Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Montagem Fonte + Bateria

    A volt insiste em fazer teste por amostragem, nesta semana irei montar as fontes que comprei, caso apresente alguma falha eu faço questão de ir na fabrica da volt em Santa Rita do Sapucaí, e conversar com eles.

  2. #42

    Padrão Re: Montagem Fonte + Bateria

    Como leigo e com AZAR como o amigo acima disse,usei no passado fonte da Volt,todas não aguentaram,precisei com urgência e comprei 5 peças chegaram ontem e adivinhem,com 30 minutos duas já pararam o culer são muito francas sem contar que a carga para a bateria é muito pouca mas comprei ciente das caracteristicas,se quer equipamento profissional temos que partir para Proteco ou algo similar.

  3. #43

    Padrão Re: Montagem Fonte + Bateria

    As minha algumas paro com dias outro ja tenho a quase 2 anos, mas por garantia as proximas vou comprar da VA conversores.

  4. #44

    Padrão Re: Montagem Fonte + Bateria

    Temos Va Conversores rodando sem problemas a mais de dois anos(passou por varias descargas eletricas que a Volt não aguentou) o único problema é a tensão que é de 27,2 Volts ultrapassando o limite dos rádios UBNT,segundo a VA esta resolvendo este problema

  5. #45

    Padrão Re: Montagem Fonte + Bateria

    Citação Postado originalmente por tcftelecom Ver Post
    Temos Va Conversores rodando sem problemas a mais de dois anos(passou por varias descargas eletricas que a Volt não aguentou) o único problema é a tensão que é de 27,2 Volts ultrapassando o limite dos rádios UBNT,segundo a VA esta resolvendo este problema
    Vou usar mk entao sem problema, alem do que uso 60mts de cabo pp apos a fonte nisso a va fica até bom com 27,5v pois ameniza a perca.

  6. #46
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montagem Fonte + Bateria

    Vejam isto, paramos de usar fonte nobreak a um tempo


  7. #47

    Padrão Re: Montagem Fonte + Bateria

    Citação Postado originalmente por Anderson Rodrigues Ver Post
    Sim, só dei azar hUAUHa, mais um desse que tenho, e pra segurar 4 rocket, esta beleza a um ano .
    Eu comprei os patch e tals era pra retirar ele. para colocar algo melhor, só que peguei uns produtos sorteados ^^
    Amigo tentei te ajudar mas vc não ne aceitou no skype,mesmo sendo comprado com um concorrente meu te ofereci ajuda.Qualquer coisa da um alo.

  8. #48

    Padrão Re: Montagem Fonte + Bateria

    Na boa já usei essas soluções prontas e foi só problema...

    Dizem que se conselho fosse bom não se dava mas o Acronimo tá ai pra confirmar...

    Melhor solução que já testei na rede foi controlador solar + fonte fag...bom barato e não dá zebra

  9. #49

    Padrão Re: Montagem Fonte + Bateria

    Eu não entendo isso, compro fonte de US$ 10 e controlador de solar de US$ 10 no Ebay e eles formam um nobreak suficiente por US$ 20 (R$ 50), só pifa em raio (E pifa só a fonte) porque não tenho aterramento decente (Região arenosa que exige meia centena de astes e gel, R$ 5 mil pra cima), troco no maximo 1 fonte (US$ 10) por ano. Como que um nobreak DC de R$ 350 não dura 5x mais?

    Já reparei varios nobreaks DC e nenhum queimou em raio pela descrição, tudo aparenta problemas com corrente alta (Fonte chaveada pra alta corrente tem que ser muito paruda) então onde coloquei isso me preocupei em carregar as baterias antes (Atravez de carregador vagabundo de US$ 10-15...).

    Me lembra a má qualidade dos nobreaks SMS, enquanto o "resto do mundo" já usa componentes SMD a 10 ou 15 anos a SMS começou com SMD só no fim de 2012, e a maioria dos nobreaks tem só uma plaquinha controladora com SMD, o resto é componente normal (E noto que isso é péssimo porque em caso de raio os nobreak SMS nacionais estouram tudo, tipo 20 transistores pequeno, 4 grandes, 10 diodos comuns e 5 zener, o micon programado queima, enquanto os APC importados, todos em SMD, na mesma rede elétrica, as vezes na mesma mesa, no maximo estouram varistor, reparo 50 SMS pra cada APC importado. Santa Rita do Sapucaí pelo visto infelizmente está muito atrasada ainda, sem insersora SMD ou com custo muito alto, nobreak DC de R$ 350 devia ser muito bom, não vou comparar com equipamentos Xantrex porque são pra outro mercado, mas fontes chinesas de qualidade duvidavel tem mais durabilidade)

