Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sugestão de antena 5GHz para cliente

    Olá.

    Eu estou (ou estava) quase comprando uma SXT Lite5 para usar aqui como cliente, mas vi um post do @rubem em outro tópico sobre CPEs com ângulo muito aberto não serem ideais em alguns locais por causa de reflexo. Bem, a SXT Lite5 tem 25º de abertura e acho que o local aqui se enquadra no grupo dos que não são ideais.

    A torre que provavelmente vou usar quando migrar para 5GHz está em um ponto mais alto que aqui e entre 1km e 2km de distância. Tem visada até ela e a cidade no caminho está em um nível bem mais abaixo (aqui é o meio de um morro, está mais alto que a cidade quase toda). Porém aqui próximo, ainda no morro e na direção da torre tem dois prédios (um de cada lado da esquina) e o telhado das outras casas que são um pouco mais baixos por ser a decida do morro. Há ainda árvores bem altas de uma escola na mesma esquina. Se eu conseguisse acessar o LinkCalc da Intelbras (não me sugiram o AirLink, não iria instalar plugin do G. Earth por causa disso nem se tivesse para Linux) eu mostraria por ele, mas tudo que é dela está fora do ar (site, fórum, linkcalc, etc, etc.), e não é só aqui, segundo o isup.me.

    Bem, pelos 25º de abertura da SXT, imagino que vai ficar terrível se usar uma aqui. Além disso, a SXT é presa por um laço metálico, não dá para regular ela verticalmente sem usar um NanoBracket (eu só iria querer se fosse o 2.0, que não achei no Brasil). Acho que vai ter reflexo das paredes dos prédios, das árvores, dos telhados e tudo mais, ou ao menos alguns desses.

    Então estou pensando em usar Groove 52HPn (L3) + antena direcional 5GHz e preciso de sugestões para a antena.

    Quero uma antena com o menor ângulo de abertura possível, no mínimo 20dBi, que seja de qualidade e não custe tão caro. Achei uma da Computech, de 22dBi por R$119 (http://www.wavelan.com.br/produto/de...e-5-GHz-22-dBi) mas estou achando que ela deve ser um lixo (opiniões?). Tem uma da Hyperlink (HG5421G) de 21dBi, bem semelhante a essa Computech, por R$290 na NR Store. Pelo preço maior mesmo com menos dBi, e a marca, imagino que a qualidade dessa seja muito superior, mas por esse preço aí não dá pra mim, já que vou ter que descolar uns R$200 para a Groove sem contar os cabos Ethernet, pigtail, conectores e etc.

    Então, alguém me sugere alguma antena boa mesmo, dentro das condições que listei acima, e que não custe mais de R$150? O que dizem dessa da Computech que citei?

    Até mais.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Olá.

    Eu estou (ou estava) quase comprando uma SXT Lite5 para usar aqui como cliente, mas vi um post do @rubem em outro tópico sobre CPEs com ângulo muito aberto não serem ideais em alguns locais por causa de reflexo. Bem, a SXT Lite5 tem 25º de abertura e acho que o local aqui se enquadra no grupo dos que não são ideais.

    A torre que provavelmente vou usar quando migrar para 5GHz está em um ponto mais alto que aqui e entre 1km e 2km de distância. Tem visada até ela e a cidade no caminho está em um nível bem mais abaixo (aqui é o meio de um morro, está mais alto que a cidade quase toda). Porém aqui próximo, ainda no morro e na direção da torre tem dois prédios (um de cada lado da esquina) e o telhado das outras casas que são um pouco mais baixos por ser a decida do morro. Há ainda árvores bem altas de uma escola na mesma esquina. Se eu conseguisse acessar o LinkCalc da Intelbras (não me sugiram o AirLink, não iria instalar plugin do G. Earth por causa disso nem se tivesse para Linux) eu mostraria por ele, mas tudo que é dela está fora do ar (site, fórum, linkcalc, etc, etc.), e não é só aqui, segundo o isup.me.

