+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montando rede para evento

    Pessoal estou para fechar com a organização de um evento o fornecimento de internet durante uma semana
    Serão aproximadamente 20000 pessoas presentes em horário de pico, no local não pega celular/internet nada!
    Minha estimativa é que em pico terei aproximadamente 1000 pessoas conectadas.


    Minhas dúvidas são:

    1) Pretendo usar DHCP com controle de velocidade por simplequeues (1mb cada um), tenho uma RB750 sobrando aqui, será que ela com seus 400mhz de processamento aguenta?

    2)Para distribuição de sinal no cliente final pretendo espalhar alguns roteadores UniFI, alguém já teve experiencia com eles, qual o Alcance em campo aberto? Quantos clientes online simultaneamente?

  2. #2

    Padrão Re: Montando rede para evento

    Interessante saber, estou pensando em fazer 2 redes separadas e então usar a 1100 e a 750! Pois não tenho uma CCR por aqui, hehe

    Quanto aos UNIFI tenho 9 a disposição, e pretendo ligar todos eles por cabo!

    Aproveitando o tópico, pegunto se tem como o RB criar um queue pra cada cliente no momento em que ele pegar ip no dhcp (assim como no pppoe ou no hotspot), ou se eu vou ter que deixar todos eles criados de antemão!

  3. #3

    Padrão Re: Montando rede para evento

    Pessoal vou aproveitar o tópico para tirar algumas outras dúvidas que me surgiram agora (acabou de chegar os unifi 7 internos e 4 externos)!

    1 - O UNIFI não acessa por ip assim como os demais produtos wireless da ubnt correto? Instalei o gerenciador UNIFI aqui, e queria saber se tem como eu configurar em um computador e depois gerenciar eles em outro sem ter que copiar o backup de um pc pro outro!

    2 - Vou usar a seguinte infra estrutura:
    (ptp provedor) -> (RB1100, com dhcp) -> (2 ou 3 Antenas 5.8 fazendo ptp) -> (Antenas 5.8 recebendo sinall) -> (UNIFI)
    Então eu pergunto:
    Se eu por um cabo de rede na rb1100, considerando que tudo estará em bridge, eu vou conseguir do meu pc configurar todos os unifi, ou terei que ir de equipamento por equipamento espaço com um notebook e um cabo de rede configurando um por um?

    3 - Em horário de pico estimo que terá de 800 a 1200 conectados, penso em disponibilizar 50mb de link no total, sendo 1mb por usuário com burst pra 2mb, com algumas regras limitando torrent, e dando preferência para pacotes de navegação, será que é suficiente? (Tenho um hotel com 3mb, e 700k, com burst pra 1300k, chega a ter 40 conectados e não usa toda a banda), mas nesse caso o cenário é outro, no local não tem 3g e nem sinal de celular!

    4 - Quanto vocês cobrariam por:

    -> 50mb dedicado por uma semana

    VENDA dos seguintes equipamentos:
    --> 2 rocket dish 30db
    --> 2 Intelbras APC 5M-18 V2
    --> 2 Intelbras APC 5M V2 (daqueles pra usar antena externa)
    --> 1 UNIFI de U$ 155,00 na flytec
    --> 1 Nobreak
    --> Caixa Hermética
    -->Mão de obra/cabos/suportes/etc

    e ALUGUEL dos seguintes equipamentos, lembrando que eu já tenho pra quem vender depois do evento!

    --> 3 UNIFI de U$ 155,00
    --> 7 UNIFI de U$ 88,00
    --> 7 APC 5M-18 V2
    --> 2 DLB APC 5M-90 V2
    -->Mão de obra/cabos/suportes/etc

    Obg!

  4. #4

    Padrão Re: Montando rede para evento

    Gabriel,

    Como terminou este seu projeto? Tenho interesse pois pretendo oferecer este serviço a uma empresa de eventos em minha região, que movimenta mais ou menos a mesma quantidade de pessoas descritas por você.

    Fico grato se puder compartilhar sua experiência.

    Att,
    Márcio.

  5. #5

    Padrão Re: Montando rede para evento

    Então os resultados:

    1 - A RB 1100 aguentou tranquilamente o DHCP E O NAT, apenas lembro que você tem que usar a mascara de subrede com no mínimo /20
    1.1 - Não utilizei hotspot apenas dhcp, o cliente conectava pegava ip e já navegava

    2 - O uso de link foi bem abaixo do esperado (350 conectados e não usava 10mb)

    3 - Antes do evento deu um temporal e queimou: 1unifiinterno (porque molhou), 1unifiexterno, porta lan de 1 apc-5m18, 3 poe intelbras.

    4 - Infelizmente o unifi não é tão "fodão" assim, acima coloquei o uso de link com 350 conectados pois mais do que isso ficava com uma lentidão extrema na rede, ai se derrubava todos os users conectados em um unifi e configura-se outro ssid nele ele aguentava bem até uns 40 usuários

    5 - Unifi interno NÃO long range são uma m**** para espaços grandes mesmo sendo abertos, coloquei 2 internos a uns 20 metros um do outro, o que era long range puxava todas as conexões e acabava ficando 80 conectados no long e 4 no normal, resolvi isso colocando um ssid diferente para o normal

    6 - No máximo 40 por ap, NÃO PASSE DISSO!

