Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: POP 5,8 MIMO - Quantos Clientes vs Planos de Velocidade - Melhores Equipamentos !?

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Ta de brincadeira ne!? 300mbps kkkkk
    Amigo rocket em cenario real pmp vai legal ate 50 user todos com sinal perfeito e planos bem a baixo desses 10mb
    No caso, em média em cada rocket eu poderia colocar em média essa quantidade de clientes ?

    acho que vou de rocket pra justamente já ficar preparado, para como tempo mudar todo mundo pra nano.

    De início com airmax desativado, quando todo mundo for nano, aew ativo;

  2. #22

    Padrão Re: POP 5,8 MIMO - Quantos Clientes vs Planos de Velocidade - Melhores Equipamentos !?

    Citação Postado originalmente por Gustavo Santiago Fra Ver Post
    Aqui coloquei Omnitik na torre e SXT lite5 nos clientes, até agora show...
    Cliente com banda de até 10 megas tranquilo e com uma distancia de até 2 km...
    Com o "quiksetup" das SXT funcionário não precisa ser expert em mikrotk pra configura...
    e com um custo bem baixo...
    Até hoje acho que foi o primeiro relato de sucesso. Outros relatos são de que não funciona, mas não me lembro se eram relatos de quem "realmente" usou.

    Normalmente quando se fala em omni a grande maioria já descarta como sendo problema. E ainda por cima com "só" 7,5 dbi de ganho? Isso talvez seja um dos principais motivos da rejeição pública do equipamento.

    Mas gostaria de trocar algumas considerações com a comunidade;
    1 - porque omni é inferior a setorial? Logicamente uma setorial concentrando um sinal para determinado lado tem a chance de dar melhor desempenho. Mas isso não tira o mérito de uma omni. Vai haver locais que o uso de omni não seria indicado. Então não seria um caso de preconceito, mas sim de indicação. Está indicado ou não? Ah, mas daí no futuro pode não estar indicado... sim pode e vai gastar para implantar as setoriais. Isso pode ser analisado num espaço de tempo futuro para ver a conveniência ou não.
    O que realmente importa não é o número de estações que aparece num Scan, mas sim em que canal isso acontece. Além disso, qual é a intensidade que chega neste canal que está se escolhendo para colocar o rádio. Vai permitir um SNR favorável? Se sim, pouco vai importar as outras estações.

    2 - no caso específico da omnitik: ela tem antenas de baixo ganho, 7,5dbi. Mas o que isso significa? nada, ou quem sabe até melhor pois com este ganho o angulo vertical ( não confundir com polarização ) é grande o que favorece as conexões perto melhor que uma antena omni de 12 dbi. Talvez seja um dos motivos pelos quais a Mikrotik optou por este ganho.
    Na questão do ganho tem um fator que precisa ser levado em conta que é o EIRP do conjunto rádio/antena. Ele não pode passar de 36db.
    Será que numa comparação de painel x omni é levado isto em conta? Um painel de 14 dbi só poderia colocar 22 dbm de potencia para fechar os 36db.
    Mas como a maioria coloca painel de 16 ou 17 dbi só poderia usar 20 ou 19 dbm de potencia. Só assim uma comparação poderia ser mais justa. Um rádio até com bem menos potencia num painel de 16 ou 17 poderá dar melhor alcance tendo em vista um lóbulo mais direcional.

    3 - qual o custo disso tudo? no caso de painel serão 4 canais a serem ocupados para poder alcançar alguns km a mais. O que contraria o princípio das micro-células. Maior custo financeiro e maior custo interferente no espectro.
    Com um omnitik o custo financeiro é extremamente menor. O custo por ocupação de canal idem.
    Não se esqueçam que 5.8 também está ficando poluído. Pouca gente tem observado as limitações de cada sub-faixa. E isso tem criado um desordenamento que dificulta até para quem vai colocar uma estação nova.

    Uma opção ao omnitik poderia ser o novo BaseBox. Talvez iniciando com omni e se for realmente necessário uma expansão, coloca outros na torre e coloca painel. Até dual band ele permite. O investimento financeiro fica preservado.