    Bem, pelos 25º de abertura da SXT, imagino que vai ficar terrível se usar uma aqui. Além disso, a SXT é presa por um laço metálico, não dá para regular ela verticalmente sem usar um NanoBracket (eu só iria querer se fosse o 2.0, que não achei no Brasil). Acho que vai ter reflexo das paredes dos prédios, das árvores, dos telhados e tudo mais, ou ao menos alguns desses.

    Então estou pensando em usar Groove 52HPn (L3) + antena direcional 5GHz e preciso de sugestões para a antena.

    Quero uma antena com o menor ângulo de abertura possível, no mínimo 20dBi, que seja de qualidade e não custe tão caro. Achei uma da Computech, de 22dBi por R$119 (http://www.wavelan.com.br/produto/de...e-5-GHz-22-dBi) mas estou achando que ela deve ser um lixo (opiniões?). Tem uma da Hyperlink (HG5421G) de 21dBi, bem semelhante a essa Computech, por R$290 na NR Store. Pelo preço maior mesmo com menos dBi, e a marca, imagino que a qualidade dessa seja muito superior, mas por esse preço aí não dá pra mim, já que vou ter que descolar uns R$200 para a Groove sem contar os cabos Ethernet, pigtail, conectores e etc.

    Então, alguém me sugere alguma antena boa mesmo, dentro das condições que listei acima, e que não custe mais de R$150? O que dizem dessa da Computech que citei?

    Até mais.
    Aqui no provedor parei de usar antenas CPE clientes com maior grau de abertura, atualmente só uso NANOBRIDGE DE 22dbi tem sido um sucesso, elas tem apenas 4 graus de abertura um VSWR muito bom.

  3. #3

    Padrão Re: Sugestão de antena 5GHz para cliente

    Apesar de eu reclamar tanto dessas antenas abertas, onde a condição é muito boa (Nenhum refletor por perto, zona de fresnel absurdamente limpa, ruído baixo) dá pra usar elas.
    O que reclamo é do endeusamento dessas CPE's, CPE barata é feita assim ou assado por questão de custo, uma antena patch de 30-60º tem um custo absurdamente baixo de produção comparado a uma grade de 3-6º. A ÚNICA vantagem é rapidez na instalação e possibilidade de instalar de modos diferentes devido ao menor peso e arrasto.

    SXT de 25º já é uma evolução comparado aos 60º dos NS.

  4. #4

    Padrão Re: Sugestão de antena 5GHz para cliente

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Olá.

    Eu estou (ou estava) quase comprando uma SXT Lite5 para usar aqui como cliente, mas vi um post do @rubem em outro tópico sobre CPEs com ângulo muito aberto não serem ideais em alguns locais por causa de reflexo. Bem, a SXT Lite5 tem 25º de abertura e acho que o local aqui se enquadra no grupo dos que não são ideais.

    A torre que provavelmente vou usar quando migrar para 5GHz está em um ponto mais alto que aqui e entre 1km e 2km de distância. Tem visada até ela e a cidade no caminho está em um nível bem mais abaixo (aqui é o meio de um morro, está mais alto que a cidade quase toda). Porém aqui próximo, ainda no morro e na direção da torre tem dois prédios (um de cada lado da esquina) e o telhado das outras casas que são um pouco mais baixos por ser a decida do morro. Há ainda árvores bem altas de uma escola na mesma esquina. Se eu conseguisse acessar o LinkCalc da Intelbras (não me sugiram o AirLink, não iria instalar plugin do G. Earth por causa disso nem se tivesse para Linux) eu mostraria por ele, mas tudo que é dela está fora do ar (site, fórum, linkcalc, etc, etc.), e não é só aqui, segundo o isup.me.

