Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: PTP 5Km só passa 20 Megas chorado - alguém me ajude

    Olha, na verdade aumenta sim, pois quando se tem antenas de maior ganho, vc ter SNR maior. Tendo maior SNR é possível se trabalhar com taxas de modulações superiores e consequentemente possibilita uma maior vazão de dados e maior estabilidade na comunicação.

    Se utilizar uma antena de baixo ganho, nanostation por exemplo, não conseguirá utilizar modulação de 64QAM a uma distancia de 5 Km por exemplo, conseguirá no máximo QPSK ou BPSK. Em contrapartida, se utilizar uma antena de alto ganho terá altissima chance de conseguir fazer o enlace modular em 64QAM com um canal de 40 Mhz e dupla polarização. E este sistema te possitará altas taxas de transferencia, duas ou até quatro vezes mais do que sistemas de baixo ganho, com baixo nível de SNR que possibilitem usar somente modulações de baixa ordem como o BPSK, e canais mais estreitos.

    E quanto ao shield, não mencionei em momento algum que ele aumenta o ganho da antena, até pq realmente não aumenta.

    Mas já que está falando em ganho, o shield pode sim aumentar o SNR, não por aumentar o nível de sinal, mas sim por diminuir o nível de interferencia. E mais uma vez, aumentando o nível de SNR, aumenta-se a a chance de utilizar modulações com maior eficiencia, como já citado acima.

  2. #22

    Padrão Re: PTP 5Km só passa 20 Megas chorado - alguém me ajude

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Essa informação esta correta, tem que por em 40MHz se quiser ter maximo throughput e a potencia de transmissão tem que estar no minimo para ter uma recepção de -60dBm. os NANO M5 Ubiquiti dão minimo de 90Mbps em essa condição.SE TIVERDUVIDA COLOCA ELES NA BANCADA E CONFIGURA PARA QUE CADA UM RECEBA -60dBm com 40MHz de largura de banda e vai comprovar o que estou falando.
    Olha companheiro, essa foi uma demonstração clara de falta de conhecimento teórico e prático sobre enlaces de rádio, primeiramente por alegar que antenas maiores não possibilitam maiores tráfegos e depois por afirmar que a potencia de transmissão tem que estar no mínimo e por ultimo por justificar suas conclusões ao fato de que tudo isso que disse pode ser comprovado num teste de bancada.


    Não quero ficar criando intriga, porém não podemos deixar q informações como essa fiquem registradas aqui nesse fórum, pois futuramente outras pessoas poderão ler e tomar como verdade

  3. #23

    Padrão Re: PTP 5Km só passa 20 Megas chorado - alguém me ajude

    Caro Santiago MG...Favor nos explique os fundamentos de porque uma ANTENA MAIOR posibilita maior trafego??? e porque deixando a potencia de TX no minimo NÃO garante mais Throughput?
    Tem como justificar sua afirmação? Estamos aguardando!!!

  4. #24
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: PTP 5Km só passa 20 Megas chorado - alguém me ajude

    Citação Postado originalmente por marcelohoffman Ver Post
    PTP 5.4 Km
    Roket Disk 30 e 1 nanobridge 25
    Link 50 Megas
    Visada perfeita (em anexo nas imagens)
    Teste em todas frequências e largura de banda
    Base - construção de 6Metors + 3 Metros(torre)
    Repetidora - construção de 6Metors + 3 Metros(torre)

    Já testei com 2 rokets, com 2 nanobridge e o resultado e sempre o mesmo, alguém já passou por isto e pode me dar uma luz, obrigado

    Anexo 53028 Anexo 53029 Anexo 53030

    te indico nonobeam 25dbi para esse enlace, vai conseguir passar uns 60mb, tenho um ptp de 9km e esta passando 75mb full duplex.

  5. #25

    Padrão Re: PTP 5Km só passa 20 Megas chorado - alguém me ajude

    Para Santiago MG: Essa afirmação de Maior ganho vai te dar mais throughput é uma conclusão apressada. Estamos falando de um ENLACE, dois radios mais o MEIO. O que importa aqui é o NIVEL RECEBIDO , é isso quem vai definir o tipo de modulação a ser empregado, juntamente com a taxa de erros do conjunto.
    SE o colega atingir o nivel de sinal com uma antena de 14dB para que utilizar uma de 34dB???? Esses equipamentos especificam nivel de -75dBm de recepção e uma potencia de TX maxima de 18dBm para operar no modo MCS15 (250 a 300Mbps) , esse valor da posibilidade de ter uma perca espaço livre de -143dB , o Nosso amigo tem uma -119dB, sobrando 24dB para margem de Fadding. De que adianta aumentar o tamanho da antena???? É qual a vantagem de usar shield se analisando as telas dele ve que tem CCQ acima de 99,3% !!! qual a posibilidade desse enlace tenha interferencia significativa????

