Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Estações com Wifi

    Atualmente utilizamos uma rede cabeada, são apenas quatro computadores, a distância entre o servidor e as estações são de 20 metros, onde são três paredes de alvenaria, estamos querendo colocar wifi, em virtude, que as estações serão alteradas de lugares.

    Deixaremos o switch onde está o servidor colocaremos um AP, a dúvida se o desempenho será muito baixo.

    As estações são basicamente para acessar o sistema da empresa.

  2. #2

    Padrão Re: Estações com Wifi

    Será bem mais baixo que rede cabeada.

    Rede cabeada da em media 80Mbps servidor>terminal em rede 100M. No modo G com 20 metros com bons roteadores você vai conseguir no maximo 20Mbps. Se usar modo N, com ótimo equipamento, vai chegar nos 70Mbps (70M roteador>pc, e uns 40M PC>roteador)

    Por ótimo equipamento diga-se roteador 2x2 (2 antenas) com potencia na casa dos 20dBm, antena de 7 ou 8dBi, e nos terminais placas pci-e, pci, ou USB que suportem modo N, com pelo menos 18dBm de potencia e antena direcional de 5-8dBi.
    (Lembra que são 20m, se fossem 5m e 1 parede o equipamento custaria metade do preço, reveja se não dá pra posicionar esse roteador perto dos terminais!)

    Placa pci barata só roda modo G, o normal com antenas gratis de 2dB lááááá em baixo atras de 2 palmos de lata é trafego de 6-10Mbps, a maioria das coisas via rede roda, tipo terminal de vendas ou consulta de preços, mas se usar roteador vagabundo, tipo Multilaser, Encore, Dlink, Pacific, ou qualquer um de 14 ou 15dBm vai perder pacote pra caramba, e dependendo do software utilizado via rede pode até corromper BD (No meio empresarial há o maldito hábito de recém-formado em ciências da computação de fazer programa de missão crítica com BD do Acess, tem que ficar reorganizando arquivo todo dia se usar wifi assim, isso não são programas pra qualquer rede lenta).

    Se forem notebooks, lembra que as antenas deles ficam atras da tela, então o usuario não devia ficar de costas pro roteador e sim de frente pra ele pra ter o mínimo possível de obstaculos (Porque notebook geralmente tem placa mini-pcie de 14 ou 15dBm e antena de 3-4dBi que nem sempre fica na vertical)

    Se quer começar com baixo custo recomendo o Intelbras Win240, com 500mW, mas fixa em modo N (Nada de modo B/G/N auto) e numa velocidade tipo 39Mbps (Em 20m não dá pra chegar nos 72Mbps desses roteadores nunca, pra ter 150Mbps teria que usar canal de 40MHz, que em 20m com obstaculos rumo a terminais comuns é praticamente impossível). Nos terminais pode usar placas pci, pci-e, ou USB que suportem modo N e tenham potencia decente (Nada de Braview, Encore, ou Dlink, essas tem no maximo 14-15dBm, procure alguma com 18dBm pelo menos), e antena direcional, do tipo:
    https://www.balaodainformatica.com.b...3%AAmea-RP-SMA
    (Acredite, antena direcional faz uma diferença GIGANTE! Antena omni de 8 ou 12dBi não dá o alcance e estabilidade que uma direcional de 6-8dBi dá!!! Com omni eu não recomendo NADA, pode ter adaptador USB de 30dBm que não vai ter o troughout que tem com direcional)

    Adaptadores USB desse tipo podem ser usados:
    https://www.balaodainformatica.com.b...%ADvel-de-4dBi
    Mas veja que por default ele cai em config. brasileira que limita o EIRP (16dBm da etapa de RF + 4dBi da antena = 20dB EIRP), teria que alterar o país (Config. de dispositivos, config. avançadas) pra ter pelo menos uns 18dBm em 39M.