    Bem, pelos 25º de abertura da SXT, imagino que vai ficar terrível se usar uma aqui. Além disso, a SXT é presa por um laço metálico, não dá para regular ela verticalmente sem usar um NanoBracket (eu só iria querer se fosse o 2.0, que não achei no Brasil). Acho que vai ter reflexo das paredes dos prédios, das árvores, dos telhados e tudo mais, ou ao menos alguns desses.

    Então estou pensando em usar Groove 52HPn (L3) + antena direcional 5GHz e preciso de sugestões para a antena.

    Quero uma antena com o menor ângulo de abertura possível, no mínimo 20dBi, que seja de qualidade e não custe tão caro. Achei uma da Computech, de 22dBi por R$119 (http://www.wavelan.com.br/produto/de...e-5-GHz-22-dBi) mas estou achando que ela deve ser um lixo (opiniões?). Tem uma da Hyperlink (HG5421G) de 21dBi, bem semelhante a essa Computech, por R$290 na NR Store. Pelo preço maior mesmo com menos dBi, e a marca, imagino que a qualidade dessa seja muito superior, mas por esse preço aí não dá pra mim, já que vou ter que descolar uns R$200 para a Groove sem contar os cabos Ethernet, pigtail, conectores e etc.

    Então, alguém me sugere alguma antena boa mesmo, dentro das condições que listei acima, e que não custe mais de R$150? O que dizem dessa da Computech que citei?

    Até mais.
    Amigo por experiencia propria sxt lite5 hj é o melhor equipemento cliente se for levar em conta custo beneficio, sim o angulo de abertura nao é o ideal mas este equipamento é para trabalhar em celulas de 300m a 1.8km no maximo, em celulas nao tera muitos problemas com o angulo de abertura, colocar nanob.m5 em todos os clientes seria um sonho mas fica inviavel por causa do valor R$280 contra R$195 em media das SXT lite, o ideal para trabalhar com SXT seria com o nv2 ativo mas com nv2 vc fica refem da Mikrotik e se faltar o produto no mercado vc fica sem instalar cliente , o que tenho aqui sao celulas com nv2 e sem nv2 ativo dependendo da area e do grau de interferencia em 5ghz o conjunto ominitik e sxt seria uma excelente soluçao para celulas, com nv2 ativo: 300m a 1.5km somente usando SXT lite , sem nv2: 300m a 1.5km com sxt e clientes de 1.5km a 3km ai seria uma "opçao" usar nanob m5 se o cliente quiser pagar taxa de instalaçao mais alta .

    Uma celulas minha sem nv2, ominitik e sxt a [email protected] de throughput:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ominitik no nv2.png
Visualizações:	559
Tamanho: 	72,2 KB
ID:      	53130

  5. #5

    Padrão Re: Sugestão de antena 5GHz para cliente

    Obrigado a todos pelas respostas.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Apesar de eu reclamar tanto dessas antenas abertas, onde a condição é muito boa (Nenhum refletor por perto, zona de fresnel absurdamente limpa, ruído baixo) dá pra usar elas.
    É aí que mora meu problema. Como disse, na direção da torre que usarei há prédios, árvores e telhados de casas mais altas. O problema dos telhados dá pra resolver colocando um mastro mais alto, mas os demais acho difícil com uma CPE: as árvores e os prédios estão todos na mesma esquina, se encostar para um lado é um problema, se ir para outra já encontra mais um.
    Por causa disso, acho que esses 25º da SXT são demais para meu caso. Se a zona de fresnel depender do ângulo de abertura (não estudei muito sobre isso) aí piora tudo. E esse provedor que uso já está fazendo bagunça em 5GHz com potência altas demais, além de desrespeitar todas determinações da Anatel que conheço para essa frequência. Nos scans que fiz não prestei muita atenção, mas tinha muita rede 5GHz, imagino que algumas sejam de outros provedores, provavelmente desses de fundo de quintal usando omni exagerada, potência no máximo, etc. Resumindo, acho que aqui já deve ter um belo ruído em 5GHz.
    Nessa situação toda, ainda compensa eu usar a SXT Lite5?

