+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida para painel 5.8 mcs

    Gostaria de saber se quando coloco no painel 5.8 Ubnt 20 - MCS 1 - 13 -> 30 MB eu estou limitando o painel todo a 30 mega os cada cliente....

    obrgiado
    Marco

  2. #2

    Padrão Re: Duvida para painel 5.8 mcs

    Texto confuso.

    Datarate no perfil é taxa total da etapa de RF, não é a taxa "por usuario". Seja A, B, G ou N, em 0.9, 2.4 ou 5.8GHz.

    Na prática você consegue em PTMP (Ou PMP) troughput real na casa dos 60-80% do datarate nominal (Se optou por um MCS de 38Mbps terá 22 a 30Mbps de troughput real), variando conforme a qualidade dos sinais (Níveis de sinal, uso de banda equalizado, nível de sinal equalizado, etc). Se tiver instalações mal-feitas pode ter só 40% da banda nominal (15Mbps em MCS de "38M"), vale mais a pena setar num MCS mais lento (23Mbps, por exemplo) porque em taxa nominal menor as etapas de RF tem mais sensibilidade e potencia, o SNR sobe, as vezes você consegue o dobro do troughput num PTP diminuindo pela metade a taxa nominal (Por exemplo: Fixo em MCS7 dá 15Mbps, fixo MCS4 dá 28Mbps).

    Em PtMP você nunca conseguirá entregar o que a taxa nominal promete, num MCS3 de 26Mbps não tem como atender com qualidade uma duzia de cliente de 10Mbps simultaneos, normalmente dá certo porque usuario conectado mas sem trafegar dado não é bem o conceito de "uso simultaneo", quantos usuarios de cada banda um MCS permite depende da taxa de uso dos clientes, atendo só domesticos e o uso é mínimo, 2h.dia na maioria dos casos.

  3. #3

    Padrão Re: Duvida para painel 5.8 mcs

    cada cliente

  4. #4

    Padrão Re: Duvida para painel 5.8 mcs

    Citação Postado originalmente por eijiyasue Ver Post
    cada cliente
    Quer dizer que 50 clientes em MCS7 con canal de 20MHz trafegarão uma banda total de 3,2Gbps? (50 x 65Mbps= 3,2Gbps) Isso com míseras 56 portadoras, totalizaria 57Mbps por portadora. Wow... é 57x mais rapido que o padrão 802.11n que usamos aqui no planeta terra :P

    Cada portadora no modo N transmite cerca de 1Mbps, conforme aumenta ou diminui o datarate o nº de bits por portadora muda, e aumentando ou diminuindo a largura do canal muda o nº de portadoras, então mesmo numa taxa nominal tipo 150M não poderá atender mais clientes de 150M, são só 144 portadoras indendente de quantos clientes conectador tem, 144 portadoras em 150M é o dobro de portadoras da taxa nominal de 75M, com OFDM todas as portadoras podem ser usadas pra apenas uma conexão ou podem ser divididas de forma mais ou menos igual por todas as conexões, se tiver 2 usuarios numa conexão de 150Mbps cada um consumirá 75Mbps se as conexões estiverem totalmente equalizadas e etc, você até pode ter troughput cliente>servidor que não equivale a divisão proporcional mas o motivo é falta de equalização na qualidade das conexões, um cliente ou PC de sinal ruim vai perder pacotes e ter trafego reduzido, porque vai demorar trocentos milisegundos pra responder, nesse tempo o roteador pode trocar pacotes com outro cliente ou pc de conexão melhor, obviamente a banda deste será muito maior que a do outro distante (Mas não será tão grande porque o roteador espera resposta de todos os pacotes, é a situação que 1 cliente/pc ruim derruba a qualidade da conexão dos outros que tem sinal excelente, um sinal ruim consome tempo, portadoras, e processamento da etapa de RF do roteador.

  5. #5

    Padrão Re: Duvida para painel 5.8 mcs

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Texto confuso.

    Datarate no perfil é taxa total da etapa de RF, não é a taxa "por usuario". Seja A, B, G ou N, em 0.9, 2.4 ou 5.8GHz.

    Na prática você consegue em PTMP (Ou PMP) troughput real na casa dos 60-80% do datarate nominal (Se optou por um MCS de 38Mbps terá 22 a 30Mbps de troughput real), variando conforme a qualidade dos sinais (Níveis de sinal, uso de banda equalizado, nível de sinal equalizado, etc). Se tiver instalações mal-feitas pode ter só 40% da banda nominal (15Mbps em MCS de "38M"), vale mais a pena setar num MCS mais lento (23Mbps, por exemplo) porque em taxa nominal menor as etapas de RF tem mais sensibilidade e potencia, o SNR sobe, as vezes você consegue o dobro do troughput num PTP diminuindo pela metade a taxa nominal (Por exemplo: Fixo em MCS7 dá 15Mbps, fixo MCS4 dá 28Mbps).

