+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Assinatura "eletronica" de contrato como nas operadoras - alguém faz?

    Pessoal...


    Anos atrás quando tinha meu provedor, o que mais me tomava tempo após a organização dos boletos era sem duvida alguma a organização dos contratos.


    Meu cliente tinha de ir até a minha Sede com copia do RG e do CPF (ou eu escaneava ambos), fazia o contrato e dava para ele assinar.


    Como é que as operadoras fazem este tipo de controle? Alguém aqui poderia me ajudar em como podemos apenas por telefone consultar os dados, gravar a ligação e o cliente dar o "aceite" por voz? Não gostaria mais de trabalhar da forma que trabalhei no passado.


    Dicas e sugestões são bem vindas.


    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Assinatura "eletronica" de contrato como nas operadoras - alguém faz?

    Pois é Zucchi. Já que não dá para olhar o fiasco do jogo, vou de Underlinux...

    Esse tema é muito relevante... as operadoras não pedem assinatura de nada, não enviam copia de contrato nenhum.
    Já debati isso muito tempo atrás... e nada acontece com eles.

    Mas conosco o fiscal da Anatel, a primeira coisa que pede são as cópias dos contratos e tem relatos até de que com xerox destes contratos vão na casa de clientes...

    Prá você ver como "estamos mal na foto".

  3. #3

    Padrão Re: Assinatura "eletronica" de contrato como nas operadoras - alguém faz?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pois é Zucchi. Já que não dá para olhar o fiasco do jogo, vou de Underlinux...

    Esse tema é muito relevante... as operadoras não pedem assinatura de nada, não enviam copia de contrato nenhum.
    Já debati isso muito tempo atrás... e nada acontece com eles.

    Mas conosco o fiscal da Anatel, a primeira coisa que pede são as cópias dos contratos e tem relatos até de que com xerox destes contratos vão na casa de clientes...

    Prá você ver como "estamos mal na foto".
    Ahhh cara, no segundo tempo voltei para meu projeto aqui e boa. Já não iam mais reverter o jogo hahaha.

    Cara... então..

    A NET manda apenas uma NF para a casa do cliente referente ao comodato. O aceite é feito "via voz" e a ligação tem que ficar guardada no registro do cliente. A pergunta é: Algum sistema permite colocar um anexo de "voz" como anexo e comprovante de aceite? Se tivermos todo aquele procedimento gravado não é válido ?

    Estava pensando em fazer desta forma. O cliente me liga, checo o nome dele no serasa ou algo assim - para ver se os dados batem - e saímos para o abraço.

  4. #4

    Padrão Re: Assinatura "eletronica" de contrato como nas operadoras - alguém faz?

    Pois e complicado. Se fiscal vier com essas graca nao vou aceitar e vou recorrer a justica. Pq as grade pode e a gente nao?!

  5. #5

    Padrão Re: Assinatura "eletronica" de contrato como nas operadoras - alguém faz?

    No meu antigo provedor nos USA, fazíamos do seguintes modos:
    1 - O cliente assinava o contrato quando estava sendo feito a instalação em sua casa com autenticação em cartório;
    2 - Via site, o cliente enviava a cópia do Seguro Social/Carteira de Motorista e o contrato assinado scaneado ao preencher o formulário no site com autenticação eletrônica.
    ---
    Estavamos começando a implementar o modelo de contrato, parecido como o termo de uso do Google/Yahoo mas, somente para empresas.
    --------------------
    CONTRATO é chato, mas lembre-se ele assegura os direitos e deveres de ambas as partes.

  6. #6

    Padrão Re: Assinatura "eletronica" de contrato como nas operadoras - alguém faz?

    Citação Postado originalmente por vitorfagundes Ver Post
    No meu antigo provedor nos USA, fazíamos do seguintes modos:
    1 - O cliente assinava o contrato quando estava sendo feito a instalação em sua casa com autenticação em cartório;
    2 - Via site, o cliente enviava a cópia do Seguro Social/Carteira de Motorista e o contrato assinado scaneado ao preencher o formulário no site com autenticação eletrônica.
    ---
    Estavamos começando a implementar o modelo de contrato, parecido como o termo de uso do Google/Yahoo mas, somente para empresas.
    --------------------
    CONTRATO é chato, mas lembre-se ele assegura os direitos e deveres de ambas as partes.
    Ai já me surgiu uma ideia .
    O cliente dá o aceite via voz e na hora da instalação assina o contrato e fornece a copia do RG/CPF - ou o tecnico bate uma foto dos documentos dele e anexamos ao contrato...

    Alguém sabe ai quanto é que está morrendo nos planos do SERASA?

  7. #7

    Padrão Re: Assinatura "eletronica" de contrato como nas operadoras - alguém faz?