    Placas PCI podem ser péssimas de potencia, olha a potencia EIRP dessa:
    https://www.balaodainformatica.com.b...-TL-WN751ND%29
    18dBm EIRP é o LIMITE, como tem antena de 2dBi então a etapa de RF tem 16dBm em 6,5 - 26M, acima disso cai pra 15dBm, e lá em 72M cai pra coisa tipo 12dBm, potencia que mal passa 1 parede.

    Não estou recomendando a Balão da Informática, na verdade deteste o frete alto deles, prefiro a Kabum, é só exemplo, QUES MODELOS EXATOS comprar depende de onde você compra, de que custos quer (O basico é roteador de 150M, adaptadores wireless e antenas direcionais. Se puder colocar um AP mais proximo pode usar antenas omni que acompanham os adaptadores), e de que banda precisa, roteador 300M geralmente tem etapa de RF de menor potencia se usar banda tipo 120-150M, um Linksys de R$ 300 costuma ter potencia de 15-16dBm nessa velocidade, então pra 20m não dá, teria que comprar roteador mais poderoso em potencia e ganho de antena, ou usar roteador com antena removível e colocar antena maior que a original (De preferencia setorial, essa Dlink ou outras similares tem angulo tipo 30°, eu tenho uma na frente de casa apontada pra tras e cobre a casa toda com 10m de largura).

    Rede cabeada te dá 80Mbps com 1mS de resposta, wifi pra te dar isso custa R$ 800 pra 4 maquinas em 20m. Se precisa apenas o basico, 1 ou 2Mbps só pra navegar, qualquer placa wifi com antena direcional, em qualquer roteador vai funcionar, vai perder pacotes aos montes, mas navegação na web pode perder pacote, pelo menos sai barato.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Estações com Wifi

    Cada caso é um: no início tinha uma antena de grade de 26 dBm com 4 metros de altura acima do telhado e cobria o imóvel todo menos em dias de chuva, comprei uma omni melhorou para os dias de chuva mas por interferir mais e receber mais interferências o roteador travava direto menos o Multilaser re24(outros modelos esquece) mas peca na potencia de sinal, nem com bullet tive sorte. Uns 2 anos estou usando o Greatek 2500 é bom de potencia(700mw) mas na pratica acho que não chega a 300mw e também com antena omni em baixo do telhado e cobre o imóvel todo mesmo em celulares podendo fazer chamada com vídeo. No meu caso, é de uso mais doméstico do que comercial, pois sou autônomo, mas um dos dispositivos é cabeado.

  4. #4

    Padrão Re: Estações com Wifi

    Tenho uma Loja com 700 m² cheia de Gondolas metálicas, esta rodando a mais de 5 anos com dois aps de plástico na banda B as estações com placas wireless das mais baratas tudo roda perfeito ( 8 terminais de vendas, 3 caixas, monitoramento de câmeras, 2 terminais de financiamento e 1 servidor SQL), amenos que você precise de alta performance esteja trafegando em sua rede um datacenter de dowloads pesados e contínuos, pode fazer que vai rodar bem sim sem nenhuma preocupação é só configurar direitinho que você não terá nenhum problema.

  5. #5

    Padrão Re: Estações com Wifi

    Olha, nos meus clientes falo o seguinte: "Se poder cabear, 1000000% de certeza o cabo, pq wi-fi é luxo" !

    Outra alternativa para diminui a latência, é se possível colocar roteadores N, 1 em cada cômodo, e eles ligados por cabo no switche. Setados com potência suficiente só para aquele cômodo, assim 1 não causaria interferência no outro.