    Tudo isso considerado não levando em conta as homologações. Infelizmente os distribuidores gostam de testar o mercado, de vender, mas respeitar os clientes providenciando as devidas homologações, isso já é outro papo.
    Nós temos que testar, temos que acreditar nos produtos, mas eles só querem mesmo é vender. E aí termina a responsabilidade deles. Até em RMA eles são complicados. Pelo que me disseram o RMA na Flytec é tranquilo.

    Depois destas considerações sobre o que eu penso, não quero ser categórico. Sei que a maioria não vai concordar mas podemos continuar trocando informações a respeito com respeito ( desculpem o trocadilho)

  3. #23

    Padrão Re: POP 5,8 MIMO - Quantos Clientes vs Planos de Velocidade - Melhores Equipamentos !?

    Aqui trabalho com "comodato" então 90% dos meus clientes são SXT, mais tenho nano em 2X2 e airgrid que funciona muito bem só que 1x1...



    Citação Postado originalmente por miccharg Ver Post
    Não pensei que tinha tanto poder essa dupla.

    Quantos Clientes em média por omnitik ?!

    No caso, ainda poderia aproveitar os kits que os clientes já tenham, exemplo os nanoloco m5 pra conectar nela, ja que é mimo ?!?

    Casaria tb?

  4. #24

    Padrão Re: POP 5,8 MIMO - Quantos Clientes vs Planos de Velocidade - Melhores Equipamentos !?

    sou MUITO novo no mercado, então não tenho muita pratica de campo...mais tenho o seguinte pensamento (claro que cada caso é um caso...), é melhor eu trabalhar com antenas de "baixo" ganho e colocar mais pontos de distribuição no bairro do que colocar uma de "alto" ganho e uma atrapalhar a outra ou um ponto apenas, assim tendo um controle melhor para os clientes descentralizando as conexões, e fugindo de problemas por menores (também tem que entrar em consideração), como um cliente com visada obstruída para uma das antenas teria uma segunda opção.
    Como não tenho um numero muito grande de clientes a Omnitik está se saindo muito bem, com até agora um numero máximo de 18 clientes por omnitik.
    Caso este numero venha a crescer muito (se Deus quiser), e ela venha a apresentar a necessidade de troca, substitui por setoriais com grooves.

    Valeu...

  5. #25

    Padrão Re: POP 5,8 MIMO - Quantos Clientes vs Planos de Velocidade - Melhores Equipamentos !?

    Gustavo Santiago, em média 18 clientes por omnitik. E qual a média de velocidades ?

    No caso, já que tem nano tb na sua rede, então vc não usa nem o AirMax nem o NV2 (se nao me engano é esse o do mikrotik ksksk) ativado ?!

    Desempenho da rede, atende clientes com banda até 8 megas com ping baixo, e quanto de ping em média ?

  6. #26

    Padrão Re: POP 5,8 MIMO - Quantos Clientes vs Planos de Velocidade - Melhores Equipamentos !?

    @miccharg vou te dar uma dica, usa basestation com rb912, e sxt nos clientes, um otimo custoxbeneficio, trabalha muito bem e passa +6mb tranquilo, tenho sxt recebendo 48mb sem nv2 ou nstreme ativo, e ate para a configuraçoes é bem simples.

    se quiser add no skype brunnobelas q te passo mais informações

    lembrando, é mimo

  7. #27

    Padrão Re: POP 5,8 MIMO - Quantos Clientes vs Planos de Velocidade - Melhores Equipamentos !?

    Não devemos apenas nos preocupar com o equipamento que iremos utilizar.

    Temos que ter outras preocupações, tais como:

    1- limitação de cliente por AP -- independente de usar algum protocolo proprietario (nv2, airmax, ippool) procure deixar no maximo (em media) 30 clientes online por AP. Se ver que determinado setor já atingiu esse limite, coloque mais um AP para essa região....
    PS: se vc manter um nivel de sinal entre -50 e -65, nem precisa ativar o protocolo proprietario.... assim continuará tendo qualidade e ainda poderá usar ubnt, mk, e intelbras ao mesmo tempo.