    7 - Usei nano m2, para aguentar mais usuários depois de ter problemas com o máximo de usuários dos unifi, colocando o mesmo ssid dos unifi elas trabalhavam bem, os usuários conectavam nelas e quando o sinal ficava ruim iam automaticamente para os unifi.

    8 - Da próxima vez vou considerar a possibilidade de usar nano m2 ao envés de unifi, cheguei a ter uma com 80 users e navegando com ping de 40~50 no gtw, rendimento incrivelmente melhor que os unifi
    8.1 - Porém as nanos não tem nenhuma opção para limitar o número de usuários máximo, então em algumas situações chegou a ter 60 na nano e 10 no unifi próximo, não tenho como dizer se a nano estava causando o mesmo problema que o unifi long e o normal

    9 - Se for usar unifi só unifi se for usa nano só nano, e eu te recomendo a fazer uma rede 100% unifi externo eles tem um rendimento melhor

    10 - Unifi interno entra água por nada!

  6. #6
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Montando rede para evento

    Meu amigo passei por uma situação parecida, me prometeram mundos e fundos nos meus UniFi, falaram que aguentariam 200 clientes cada um de boa, e na verdade na hora que chegava 50 pessoas em cada um a rede ficava uma titica, acabei passando vergonha, mas diz ai você utilizou algum método para limitar a velocidade para cada equipamento? o que foi e como foi?

  7. #7

    Padrão Re: Montando rede para evento

    Gabriel,

    350 pessoas foi o máximo de usuário simultâneo conectados, e a estimativa de pessoas no evento foi de quanto, pra poder estimar a quantidade de pessoas vs. quantidade de usuários.

    Nos meus planos iniciais havia descartado usar o Unifi indoor por ser área aberta (campo de futebol), já o Unifi Outdoor tem o custo meio elevado... Qual sua consideração a respeito do Outdoor?

    Talvez realmente compense projetar algo com Nano mesmo, a diferença de preço inclui-se mais equipamentos, ou rocket com setorial por ter mais processamento e comportar maior número de usuários, mas aí vem o problema com gerenciamento dos usuários em simultâneo...
    Última edição por dmarcio; 31-08-2014 às 16:31. Razão: virgula errada

  8. #8

    Padrão Re: Montando rede para evento

    eu usei nano porque tinha em estoque, não fui atrás de rocket porque não daria tempo de chegar e também depois não teria mais utilidade pra mim!
    Pico de quase 900!

  9. #9
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Montando rede para evento

    Citação Postado originalmente por gabrielk Ver Post
    Então os resultados:

    1 - A RB 1100 aguentou tranquilamente o DHCP E O NAT, apenas lembro que você tem que usar a mascara de subrede com no mínimo /20
    1.1 - Não utilizei hotspot apenas dhcp, o cliente conectava pegava ip e já navegava

    2 - O uso de link foi bem abaixo do esperado (350 conectados e não usava 10mb)

    3 - Antes do evento deu um temporal e queimou: 1unifiinterno (porque molhou), 1unifiexterno, porta lan de 1 apc-5m18, 3 poe intelbras.

    4 - Infelizmente o unifi não é tão "fodão" assim, acima coloquei o uso de link com 350 conectados pois mais do que isso ficava com uma lentidão extrema na rede, ai se derrubava todos os users conectados em um unifi e configura-se outro ssid nele ele aguentava bem até uns 40 usuários

    5 - Unifi interno NÃO long range são uma m**** para espaços grandes mesmo sendo abertos, coloquei 2 internos a uns 20 metros um do outro, o que era long range puxava todas as conexões e acabava ficando 80 conectados no long e 4 no normal, resolvi isso colocando um ssid diferente para o normal

    6 - No máximo 40 por ap, NÃO PASSE DISSO!

    7 - Usei nano m2, para aguentar mais usuários depois de ter problemas com o máximo de usuários dos unifi, colocando o mesmo ssid dos unifi elas trabalhavam bem, os usuários conectavam nelas e quando o sinal ficava ruim iam automaticamente para os unifi.

    8 - Da próxima vez vou considerar a possibilidade de usar nano m2 ao envés de unifi, cheguei a ter uma com 80 users e navegando com ping de 40~50 no gtw, rendimento incrivelmente melhor que os unifi
    8.1 - Porém as nanos não tem nenhuma opção para limitar o número de usuários máximo, então em algumas situações chegou a ter 60 na nano e 10 no unifi próximo, não tenho como dizer se a nano estava causando o mesmo problema que o unifi long e o normal

    9 - Se for usar unifi só unifi se for usa nano só nano, e eu te recomendo a fazer uma rede 100% unifi externo eles tem um rendimento melhor

    10 - Unifi interno entra água por nada!
    Meu amigo passei por uma situação parecida, me prometeram mundos e fundos nos meus UniFi, falaram que aguentariam 200 clientes cada um de boa, e na verdade na hora que chegava 50 pessoas em cada um a rede ficava uma titica, acabei passando vergonha, mas diz ai você utilizou algum método para limitar a velocidade para cada equipamento? o que foi e como foi?