+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Vlan entre mikrotik

    E ai galera, seguinte

    possuo um senario da seguinte forma
    REDE 1 - 10.1.1.0/24 GATEWAY - XXX.XXX.XXX.XXX

    REDE 2 - 192.168.1.0/24 GATEWAY1 - XXX.XXX.XXX.XXX - GATEWAY2 - XXX.XXX.XXX.XXX

    as duas redes estao ligadas com radios
    na rede 1 - eu possuo somente 1 gateway.
    na rede 2 - eu possuo 2 gateways, porem o gateway2, é um link que adquiri para minha rede1(esta na rede2 por motivos tecnicos)

    como as duas redes estao ligas entre radios, e os radios da rede 1 estao na minha LAN, pensei em fazer uma VLAN, como gateway.

    entao criei as vlans com ID1 em cada lada, com ips 192.168.9.1(rede2) e 192.168.9.2(rede1)

    na rede 2 criei regras no mangle para que essa faixa de rede saia pelo link 2
    na rede 1 mascarei a VLAN, e criei as regras para mim sair pela VLAN como gateway, mas nao deu certo...

    Alguem pode me ajudar?

    Desde já agradeço...

  2. #2

    Padrão Re: Vlan entre mikrotik

    Nao endenti sua configuração. Tem uma rede com 2 GTW? como é isso? Tem algo errado nessa historia.

  3. #3

    Padrão Re: Vlan entre mikrotik

    Olá pessoal, desculpe a demora

    Vamos lá, deixe eu explicar meu senário:

    Eu tenho a Matriz, onde tenho minha rede 10.1.1.0/24 e um Link de 4MB - Velox
    E tenho minha filial com a rede 192.168.101.0/24

    As duas são redes diferentes, e interligadas por radio

    Na minha filial eu possuo dois Links, Link 1 - 12MB/12MB e link 2 - 10MB/3MB

    eu preciso que minha rede 1 (Matriz) saia pelo link 2 da filial.

    Na filial eu tenho uma RB 2011 para controlar a rede, nela possui um Servidor de DHCP na rede e os dois links ligados nela. preciso que lá seja feito um failover, com o Link 2 e o link de 4MB da Matriz, e preciso que não pegue DHCP da rede da Matriz, onde possuo uma RB 1100 com DHCP na rede.

    O que eu preciso na verdade é:
    Qual é a melhor forma de eu montar essa rede, e como faço para sair pelo link 2 e como faço o faillover nessa rede, tentei fazer marcação de pacotes no mangle, mas não tive sucesso.

    Desde já agradeço