+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Groove 2.4

    Galera boa noite. É o seguinte vai ter um rodeiozinho aki em minha cidade e tivemos a ideia de colocar WiFi para poder fazer propaganda da empresa e tal ai vem a dúvida tenho um groove 2.4 configurei certinho e tal vou limitar a banda sei lá uns 300 k por usuário. A questão é a seguinte como vai ser em 2.4 será que aguenta passar quantos megas como nem todo celular tem tecnologia para pegar 5.8 tem que ser 2.4. É coisa pequena fui lá hoje uma onmini cobriu toda a área. E ai?

  2. #2

    Padrão Re: Groove 2.4

    Ai que ta o grande problema não da para saber a primeira vez que vamos fazer.

  3. #3

    Padrão Re: Groove 2.4

    Mas hoje 90% é só WhatsApp

  4. #4

    Padrão Re: Groove 2.4

    Amigo, eu nao entendo muito mais tem como vc colocar para ter acesso só (no caso) watsapp e face por exemplo, creio eu que tem que criar uma regra no mikrotik, se alguem souber ajuda o nosso amigo ai. vlw

  5. #5

    Padrão Re: Groove 2.4

    Pois é disso tbm nao seu muito se de vou ver se consigo bloquear download de aplicativos

  6. #6

    Padrão Re: Groove 2.4

    Uma pergunta será em hotspost a autenticação? se sim vai montar um stand para fazer os user para os cliente ?

  7. #7

    Padrão Re: Groove 2.4

    Não vai ser em hotspot. Como vamos deixar funcionando só a noite vai ser liberado mesmo server DHCP e com controle de banda

  8. #8

    Padrão Re: Groove 2.4

    Tchê, como você quer é promover o provedor, vai com muito cuidado pois isso pode virar uma faca apontada para você.
    Primeiro, deixar todo mundo num só rádio. Como disseram, se tiver uma procura mais alta, vai dar gargalo no rádio, mesmo com banda baixa de 300kbps.
    E acho que com 300kbps não vai dar impacto no usuário. Hoje com esta banda o cliente reclama na hora.
    Eu penso que uma estrutura em 5.8 onde chega o teu link e alguns rádios em 2.4 para pulverizar o acesso.
    Outro grande problemas em eventos é o que está na mão do usuário. Normalmente estes dispositivos não tem poder de transmissão mais alto e daí precisa estar sempre perto de uma antena para não ficar atrapalhando os outros usuários. Com vários 2.4 espalhados tu vais evitar este incomodo.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tchê, como você quer é promover o provedor, vai com muito cuidado pois isso pode virar uma faca apontada para você.
    Primeiro, deixar todo mundo num só rádio. Como disseram, se tiver uma procura mais alta, vai dar gargalo no rádio, mesmo com banda baixa de 300kbps.
    E acho que com 300kbps não vai dar impacto no usuário. Hoje com esta banda o cliente reclama na hora.
    Eu penso que uma estrutura em 5.8 onde chega o teu link e alguns rádios em 2.4 para pulverizar o acesso.
    Outro grande problemas em eventos é o que está na mão do usuário. Normalmente estes dispositivos não tem poder de transmissão mais alto e daí precisa estar sempre perto de uma antena para não ficar atrapalhando os outros usuários. Com vários 2.4 espalhados tu vais evitar este incomodo.
    concordo plenamente

  10. #10

    Padrão Re: Groove 2.4

    Pois então obrigado pelas sugestões. Tive pensando bastante a respeito desse "gargalo" e estou preocupado pq o espaço é pequeno e para espalhar mais rádios fica meio perto um do outro. E não posso colocar roteador comum tp-link que tbm não aguenta

  11. #11
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Groove 2.4

    Ja pensou em desenvolver uma rede mesh? Uma alternativa bem viável para o evento.

  12. #12

    Padrão Re: Groove 2.4

    Nunca vi falar. Pode dar uma ideia de como funciona

  13. #13

    Padrão Re: Groove 2.4

    Colocar rádio perto não é a questão. Dia desses eu vi um comentário se não me engano do Luciano da Computech onde ele relatava sobre um evento onde havia dezenas de redes e tudo funcionando. Não me lembro agora se era num vídeo ou numa lista de discussão...

    Com planejamento você pode colocar os rádios, baixando a potencia deles para evitar "bigode" (como dizem os radioamadores) mesmo nos canais mais distantes.
    Parte do princípio que existem 3 canais disponíveis. 1, 6 e 11 ( 12 e 13 são liberados mas muitos dispositivos não reconhecem)

    A Computech tem os MasterAP que são projetados basicamente para isso, com muitos casos de sucesso. Dentro é puro mikrotik que deve aguentar mais tráfego.
    Tem um vídeo deles que mostra o uso com sucesso num hotel conceituado da região.

  14. #14

    Padrão Re: Groove 2.4

    Citação Postado originalmente por Rafaelbazoni Ver Post
    Nunca vi falar. Pode dar uma ideia de como funciona
    Dá uma estudada neste PDF. Com ele fizemos parte de nossa rede em mesh e é o setor mais tranquilo.

    http://www.bdibbs.com.br/wp-content/...eshJhonnyp.pdf

    Pode usar os MasterAP em mesh. A configuração depois que aprende não leva 5 minutos.

  15. #15

    Padrão Re: Groove 2.4

    Pois então obrigado pelas sugestões. Tive pensando bastante a respeito desse "gargalo" e estou preocupado pq o espaço é pequeno e para espalhar mais rádios fica meio perto um do outro. E não posso colocar roteador comum tp-link que tbm não aguenta

  16. #16

    Padrão Re: Groove 2.4

    Já que ta osso estive pensando em colocar uma RB 433 e colocar 3 setoriais ficaria melhor ne. Só que do tenho 2 setoriais e uma onmini teria como colocar a onmini junto sem que interferisse os demais? Não da tempo de comprar outro frete para minha cidade é no mínimo uns 10 dias e SEDEX geralmente é mais de 100 cruzeiros QQ caixinha

  17. #17
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: Groove 2.4

    Citação Postado originalmente por technorte Ver Post
    vou te dar mais uma sugestao...como esses eventos duram em media 3 dias, faça o controle por senha no primeiro dia e veja como o "bulletik" se comporta...faça um pequeno stand pra galera ser atendida...coloca o anuncio que é gratuito e tal...assim vc terá controle de usuarios...me refiro a quantidade...pq se liberar geral vai ser um problema pra vc...lembre-se que vc esta fazendo propaganda do seu serviço...ninguem te contratou pra fornecer internet no evento, entao sendo assim vc pode colocar apenas uma X quantidade de aparelhos...é por ai...
    Essa sugestão é uma boa, Monta um stand pra fazer o cadastro do pessoal e quando tiver um quantidade de dispositivos conectados vc para de cadastrar, melhor do q deixar o groove travar...