+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PPPOE dando lentidao

    galera uso hotspot e pppoe na rede, ela e toda cabeada porem usando o mesmo plano vejo que no hotspot o video carreganormal ja no pppoe o mesmo video trava oque poderia ser ?

  2. #2

    Padrão Re: PPPOE dando lentidao

    Bom dia,

    Pode ser problema de MTU.

  3. #3

    Padrão Re: PPPOE dando lentidao

    entao como faço almento o mtu e ? ele estar em 1480

  4. #4

    Padrão Re: PPPOE dando lentidao

    Bom dia, verifica o uso da CPU !!!

  5. #5

    Padrão Re: PPPOE dando lentidao

    Coloque o MTU e MRU do seu PPPoE Server em 1500 e veja se melhora.

  6. #6

    Padrão Re: PPPOE dando lentidao

    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Coloque o MTU e MRU do seu PPPoE Server em 1500 e veja se melhora.
    Amigo, não se usa o MTU em 1500, pois este pacote estará encapsulado no Ethernet, que já tem o MTU de 1500. Você deve testar na sua rede o melhor valor. Pode começar com 1280 e chegando a um máximo de 1460. Acima disso, terá fragmentação e dará problemas mesmo.

  7. #7

    Padrão Re: PPPOE dando lentidao

    "Typically, the largest Ethernet frame that can be transmitted without fragmentation is 1500 bytes. PPPoE adds another 6 bytes of overhead and PPP field adds two more bytes, leaving 1492 bytes for IP datagram. Therefore max PPPoE MRU and MTU values must not be larger than 1492."

    Trocando em miúdos, tipicamente o maior pacote que vai chegar até sua rede é de 1500 bytes. CRU sem túnel, sem vlan sem mpls, sem nada.

    Agora você vai pegar esse tráfego e colocar ele em um túnel PPPoE. Para fechar esse túnel PPPoE você precisa mais 8 bytes de MTU na rede. Ou seja, ou você muda todo seu caminho de rede para 1508 de MTU ou diminui o MTU do PPPoE para no máximo 1492.

    Cada pacote que for maior que 1492 vai ser fragmentado e jogado dentro do túnel PPPoE.

    Agora, o melhor é não fragmentar. Fragmentar causa aumento de CPU, e aumento de PPS na rede.. consumindo hardware desnecessariamente.

    Caso sua rede comporte mude os caminhos para 1508 de MTU, o PPPoE você deixa com 1500 e efetue os testes.

    A possibilidade de usar 1492 de MTU e ter um pacote fragmentado existe, mas quanto menor for esse MTU maior a probabilidade de que exista fragmentação.

    Usar 1492 ou 1480 é errado? Ao meu ver, não.. mas acho desnecessário.
    Se possível trafegue sem fragmentar.

  8. #8

    Padrão Re: PPPOE dando lentidao

    Não se usa aumentar o MTU da rede pra 1508, nunca ouvi falar nisso.
    O MTU máximo ethernet é 1518 (sem vlan) ou 1522 (com vlan).
    O campo de dados sempre é de no máximo 1500 bytes (não estamos falando de jumbo-frames).
    Todo o tráfego PPP será encapsulado em frames Ethernet (daí o PPPoE) e entrará dentro do espaço do datagrama ethernet que é de 1500 bytes.
    Por isso eu disse: comece com um MTU baixo no PPPoE e vá subindo, fazendo testes com ping forçando não fragmentar até o encontrar o valor máximo ideal (para a sua rede) onde não fragmente.

  9. #9
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: PPPOE dando lentidao

    Aqui eu uso 1480e roda normal também

  10. #10

    Padrão Re: PPPOE dando lentidao

    Olha, esse é um assunto muito interessante e a meu ver que a maioria dos profissionais de TI deixam passar despercebido e que TAMBÉM a meu ver pode fazer uma ENORME diferença na rede...
    Em uma pequena rede talvez a diferença seja minima, imperceptível, porém em uma rede de médio porte já começamos a ver uma diferença considerável! Seria interessante a abertura de um tópico focado diretamente no MTU tanto das interfaces quanto do PPPoE!
    Irei pesquisar bastante para me aprofundar e quem sabe escrever um artigo aqui!