+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede PLC Predial Indoor

    Pessoal:

    Como meu foco é o atendimento de condomínios verticais, pensei em estudar a viabilidade da instalação de uma rede PLC.
    Exemplo: Chego com um ponto-a-ponto em determinado edifício e ao invés de ter Switchs e cabos de rede por andar, distribuiria via PLC. Economizaria em cabos de rede e principalmente em tempo de instalação.

    Acontece que visualizei alguns problemas.

    Pelo pouco que sei da tecnologia PLC para evitar problemas ela tem de ser instalada após o relógio de entrada de energia de cada apartamento OU, eu teria de fazer o acesso ao cabo de entrada de cada apartamento na caixa de passagem de cada andar correto?

    Alguém tem fotos desta instalação, experiência, dicas de equipamentos ou coisas assim por favor?

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Rede PLC Predial Indoor

    O problema do PLC é quando a rede é mista 110/220 quando à distribuição no quadro de disjuntores e a divisão por cômodos ai que mora a chatice e terá que ser muito cauteloso, ou você pode fazer da seguinte forma colocar no quadro geral. só assim você o acesso geral toda rede

  3. #3

    Padrão Re: Rede PLC Predial Indoor

    Citação Postado originalmente por telworld Ver Post
    O problema do PLC é quando a rede é mista 110/220 quando à distribuição no quadro de disjuntores e a divisão por cômodos ai que mora a chatice e terá que ser muito cauteloso, ou você pode fazer da seguinte forma colocar no quadro geral. só assim você o acesso geral toda rede
    Telworld, como assim?

    Aqui na minha região por exemplo 90% das casas são todas tomadas 110v e chuveiro 220v. Alias no Estado de SP praticamente todo é assim. O que isso ocasiona ?

    Quando você diz um quadro geral é qual? Igual ao de entrada da concessionaria de energia em cada prédio? Você diz colocar um outro ou acessar exatamente este quadro ?

  4. #4

    Padrão Re: Rede PLC Predial Indoor

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Telworld, como assim?

    Aqui na minha região por exemplo 90% das casas são todas tomadas 110v e chuveiro 220v. Alias no Estado de SP praticamente todo é assim. O que isso ocasiona ?

    Quando você diz um quadro geral é qual? Igual ao de entrada da concessionaria de energia em cada prédio? Você diz colocar um outro ou acessar exatamente este quadro ?
    Então, tem casa que no quadro de disjuntores o neutro é geral. claro, e o positivo é distribuído por ramis diferentes. Quanto ao vertical, geralmente chega a carga ai sim vem o divisores para os apartamentos . ok

  5. #5

    Padrão Re: Rede PLC Predial Indoor

    Ainda tem pouco conhecimento sobre rede PLC,como fica no caso a privacidade dos dados,existem Power Line com Vlan?

  6. #6

    Padrão Re: Rede PLC Predial Indoor

    E Kleber isso ainda não não vi com Vlan, fica complica nessa questão,

  7. #7

    Padrão Re: Rede PLC Predial Indoor

    Sim, já existe PLC injector com suporte a VLAN, também tô interessado em saber mais sobre a tecnologia e os equipamentos necessários pra montar uma rede outdoor.

    http://www.made-in-china.com/showroo...LQ03A-MV-.html

  8. #8

    Padrão Re: Rede PLC Predial Indoor

    Citação Postado originalmente por telworld Ver Post
    Então, tem casa que no quadro de disjuntores o neutro é geral. claro, e o positivo é distribuído por ramis diferentes. Quanto ao vertical, geralmente chega a carga ai sim vem o divisores para os apartamentos . ok
    Isso significa que o sistema PLC seria ligado apenas no NEUTRO certo?

    Citação Postado originalmente por rossisolrac Ver Post
    Sim, já existe PLC injector com suporte a VLAN, também tô interessado em saber mais sobre a tecnologia e os equipamentos necessários pra montar uma rede outdoor.

    http://www.made-in-china.com/showroo...LQ03A-MV-.html

    Outdoor você vai precisar de autorização da concessionaria de energia - o que é claro - elas não vão fazer. Precisa até de uns equipamentos bem expressivos. É isso que tem em mente?