    2- Canal que irá usar e potencia dos mesmos.
    Ao contrario do 2.4, nem todos os canais que aparecem nos equipamentos 5Ghz podem ser usados.. e alguns até podem, mas tem que respeitar o limite de potencia e ativar alguns mecanismos dele.
    Recomendo a leitura: https://under-linux.org/showthread.php?t=147398

  8. #28

    Padrão Re: POP 5,8 MIMO - Quantos Clientes vs Planos de Velocidade - Melhores Equipamentos !?

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    @miccharg vou te dar uma dica, usa basestation com rb912, e sxt nos clientes, um otimo custoxbeneficio, trabalha muito bem e passa +6mb tranquilo, tenho sxt recebendo 48mb sem nv2 ou nstreme ativo, e ate para a configuraçoes é bem simples.

    se quiser add no skype brunnobelas q te passo mais informações

    lembrando, é mimo
    Realmente não conhecia o poder das SXT.

    Como ela tem um alto poder de processamento, guardarei como trunfo para fazer os PTP entre os POPS que irei abrir. Além de já portar uma antena MiMo, e ser bem compácto.

    Muito grato

  9. #29

    Padrão Re: POP 5,8 MIMO - Quantos Clientes vs Planos de Velocidade - Melhores Equipamentos !?

    @AndrioPJ

    Era justamente isso minha dúvida; O quanto o uso dos protocolos Propriétários poderiam afetar a qualidade ou limitação de entrega de uma boa banda aos clientes ?! E se isso poderia ser contornado usando uma rede só com MiMo ?!

    Pra justamente resolver se poderia aceitar os equipamentos de várias marcas, sem comprometer a qualidade tão drasticamente. E sem ficar preso por marca.!?!?!

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Não devemos apenas nos preocupar com o equipamento que iremos utilizar.

    Temos que ter outras preocupações, tais como:

    1- limitação de cliente por AP -- independente de usar algum protocolo proprietario (nv2, airmax, ippool) procure deixar no maximo (em media) 30 clientes online por AP. Se ver que determinado setor já atingiu esse limite, coloque mais um AP para essa região....
    PS: se vc manter um nivel de sinal entre -50 e -65, nem precisa ativar o protocolo proprietario.... assim continuará tendo qualidade e ainda poderá usar ubnt, mk, e intelbras ao mesmo tempo.

    2- Canal que irá usar e potencia dos mesmos.
    Ao contrario do 2.4, nem todos os canais que aparecem nos equipamentos 5Ghz podem ser usados.. e alguns até podem, mas tem que respeitar o limite de potencia e ativar alguns mecanismos dele.
    Recomendo a leitura: https://under-linux.org/showthread.php?t=147398

  10. #30

    Padrão Re: POP 5,8 MIMO - Quantos Clientes vs Planos de Velocidade - Melhores Equipamentos !?

    Citação Postado originalmente por miccharg Ver Post
    @AndrioPJ

    Era justamente isso minha dúvida; O quanto o uso dos protocolos Propriétários poderiam afetar a qualidade ou limitação de entrega de uma boa banda aos clientes ?! E se isso poderia ser contornado usando uma rede só com MiMo ?!

    Pra justamente resolver se poderia aceitar os equipamentos de várias marcas, sem comprometer a qualidade tão drasticamente. E sem ficar preso por marca.!?!?!
    vc nao precisa usar os TDMA, com a 912 vc usa sxt, locom5, intelbras qualquer um.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RB912.png
Visualizações:	236
Tamanho: 	44,8 KB
ID:      	52994

  11. #31

    Padrão Re: POP 5,8 MIMO - Quantos Clientes vs Planos de Velocidade - Melhores Equipamentos !?

    Citação Postado originalmente por Gustavo Santiago Fra Ver Post
    sou MUITO novo no mercado, então não tenho muita pratica de campo...mais tenho o seguinte pensamento (claro que cada caso é um caso...), é melhor eu trabalhar com antenas de "baixo" ganho e colocar mais pontos de distribuição no bairro do que colocar uma de "alto" ganho e uma atrapalhar a outra ou um ponto apenas, assim tendo um controle melhor para os clientes descentralizando as conexões, e fugindo de problemas por menores (também tem que entrar em consideração), como um cliente com visada obstruída para uma das antenas teria uma segunda opção.
    Como não tenho um numero muito grande de clientes a Omnitik está se saindo muito bem, com até agora um numero máximo de 18 clientes por omnitik.
    Caso este numero venha a crescer muito (se Deus quiser), e ela venha a apresentar a necessidade de troca, substitui por setoriais com grooves.