    Alias... CCN e Volt fabricam mesmo seus nobreaks? As caixas são tão parecidas... não andam importando do mesmo fornecedor placa chinesa e só montando aqui? Isso explicaria esse nº de defeitos. Já FAG e VA parece que usam caixa de outro fornecedor. Me pergunto se compram só a caixa do mesmo injetor (O que é totalmente aceitavel) ou se terceirizam na mesma linha as placas... aí não adianta ter tanto fabricante de nobreak DC, todos tem preço alto (Pro meu gosto, esotu acostumado com fonte chinesa barata, mesmo industrial) e todos parece que tem um índice de defeitos preocupante (O que talvez seja sina de produto brasileiro, vide o RMA alto de lixos Philco, Positivo, CCE, STI, Multilaser...).

  10. #50

    Padrão Re: Montagem Fonte + Bateria

    @rubem, vc devia fabricar "fontes nobreak" pra gente...a gente manda umas queimadas e vc usa a carcaça e monta um "trem" decente pra pararmos de sofrer com esses ladroes...

  11. #51

    Padrão Re: Montagem Fonte + Bateria

    o problema do controlador é que precisaria de uma fonte de 27 a 28V para carregar as baterias pois elas precisando de 13.6 volts para carregar,

  12. #52

    Padrão Re: Montagem Fonte + Bateria

    Livra-me desse mal...
    Equipamento eletronico queima. Não tem fuga.

    Eu me preocupo mais com equipamento consertavel facilmento do que com equipamento duravel.

    Equipamento duravel é Xantrex, R$ 1000 só pelo controlador de carga, fonte boa é Iota ou Newmar de US$ 300 (R$ 100 no brasil) masnesse preço já tem carregador flutuador dessas marcas (Porque já que são micro-controlados não custa muito programar isso, são equip. com porta serial ou USB pra ajustes!)

  13. #53

    Padrão Re: Montagem Fonte + Bateria

    Citação Postado originalmente por marcosddc Ver Post
    o problema do controlador é que precisaria de uma fonte de 27 a 28V para carregar as baterias pois elas precisando de 13.6 volts para carregar,

    Tem fonte industrial com ajuste fino, dependendo do fabricante as de 12V sobem a até 14V, e umas de 24V sobem a até 28V. Mas bom mesmo pra controlador solar 24V [e fonte industrial de 32V.
    As baratas 32V são:
    http://www.ebay.com/itm/High-quality...-/110875581669
    Mas obvio que por esse preço nunca vai suportar 120W, eu usaria pra consumo tipo 20-25W, isso sim!
    Tem industrial de US$ 40 (Industrial são em "caixa" metalica), ainda não são primeira linha, não achei no Ebay agora.

    Se quer ignorar controlador solar tem desde opções baratas tipo:
    http://www.ebay.com/itm/24V-2A-Elect...-/350591864320
    (Pra um par de baterias 12V 7A dá, usei 1 ano numa RB433 com 2 cartões)
    Tem opção mais cara de melhor qualidade:
    http://www.ebay.com/itm/New-Overload...-/271548744346
    Outro carregador com profile de flutuação melhor, pra proteger as baterias:
    http://www.ebay.com/itm/UPG-24V-5A-J...-/130952875722

  14. #54

    Padrão Re: Montagem Fonte + Bateria

    enfim alguem coerente, to vendo o pessoal usar controlador com essas fontes de 24v e achar a 8 maravilha do mundo, quero só ver quanto tempo vai durar essas baterias

  15. #55

    Padrão Re: Montagem Fonte + Bateria

    Citação Postado originalmente por marcosddc Ver Post
    enfim alguem coerente, to vendo o pessoal usar controlador com essas fontes de 24v e achar a 8 maravilha do mundo, quero só ver quanto tempo vai durar essas baterias
    Se flutuar em tensão baixa vai só sulfatar bem mais rapido, se não dessulfatar vai reduzindo a capacidade até ir pro lixo. No fim das contas dá na mesma que flutuar em tensão alta tipo 13,8V e manter a bateria quente (30-35ºC de dia). Bateria estacionária que podia durar 5 anos acaba durando 2 anos.

    Manutenção pra esses casos é usar carga de equalização as vezes (Que controlador solar tipo Xantrex de 1ª linha faz, alguns nobreaks AC senoidais também (Alguns, a minoria), alguns só fazem é ir até 16V sem levar em conta temperatura, tempo desde a última vez que isso foi feito, ou tipo de onda (Dente-de-serra se usa pra dessulfatar) e até resolve alguns problemas.

