+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão TP-Link wa 5210g para 600 metros.

    Boa tarde pessoal, apesar de ter me registrado agora, já acompanho a algum tempo o fórum e algumas horas lendo, e tenho uma dúvida.

    É o seguinte, eu tenho conexão de 8 megas, e quero dividir com minha irmã que mora a 600 metros da minha casa, tem visada entre as casas e com altura equivalente.
    O meu roteador é um Asus rt-ac66u com 3 antenas com 3 dbi cada, com 200mw de potência e o sinal chega lá, claro que muito fraco, em torno de 350kbps(speedtest) no terraço da casa dela. Eu até duvidava que estava chegando sinal lá , e resolvi ir lá conferir pessoalmente, deve ser porque da minha casa para a dela, tem que descer e subir, um morro para o outro, deve ser mais fácil o caminho para o sinal nessa ocasião.

    Estava pensando em comprar essa cpe TP-Link wa 5210g deixando na laje para fazer pelo menos o sinal chegar no terraço da casa com mais força e aumentando a velocidade para pegar o sinal com um notebook já que é 2.4GHz.

    Eu quero saber se terei sucesso ao fazer isso?
    Com o tempo, compro outra dessa para receber (fazendo um ponto a ponto) e passar para um router dentro da casa para espalhar o sinal.

    Pesquisei sobre o Nanostation, mas tem problemas com queima na lan, os Intelbras muitos falam mal e alguns falam bem.
    Por isso eu perguntei sobre o TP-Link wa 5210g.

    Obrigado desde já.

  2. #2

    Padrão Re: TP-Link wa 5210g para 600 metros.

    Nanostation queima muita lan porque é usado em provedor que coloca a antena láááá no alto em mastro de ferro, exposto. Se você colocar isso mais baixo, ou com cabo POE mais curto, terá menos problemas. E WA5210 também queima lan, 2012 e 2013 troquei 2 ou 3 CI's deles (Mas estavam a coisa tipo 10m de altura sem nada mais alto nuns 100m de distancia, onde eles ficam "mais baixos que outros objetos" raramento ví problema). Pra esse uso digo que qualquer CPE resolve (Exceto as caseiras).

    Mas você vai colocar no WA5210AG no modo cliente, e colocar outro roteador como AP, isso? Se for usar o modo repetidor do WA5210AG lembra que ele vai repetir no angulo da antena, ou seja, uns 60° pra FRENTE (E eventuais emissões secundárias pra outros cantos, com menos ganho).

    Veja que a antena desse roteador Asus é pequena, o sinal casa>irmã pode ser bom mas irmã>casa pode ser péssimo, pra ter conexão estável pra navegar precisa sinal decente chegando no roteador, talvez vá precisar reposicionar esse roteador Asus no alto depois, tirando o maximo de obstaculos possível.

    (Provavelmente alguém vai sugerir usar 2 CPE's, uma pra enviar e outra pra receber... se o sinal não for suficiente nos 2 sentidos vai precisar disso mesmo, escanear e conectar uma vez não quer dizer que o sinal venha em linha reta, que ele não seja atenuado quando chover (Obstaculos molhados reduzem mais o sinal que quando secos, inclusive vegetação), que vai ter estabilidade, enfim, não é normal alcance de 600m com estabilidade com roteador indoor, tem que testar mesmo)

  3. #3

    Padrão Re: TP-Link wa 5210g para 600 metros.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Nanostation queima muita lan porque é usado em provedor que coloca a antena láááá no alto em mastro de ferro, exposto. Se você colocar isso mais baixo, ou com cabo POE mais curto, terá menos problemas. E WA5210 também queima lan, 2012 e 2013 troquei 2 ou 3 CI's deles (Mas estavam a coisa tipo 10m de altura sem nada mais alto nuns 100m de distancia, onde eles ficam "mais baixos que outros objetos" raramento ví problema). Pra esse uso digo que qualquer CPE resolve (Exceto as caseiras).

    Mas você vai colocar no WA5210AG no modo cliente, e colocar outro roteador como AP, isso? Se for usar o modo repetidor do WA5210AG lembra que ele vai repetir no angulo da antena, ou seja, uns 60° pra FRENTE (E eventuais emissões secundárias pra outros cantos, com menos ganho).

    Veja que a antena desse roteador Asus é pequena, o sinal casa>irmã pode ser bom mas irmã>casa pode ser péssimo, pra ter conexão estável pra navegar precisa sinal decente chegando no roteador, talvez vá precisar reposicionar esse roteador Asus no alto depois, tirando o maximo de obstaculos possível.

    (Provavelmente alguém vai sugerir usar 2 CPE's, uma pra enviar e outra pra receber... se o sinal não for suficiente nos 2 sentidos vai precisar disso mesmo, escanear e conectar uma vez não quer dizer que o sinal venha em linha reta, que ele não seja atenuado quando chover (Obstaculos molhados reduzem mais o sinal que quando secos, inclusive vegetação), que vai ter estabilidade, enfim, não é normal alcance de 600m com estabilidade com roteador indoor, tem que testar mesmo)
    ruben obrigado por responder, mas você entendeu em parte, errado.
    É o seguinte, eu tenho um router Asus rt-ac66u, e o sinal dele chega no terraço da casa da minha irmã, a 600 metros, lógico que insignificantes 350kbps (speedtest).