    Citação Postado originalmente por Maclaud Ver Post
    Aqui no provedor parei de usar antenas CPE clientes com maior grau de abertura, atualmente só uso NANOBRIDGE DE 22dbi tem sido um sucesso, elas tem apenas 4 graus de abertura um VSWR muito bom.
    NanoBridge 22dBi era uma das alternativas que eu cogitava antes de escolher a SXT, mas eu não gosto de produtos da Ubiquiti, o airOS não me agrada, prefiro ter algo como RouterOS que permita eu fazer configurações mais variadas.
    Além disso, uma NanoBridge encima de uma casa não deve ser a mesma coisa que uma antena de grade ou CPE, não é? Por causa do peso e arrasto maior com vento, imagino que tenha que usar canos mais largos e mais fortes para suportá-la, o que dá mais trabalho para instalar.
    Mas ignorando o airOS, é uma boa alternativa mesmo, mas não é o que quero.

    Citação Postado originalmente por speedpc Ver Post
    este equipamento é para trabalhar em celulas de 300m a 1.8km no maximo, em celulas nao tera muitos problemas com o angulo de abertura, colocar nanob.m5 em todos os clientes seria um sonho mas fica inviavel por causa do valor R$280 contra R$195 em media das SXT lite
    Não tenho certeza, mas acho que dá 2km de distância até a torre aqui, então acho que a estabilidade que eu posso obter com a SXT aqui é questionável, contando os outros fatores que citei.
    Mas onde você achou SXT Lite por R$195? Com esse preço você se refere à Lite2 (para 2.4GHz), não é?

    Até mais.
    Última edição por TsouzaR; 14-07-2014 às 10:57.

  6. #6

    Padrão Re: Sugestão de antena 5GHz para cliente

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post

    Não tenho certeza, mas acho que dá 2km de distância até a torre aqui, então acho que a estabilidade que eu posso obter com a SXT aqui é questionável, contando os outros fatores que citei.
    Mas onde você achou SXT Lite por R$195? Com esse preço você se refere à Lite2 (para 2.4GHz), não é?

    Até mais.
    Nao amigo, sxt lite 5 mesmo fala com o Akila la na Txinfo esta ai o skype dele vendas3.tx ...

  7. #7

    Padrão Re: Sugestão de antena 5GHz para cliente

    Ok. Mas quero deixar a SXT de lado por agora. Vou ver se envio fotos do local para vocês terem uma ideia do que descrevi nos posts anteriores.

    Mas então, alguma sugestão de antenas? Eu encontrei algumas de grade da OIW e Proeletronic na Rápido Inforshop. Já vi falar bem sobre a Proeletronic, mas dizem que produtos da OIW não prestam para nada. Isso se aplica às antenas também?

    Eu planejo usar a antena que possuo atualmente (2.4GHz) junto com essa que estou à procura (5GHz), além de haver a possiblidade de eu adquirir outra 2.4 para um outro propósito. Como quero usar tudo MikroTik, acho que fica muito caro comprar um Groove para cada uma delas, talvez uma RB433 + cartões saia mais barato, ainda tenho que estudar isso.

    Então: sugestões/opiniões de antenas (e etc)?

  8. #8

    Padrão Re: Sugestão de antena 5GHz para cliente

    ACHO que a má fama da OIW foi culpa de estender até 2014 o uso do maldito RTL8186... a CPE de 17dBi deles com RTL8186 é bem meia-boca mesmo, tá cheio de gente que tem duzias delas paradas de tanta dor-de-cabeça (De umas 20 eu tive problema só em 3 ou 4).