    RESUMINDO :
    1)Se aumentar a antena o AGC do receptor vai atenuar essa diferença de ganho e vai jogar ele fora
    2) Se instalar shield vai "blindar" a antena de uma interferença que nao existe!!!
    Última edição por emilidani; 11-07-2014 às 13:21. Razão: correção

  6. #26

    Padrão Re: PTP 5Km só passa 20 Megas chorado - alguém me ajude

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Caro Santiago MG...Favor nos explique os fundamentos de porque uma ANTENA MAIOR posibilita maior trafego??? e porque deixando a potencia de TX no minimo NÃO garante mais Throughput?
    Tem como justificar sua afirmação? Estamos aguardando!!!
    Claro que tenho como justificar minha afirmação, senão não teria nem começado a falar. E a explicação é simples, pelo menos pra quem já estudou o processo de modulação digital e já teve a oportunidade de aplicar na prática isso.

    Funciona assim: Em modulação digital a informação é transmitida através de símbolos. Estes símbolos podem ser mais complexos(carregam mais informação) ou menos complexos (carregam menos informação).

    Um exemplo de símbolo complexo seria aquele que é utlizado nas modulações 256 QAM, que carregam 8 bits.
    Um exemplo de símbolo pouco complexo é a modulação BPSK, que carrega apenas dois bits.

    Um símbolo 256 QAM, sofre muito mais com a interferencia do que um símbolo BPSK e portanto requer uma taxa de erro bit muito menor, para que o receptor consiga interpretá-lo corretamente. E a taxa de erro bit está diretamente ligada a relação sinal ruído, de forma de quanto maior a relação menor é a taxa de erro bit.

    Logo, uma antena maior possibilitará maior relação sinal ruído, que diminuirá a taxa de erro bit e consequentemente possibilitará a utilização de modulações de ordem superior, que são certamente mais eficientes e possibilitam maior tráfego do que a modulção BPSK. Além disso o enlace também será mais estável.

    A potencia de TX também é a mesma coisa. Se você abaixa a potencia de transmissão, abaixa também a relação sinal ruído e consequentemente aumenta a taxa de erro bit, impossibilitando o uso de modulações superiores.

    O nível de sinal muito alto poderia causar uma saturação no receptor caso o sinal seja muito alto, porém esse sinal tem que ser muito alto mesmo, da ordem de -30 ou -35 dbm, o que está bem longe de ocorrer.

  7. #27

    Padrão Re: PTP 5Km só passa 20 Megas chorado - alguém me ajude

    Para dar mais legitimidade à minha afirmação e não ficar dúvida, vou colocar o link abaixo para que possa certificar-se:

    http://coral.ufsm.br/gpscom/professo...ar15Renato.pdf

    Note o item 1.2 onde o professor fala sobre a relação sinal-ruído, apontando que:
    " A razão Eb N0 é importante porque a taxa de erro de bit (BER) para dados digitais é uma função desta razão. Note que a medida que a taxa de transmissão R aumenta, a potência do sinal transmitido S deve aumentar para manter mesma BER."

  8. #28

    Padrão Re: PTP 5Km só passa 20 Megas chorado - alguém me ajude

    Tem mais esse link também, do Professor Marlio Bonfim:

    http://www.eletr.ufpr.br/marlio/te241/aula4.pdf

    Observe o gráfico que mostra a curva característica de diversos tipos de modulação e conclua se para maiores taxas não é necessário uma melhor relação sinal-ruído.

    Aplicando na prática, vc pode concluir o seguinte: Para obter o máximo desempenho em um sistema IEEE 802.11 n, com canal de 40 Mhz, e dupla polarização é necessário ter um SNR maior que 45 db.

  9. #29

    Padrão Re: PTP 5Km só passa 20 Megas chorado - alguém me ajude

    Maior SNR melhor throughput. Este deve ser o objetivo sempre.
    Pode chover canivete se o SNR for alto. Pode ter dezenas de estações no survey.