+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face SuperPOP - Computech

    Boa tarde povão, alguém ai esta usando a nova geração la da computech?
    estou pensando em comprar um superpop com basebox5(rb912), mas nao sei o desempenho daquelas antenas.
    sei que ja esta homologado, e uma rb912 vale a pena xD.

    Frequência: 5 GHz
    Antena: 17 dBi - Painel Setorial 90º (Antena Painel Setorial Xwave 5817SDP)
    Polarização: Dupla Polaridade Vertical e Horizontal
    Tipo de Antena: Setorial 90º
    Ganho: 17 dBi
    Placa Mikrotik Interna: Basebox5 - RB912-5HPnD - Licença Level 4 (AP)
    Cartão: MIMO 2x2

    Porta Gigabit 10/100/1000 ( Funciona como fast também 10/100 ).
    POE Gigabit Incluso.
    Homologação Anatel - SuperPOP: 3188-11-5403

  2. #2

    Padrão Re: SuperPOP - Computech

    ja vi essas comparações com a ubnt, mas estando funcional é oq importa, alguém que usa um superpop poderia enviar um print com algum radio conectado, e dizer oq acha?

  3. #3
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: SuperPOP - Computech

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    O pessoal que está usando está aprovando, logo monto meu cluster com 4 SuperPOP e uma Basebox 5, é show!

    Disseram que era cópia da UBNT, está aí a antena da Computech.

    Anexo 53127
    Eles mudaram essa antena a pouco tempo, elas eram sim iguais as da ubnt, até o próprio Luciano falou isso em um dos seus vídeos
    Mais essas antenas parecem ser sim uma boa antena, nunca usei, mais pretendo usar...

  4. #4
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: SuperPOP - Computech

    Comparativo antenas UBNT e Antenas Computech


    Esclarecimento do Luciano Sobre suas antenas


  5. #5

    Padrão Re: SuperPOP - Computech

    É isso ai technorte, precisamos de equipamentos brasileiro de ponta, facilitaria para nós provedores.
    To contigo e não abro,kkk

  6. #6

    Padrão Re: SuperPOP - Computech

    as antenas xwave sao eles mesmo que fabrica?

  7. #7

    Padrão Re: SuperPOP - Computech

    Eu vejo da seguinte maneira....
    Nada se cria, tudo se transforma já dizia Lavoisier.. logicamente que o alvo da "máxima" dele era outro.

    No entanto se aplica aqui... antena é cálculo matemático e leis físicas traduzidos para um monte de lata e fios.
    Seja quadrado, seja redondo... ninguém vai fazer algo muito diferente um do outro pois leis matemáticas e físicas limitam os desenhos.

    No caso específico do vídeo onde mostra os dipolos redondos e principalmente os dipolos das pontas serrados, tem uma explicação lógica. Não sei se o resultado será o mesmo mas o que parece é que foi feito o projeto e a distancia entre os dipolos não poderia ser mudada pois afetaria drasticamente o resultado no desempenho. Nem tamanho das "rodinhas" e nem a distancia entre elas alguém vai fazer milagres mudando...
    E como a caixa da Computech já é um desenho adotado pela empresa alguns anos e como fazer matriz nova é caríssimo, eles acharam uma solução que é sacrificar um pouquinho a superficie de dois discos para caber dentro da caixa.

    Eu tenho destas antenas mas não são com disco. São construidas pelo processo microstrip e irradiantes quadrados. Mas faz bem mais de um ano que compramos.

    Quanto ao rádio propriamente dito, pois vejo muitos comentários citando antena quando quer se referir ao rádio. Antena é só a parte irradiante.
    Quanto a ser mikrotik, UBNT, Intelbrás ou Deliberant é só um detalhe... pois a meu ver todos se equivalem.
    Quem gosta de UBNT coloca dentro um RocketM, quem prefere MK ou Intebrás vai desses.
    Todos se equivalem pois os problemas são sempre os mesmos: porta lan queimada, rádio que reinicia sozinho, rádio que trava. etc etc.
    Vai ter gente dizendo que tem RB sem travar.
    Também temos. Temos RB com mais de 3 ou 4 anos ainda funcionando até se esquecendo delas.
    Mas esta não é a realidade dos produtos mais novos.