    Antena omni OIW dá na mesma que Aquario (Tenho ambas e operam do mesmo jeito, ruim pro meu gosto como toda omni), setorial Oiw não é igual L-com mas é muuuuuuito melhor que Wirelink (E setoriais OIW pra mim são iguais Aquario, tenho as 4 marcas pra comparar).

    Grade OIW é muito bem feita, mais caprichada que ProEletronic e Aquario. Também, ProEletronic geralmente é uns 10-15% mais barato que Aquario, que por sua vez é uns 15-20% mais barata que OIW, essa diferença no preço tem que ter motivo.

    Grade e setorial OIW eu confio. CPE OIW com chipset N também (Mas CPE OIW A ou B/G NEM DE GRAÇA!).

    Grade... compro literalmente as mais baratas desde sempre, seja 2,4 ou 5,8GHz, e nunca tive problema. Conector solta só se girar, cabo infiltra agua só se usar fita isolante de vinil (Feita pra "elestrissista nas ora vaga"), demora 6-8 anos pra ter um pouco de ferrugem na maior parte do brasil (Litoral não conta, ninguem mandou morar em lugar onde todo metal enferruja), só quebra ou entorta de algum energumeno derrubar ou se um urubu bebado bater com força...

    Alias, "grade ruim" só poderia falar das ArtSat, mas só porque o plastico da ponteira rachava e ficava "feio", sem significancia pra durabilidade ou qualidade do sinal.

  9. #9

    Padrão Re: Sugestão de antena 5GHz para cliente

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Notei que a antena de grade vendida pela Computech e pela OIW são aparentemente iguais (pela foto).
    Alguém* deve vender esse chapeado, tem antena ProEletronic 5GHz, Oiw, Ototech, Wavelan, e sei lá mais quantas marcas com a mesma "grade", composta com 2 partes em aluminio.

    (*Alguém = Alguma metalurgica)

  10. #10

    Padrão Re: Sugestão de antena 5GHz para cliente

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    ACHO que a má fama da OIW foi culpa de estender até 2014 o uso do maldito RTL8186... a CPE de 17dBi deles com RTL8186 é bem meia-boca mesmo, tá cheio de gente que tem duzias delas paradas de tanta dor-de-cabeça (De umas 20 eu tive problema só em 3 ou 4).

    Antena omni OIW dá na mesma que Aquario (Tenho ambas e operam do mesmo jeito, ruim pro meu gosto como toda omni), setorial Oiw não é igual L-com mas é muuuuuuito melhor que Wirelink (E setoriais OIW pra mim são iguais Aquario, tenho as 4 marcas pra comparar).

    Grade OIW é muito bem feita, mais caprichada que ProEletronic e Aquario. Também, ProEletronic geralmente é uns 10-15% mais barato que Aquario, que por sua vez é uns 15-20% mais barata que OIW, essa diferença no preço tem que ter motivo.

    Grade e setorial OIW eu confio. CPE OIW com chipset N também (Mas CPE OIW A ou B/G NEM DE GRAÇA!).

    Grade... compro literalmente as mais baratas desde sempre, seja 2,4 ou 5,8GHz, e nunca tive problema. Conector solta só se girar, cabo infiltra agua só se usar fita isolante de vinil (Feita pra "elestrissista nas ora vaga"), demora 6-8 anos pra ter um pouco de ferrugem na maior parte do brasil (Litoral não conta, ninguem mandou morar em lugar onde todo metal enferruja), só quebra ou entorta de algum energumeno derrubar ou se um urubu bebado bater com força...

    Alias, "grade ruim" só poderia falar das ArtSat, mas só porque o plastico da ponteira rachava e ficava "feio", sem significancia pra durabilidade ou qualidade do sinal.

    Caraca Rubens,buscou la no fundo a Artsat hein rsrrs.A muito tempo não lembrava e muito menos ouvia falar delas rsrsrsr.
    Mas dessas que vc citou,OIW na minha opinião é a melhor.

