+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto de Acesso Ajuda

    Olá pessoal, Boa noite!

    Montei um PTP de 28km até uma fazenda com dois Rocket M5 + Rocket Dish
    Agora tenho uma dúvida...

    Meu cliente quer colocar Wireless em toda a sede da fazenda que tem +-150 metros de Raio da torre como centro da mesma.
    No início eu iria colocar uma antena omni de 15dbi + ligada a um picostation, mas aí me falaram que antenas omni é muito sensível e queima fácil. Nisso me indicaram usar um Nanostation loco m2, mas eu procurei em todo canto e não vi ninguém utilizando o mesmo como AP wireless para celulares, notebook, etc.

    Alguém pode me orientar?

  2. #2

    Padrão Re: Ponto de Acesso Ajuda

    Se é pra fazenda use uma omini com um bullet m2

  3. #3

    Padrão Re: Ponto de Acesso Ajuda

    Amigo, vou te responder pelo conhecimento que tenho:

    Não usa omini de 15Dbi (elas tem mais força de propagação justamente porque o feixe é mais estreito, o que acaba dificultando os aparelhos normais de se conectarem "cell, laptop, tablet....etc") pega uma boa hyperlink de 12Dbi que ta de bom tamanho. Ai tu casa com uma bullet de 600mw, ou, dependendo da di$$$posição, pega um groove Metal e seta a potencia em 600mw, assim o rádio não trabalha no pau.
    T+

  4. #4

    Padrão Re: Ponto de Acesso Ajuda

    Aliais nem a hyperlink de 12Dbi vai resolver teu problema.... quem ficar perto da torre so pega ruido nada de sinal ser mais preciso debaixo da torre, se for usar omni use de hyperlink 8 dbi se for usar CPE use a da TP Link Cpe Tl-wa5210g 2.4ghz, ja fiz com ela e mi atendeu muito bem tato perto como distante

  5. #5

    Padrão Re: Ponto de Acesso Ajuda

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Ei Gabriel, que conselho é este? Setar 600mw de potência no rádio?

    Para cobrir essa área de 150m² (pelo que entendi) 20dBm (100mw) está suficiente.
    Outra coisa. O MK metal tenho experiencia própria não com um mas com 4. Trava sem mais nem menos. E não é energia pois tentei de todos os modos. Mesmo alimentado com bateria e cabo bem curto. Vai bem uns tempos ( e não é muito tempo) e daí começa a perder a emissão do SSID. Tem que reiniciar.
    Não é por potencia pois tentei em todas. Não é por causa de interferencias, pois acontece em 2.4 e em 5.8.

    Quanto aos 600mW, a meu ver o correto é começar com baixa potencia e ir testando até encontrar uma potencia que de segurança. É impressionante com baixa potencia até dá melhores resultados.

  6. #6

    Padrão Re: Ponto de Acesso Ajuda

    Vou deixar uma ideia aqui para vc

    O uso de uma omni e muito bom mais inseguro porem econômico, vou compartilhar com vc nosso projeto

    Temos um projeto em avaliação para expandir o sinal como vc em 2.4 a primeira coisa aqui que foi descartado e a omni em uma torre por conta de o esforço que vc vai fazer em um equipamento so o que foi aprovado e de 3 Nanostation loco m2 na torre par fechar um 360°

    Mais porque usar 3 rádios se um parar vc não vai derrubar todos os clientes de uma vês so ate vc trocar o queimado e outra não força um equipamento com potencia e quantidade de clientes conectados

    Vai ai nossa dica

    Espero que ajude vc ate mais...

  7. #7

    Padrão Re: Ponto de Acesso Ajuda

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P06-07-14_11.09[01].jpg
Visualizações:	194
Tamanho: 	26,3 KB
ID:      	53096Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P08-07-14_08.45[03].jpg
Visualizações:	131
Tamanho: 	42,2 KB
ID:      	53097Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P06-07-14_10.26.jpg
Visualizações:	129
Tamanho: 	57,6 KB
ID:      	53098 olha só o equipamento que uso, omnni 15 dbi aquarios, rb133, conecto meu celular a 1,5 km. no seu caso só colocar um groove com uma omnni de 12 dbi, e ser feliz.

  8. #8

    Padrão Re: Ponto de Acesso Ajuda

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Ei Gabriel, que conselho é este? Setar 600mw de potência no rádio?

    Para cobrir essa área de 150m² (pelo que entendi) 20dBm (100mw) está suficiente.
    Concordo que parece exagerado, se for só pro raio de 150mt 100mw ta ótimo, porém tem que levar em conta várias coisas, tipo de construção, se tem madeira (que atrapalha bastante o sinal) e depois, se é fazenda e não tem outras habitações perto pode deixar o sinal um pouco mais forte que não tem problema.

  9. #9

    Padrão Re: Ponto de Acesso Ajuda

    Boa tarde, estou testando o sinal com um Nanostation loco M2, preliminarmente está atendendo muito bem, vou deixar uma semana la pra ver se vai ter algum ponto cego, travamento ou má qualidade de sinal.

  10. #10

    Padrão Re: Ponto de Acesso Ajuda

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Amigo, vou te responder pelo conhecimento que tenho:

    Não usa omini de 15Dbi (elas tem mais força de propagação justamente porque o feixe é mais estreito, o que acaba dificultando os aparelhos normais de se conectarem "cell, laptop, tablet....etc") pega uma boa hyperlink de 12Dbi que ta de bom tamanho. Ai tu casa com uma bullet de 600mw, ou, dependendo da di$$$posição, pega um groove Metal e seta a potencia em 600mw, assim o rádio não trabalha no pau.
    T+
    Cara um BulletM2 de 100mw está de bom tamanho.

  11. #11

    Padrão Re: Ponto de Acesso Ajuda

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Também temos que ficar de olho nas reflexões e no SNR.
    Como meu grande amigo @Arthur Bernardes mencionou tem que ficar de olho o SNR= Sinal + Ruido.