    Em PtMP você nunca conseguirá entregar o que a taxa nominal promete, num MCS3 de 26Mbps não tem como atender com qualidade uma duzia de cliente de 10Mbps simultaneos, normalmente dá certo porque usuario conectado mas sem trafegar dado não é bem o conceito de "uso simultaneo", quantos usuarios de cada banda um MCS permite depende da taxa de uso dos clientes, atendo só domesticos e o uso é mínimo, 2h.dia na maioria dos casos.
    Olá Rubem, desculpa a pergunta, mas como calculou e chegou a esse resultado: "Por exemplo: Fixo em MCS7 dá 15Mbps, fixo MCS4 dá 28Mbps)."

  6. #6

    Padrão Re: Duvida para painel 5.8 mcs

    o que o rubem disse e isso mesmo se vc escolher por exemplo um data rate que consiga passar 50mb de trafego real vc nao vai conseguir fazer com que 5 pessoas trafeguem 10mb simultaneos nao o maximo que vai passar desses 50mb reais ou seja vc setou la um msc8 por exemplo 13mb simultaneos para 2 clientes totalizando 25mb ou 5mb para 5 clientes simultaneos totalizando 25mb no maximo

  7. #7

    Padrão Re: Duvida para painel 5.8 mcs

    Isso isso isso.
    Devido aos sinais ruins, falta de zona de fresnel, ou mesmo num PTP apenas 1 sinal ruim, em MCS7 você tem tantas perdas nas portadoras (Não perdas de pacotes pc a servidor, já que em caso de falta de resposta o pacote é reenviado, só aumenta o tempo de resposta no PTP) que ao invez de 65Mbps você tem 15Mbps de troughput real. Não é calculo, é exemplo de algo real, que acontece muito. Ao mudar pra MCS3 você diminui o nº de portadoras ou o nº de bits por chip, tem menos "trafego suposto", existem menos perdas, e a diminuição é tão grandes as vezes que o troughput aumenta, o normal é apenas diminuir as perdas.

    Mudar de 15 pra 28Mbps é só exemplo, já me aconteceu entre SXT e Airgrid entre MCS6 e 4 pelo que lembro.

    Nesse exato momento me conecto via modo G em 12Mbps, porque por esse modo tenho uns 6 ou 7Mbps de troughput real na RB distante, se fixasse em 18M teria uns 5 ou 6Mbps, e fixo em 24M mal consigo 4Mbps, porque de 12 pra 24M a potencia cai 2dB, e a sensibilidade piora 10dB, e isso (Potencia e sensibilidade) é derivado do uso de mais bits por chip ou de mais portadoras ocupando a etapa de RF.

    Não sei se tem calculo teorico pra definir o troughput real num PtMP, mas calculos geralmente levam em conta mundos imaginários com conexões perfeitas, na prática as melhores conexões que vemos não são perfeitas, e mesmo num PTP de conexão aparentemente perfeita você não consegue toda a banda prometida.

    Troughput é coisa que tem que ver na prática, não em calculo, e ele varia muito, só pra dar um exemplo da variação do troughput:
    http://www.smallnetbuilder.com/wirel...ss-charts/view
    Não dá pra confiar na exatidão dos numeros, cada ambiente varia, mas no metodo de medição deles:
    http://www.smallnetbuilder.com/wirel...masses?start=2
    Vejam que na MELHOR das hipóteses (3ª imagem) o roteador de "300M" entregou 190Mbpps divididos por 4 maquinas, a maquina com melhor sinal teve 70Mbps enquanto outras 56 e 50M, mas com MCS alto a maquina de sinal ruim teve troughput de 1,6Mbps, enquanto na primeira imagem com MCS diferente teve 11Mbps, isso são quase 700% de "melhoria" diminuindo o MCS!
    (É só outro exemplo, você pode montar em casa estrutura similar e ir vendo o troughput conforme o datarate, conforme a largura de canal, conforme o ganho da antena (Não confundir com nível de sinal ou SNR, antena maior costuma ter vswr maior e isso atrapalha, por isso não tem roteador domestico com antena de 12dB mas sim roteador domestico de 600mW com antena de 2,5dB))

  8. #8

    Padrão Re: Duvida para painel 5.8 mcs

    @rubem uma vez eu perguntei ao luciano franz dono computech assim se eu num "teste de laboratorio" colocar 240 usuarios numa antena ubnt(protocolo tdma+ou- 300clientes)e a pessoa com menor sinal dé para se conectar com o data rate com 120mb de trafego real a perfomace da minha celula vai ser de 120mb,eu conseguiria meio mega para 240 simultaneos ele disse nem a pau,disse que o maximo de um multi ponto e 25mb real,pronto sabemos disso agora uma duvida se eu escolher um data rate msc4 em 1x1 sera que e a mesma coisa de um data rate msc4 em 2x2 ja que e como se fossem antenas separadas e o chip juntando a capacidade das duas