    No caso de usar a cpe TI-wa5210g que no caso é de 2.40GHz;

    Quero fazer o seguinte; Do meu Asus, + cabo de rede até a fonte PoE, da fonte PoE saí um cabo de rede de 5 metros até a cpe TI-wa5210g na laje, ficando a 2 metros de altura ou mais se necessário, apontada para casa da minha irmã. Essa cpe tem GND, ligarei um cabo do GND diretamente no cabo (terra) que passa pela laje, assim fica mais fácil para mim $$.

    Com o sinal enviado pela cpe chegando ao terraço da casa dela, quero que ela consiga se conectar usando um notebook, sempre no terraço é claro.

    Aí com o tempo, eu compro outra cpe para fazer um ponto a ponto como se deve.

  4. #4

    Padrão Re: TP-Link wa 5210g para 600 metros.

    Se for pra isso, sugiro comprar uma CPE de grade Aquario, 20dBm de potencia, com 20dBi de ganho, angulo de uns 6º, é capaz de permitir conexão razoavelmente estável até dentro de casa dependendo do notebook usado (Uns tem antena de 1,5dB e 63mW, outros tem 5dBi na antena e 20dBm de potencia, diferença enorme).
    Essa:
    http://tec-wi.com.br/site/?p=477

    Só cuida pra não comprar a versão velha dela, que só tem modo B/G, com o velho/ultrapassado/ridículo-pra-2014 chipset RTL8186, por mais que a versão velha tenha 300mW o seu problema será a potencia do notebook e não a da antena, esses 100mW do modelo atual são suficientes, fixa no modo N numa taxa tipo 13M.

    Seu Asus hoje talvez permite conexão porque ele suporta o modo N, se usar CPE com apenas modo B/G (Caso da WA5210AG) é bem possível que não tenha muito alcance com banda decente, no menor data rate do modo B (1M) o normal é ter uns 300Kbps de banda mesmo, no datarate de 2M do modo G o alcance não é grandes coisas, já o menor datarate do modo N, de 6,5M, é facil conseguir 4Mbps, e o alcance é o mesmo do modo B (Que dá uns 300Kbps no profile de 1M).

  5. #5

    Padrão Re: TP-Link wa 5210g para 600 metros.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se for pra isso, sugiro comprar uma CPE de grade Aquario, 20dBm de potencia, com 20dBi de ganho, angulo de uns 6º, é capaz de permitir conexão razoavelmente estável até dentro de casa dependendo do notebook usado (Uns tem antena de 1,5dB e 63mW, outros tem 5dBi na antena e 20dBm de potencia, diferença enorme).
    Essa:
    http://tec-wi.com.br/site/?p=477

    Só cuida pra não comprar a versão velha dela, que só tem modo B/G, com o velho/ultrapassado/ridículo-pra-2014 chipset RTL8186, por mais que a versão velha tenha 300mW o seu problema será a potencia do notebook e não a da antena, esses 100mW do modelo atual são suficientes, fixa no modo N numa taxa tipo 13M.

    Seu Asus hoje talvez permite conexão porque ele suporta o modo N, se usar CPE com apenas modo B/G (Caso da WA5210AG) é bem possível que não tenha muito alcance com banda decente, no menor data rate do modo B (1M) o normal é ter uns 300Kbps de banda mesmo, no datarate de 2M do modo G o alcance não é grandes coisas, já o menor datarate do modo N, de 6,5M, é facil conseguir 4Mbps, e o alcance é o mesmo do modo B (Que dá uns 300Kbps no profile de 1M).
    Já decidi, vou gastar de uma vez logo e fazer ponto a ponto, vai ser melhor.
    No caso do Tp-link TI-wa7510n 5.8GHz ou do Nanostation Nano Loco M5 5.8GHz

    Para a distância de 600 metros, vale a pena pagar R$35.00 a mais pelo Nanostation?

    Pesquisei e achei outro Nanostation Nano Loco 5, 5.8GHz, só que tem o hardware significativamente mais fraco que o Tp-Link, mas com preço próximo.

    Aí fiquei na dúvida.

  6. #6

    Padrão Re: TP-Link wa 5210g para 600 metros.

    Nessa distancia e pra esse uso (Apenas 1 usuario, somente internet) até o WOM5000 da Intelbras vai bem, é mínimamente mais caro que o 7510n dependendo do lugar onde compra.
    Não vejo necessidade de NS Loco M5.
    (O Loco 5 (Sem M) é mais barato porque é defasado, estoque velho ou coisa assim, pro seu uso dá, 600m é fichinha pra eles, mas onde compro o preço é o mesmo dos 7510N, e modo N (Dos M5) tem respostas muuuuuito melhores que modo A (Dos sem M))

  7. #7

    Padrão Re: TP-Link wa 5210g para 600 metros.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Nessa distancia e pra esse uso (Apenas 1 usuario, somente internet) até o WOM5000 da Intelbras vai bem, é mínimamente mais caro que o 7510n dependendo do lugar onde compra.
    Não vejo necessidade de NS Loco M5.
    (O Loco 5 (Sem M) é mais barato porque é defasado, estoque velho ou coisa assim, pro seu uso dá, 600m é fichinha pra eles, mas onde compro o preço é o mesmo dos 7510N, e modo N (Dos M5) tem respostas muuuuuito melhores que modo A (Dos sem M))
    Está certo então.

    Obrigado pela ajuda rubem.