+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Bug no mikritik?

    Fala galera!
    Sou novo aqui, então se fiz algo errado, me desculpem..
    Seguinte, aqui na empresa em que trabalho, implantamos o mikrotik com o hardware rb2011il -RM.
    Instalamos pois queremos bloquear acesso a internet para todos e apenas liberar alguns sites, ja fiz isso pelo webproxy, coloquei aproximadamente 20 regras no webproxy e esta bloqueando perfeitamente PORÉM ele trava de duas à três vezes a dia, seu processamento vai a 100% e ele trava, apita e reinicia.
    Ai tenho que ir no IP>firewall e excluir a regra que bloqueia por webproxy, que ai ele não reinicia mais...

    Liguei para a empresa que instalou o mikrotik, ele disse que o mikrotik tem esse bug mesmo, que não tem o que se fazer, isso é verdade?

    procurei na internet e não achei nada a respoeito sobre esse suposto bug, queria saber a opinião de vocês.

    Sou novo tbm em mikrotik, se falei besteira, me corrijam.

    abraço

    Marcos

  2. #2

    Padrão Re: Bug no mikritik?

    já verificou questões ligadas a fonte? Voltagem correta, ou amperagem? Já tive MK Travando devido a falta de amperagem da fonte, era so ela esquentar que dava pau...

  3. #3

    Padrão Re: Bug no mikritik?

    e o webprox do mk é cheio de onda mesmo mas ai como vc disse tem umas tantas regras ai que pode estar fazendo a rb trabalhar de mais entrando em lupe eu nao saberia dizer qual regra esta dando problema mas coloca um printe ai talvez alguem diga qual regra esteja sendo aplicada de forma errada se for problema de wardware so da pra saber mesmo se vc comprar outra igual e jogar backup mas rb com defeito nao e toda hora que se ver nao

  4. #4
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Bug no mikritik?

    Quantos usuários? Essa RB é fraca pra Webproxy. Usa Squid ou PC com o RouterOS.

  5. #5

    Padrão

    Eu acredito que nao seja voltagem, pois se eu desativar ou remover a regra do firewall>filter rules, ele simplesmente não trava mais, segue em anexo os prints da minha configuração, por favor, me corrijam se eu estiver configurando errado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print1.png
Visualizações:	97
Tamanho: 	111,5 KB
ID:      	52900   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print2.png
Visualizações:	96
Tamanho: 	91,9 KB
ID:      	52901  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print3.png
Visualizações:	99
Tamanho: 	102,2 KB
ID:      	52902  

  6. #6
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Bug no mikritik?

    Passa aa tal "regra" que bloqueia por Webproxy pra gente ver, acredito que o problema seja ela. O proxy é transparente (automático) ou tem que configurar manualmente nos navegadores?

  7. #7

    Padrão Re: Bug no mikritik?

    Olha ali em cima, eu postei os prints da minha configuração..

  8. #8
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Bug no mikritik?

    Citação Postado originalmente por marcoossoares Ver Post
    Olha ali em cima, eu postei os prints da minha configuração..
    A vá... jura?
    Qual seria essa regra? Me fala o número e o a action dela (a action não aparece nos prints).

  9. #9

    Padrão Re: Bug no mikritik?

    Foi mal cara, como disse, sou novo aqui tbm. haha

    Regra numero 8 do firewall>Filter Rules, action ta accept

  10. #10
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Bug no mikritik?

    Esse regra não é de bloqueio, mas de liberação, está liberando tudo de qualquer interface entrando para a porta 8080. Não faz sentido essa regra, sendo a última ainda. Quando desativa ela fica normal?
    Você não respondeu se usa proxy manual ou transparente, mas pela 3a regra da tabela NAT vejo que sim.

  11. #11

    Padrão Re: Bug no mikritik?

    Cara, na verdade quem configurou essa regra não foi eu... foi a empresa que instalou o mikrotik e a rede aqui, eu apenas criei as regras para bloqueio e liberação dos sites.. ai o cara disse exatamente assim:

    Se tiver travando, você precisa ir na em firewall e desativar a regra com o comentario "BLOQUEIO WEBPROXY", pois é um bug do sistema routerOS.

    Estranho isso né? acredito que não seja possível ter um bug desse que não haja correção. O que você me recomendaria?

  12. #12
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Bug no mikritik?

    Esse regra, a principio, nem precisa existir. O que ocorre com ela desmarcada?

  13. #13

    Padrão Re: Bug no mikritik?

    Verdade... desativei e continuou bloqueando os sites normalmente, espero que seja isso que esteja 'super-processando' e travando. vou aguardar pra ver

  14. #14
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Bug no mikritik?

    O padrão do RouterOS é accept all, então sem regras ele aceita tudo. Esse configuração somente faria sentido em firewalls que por padrão negassem tudo (deny all).
    Da forma que ela está, apesar de ter uma regra de bloqueio acima, ela pode estar aceitando conexões para o Webproxy da internet, isso explicaria a lentidão, pois seu proxy estaria sendo usado como relay.

  15. #15

    Padrão Re: Bug no mikritik?

    E o pior é que não resolveu... ta complicado.

  16. #16
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Bug no mikritik?

    Quanto máquinas estão usando o webproxy? Pode ser mal dimensionamento do equipamento.

  17. #17

    Padrão Re: Bug no mikritik?

    Aproximadamente 10 pcs e uns 7 celulares.

  18. #18

    Padrão Re: Bug no mikritik?

    O que aconteceu comigo foi o seguinte: a fonte que veio com o equipamento não supria a necessidade do equipamento quando ele era exigido por completo, sempre reiniciava. Espero ter ajudado.