+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2 redes para o mesmo roteador de borda

    ola pessoal, to precisando de uma ajuda. Tenho um roteador de borda com o mikrotik, mais como é uma rede muito grande, entao no meio da rede tenho outros roteadores para diminuir o roteamento, a conexao com cada roteador é feita com radios licenciados por uma rede, mais vou fazer outra rede com esses radios ate meu ultimo roteador para ampliar a capacidade da minha rede. Queria saber como posso fazer para dividir o trafego entre essas duas rotas sem usar tuneos EOIP, por que ja tive experiencia com EOIP e percebi que tem muita perca de qualidade. vlw galera abs.

  2. #2

    Padrão Re: 2 redes para o mesmo roteador de borda

    ainda nao pesquiser sobre MPLS TE, mais sei que é um tunel tbm, será que ele tem uma qualidade melhor que o EOIP? é pq preciso de algo q funciona muito bem com muito trafego. uma banda mais ou menos 700mbps.

  3. #3
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: 2 redes para o mesmo roteador de borda

    Acredito que o problema ai seja processamento, pois com esse tráfego, qualquer protocolo de roteamento vai gerar overhead se o equipamento não for bem dimensionado.
    O MPLS tem menor sobrecarga que o EOIP.
    Quais equipamentos você usa?

  4. #4

    Padrão Re: 2 redes para o mesmo roteador de borda

    Uso RouterMax como Roteadores e os enlaces sao com radios licenciados da Ceragon.

  5. #5
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: 2 redes para o mesmo roteador de borda

    Você monitora o processamento desses equipamentos? Está tranquilo?

  6. #6

    Padrão Re: 2 redes para o mesmo roteador de borda

    sim sim, o maximo que chega o processamento em horario de pico é 40%. Em outros horarios a cpu fica baixa 15%. Obs no meu pico maximo o consumo é de 600mbps e nos outros horarios em torno de 440mbps

  7. #7
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: 2 redes para o mesmo roteador de borda

    Pelo que sempre li, pelo fato do MPLS ser considerado protocolo de camada 2,5 (fica entre a camada 2 e a 3) e ser roteado pelos labels (etiquetas) é muito mais rápido e leve que roteamento IP.
    Seria uma boa tentativa, embora não tenho conhecimentos para te ajudar nessa migração.

  8. #8

    Padrão Re: 2 redes para o mesmo roteador de borda

    entendi, mais agradeço pela atençao. Se algum dia vc precisar de uma força e eu poder ajudar vou ficar contente. vlw parceiro abs

  9. #9
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: 2 redes para o mesmo roteador de borda

    Com certeza aqui você vai achar alguém que consiga te ajudar, boa sorte ai.

  10. #10

    Padrão Re: 2 redes para o mesmo roteador de borda

    Como eu tinha falado eu tenho uma rede que interliga varias cidades e tenho um trafego de 600mbps na mesma. Mas vou fazer outra rede para ampliar essa capacidade, entao queria saber como vou fazer pra ela sair do meu primeiro roteador e chegar no ultimo e eu conseguir dividir esse trafego nessas duas redes.

  11. #11

    Padrão Re: 2 redes para o mesmo roteador de borda

    Citação Postado originalmente por Alessandropsuporte Ver Post
    Como eu tinha falado eu tenho uma rede que interliga varias cidades e tenho um trafego de 600mbps na mesma. Mas vou fazer outra rede para ampliar essa capacidade, entao queria saber como vou fazer pra ela sair do meu primeiro roteador e chegar no ultimo e eu conseguir dividir esse trafego nessas duas redes.
    Sua rede hoje esta em brigde ? Faça pelo menos um roteamento OSPF que ja vai ajudar bastante.
    Se ja tem faça MPLS/VPLS
    E se possivel MPLS TE. Que o qual ja acho mais complexo.!!