    Padrão Re: Cache Gratuito Para Windows Update

    É muito simples a ativação do cache, segredo esta no tamanho do arquivo de cache em disco, se por acaso começar a encher o cache de arquivos grandes que não são utilizados, é só colocar o endereço do dominio na seção Cache em disco > Ip/Domínios não cacheados