    Não sei quais os equivalentes hoje, mas à uns 4 ou 5 anos atrás, primeira coisa que pensava em comprar era os meus queridos Zinwell G220 kskskskskskskskksks

  6. #6

    Padrão Re: Estações com Wifi

    Amigo, acho que está no caminho certo. Wi-Fi dá mobilidade para sua empresa! Com certeza, a rede cabeada tem uma garantia como nenhuma outra. Entretanto, existem equipamentos robustos no mercado que possibilitam a mobilidade que você precisa de forma confiável. Para tanto, aconselho em especial os equipamentos da EnGenius. O Distribuidor é a Zimitti Telecom

  7. #7

    Padrão Re: Estações com Wifi

    Há pouco tempo busquei o fórum para conseguir sugestões de equipamentos capaz de solucionar um problema bem parecido com este que você está enfrentando neste momento. A diferença é que no lugar de paredes eu tinha uma longa distancia a ser percorrida pelo sinal. Leia a publicação com as sugestões:https://under-linux.org/showthread.php?t=173770

    Desde o principio buscava equipamentos profissionais, tanto pela garantia da entrega do sinal, quanto pela robustez e segurança. Se tiver curiosidade e lero post você vai perceber que existem equipamentos de todos os preços possíveis que no final das contas acabam fazendo o mesmo papel.


    Então, na minha opinião de leigo o fator preponderante na hora da sua escolha será o valor do seu investimento. Quanto você pode gastar? Pois o cenário que você nos apresentou em seu post está muito abrangente, de modo que diversas marcas e modelos cumprem o papel sem deixar a desejar.


    O equipamento que escolhi foi o Acess Point ENH700EXT da EnGenius. No Brasil recebi uma cotação onde seu valor está orçado em R$ 3,8 mil. Vou importar via porto seco e devo pagar algo em torno de R$ 2 mil já com os impostos.

  8. #8

    Padrão Re: Estações com Wifi

    Das quatro estações, três são caixa. O tamanho do espaço é aproximadamente 300 m², com muitas gôndulas metálicas.

    O investimento dividimos da seguinte maneira:

    - Estações (check-out) até 150 reais. (Preferência adaptares USB);
    - Roteador até 500 reais;
    - Repetidor (Caso seja necessário) 200 reais;

    Tenho um AP e um adaptador USB modo G, faremos os testes para analisarmos o desempenho.

  9. #9

    Padrão Re: Estações com Wifi

    Bom dia rubem.. sou novato aqui no grupo.. e gostaria de se possivel me responder uma pergunta.. tenho uma rede sem fio são poucos pcs e tenho 2 impressora.. no maximo 10.. até ai tudo bem.. uso um roteador greatek wr2500N com uma antena omini de 12dbi intebras. mas tenho notado algumas falhas.. exemplo as vezes do nada as impressoras e os pcs deixa de comunicar com o servidor de dados que tenho.. ai tenho que entrar no roteador mudar o canal.. ai volta ao normal.. e todos os canais acontece isso.. ja troquei MTU até roteador ja troquei e tem as mesmas coisas.. não temos aparelhos de telefone sem fio.. me falaram que poderia ser alguma interferencia.. mas nao vejo aparelho que possa ta fazendo isso so temos pcs e celulares aqui.. e mais nada..


    Gostaria de uma ajuda sua

  10. #10

    Padrão Re: Estações com Wifi

    Por enquanto, estou executando os testes de desempenho em apenas uma estação.

    Equipamentos utilizados:

    - Roteador TP Link WR 740N
    - Adaptador USB EDUP 802.11N

    Essa estação utiliza o Terminal de Vendas, manteve a taxa 40,05Mbps, porém em alguns momentos ficaram abaixo de 20Mbps.

  11. #11

    Padrão Re: Estações com Wifi

    Citação Postado originalmente por kimmel Ver Post
    Bom dia rubem.. sou novato aqui no grupo.. e gostaria de se possivel me responder uma pergunta.. tenho uma rede sem fio são poucos pcs e tenho 2 impressora.. no maximo 10.. até ai tudo bem.. uso um roteador greatek wr2500N com uma antena omini de 12dbi intebras. mas tenho notado algumas falhas.. exemplo as vezes do nada as impressoras e os pcs deixa de comunicar com o servidor de dados que tenho.. ai tenho que entrar no roteador mudar o canal.. ai volta ao normal.. e todos os canais acontece isso.. ja troquei MTU até roteador ja troquei e tem as mesmas coisas.. não temos aparelhos de telefone sem fio.. me falaram que poderia ser alguma interferencia.. mas nao vejo aparelho que possa ta fazendo isso so temos pcs e celulares aqui.. e mais nada..


