+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Diferença banda de entrada e banda de saida

    Olá amigos,espero q alguém possa me dar uma dar uma luz.
    A algum tempo tenho observado q a porta de entrada da minha rb principal está entrando X internet e saindo -X internet para os clientes.
    Ex:as vezes observo entrando 35M e saindo p os clientes 30M.
    Gostaria de saber se isso é um defeito,se a RB está saturada(RB1100 com aprox 340 online),o processamento chega no máximo 75.
    Enfim quem puder me dá uma luz ficarei muito grato. Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem Título.jpg
Visualizações:	157
Tamanho: 	153,4 KB
ID:      	52923

  2. #2

    Padrão Re: Diferença banda de entrada e banda de saida

    Eu chutaria em diferença de mtu e mss, ao colocar autenticação no pacote (pppoe, por exemplo) aumenta uns bytes no cabeçalho, e se exceder o MTU esse pacote precisa ser quebrado em 2, e isso cria mais banda porque um novo cabeçalho é usado, mas... seriam 28 a 36 bytes por pacote de 1450-1480B, mal devia dar 2% a mais se fosse isso.

    DNS não tá ativo pra fora? (No IP publico)

    MK não é rapido na atualização (Nem sei se dá pra confiar tanto no winbox), mas imagino que essa diferença seja constante então mesmo que varie tipo 25-30Mbps a outra lan variará de 32-38Mbps. Eu tenho diferença aqui, mas a coisa varia rapido, cada segundo uma porta diferente consome mais.

    Ah, se a conexão está perdendo pacotes ou tendo respostas lentas (Vai que vem por um ptp) o roteador vai re-requisitar o pacote, ele não avisa pro cliente "Ó, esse pacote vai demorar", ele simplesmente re-requisita algumas coisas quando o checksum não bate (Talvez em ADSL também aconteça muito isso, como cai em dslam com link compartilhado nunca dá pra saber o que é perda entre fiação e modem e o que é limitado na dslam).

  3. #3

    Padrão Re: Diferença banda de entrada e banda de saida

    Também pensei no MTU(eu uso aqui 1400),realmente a velocidade muda.Hora bate certinho na entrada e na saída e hora muda dando valores diversos de diferença.Mas tudo funcionando certinho,autenticações,link dedicado direto na rb,navegação tudo de boa.
    Essa Rb1100 ainda está com a versão antiga 4.15,mas o que esta funcionando não se mexe.Só gostaria de saber sobre essa questão banda de entrada != banda de saída.

  4. #4

    Padrão Re: Diferença banda de entrada e banda de saida

    cara eu acho que e so leitura errada mesmo tipo vc pode ter um cliente com plano de 1mb e segundos pode mostrar como se ele estivesse uzando 2 mb ou vc saber que tem 50mb de link e uma hora vc pegar ela marcando 70mb mas deveria ter uma diferença no contrario sim os clientes uzarem mais que o discador pois eles perdem pacotes pro radio mais do que o modem para a linha telefonica no caso..

  5. #5

    Padrão Re: Diferença banda de entrada e banda de saida

    MTU de 1400?
    Pra mim que só se usava isso em VPN. Já testou 1470-1500? Quebra menos os pacotes em teoria.