    Valeu...
    Tbem concordo, pois conheço pessoas que não usam o mesmo conceito, e eu penso da mesma forma, pois possuo clientes conectados em omnitik tanto loco m5 quando tplink, wom 5000, airgrid 23 dbi e sxt, podem falar mesmo que é uma verdadeira salada de frutas e tenho cerca de 4 omnitik operando em meia a salada de frutas com maximo de 38 clientes conectados com planos que variam em media de 1 e 2 mega e graças a deus ping e qualidade inquestionavel. Cada cenario varia muito e vale a pena testar, pois todos aqui estão carecas de saber que receita de bolo, realmente não existe. A lembrando que estou em ambiente de poluição ja em 5.8.

  12. #32

    Padrão Re: POP 5,8 MIMO - Quantos Clientes vs Planos de Velocidade - Melhores Equipamentos !?

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Não devemos apenas nos preocupar com o equipamento que iremos utilizar.

    Temos que ter outras preocupações, tais como:

    1- limitação de cliente por AP -- independente de usar algum protocolo proprietario (nv2, airmax, ippool) procure deixar no maximo (em media) 30 clientes online por AP. Se ver que determinado setor já atingiu esse limite, coloque mais um AP para essa região....
    PS: se vc manter um nivel de sinal entre -50 e -65, nem precisa ativar o protocolo proprietario.... assim continuará tendo qualidade e ainda poderá usar ubnt, mk, e intelbras ao mesmo tempo.

    2- Canal que irá usar e potencia dos mesmos.
    Ao contrario do 2.4, nem todos os canais que aparecem nos equipamentos 5Ghz podem ser usados.. e alguns até podem, mas tem que respeitar o limite de potencia e ativar alguns mecanismos dele.
    Recomendo a leitura: https://under-linux.org/showthread.php?t=147398
    Concordo. Cada caso é um caso. Equipamento a ser utilizado não é tudo e sim as politicas técnicas adotadas para tal.

  13. #33

    Padrão Re: POP 5,8 MIMO - Quantos Clientes vs Planos de Velocidade - Melhores Equipamentos !?

    Citação Postado originalmente por Zarttron Ver Post
    Tbem concordo, pois conheço pessoas que não usam o mesmo conceito, e eu penso da mesma forma, pois possuo clientes conectados em omnitik tanto loco m5 quando tplink, wom 5000, airgrid 23 dbi e sxt, podem falar mesmo que é uma verdadeira salada de frutas e tenho cerca de 4 omnitik operando em meia a salada de frutas com maximo de 38 clientes conectados com planos que variam em media de 1 e 2 mega e graças a deus ping e qualidade inquestionavel. Cada cenario varia muito e vale a pena testar, pois todos aqui estão carecas de saber que receita de bolo, realmente não existe. A lembrando que estou em ambiente de poluição ja em 5.8.
    Quantos clientes por omnitik ?!

    E qual a distância dos seus omnitik's entre um e outro ?? E qual potência usa nele !?
    Grato.

  14. #34

    Padrão Re: POP 5,8 MIMO - Quantos Clientes vs Planos de Velocidade - Melhores Equipamentos !?

    tenho planos de 1 a 4 megas...

    18 é o numero máximo que tenho em uma omnitik aqui, mais simultâneo uma media de 9...



    Citação Postado originalmente por miccharg Ver Post
    Gustavo Santiago, em média 18 clientes por omnitik. E qual a média de velocidades ?

    No caso, já que tem nano tb na sua rede, então vc não usa nem o AirMax nem o NV2 (se nao me engano é esse o do mikrotik ksksk) ativado ?!

    Desempenho da rede, atende clientes com banda até 8 megas com ping baixo, e quanto de ping em média ?

  15. #35
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: POP 5,8 MIMO - Quantos Clientes vs Planos de Velocidade - Melhores Equipamentos !?

