+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Montar provedor link via satélite para até 100 clientes no máximo.

    Boa noite!

    Senhores, sou novo no fórum, e espero ter postado no fórum correto.
    Estou fazendo pesquisas sobre o assunto a uns 2 meses aproximadamente, inclusive com muita coisa extraída do próprio fórum.
    E depois de montar plano de negócios, pesquisa de mercado, conseguir link via satélite em banda C com preço acessível resolvi por em prática um antigo projeto que seria montar mini provedores via rádio em 2.4 ghz em regiões interioranas onde as operadoras de grande porte não se interessam em investi.
    O esboço do meu projeto seria montar uma célula de provedor com no máximo 100 clientes por célula, utilizando link 1M dow x 256k up em 10:1 com velocidade media acima de 60% garantida pelo operador do sistema.
    Entendo que a conexão não seria das melhores, mas é justamente para pontos em que muitas vezes nem internet via celular funciona.
    Diante do exposto, gostaria que os mestres no assunto me indicassem os equipamentos que melhor atenderiam a estas especificações, lembrando que poderei ter que atingir até uns 10 km da torre para o cliente mais distante, portanto, seria interessante ter uma transmissão da torre potente e pelo menos uns 3 tipos e equipamentos para cliente em funcão das distancias pretendidas, tipo um equipamento para até 3 km, outro para até uns 7 e outro até uns 10.
    Peço perdão se estiver falando alguma besteira, mas seria isso ok.
    No aguardo o auxilio.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Montar provedor link via satélite para até 100 clientes no máximo.

    A latência é extremamente alta ehá a necessidade de ter uma antena específica, também bem cara não têm nenhum POP próximo? Recomendo as soluções da (Alvarion; Airspan; Proxim), devido a distância, velocidade e pela qualidade dos equipamentos.

  3. #3

    Padrão Re: Montar provedor link via satélite para até 100 clientes no máximo.

    Amigo,não tem nenhum lugar de onde vc possa pegar uma internet nem q seja adsl mesmo e fazer um ptp p onde vc quer distribuir?
    Trabalhar somente com internet via satélite vai ser difícil,latência é alta demais.Pode-se colocar um cache para acelerar mas...
    E se vc tem o interesse de fazer algo direito mesmo,vai de 5.8ghz.

  4. #4

    Padrão Re: Montar provedor link via satélite para até 100 clientes no máximo.

    Infelizmente não, o POP mais próximo estaria a uns 50 km.
    Minha intenção é atender pequenas comunidades de agricultores e vilarejos próximos onde existe demanda insuficiente para operadores convencionais

  5. #5

    Padrão Re: Montar provedor link via satélite para até 100 clientes no máximo.

    Ok, estive pesquisando diversas opções, inclusive em KU, e não seria o problema fazer esta opção, inclusive em 10:1 o valor do link não me assustou não e nem mesmo os equipamentos para recepção do sinal do satélite ( completo pronto para usar o sinal - R$ 3200,00, se algum membro tiver uma indicação mais vantajosa por favor me informem )

  6. #6

    Padrão Re: Montar provedor link via satélite para até 100 clientes no máximo.

    Eu sei destas dificuldades, mas como falei anteriormente não tenho muita escolha e nem os moradores destes possíveis locais de instalação. Esta é uma opção ante nenhuma outra!
    Visitei algumas empresas que usam via satélite, tudo bem que links poderosos e exclusivos, boa navegabilidade, inclusive em stream.
    E sim, quero fazer bem feito sim, então sigo tudo em 5.8 para link por satélite?
    Também uso 5.8 para ponto a ponto para transporte do sinal para outra base de transmissão?
    E também para locais onde consiga nem que seja um ADSL?
    Mimo ou não?
    Informo que o custo também é muito importante face os locais serem de baixa renda, mas com um bom potencial de aceitação e de interesse.
    Desculpem o exesso de perguntas ok, mas quanto mais informação melhor!!

  7. #7

    Padrão Re: Montar provedor link via satélite para até 100 clientes no máximo.

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Amigo,não tem nenhum lugar de onde vc possa pegar uma internet nem q seja adsl mesmo e fazer um ptp p onde vc quer distribuir?
    Trabalhar somente com internet via satélite vai ser difícil,latência é alta demais.Pode-se colocar um cache para acelerar mas...
    E se vc tem o interesse de fazer algo direito mesmo,vai de 5.8ghz.
    Infelizmente não, o POP mais próximo estaria a uns 50 km.
    Minha intenção é atender pequenas comunidades de agricultores e vilarejos próximos onde existe demanda insuficiente para operadores convencionais

  8. #8

    Padrão Re: Montar provedor link via satélite para até 100 clientes no máximo.

    Olha, vou te dar uma opinião: buscar link a 50 Km não é difícil assim não, achei que estivesse numa situação bem pior. Sugiro avaliar avaliar mais um pouco a possibilidade de buscar link com rádios terrestres mesmo.

