+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking POP 2,4 Polarização Horizontal vs Polarização Vertical

    Boa noite senhores com a Paz do SENHOR Jesus Cristo ! ! ! ! !

    Resumir a história.

    Vou administrar um POP já montado, e na minha cidade temos uns 3 Provedores alem desse. E na banda 2,4 a imensa maioria (pelo o que vi, inclusive esse POP) usa as antenas na Vertical (Grade deitada). "É, eu já sei que esta poluída a banda e que era melhor partir pra 5,8 (ja tem nesse pop tb)" mas é justamente a cidade pequena e os clientes a grande maioria ainda relutam em querer gastar 400 ou mais em kits 5,8 (ja que é interior do nordeste) e tudo é mais caro.

    E como vou assumir a administração pensei, em montar nesse POP, sem desativar as setoriais; outras antenas em 2,4 mas para usar só que na Horizontal (grade em pé) pra justamente aproveitar os clientes dos outros 3 provedores que estão recebendo interferência um dos outros . . .

    Li alguns posts aqui mesmo no fórum sobre isso.

    E gostaria de saber com vossas senhorias, quem já fez isso e realmente deu uma melhora, e de quanto !?

    Esse é o primeiro de uma série que vou compartilhar com a galera, para me ajudar nesse novo POP. E caso alguém venha querer postar algo como: "ÓBVIO", "CLARO QUE DA CERTO, VC DEVIA SABER". Ou coisa parecida, por favor nem se incomode em postar ! ! ! Pois, mesmo parecendo dúvidas básicas, são dúvidas mesmo assim.

    Grato desde já.

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: POP 2,4 Polarização Horizontal vs Polarização Vertical

    Horizontal ou vertical pouco importa em relação à interferência; 2.4 tem muito mais hj por conta dos tables, smartfones, note, nets, celulares e inúmeros roteadores domésticos; O mais viável é substituir aos poucos.

  3. #3

    Padrão Re: POP 2,4 Polarização Horizontal vs Polarização Vertical

    Com certeza partindo para polarização horizontal onde todo mundo usa vertical, o resultado será melhor. O ruído proveniente de outras estações será reduzido.

    Mesmo que apareça no scan dezenas de estações, como é comum, o que vai realmente preocupar é quando o SNR for baixo.

  4. #4
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: POP 2,4 Polarização Horizontal vs Polarização Vertical

    E uma contribuição a mais, já postada pelo Andrio mas que também aprendi no curso do Zé Alves.

    A qualidade do sinal pode ser facilmente visto pelo SNR.
    SNR abaixo de 20, cliente com péssima qualidade.
    SNR entre 20 e 25, cliente com qualidade regular, ponto de atenção.
    SNR entre 25 e 30, cliente com qualidade boa.
    SNR acima de 30, cliente com qualidade perfeita.


    Para verificar o SNR:
    Veja o sinal e o noise.
    a diferença entre eles é o SNR.
    exemplo:
    Verifica o sinal do cliente, por exemplo: -62.
    Verifica o noise do cliente, por exemplo: -98.
    verifica a diferença entre eles: =36

  5. #5

    Padrão Re: POP 2,4 Polarização Horizontal vs Polarização Vertical

    A resposta de Ricardo Romero esta correta. Ninguem pode disser qual é melhor se nao tem informação do survey na sua região. Faz um survey e verifica o S/N em ambas polarizações e dai adota a que tem mais de 25dB.tem que verificar canal por canal

  6. #6

    Padrão Re: POP 2,4 Polarização Horizontal vs Polarização Vertical

    Obrigado à todos pela contribuição.
    @ricromero inclusive assisti o vídeo que se não me engano, foi vc que postou em outro post.

    A idéia como disse, é laçar logo esses clientes que estão de bobeira, e com eles na rede, é só com o tempo ir apresentando outras possibilidades para trocar de equipamento e partir pra 5,8 que já tem no POP, mas ainda vou ver quais são os equipamentos.