  9. #9

    Padrão

    Pessoal, pelo que eu andei lendo há algum tempo a Anatel não aprovou nenhuma homologação de equipamentos PLC, por interferirem em outros serviços, como faixas de rádio e comunicação privada.

    Convém dar uma analisada nesse ponto.

  10. #10

    Padrão Re: Rede PLC Predial Indoor

    Outdoor você vai precisar de autorização da concessionaria de energia - o que é claro - elas não vão fazer. Precisa até de uns equipamentos bem expressivos. É isso que tem em mente?
    Não, é pra empresa que trabalho, sei que nenhuma concessionária de energia daria aprovação pra colocar equipamentos na rede elétrica deles. Só que a distância que quero ligar é superior a 300 metros. Estamos montando fibra pra substituir um PMP em Rocket M5, mas sou curioso, gosto de saber o que se usa em todas as tecnologias

  11. #11

    Padrão Re: Rede PLC Predial Indoor

    Estou testando esses: http://produto.mercadolivre.com.br/M...pa2010-par-_JM
    Os resultados não são satisfatório para se revender acesso a internet, observei muita perda de pacotes e baixo troughput, quando usado acima de 50 metros em linha.
    Nos testes o produto ficou aceitável em ambientes com área de até 100 m², mesmo assim existe perda de pacotes.

  12. #12

    Padrão

    Então. Já fiz o teste é funciona muito bem.

    O fato maior é que eu lia muito sobre a tecnologia e mesmo assim eu tinha a curiosidade de vê em funcionamente.

    Implantei em duas empresas e só fui elogiado. pois em uma delas era para o computador da guarita ter acesso a rede e tinha muito obstaculo para o uso de wi-fi e cabo de rede era inviável pois está a mais de 250 metros. Coloquei os equipamentos da TP-LINK
    que por ventura são baratos e totalmente funcionais.

    Só tem que ter cuidado em não coloca-los em filtros de linha. Fiz o teste ligado em filtro de linha apesar da fabricante dizer que não era para ser feito...mas vocês sabem.. curioso é Fo****. o que acontece é que a velocidade cai quase em 80%.

    Mas fora isso, quando ligada na mesma fase de energia e totalmente funcional.

    Para um prédio usei o seguinte equipamento IMPORTADO ( EU$ 279,00) como master este DEVOLO !!!

    ele "abraça" todas as fases e nas salas eu usei como cliente os equipamentos da TP-LINK que é fantastico.

    na tela abaixo é uma rede que uso aqui na empresa.

    https://under-linux.org/image/png;ba...AASUVORK5CYII=

    A foto é em outra empresa e não a que usei no prédio de 4 andares
    Última edição por Portinelli; 10-07-2014 às 10:37. Razão: inserção de informação

  13. #13

    Padrão Re: Rede PLC Predial Indoor

    Mas só para complementar. pode se usar uns modelos mais baratos em cada fase. tipo
    TP-LINK TL-PA6030 AV600-3P e os clientes o seguinte modelo TP-LINK TL-PA6010 AV600 GIGABIT estes possuem VLAN. e maior trafego de banda.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Portinelli Ver Post
    Para um prédio usei o seguinte equipamento IMPORTADO ( EU$ 279,00) como master este DEVOLO !!!
    ele "abraça" todas as fases e nas salas eu usei como cliente os equipamentos da TP-LINK que é fantastico.
    na tela abaixo é uma rede que uso aqui na empresa.

    A foto é em outra empresa e não a que usei no prédio de 4 andares
    Portinelli, PERFEITO! Era exatamente isso que eu queria!
    Você importou ele como? Pagou para a fabrica e eles te mandaram numa boa? Chegou a pagar taxa?

    Não consegui abrir as fotos da instalação aqui. Pode colocar novamente por favor?