    Ou o controlador de carga é extremamente inteligente e carrega conforme temperatura e equaliza/dessulfata as vezes, ou o usuario é que usa a inteligencia e faz isso manualmente. Sem os 2 uma bateria Trojan que podia durar 15 anos vai durar 3, até que 3 anos é bom pra muita gente, mas é 20% do ideal, é uma desgraça ter durabilidade tão baixa.

  16. #56

    Padrão Re: Montagem Fonte + Bateria

    Rubem só acho quase impossível manter uma bateria em torre com temperatura mais baixa que isso (30 a 35 graus) , tendo em vista que nossas baterias ficam em torre e nem sempre podemos fazer telhado, caixas enormes, ventilações, etc
    mais se uma bateria dessa durar 1 a 2 anos que seja já esta ótimo

  17. #57

    Padrão Re: Montagem Fonte + Bateria

    Uma bateria preta no sol deve chegar facil nos 60°C, com uma mínima capa branca e na somba dos paineis já baixa no mínimo 20°C, nem precisa ventilar ou usar isolante termico caro, o negocio é contar com a ventilação natural do alto de torre e só esconder do sol.
    (Mesmo na sombra não custa muito meter um spray branco (R$ 13 no supermercado aqui no interior) por cima, se usar fita de papel-aluminio pra refletir calor é ainda melhor)

    Se não dá pra baixar a temperatura o negocio é baixar um pouco a flutuação, se chegar nos 30°C flutua a 13,2V, se chegar a 35°C a 13,1V, e por aí vai, mas precisa equalizar as vezes (Com 15 a 15,5V). Problema de nobreak DC é que ninguem ajusta tensão, e não faz equalização, mas ainda assim essas queimas de nobreak não são culpa disso.

    Pra bateria não durar 2 anos (Bateria estacionária que podia chegar a 5) tem que ser com carga em corrente alta, leigo tem mania de meter fonte de 10A em NS que mal consome 0,5A (Sem saber o ripple que essas fontes grandes tem), não ia ser diferente com carregador, uma hora usam uma de 700mAh e ela queima, aí logo extrapolam tudo e partem pra uma de 20Ah.

    Junta bateria quente, com corrente de carga alta demais (Carga devia ser a 10% da capacidade, e flutuação a 1%!), e flutuando acima da tensão ideal pra temperatura (13,8V com bateria a 40°C é demais), aí se durar 2 anos é lucro mesmo.

    Mas ainda sou mais fã de trafo pra carga de bateria. Fonte chaveada não casa bem com carga resistiva, tenta acender uma lampada 12V 40W com esses nobreaks DC ou fontes 12V, mesmo que a fonte ou carregador prometa 10A dependendo da resistencia da carga elas aquecem até queimar.
    (Idem pra fonte ATX ou de notebook que sei que tem quem use pra isso, não aguentam muito consumo com carga resistiva)

  18. #58

    Padrão Re: Montagem Fonte + Bateria

    sou obrigado a concordar com o @marcosddc, aqui na minha regiao nao tem possibilidade alguma de trabalhar com uma bateria abaixo dos 30º a nao ser que eu coloque ela no ar condicionado...e tem torres que nao compensa montar abrigo, tem que ser na caixa mesmo...só pra ter uma ideia hj tava fazendo 37º na sombra aqui...ai complica...vou ver se arrumo aqui aqueles medidores de temperatura de vigilância sanitária (aqueles que vc aponta e ele mede) pra medir a temperatura dentro da caixa...

    edit: escrevi antes de ler seu post rubem...me deu boas ideias...vlw

  19. #59

    Padrão Re: Montagem Fonte + Bateria

    Rubem quantos % seria uma corrente ideal para carga na sua opinião ?

  20. #60
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Montagem Fonte + Bateria

    Qualquer bateria precisa de 20% a mais para pode carregar e uns 5% de corrente de repouso quando atingir 75% da capacidade máxima nominal, é quando ela começa a exigir flutuação; esse é o maior problema, até hoje não achei nenhuma bateria que tivesse os dois com o mesmo comportamento(usando da mesma marca e lote aproxima). Com relação a sub-voltagem usei um relê de 18 ou 24 volts para bateria de 12, e 36 ou 48 para 24 volts mas precisa montar para que funcione no modo reset, senão fica armando e desarmando podendo queimar o aparelho. Mas acho que vende um kit desse tipo, usado em som automotivo(11,5V, e só rearma quando a bateria estiver com 13,2V), muito bom quando usado com painel solar.