    Só não testei Intelbrás (Deliberant).
    Estamos com sérios problemas nas opções de rádios no Brasil. Fazer projetos nacionais? Será que vai dar certo mesmo?
    Se fabricantes tradicionais estão encontrando problemas imagina um projeto nacional fabricado em pequena escala. Não que não tenhamos engenheiros capacitados para isso. Mas me refiro a escala de produção. Quem financia o aprimoramento de um projeto é o retorno do investimento.
    Os grandes não estão nem aí para aprimorar a qualidade. Investiram em novas tecnologias, novos firmwares com recursos espetaculares, mas será que estão cuidando da qualidade dos componentes? Às vezes um simples capacitor estufa e lá se vai uma RB.
    Antigamente uma RB mikrotik era uma "senhora" RB. Hoje já não dá para dizer o mesmo.
    Para mim a grande verdade é que não conseguimos um "SLA" seguro. Não temos a disposição equipamentos que assegurem um funcionamento tranquilo sem paradas..
    Um Motorola, Alvarion, Ruckus, Cisco etc etc estão além do dia/dia dos provedores.
    Pelo menos desses ninguém fala mal.

    Quem sabe outras opções de RB como as Alix possam trazer uma segurança ao funcionamento das redes?
    http://www.pcengines.ch/alix.htm

    Não vejo ninguém usando, pois não temos distribuidores no Brasil e trazer de fora via compra pelo correio para uma ou duas é uma coisa, mas comprar 10 já chama muito a atenção da Receita.
    Mas será que não seria uma boa escolha? Vejam a lista de firwmares disponíveis para elas. Não ficaríamos bitolados só ao mikrotik.

    Algum tempo atrás o Luciano da Computech tinha os ANX. Hoje descontinuaram.
    Era igualzinho ao Osbridge com o Sistema operacional da Mikrotik. Caixa, antena, radome, RB com processador Geode. Ele dizia que a RB era produzida aqui mesmo no RS. Mas era muito, mas muito igual a PC Engines.
    E o desenho externo então? Sem tirar nem por.
    E naquela época muito pouco se falava em Radome.

    http://www.osbridge.com/

    Hoje dizem que a Intelbrás e Deliberant são os mesmos equipamentos.
    A Intelbrás nega, mas até os nomes dos modelos são exatamente os mesmos.
    Não vejo como desvantagem importar e colocar seus nomes patenteados.
    Pouco importa para nós. O que importa é saber se vão dar segurança...

    Desculpem novamente o texto extenso. Mas é que assunto puxa assunto. E desabafo sempre ajuda... a aguentar o dia/dia.

    Senhores "fabricantes", abram os olhos por favor.... cuidem da qualidade dos seus produtos....
    Amanhã ou depois um desses grandes que citei vai adotar aquela frase da propaganda do Tostines.
    "Tostines vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais?"

    O mercado de wireless no Brasil é um dos mais florescentes do mundo. Quando um fabricante de respeito entender isso e voltar sua filosofia de vendas para o consumo sem perder qualidade ( e eles tem poder financeiro para isso ), vão tomar conta do mercado.

  8. #8

    Padrão Re: SuperPOP - Computech

    estive vendo outras opições vi a soluções da engenius que tem radios que funciona em 2.4 e 5.8.
    hoje estive pela beira mar de boa viagem e vi varios radios da engenius com uma setorias redonda( escrito TT , um para cima e outro de cabeça para baixo) nunca tinha visto daquelas setoriais.
    os radios eram estes

    http://pt.engeniustech.com/business-...6454-enh700ext

    alguem ja viu ou trabalho com radios da engenius?

  9. #9

    Padrão Re: SuperPOP - Computech

    Bruno pelo que li ele trabalha em 2.4 e 5.8?
    Simultaneamente.

  10. #10

    Padrão Re: SuperPOP - Computech

    sim, tem 4 conectores, 2 de 2.4 e 2 de 5.8, nao sei o desempenho, mas foi colocado la para a epoca da copa, pq beira mar, muito turista querendo wireless.

  11. #11

    Padrão Re: SuperPOP - Computech

    Pode comprar de olhos fechados que garanto que o produto é bom..

  12. #12

    Padrão Re: SuperPOP - Computech

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    estive vendo outras opições vi a soluções da engenius que tem radios que funciona em 2.4 e 5.8.
    hoje estive pela beira mar de boa viagem e vi varios radios da engenius com uma setorias redonda( escrito TT , um para cima e outro de cabeça para baixo) nunca tinha visto daquelas setoriais.
    os radios eram estes

    http://pt.engeniustech.com/business-...6454-enh700ext

    alguem ja viu ou trabalho com radios da engenius?
    Amigo essas antenas que voce viu sao da ideal e sao homologadas pela tia Ana !