    Gostaria de uma ajuda sua
    Digamos que Greatek não tem capacidade pra isso. Mesmo telefone sem fio não necessariamente causa isso, usava 4 aparelhos 2,4GHz a distancia tipo 2 a 4m dos meus roteadores e nunca tive problemas, usei ao longo do anos uma meia duzia de roteadores.

    Sempre que ler aqui no forum alguém falando do mal uso de omni estão falando do seu uso: 700mW em omni de 12dBi. É muita potencia e muito ganho, sinal refletido lá do outro lado da rua, com milisegundos de atraso, é perfeitamente recebido pelo roteador, o chipset tem que trabalhar analisando pacotes legítimos e perder tempo descartando pacotes dele mesmo que chegaram atrasados devido a reflexão.

    Se esse roteador aguentar mesmo 10 pc's soho (Muito trafego de rede, especialmente win Vista/7/8 com descobertas de rede todo segundo, e impressão as vezes usa muito a rede, algumas coisas viram bitmap na hora de imprimir, tipo 10MB gastos pra imprimir via rede um docx de 25KB com um logo), e duvido que esse RTL8196 sirva pra isso com estabilidade, experimenta baixar a potencia disso pra uns 100mW, não adianta ter potencia alta no roteador se as estações tem potencia baixa, o sinal roteador>pc pode estar bom, mas pc>roteador precisa estar muito bom também, coisa rara de ver quando se usa roteador potente (Usuario olha só o sinal no PC e esquece que a comunicação é bidirecional)

    Enfim, ou você tem um roteador com potencia demais dando um tiro no pé e travando, ou você tem um roteador sem capacidade de processamento pra tanto trafego. Tem roteador que é feito pra uso domestico ou pra operar como cliente, nessas situações o requerimento de processamento é mais leve, em ambiente soho são 7-9 horas de trafego mínimo, com no mínimo 1 hora de trafego pesado, não é qualquer chipset barato (RTL8196 é barato) que costuma aguentar.




    Citação Postado originalmente por luizhumberto Ver Post
    Por enquanto, estou executando os testes de desempenho em apenas uma estação.

    Equipamentos utilizados:

    - Roteador TP Link WR 740N
    - Adaptador USB EDUP 802.11N

    Essa estação utiliza o Terminal de Vendas, manteve a taxa 40,05Mbps, porém em alguns momentos ficaram abaixo de 20Mbps.
    O problema começa com multiplos aparelhos mesmo, esses 20 a 40Mbps seriam "divididos" entre os terminais, a etapa de RF do roteador ocupa processamento na hora de manter a conexão, fora que SO pra usuario final (Windows, Android, Ubuntu) passa o tempo todo analisando rede pra exibir novos dispositivos ou status de dispositivos, obviamente não consomem muito, mas são rajadas de 1 ou 2Mbps de consumo a cada poucos segundos, fora o trafego intencional do usuario.

    Enfim, com apenas 1 dispositivo conectado meu TP-Link 543 conecta netbook a 50m e trafega 20Mbps, mas se conecto meia duzia de micros no default em 20m mal consigo 3 ou 4Mbps de trafego, meu Clipp Store (Substituto do Aplicativos Comerciais da Compufour) dá erro toda hora por conta da perda de pacotes, perda que com apenas 1 dispositivo conectado não existe.