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Ai já me surgiu uma ideia .
    O cliente dá o aceite via voz e na hora da instalação assina o contrato e fornece a copia do RG/CPF - ou o tecnico bate uma foto dos documentos dele e anexamos ao contrato...

    Alguém sabe ai quanto é que está morrendo nos planos do SERASA?
    -------------
    http://www.serasaexperian.com.br/com...tos/index.html

  8. #8

    Padrão Re: Assinatura "eletronica" de contrato como nas operadoras - alguém faz?

    Citação Postado originalmente por vitorfagundes Ver Post
    Valeu, muito obrigado!

  9. #9

    Padrão Re: Assinatura "eletronica" de contrato como nas operadoras - alguém faz?

    Eu já usei assim num provedor que trabalhei.
    Pega o contrato e registra no cartório, não lembro o nome que se da.
    coloca ele no seu site e faça um termo de adesão, neste termo, você coloca o endereço eletrônico aonde o contrato esta hospedado e qual cartório ele foi registrado.
    Coloque também um lugar para o cliente assinalar que esta ciente do contrato, aonde pode baixar e verificar.
    No seu escritório baixe o contrato e e anexe a folha do termo de adesão / aceite

  10. #10

    Padrão Re: Assinatura "eletronica" de contrato como nas operadoras - alguém faz?

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Pois e complicado. Se fiscal vier com essas graca nao vou aceitar e vou recorrer a justica. Pq as grade pode e a gente nao?!
    Realmente dá vontade...
    Mas o problema é que se não tiver os contratos com uma via assinada, eles podem autuar e até suspender as atividades, pois têm poder de polícia.
    Recorrer a justiça pode sair caro e demorado.

    Só creio que não precisaria fazer tudo isso que estão citando. Um contrato assinado no ato da instalação é o que a Anatel pede.
    Registrar em cartório, CPF etc etc... pode dar segurança no relacionamento entre cliente e provedor. Só isso.
    Mas os valores envolvidos com mensalidade são tão pequenos que acho melhor perder a última mensalidade do que me precaver com tantos detalhes.
    O valor que mais se justificaria esta prevenção seria com relação ao equipamento. Em 6 anos só tivemos dois casos de sumiço do cliente com o equipamento.

    A meu ver a grande questão é: Porque nós precisamos ter arquivado um contrato escrito e assinado enquanto as operadoras grandes não fazem nada disso? Já teve cliente que nos reclamou alegando "para que tanta frescura... se nem a OI faz isso?" E até se ofendem... baseados no exemplo da prática das operadoras.

    Será que isso vem da época que muitos provedores faziam parcerias e daí o contrato serviria como prova ?
    Quem tem sofrido fiscalizações, os fiscais ainda estão dando enfase a este ponto?

  11. #11

    Padrão Re: Assinatura "eletronica" de contrato como nas operadoras - alguém faz?

    Pois é 1929, que me deixa pé da vida é justamente isso. Aqui é cidade pequena a maioria se sente ofendida ou fica com cara de "nossa que babaquice" rsrsrs

  12. #12

    Padrão Re: Assinatura "eletronica" de contrato como nas operadoras - alguém faz?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Realmente dá vontade...
    Mas o problema é que se não tiver os contratos com uma via assinada, eles podem autuar e até suspender as atividades, pois têm poder de polícia.
    Recorrer a justiça pode sair caro e demorado.

    Só creio que não precisaria fazer tudo isso que estão citando. Um contrato assinado no ato da instalação é o que a Anatel pede.
    Registrar em cartório, CPF etc etc... pode dar segurança no relacionamento entre cliente e provedor. Só isso.
    Mas os valores envolvidos com mensalidade são tão pequenos que acho melhor perder a última mensalidade do que me precaver com tantos detalhes.
    O valor que mais se justificaria esta prevenção seria com relação ao equipamento. Em 6 anos só tivemos dois casos de sumiço do cliente com o equipamento.

    A meu ver a grande questão é: Porque nós precisamos ter arquivado um contrato escrito e assinado enquanto as operadoras grandes não fazem nada disso? Já teve cliente que nos reclamou alegando "para que tanta frescura... se nem a OI faz isso?" E até se ofendem... baseados no exemplo da prática das operadoras.

    Será que isso vem da época que muitos provedores faziam parcerias e daí o contrato serviria como prova ?
    Quem tem sofrido fiscalizações, os fiscais ainda estão dando enfase a este ponto?
    ------------------------
    Aqui no Brasil não sei mas, lá no EUA é um país que sofre muito com danos climáticos (Nevasca, Tornados, Furacões...). Meu provedor ficava no corredor de tornados no meio oeste americano. Quando começava a temporada de tornados, se eu não tivesse contrato autenticado chegava a ter 40 mil dólares de prejuízo.
    Cliente inadimplente, podia cortar a conexão 12 h após o vencimento do boleto.