    Sugiro conversar contratar alguém com experiencia em provedor para te assessorar nesse projeto. Vai gastar um pouco mais do que comprar link de satélite, mas terá melhor qualidade.

    Lembrando só mais uma coisa: o link satélite banda Ka (não é KU) realmente é melhor que banda C. Mas meso assim continua tendo franquia de dados e geralmente é bem baixa, o que é mais um incoveniente para quem pretende revender o sinal.

  9. #9

    Padrão Re: Montar provedor link via satélite para até 100 clientes no máximo.

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Olha, vou te dar uma opinião: buscar link a 50 Km não é difícil assim não, achei que estivesse numa situação bem pior. Sugiro avaliar avaliar mais um pouco a possibilidade de buscar link com rádios terrestres mesmo.

    Sugiro conversar contratar alguém com experiencia em provedor para te assessorar nesse projeto. Vai gastar um pouco mais do que comprar link de satélite, mas terá melhor qualidade.

    Lembrando só mais uma coisa: o link satélite banda Ka (não é KU) realmente é melhor que banda C. Mas meso assim continua tendo franquia de dados e geralmente é bem baixa, o que é mais um incoveniente para quem pretende revender o sinal.
    Entendo!!!
    Mas é banda KU mesmo e sem franquia de dados!
    Eu, conforme mencionei moro no ES e em região que tem muitas montanhas.
    Se fosse 50 km plano, seria moleza!
    O meu maior problema é a alimentação elétrica para as repetidoras, já pensei aé em painéis solares, mas aí começo a ter diversos pontos pom possibilidade de falha em cascata!

    Então ainda fico nas mãos do link por satélite, tentarei ainda contato com a Embratel para ver o custo de um link deles, será que algum membro teria estes valores, inclusive dos equipamentos?

    Mais uma vez obrigado.

  10. #10

    Padrão Re: Montar provedor link via satélite para até 100 clientes no máximo.

    È amigo se você coloca dificuldades ai que você não vai conseguir, como amigo falou banda KU é uma lastima preferível levantar torres pelo meio do caminho assim terá controle da situação, e seja feliz.

  11. #11

    Padrão Re: Montar provedor link via satélite para até 100 clientes no máximo.

    Se realmente pretende usar banda KU aí é que não vale a pena mesmo, pois o valor é mais alto e tecnologia mais antiga

    Se fosse em banda Ka, talvez sim, pois é uma tecnologia mais moderna e dizem que a latência não é tão ruim (embora ainda fique na casa dos 300 ms).

    E sobre ter que usar painel solar, não veja como um problema e sim como uma vantagem. Pode ter certeza que é a melhor coisa que existe para alimentar repetidora. Hoje em dia se eu tiver energia elétrica de graça, no pé da torre, ainda assim eu uso painel solar. Pois as descarga elétrica é nosso maior vilão.

  12. #12

    Padrão Re: Montar provedor link via satélite para até 100 clientes no máximo.

    O esboço do meu projeto seria montar uma célula de provedor com no máximo 100 clientes por célula, utilizando link 1M dow x 256k up em 10:1 com velocidade media acima de 60% garantida pelo operador do sistema.
    Qual a velocidade que pretende dar aos seus clientes e qual a velocidade do link que pretende comprar?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por crnet Ver Post
    Qual a velocidade que pretende dar aos seus clientes e qual a velocidade do link que pretende comprar?
    Pra um link de 1mega, limitando de 150 a 250 k, quantos poderia ter, independente da latencia ( caso do satélite )
    Veja bem, é para regiões remotas mesmo, onde nem a interent via celular funciona ok

  14. #14

    Padrão Re: Montar provedor link via satélite para até 100 clientes no máximo.

    Citação Postado originalmente por Viaradiosat Ver Post
    Pra um link de 1mega, limitando de 150 a 250 k, quantos poderia ter, independente da latencia ( caso do satélite )
    Veja bem, é para regiões remotas mesmo, onde nem a interent via celular funciona ok
    O problema é se nesta velocidade, os clientes não vão conseguir fazer nada, pois ate o site do google quando abre, puxa mais de 128 Kbps.
    Se tem 1 Mb, se colocar 128 Kbps para cada cliente, poderá ter 4 clientes simultâneos.

  15. #15

    Padrão Re: Montar provedor link via satélite para até 100 clientes no máximo.

    Citação Postado originalmente por crnet Ver Post
    O problema é se nesta velocidade, os clientes vão conseguir fazer uma coisa. pois ate o site do google quando abre, puxa mais de 128 Kbps.
    Se tem 1 Mb, se colocar 128 Kbps para cada cliente, poderá ter 4 clientes simultâneos.
    Verdade. Ontem eu estava por curiosidade vendo o consumo de alguns sites ao abrir.
    E me surpreendi com o tempo que o Terra fica consumindo banda.
    Oscilava entre 500 e 1 mega e em alguns momentos ia até 2 mega.
    E depois que estabilizou a abertura ficou consumindo pelo menos 150kbps só por deixar a página aberta.
    Acho que por ser um site dinâmico ele fica constantemente consultanto o servidor do Terra.