    O que diferencia roteador domestico, linha soho, e linha profissional, é essa estabilidade conforme aumenta o nº de maquinas, as "funções" (DMZ, uPnP, QoS, etc) muitas vezes são as mesmas, muda a capacidade de processamento. Esse TP-Link é domestico, o Soho dela começa nos 1043 pra cima, nunca os usei muito mas parece que o alcance deles é pequeno (Em domestico e soho: Mais antenas = menos potencia, inclusive pra um chain não atrapalhar o outro, tipo o WR2500N da resposta de cima pelo visto se atrapalha com potencia alta)

    Se já tem o TPLink pode comprar uns adaptadores Edup desse (São ótimos, prefiro eles do que marcas mais conhecidas como Encore ou Braview) e confirmar se o troughput com todas as maquinas conectadas não fica insustentavel, variando de 2 a 20Mbps, fazendo app's via rede travar (Aí depende do SO, XP bem capado (Serviços inúteis desativados) não fuça na rede, mas win7 geralmente é usado no default, desperdiça muita banda com essas "facilidade" e ocupa o processamento do roteador com isso, roteador domestico não tem processador parudo o suficiente pra aguentar muita maquina).

  12. #12
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Estações com Wifi

    Citação Postado originalmente por luizhumberto Ver Post
    Repetidor (Caso seja necessário) 200 reais;
    Quer desempenho? Jamais use repetidor...passe outro cabo e utilize um canal com espaçamento em relação ao outro, mas jamais use repetidor...

  13. #13
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Estações com Wifi

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Digamos que Greatek não tem capacidade pra isso. Mesmo telefone sem fio não necessariamente causa isso, usava 4 aparelhos 2,4GHz a distancia tipo 2 a 4m dos meus roteadores e nunca tive problemas, usei ao longo do anos uma meia duzia de roteadores.

    Sempre que ler aqui no forum alguém falando do mal uso de omni estão falando do seu uso: 700mW em omni de 12dBi. É muita potencia e muito ganho, sinal refletido lá do outro lado da rua, com milisegundos de atraso, é perfeitamente recebido pelo roteador, o chipset tem que trabalhar analisando pacotes legítimos e perder tempo descartando pacotes dele mesmo que chegaram atrasados devido a reflexão.

    Se esse roteador aguentar mesmo 10 pc's soho (Muito trafego de rede, especialmente win Vista/7/8 com descobertas de rede todo segundo, e impressão as vezes usa muito a rede, algumas coisas viram bitmap na hora de imprimir, tipo 10MB gastos pra imprimir via rede um docx de 25KB com um logo), e duvido que esse RTL8196 sirva pra isso com estabilidade, experimenta baixar a potencia disso pra uns 100mW, não adianta ter potencia alta no roteador se as estações tem potencia baixa, o sinal roteador>pc pode estar bom, mas pc>roteador precisa estar muito bom também, coisa rara de ver quando se usa roteador potente (Usuario olha só o sinal no PC e esquece que a comunicação é bidirecional)

    Enfim, ou você tem um roteador com potencia demais dando um tiro no pé e travando, ou você tem um roteador sem capacidade de processamento pra tanto trafego. Tem roteador que é feito pra uso domestico ou pra operar como cliente, nessas situações o requerimento de processamento é mais leve, em ambiente soho são 7-9 horas de trafego mínimo, com no mínimo 1 hora de trafego pesado, não é qualquer chipset barato (RTL8196 é barato) que costuma aguentar.






    O problema começa com multiplos aparelhos mesmo, esses 20 a 40Mbps seriam "divididos" entre os terminais, a etapa de RF do roteador ocupa processamento na hora de manter a conexão, fora que SO pra usuario final (Windows, Android, Ubuntu) passa o tempo todo analisando rede pra exibir novos dispositivos ou status de dispositivos, obviamente não consomem muito, mas são rajadas de 1 ou 2Mbps de consumo a cada poucos segundos, fora o trafego intencional do usuario.

    Enfim, com apenas 1 dispositivo conectado meu TP-Link 543 conecta netbook a 50m e trafega 20Mbps, mas se conecto meia duzia de micros no default em 20m mal consigo 3 ou 4Mbps de trafego, meu Clipp Store (Substituto do Aplicativos Comerciais da Compufour) dá erro toda hora por conta da perda de pacotes, perda que com apenas 1 dispositivo conectado não existe.