    Gustavo, nesse pop onde você tem esses 18 usuários simultâneamente você tem quantos CLIENTES pagantes ao redor do POP?

    Pergunto, pois dependendo da quantidade de cliente talves não compense afinal se você conseguir mais e mais clientes ao mesmo tempo por POP seja mais vantajoso.

    Estou apenas conjecturando.

  16. #36

    Padrão Re: POP 5,8 MIMO - Quantos Clientes vs Planos de Velocidade - Melhores Equipamentos !?

    Não entendi muito bem o que perguntou, mais vamos lá...18 é o máximo de clientes, uma media de 9 simultâneos..

    Minha rede era toda em 2.4 (planos de 300kbps a 800kbps)... então por não ter como trabalhar (falta de canal) e o aumento da velocidade ( de 1 a 4 megas) coloquei em 1 as minhas repetidoras a omnitik (baixo custo) ao londo desses 9 meses fui "ganhando" clientes, hj não habilito mais 2.4 (somente se o cliente já tiver equipamento), e estou colocando omnitik em minhas 13 repetidoras para poder atender em 5.8 onde atendo em 2.4.

    Mas estou fazendo isto por falta de $$$ para trocar todas as repetidoras, assim que for melhorando ou até mesmo necessitando vou trocando para setorial, que em vista da omnitik tem um custo bem mais elevado.

    Hj consto com 185 clientes, e ao invés de investir nas setoriais decidi trocar meus PTP para obter uma melhora de "qualidade", coloquei um cache, assinei o 1º link dedicado, pois tava na DSL.

    não sei se estou agindo certo se é que tem certo e errado nisso..kkkk

    só estou dando minha contribuição no que eu estou utilizando.




    Citação Postado originalmente por ricromero Ver Post
    Gustavo, nesse pop onde você tem esses 18 usuários simultâneamente você tem quantos CLIENTES pagantes ao redor do POP?

    Pergunto, pois dependendo da quantidade de cliente talves não compense afinal se você conseguir mais e mais clientes ao mesmo tempo por POP seja mais vantajoso.

    Estou apenas conjecturando.

  17. #37
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: POP 5,8 MIMO - Quantos Clientes vs Planos de Velocidade - Melhores Equipamentos !?

    Entendi seu ponto de vista, vc está apenas utilizando-se da sua propria infra, pensei que estivesse montando novos POPs.

    Citação Postado originalmente por Gustavo Santiago Fra Ver Post
    Não entendi muito bem o que perguntou, mais vamos lá...18 é o máximo de clientes, uma media de 9 simultâneos..

    Minha rede era toda em 2.4 (planos de 300kbps a 800kbps)... então por não ter como trabalhar (falta de canal) e o aumento da velocidade ( de 1 a 4 megas) coloquei em 1 as minhas repetidoras a omnitik (baixo custo) ao londo desses 9 meses fui "ganhando" clientes, hj não habilito mais 2.4 (somente se o cliente já tiver equipamento), e estou colocando omnitik em minhas 13 repetidoras para poder atender em 5.8 onde atendo em 2.4.

    Mas estou fazendo isto por falta de $$$ para trocar todas as repetidoras, assim que for melhorando ou até mesmo necessitando vou trocando para setorial, que em vista da omnitik tem um custo bem mais elevado.

    Hj consto com 185 clientes, e ao invés de investir nas setoriais decidi trocar meus PTP para obter uma melhora de "qualidade", coloquei um cache, assinei o 1º link dedicado, pois tava na DSL.

    não sei se estou agindo certo se é que tem certo e errado nisso..kkkk

    só estou dando minha contribuição no que eu estou utilizando.

  18. #38

    Padrão Re: POP 5,8 MIMO - Quantos Clientes vs Planos de Velocidade - Melhores Equipamentos !?

    Citação Postado originalmente por miccharg Ver Post
    Quantos clientes por omnitik ?!

    E qual a distância dos seus omnitik's entre um e outro ?? E qual potência usa nele !?
    Grato.
    Tenho em cerca de 4 km um do outro e cerca de 22 por ap, uso potencia em default.