  16. #16

    Padrão Re: Montar provedor link via satélite para até 100 clientes no máximo.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Verdade. Ontem eu estava por curiosidade vendo o consumo de alguns sites ao abrir.
    E me surpreendi com o tempo que o Terra fica consumindo banda.
    Oscilava entre 500 e 1 mega e em alguns momentos ia até 2 mega.
    E depois que estabilizou a abertura ficou consumindo pelo menos 150kbps só por deixar a página aberta.
    Acho que por ser um site dinâmico ele fica constantemente consultanto o servidor do Terra.
    -----------
    Isso mesmo @1929.
    Site que exibe o tamanho de cada página da web, tempo de abertura e outros detalhes:
    http://www.httparchive.org/index.php

    A média gira em torno de 2 MB por página mas, por exemplo algumas são perto de 100 kB em compensação outras são de 10 MB.

  17. #17

    Padrão Re: Montar provedor link via satélite para até 100 clientes no máximo.

    Cara... 50km é DO LADO!

    Não compensa fazer o que você está querendo não. Só vai passar nervoso.

  18. #18

    Padrão Re: Montar provedor link via satélite para até 100 clientes no máximo.

    Acho que o amigo se enganou, o que da problema e banda KU não banda C, KU e mais alta por isso da maior problema com chuva, banda C não cai com chuvas, basta ver a parabólica comum e as tipo sky,claro etc.
    Citação Postado originalmente por technorte Ver Post
    vou logo te cortar pq trabalhar em banda C irá ser seu fim...procure um provedor pra te fornecer em banda KU, se nao for assim tu vai te arrepender...ja me fudi com isso ai...

    EDIT: ate vou editar aqui pra explicar...em banda C tu irás ter uma net muito lixo...essa ja usei e posso falar com todas as letras...ja em banda KU que tbem ja usei a conversa é outra, tem mais garantia de banda, é mais estavel...dependendo do lugar que tu colocar irá ganhar dinheiro...mais só se for em banda KU, pq se for em C me diga como fica se passar uma nuvem em cima da tua antena...

  19. #19

    Padrão Re: Montar provedor link via satélite para até 100 clientes no máximo.

    peço desculpa por a resposta ser cumprida, casos não entendas alguma coisa está a vontade, pois ja sou experiente nesta area.

    olá a todos antes de mais,

    Bem, para se querer montar um provedor de internet pra radio via satelite, recomendo os planos da skydsl, pois eu tenho aqui um plano que é ilimitado e que tem velocidade de 21mbps, e recebo 20. Eu recomendo a skydsl pois agora tds as velocidades sao ilimitadas no seu consumo, sem qualquer redução de velocidade, como deve acontecer aí no Brasil. Bem retomando, sabendo que queres ter o serviço para no máximo 100 pessoas, eu recomendava usares a tecnologia 5ghz, pois falo de experiencia própria, pois aqui em portugal eu tenho tb um provedor de internet via satélite e 3g(eu só uso mesmo o 3g quando ta a chover, visto que aqui a receção de satelite, de 20 cai para 10 entao com o sinal 3g a 7 megas ja reforça, temos de prever essas situações). E tb tens de ver na tua zona se tem alguma forma sem ser satelite, mas, caso a demanda seja muita, limita a velocidade, mas um detalhe, se tiveres repetidoras, cria um sinal de 2.4 ghz dedicado, para assim a repetidora receber esse sinal e o retransmitir, so que em 5 ghz. Para os aparelhos em casa, se quiseres oferecer wifi, usa o aparelho da tp-link (WA-850RE), visto que ele recebe por wifi e envia por cabo e por wifi. Claro que com esta wifi, se os teus clientes tiverem smartphone, podes eventualmente, dar a pass da rede 5ghz para que assim tenham naquela area internet via wifi(podes criar planos sobre esse assunto), mas atenção, tenta ver quais os endereços mac desses clientes e dos aparelhos da tp-link, para assim criares uma lista branca, caso algum chico esperto dê a pass a mais alguém, e não só, tens de limitar a velocidade desses smartphones dos clientes, para assim, não prejudicar os outros(exemplo: se tiveres um plano que diga que tens net wifi movel nessa area, e a velocidade do serviço ser de 10 megas, pds limitar a um viségimo do seu valor, neste caso fica a 0,5 megas, como eu faço), mas esta opção é adicional tu é que sabes como queres fazer. Eu seii que faço isto assim e até agora so tive 2 reclamaçôes, uma por causa da queda durante mais de um dia na conexão e a outra por causa da velocidade, dai eu ter decidido adquirir um plano 3g para reforçar em dias de chuva. Recomendo, para usares para transmissão para as casa, os d-link, mas em banda de 5ghz,e em casa usa os aparelhos da tp-link WA850RE, para assim puder o cliente ter cabo e wifi em casa( pds eventualmente fazer ligação direta por wifi ao pc ou dispositivo do cliente, mas eu não recomendo muito essa opção).
    Bem, cumprimentos para todos e que deus vos ajude.