    O que diferencia roteador domestico, linha soho, e linha profissional, é essa estabilidade conforme aumenta o nº de maquinas, as "funções" (DMZ, uPnP, QoS, etc) muitas vezes são as mesmas, muda a capacidade de processamento. Esse TP-Link é domestico, o Soho dela começa nos 1043 pra cima, nunca os usei muito mas parece que o alcance deles é pequeno (Em domestico e soho: Mais antenas = menos potencia, inclusive pra um chain não atrapalhar o outro, tipo o WR2500N da resposta de cima pelo visto se atrapalha com potencia alta)

    Se já tem o TPLink pode comprar uns adaptadores Edup desse (São ótimos, prefiro eles do que marcas mais conhecidas como Encore ou Braview) e confirmar se o troughput com todas as maquinas conectadas não fica insustentavel, variando de 2 a 20Mbps, fazendo app's via rede travar (Aí depende do SO, XP bem capado (Serviços inúteis desativados) não fuça na rede, mas win7 geralmente é usado no default, desperdiça muita banda com essas "facilidade" e ocupa o processamento do roteador com isso, roteador domestico não tem processador parudo o suficiente pra aguentar muita maquina).
    Atenção no que o amigo fala, sempre impecável nas suas considerações, uma verdadeira aula...

  14. #14

    Padrão Re: Estações com Wifi

    Realizei o teste na mesma estação com outro adaptador USB, porém como ele é muito inferior ao EDUP a taxa ficou muito baixa a conexão não ficou estável.

    Tenho mais dois roteadores LinkSys E1200 e LinkSys WRT320N, amanhã farei os testes com cada um deles.

    Usando o WRT320N na ligação do roteador (3Com) cabeado, ambos possuem portas GigaBit pode influenciar consideravelmente a performance da rede wifi.

  15. #15

    Padrão Re: Estações com Wifi

    Ola rubem..

    pelo que entendi na sua resposta.. se determinado pc passa muito tempo conectado a um sistema exemplo banco de dados pode acasionar essa osilação.. por que tenho dos sistema em um pc e os outros micros da rede puxa dele.. o bando de dados de um é leve.. e bem antigo ainda.. o outro tem 130mega.. o outro tem 25mega.. so que esses dois passa o dia inteiro aberto....
    e ja troquei o roteador justamente por esse problema do nada a rede fica indisponivel.. ai tenho qeu ficar alterando de canal..
    utilizada um tplink e dava o mesmo problema..

    Que roteador que vc me indicaria para utilizar para isso..

    e se vc tiver skype é poder me passar ficaria grato

  16. #16

    Padrão Re: Estações com Wifi

    Não sei como se calcula o tamanho de um BD, já que geralmente tem muito arquivo trafegando, desde o clipper e dbase II vejo sempre um monte de arquivos sendo lidos e gravados via rede, não apenas um arquivão de 25 ou 130MB.

    O que uso hoje tem arquivos grandes de 100 ou 200MB, mas a maior parte das mensagens de erro se usar wifi meia-boca é nos arquivinhos de 100 ou 200KB.

    Sobre qual roteador, precisaria estabilidade e processamento suficiente. Estabilidade depende do ambiente, um linksys qualquer terá estabilidade 3x maior que TPLink, mas eles tradicionalmente tem potencia baixa, se tiver muito obstaculo não vai ter estabilidade por conta das pessoas passando, portas abrindo, enfim, movimentação dos obstaculos.
    Mas o que sempre insisto é: Quer estabilidade com o que tem? Fixa a velocidade num data-rate BAIXO. Nada de usar no default (Default é configuração pra dona-de-casa), nada de modos automaticos, a rede perfeita tem o mesmo nível de sinal de todos os PC's, e em roteador comum precisa data-rate baixo mas constante pra aproveitar a maior potencia e melhor sensibilidade dos aparelhos (Maior o data-rate ("150M", por exemplo) pior será a potencia e sensibilidade.