    Na ponta você coloca qualquer equipamento que seja compatível com HomePlug AV?
    A instalação dele é tão somente fazer um jumper nas fases, configurar, e plugar nas tomadas dos respectivos apartamentos ?

    Você criou - ou existe a possibilidade - de uma VLAN para cada cliente? Como é feito para que o cliente do apartamento 10 não veja a rede do 12 e assim sucessivamente ?

    No caso de um prédio ele é instalado no Quadro Geral de entrada em que a concessionária de energia chega certo ? Depois ele acaba passando individualmente por cada relógio. Isso não deu problema ?

  15. #15

    Padrão Re: Rede PLC Predial Indoor

    Opa, desculpe a demora.

    Respondendo.

    1º - Comprei através de um parente de um amigo meu que estava morando em Portugal. A DEVOLO só vende para a Europa !! é uma empresa Alemã, já conversei com um diretor deles e não tem interesse inicial ao mercado brasileiro. (tipo estamos queimados por lá)

    2º - Ele funciona com qualquer equipamento modelo "HomePlug AV" não importando o fabricante.

    3º - No caso o que eu indico é usa-lo (os equipamentos clientes) como bridge e logo apos ele um router (fazendo PPPOE, não distribua DHCP) pois está a melhor forma de evitar que um enxergue outro. Nos equipamento AV300 em diante eles possuem opção de Vlan.

    4º - No meu caso eu coloquei, em um prédio que é trifásico logo apos o "meter" uma coisa que notei é que em um prédio que esta logo apos também era possível parear os equipamentos( isto quer dizer que antes ou depois do "meter" o sinal chega e em boa qualidade se diga de passagem)

    veja ai um pequeno diagrama que a própria DEVOLO indica.

  16. #16

    Padrão Re: Rede PLC Predial Indoor

    Citação Postado originalmente por Portinelli Ver Post
    Opa, desculpe a demora.

    Respondendo.

    1º - Comprei através de um parente de um amigo meu que estava morando em Portugal. A DEVOLO só vende para a Europa !! é uma empresa Alemã, já conversei com um diretor deles e não tem interesse inicial ao mercado brasileiro. (tipo estamos queimados por lá)

    2º - Ele funciona com qualquer equipamento modelo "HomePlug AV" não importando o fabricante.

    3º - No caso o que eu indico é usa-lo (os equipamentos clientes) como bridge e logo apos ele um router (fazendo PPPOE, não distribua DHCP) pois está a melhor forma de evitar que um enxergue outro. Nos equipamento AV300 em diante eles possuem opção de Vlan.

    4º - No meu caso eu coloquei, em um prédio que é trifásico logo apos o "meter" uma coisa que notei é que em um prédio que esta logo apos também era possível parear os equipamentos( isto quer dizer que antes ou depois do "meter" o sinal chega e em boa qualidade se diga de passagem)

    veja ai um pequeno diagrama que a própria DEVOLO indica.
    Não é só lá que o Brasil está queimado não hahaha... é em todo o lugar.

    A instalação dele me parece bem simples. É só realmente realizar o jumper no quadro de entrada e correr para o abraço.

    Notei realmente que eles são muito fortes na Europa, inclusive vendem os produtos na FNAC. Achei muito site de Portugal que tem.

    Muito obrigado, vou ver como faço para comprar 1 ou 2 de lá e usar aqui.

    Abs!

  17. #17

    Padrão Re: Rede PLC Predial Indoor

    ola, caso eu ligue um aparelho na minha casa e outro na casa do vizinho, vou conseguir linca-los ou apenas funcionam na mesma residencia? ele ultrapassa os relógios das residencias?

  18. #18

    Padrão Re: Rede PLC Predial Indoor

    Citação Postado originalmente por rodolfinho Ver Post
    ola, caso eu ligue um aparelho na minha casa e outro na casa do vizinho, vou conseguir linca-los ou apenas funcionam na mesma residencia? ele ultrapassa os relógios das residencias?
    Não.

    O aparelho é para uso dentro da sua residência apenas.