    26M é suficiente? Fixe nesse data-rate em modo N (Modo G é péssimo, prefiro usar 11M em modo B, quase todo aparelho tem muito mais estabilidade nesse modo velho) e teste.
    Em 2014 eu não compraria nada que não fosse N (Que existe no mercado aos montes desde 2009, não é novidade), mesmo um TPLink com sinal suficiente, com data-rate fixo e baixo vai servir, mas atenção no sinal suficiente: Ver sinal roteador>pc e também pc>roteador. Sinal ruim (SNR menor que 30dB) pode atrapalha se tiver obstaculo movel, é a hora de colocar antena melhor (Direcional) ao invez de se preocupar com roteador mais caro, com sinal ruim um ótimo roteador não vai manter conexão decente, teria que ter uma ótima etapa de RF no PC também (Ou seja, se não quer se preocupar com antenas ou data-rates precisa um ótimo roteador (Linksys, de maneira geral) e um ótimo hardware nos PC's (Linksys, ou placas pci/pcie modo N com chipsets Atheros)m e isso sai caro, placa pcie boa é R$ 150, roteador Linksys bom é R$ 300, então gastar uns minutos fixando data-rate baixo e modo N não custa nada, e antenas direcionais de R$ 50 podem ser usadas em qualquer hardware, pense seriamente nelas (Google: antena direcional interna, tem umas Dlink de 6dBi, tem TPLink de 9dBi, tem generica de 8dBi que são mais baratas mas não são ruins (São uma opção muuuuuuuuuuuuito melhor que omni de 6-9dB).

    Se todo o hardware está no mesmo "lado" do roteador eu sou mais fã de colocar um Nanostation M2 Loco, antena direcional é outra vida, tem uns 60° de abertura, e por ter dupla polarização a antena dos terminais pode estar de lado ou em pé que não atrapalha, em ambiente indoor eu sempre consegui mais alcance e estabilidade com NS do que com coisa tipo Bullet HP e omni, ou omni's grandes (10-15dB) em roteador razoavel tipo 3com antigo ou Linksys.
    EU prefiro antena direcional ou setorial SEMPRE, evito omni ao maximo.

    (Antena de notebook é omni na prática, mas elas tem um angulo (Reto pra tras da tela, ou pra tras do usuario (Que é um obstaculo)) onde tem maior ganho, no fim das contas são antenas cujo lobulo primario é direcional/setorial, mas tem lobulos secundários omnidirecionais, algumas são puramente omni (De Acer, por exemplo) mas a maioria é um patch quadrado, que tem muito ganho num angulo de uns 60° e relativamente pouco no resto, são muuuuuuuuuuito melhores que as omni ridículas de 2 ou 3dB das placa pci pra desktop. Solução? Não use omni em desktop, use direcionais/setoriais, terá o mesmo alcance que notebook)

  17. #17

    Padrão

    Foi exatamente o que ocorreu nos teste hoje com LinkSys WRT320N , em decorrência dos obstáculos, e dos clientes na loja, a rede ficou muito lenta com relação ao TP Link, executamos a mesma atividade realizada ontem, houve uma morosidade muito elevada, ou seja, a performance ficou muito ruim para um simples terminal de vendas.

    Utilizando essa placa (http://www.kabum.com.br/produto/7750...ss-pci-draft-n) e a antena direcional (http://www.kabum.com.br/produto/4896...bi-tl-ant2406a), estarei com boas opções nos terminais de vendas?

    Posso dividir duas estações usarem o LinkSys E1200 outras duas o LinkSys WRT320N e as demais o TP Link WR340N? Fazendo dessa maneira tenho algum rendimento de performance?

    Caso não tenho ganho significativo de performance fazendo a divisão dos roteadores, precisarei comprar outro roteador que seja melhor com os que já tenho?

  18. #18

    Padrão Re: Estações com Wifi

    Cuida o seguinte, essa placa PCI de 300M só chega a 300M com MIMO, ou seja, precisaria 2 ou 3 antenas direcionais pra ter os 300M prometidos (Sem mimo ela vai ficar dos 65/75M de data-rate com canal normal (20MHz), vai pagar mais caro por antena com MIMO mas usar SISO, é perda de dinheiro. Mas o chipset dela deve ser bom, ou melhor, por esse preço TEM QUE SER BOM. A julgar pela 751 (SISO) é bom sim, não tem potencia alta mas uma boa antena compensa.

    Pode dividir as estações pelos roteadores, sem problema, só há lucro, desde que use canais distantes, mas tem que ter sinal suficiente, não tem como prever antecipadamente se o sinal está suficiente ou não, com obstaculos no meio você não pode levar em conta apenas nível de sinal, que em roteador domestico é atualizado lentamente e acaba levando em conta reflexos (Trajetoria indireta, com atraso em relação ao sinal que chega em trajetoria direta por meio de obstaculos), UBNT e MK exibem banda passante mas roteadores domesticos não, por isso insisto tanto em fixar data-rate, se os obstaculos não forem moveis o troughput medido agora será o mesmo sempre, pra software via rede geralmente mais vale banda baixa e constante (10M, por exemplo) do que banda alta oscilando (Variando de 30 a 60M, com perdas de pacotes de 1 a 10%, com respostas de acordo com o tamanho dos pacotes de 2 a 200mS). Win7 gera trafego de pacotes netbios, que são pequenos, aí o troughput parece grande, mas hora que abre arquivo via rede passam pacotes maiores (No limite do MTU) e o troughput cai "misteriosamente", é simples falta de qualidade fisica no sinal, dá pra tentar remediar com canais mais estreitos (E nisso o modo B se sai melhor que G nalguns roteadores), menos portadoras (Menor o data-rate, menos portadoras), baixando potencia quando o sinal está alto tipo -45dB (Se usar data-rate fixo lá pelos 39M uns -55dB serão suficientes pra estabilidade, não é por ter -45 de sinal que dá pra usar data-rate tipo 75M, com obstaculos o nível de sinal exibido nunca é o sinal aproveitavel).

    Problema é falta de opções dos setup's. Meu ultimo linksys (WRT54) não tinha quase nada comparado ao que DD/Open-WRT tem de opções. Alias, meu TPLink 543 é ainda pior, só configura modo e canal, não tem data-rate pra configurar, por isso é um lixo de conexão (Comparado a uma RB com potencia limitada a 15dBm, bem menor que o TP-Link)

  19. #19

    Padrão

    Mantendo a velocidade em 60mbps, com variações baixas, acredito que esteja excelente para a finalidade que preciso.

    Pensando nesses fatores posso comprar uma placa pci com 150mbps a 751 (https://www.balaodainformatica.com.b...-TL-WN751ND%29) que indicou no primeiro post, juntamente com uma antena direcional (https://www.balaodainformatica.com.b...3%AAmea-RP-SMA).

    O grande problema quando estiverem todos os terminais de venda operando simultaneamente, com muitas pessoas, os obstáculos que são três paredes de alvenaria com 20 metros de distância, onde estarão os roteadores wifi, e inúmeras gôndulas metálicas.

    Rubem muito obrigado pela ajuda, está sendo de grande aproveitamento.

  20. #20

    Padrão Re: Estações com Wifi

    Hum... gondola metalica é um problemão, vidro e metal refletem muuuuito sinal (Talvez fibra também, nunca testei), se tiver muita gondola mesmo vai ser como atravessar arvore com wifi, o sinal varia bastante (Ora é reflexo aqui, ora alí) e perde muito pacote.

    Eu pensaria seriamente em passar um cabo e trazer esse roteador mais perto, ou então passar um cabo RG58 e trazer pelo menos uma antena pra mais perto, passando essas gondolas. 15m de cabo RG58 é um terror mas é fichinha perto de passar por meio de muita ferragem, antena 12dB de 60° (Aquario, Proeletronic) em distancia pequena tem angulo maior que 60°, não deixa de atender ninguem.