  11. #11

    Padrão Re: Sugestão de antena 5GHz para cliente

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Alguém* deve vender esse chapeado, tem antena ProEletronic 5GHz, Oiw, Ototech, Wavelan, e sei lá mais quantas marcas com a mesma "grade", composta com 2 partes em aluminio.

    (*Alguém = Alguma metalurgica)
    Sim Rubem, é chinezinha....
    Entra pelo Porto de Ilhéus, cidade onde a OIW tem uma filial.

    Creio que ninguém no Brasil quis investir numa matriz para fundição de alumínio que são caríssimas

  12. #12

    Padrão Re: Sugestão de antena 5GHz para cliente

    Então antena de grade da OIW é boa. Agora estou querendo saber quanto custa (e onde vende), mandei pedido de orçamento para a Linkteck. A Rápido Inforshop parece só entregar em loja física e a Full Wireless só vende em lotes acima de R$500; só encontrei nessas. Alguma dica?

    Por que nas especificações a OIW diz que a antena trabalha nas frequências 5725~5850MHz? São só as frequências onde ela opera melhor ou ela se quer funciona com 5.1~5.6GHz? Como disse, o provedor que uso não respeita nada da Anatel, já vi usarem APs em 5.1 e 5.4 (que seria o correto por causa do EIRP, e a OIW se quer diz que a antena suporta), pode ser que eu pegue um em uma frequência fora desse intervalo anunciado pela OIW. Vai funcionar? O desempenho vai ser inferior?

    Outra coisa: alguém já viu antena de disco para cliente, tipo NanoBridge, só que só a antena mesmo? Já vi encima de alguma casa por aqui uma antena de disco pequena, do tamanho de uma AirGrid 23dBi +/-. Não tenho certeza, mas acho que é usada para WiFi. Então, alguém já viu uma? Todas de disco que já encontrei custam de R$500 pra cima, só pra provedor mesmo. Acho que seria interessante usá-las para cliente. Aqueles problemas com reflexo em telhado, parede, etc. seriam um pouco amenizados com disco, não?

    Última dúvida nesse post: se eu colocar duas antenas de grade (uma 2.4GHz e outra 5GHz) logo acima uma da outra, com uns 10cm de distância apenas, as duas apontando para o mesmo lugar, vai haver interferência entre elas, mesmo sendo frequências diferentes? E se uma estiver com polaridade horizontal e outra vertical?
    Tenho quase certeza que o AP que vou usar em 5GHz tem outro rádio de 2.4GHz, na mesma RB, é quase sempre assim aqui. Então, para tentar compensar a falta de MIMO 2x2 estou querendo conectar com cada antena na mesma RB do provedor e fazer bonding entre elas, assim, de noite, quando eles desativam os queues, eu poderia conseguir 3Mbps a mais (máximo que consegue em 802.11b).

    Obrigado pela atenção;
    Até mais.

  13. #13

    Padrão Re: Sugestão de antena 5GHz para cliente

    Disco mais barato que conheço é da Aquario. Mas é muito mais caro que grade.

    Quanto a frequencia estranha de umas antenas, a antena tem uma faixa de frequencias pequena onde tem o ganho maximo, fora dessa faixa o ganho cai 10 ou 20%, as vezes o VSWR sobe um pouco, de modo que são poucas as antenas que operam iguais de 5,1 a 5,8GHz, a grande maioria terá alguma variação.
    (Mas 2dB a mais ou a menos no ganho não muda o mundo)

  14. #14

    Padrão Re: Sugestão de antena 5GHz para cliente

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Disco mais barato que conheço é da Aquario. Mas é muito mais caro que grade.

    Quanto a frequencia estranha de umas antenas, a antena tem uma faixa de frequencias pequena onde tem o ganho maximo, fora dessa faixa o ganho cai 10 ou 20%, as vezes o VSWR sobe um pouco, de modo que são poucas as antenas que operam iguais de 5,1 a 5,8GHz, a grande maioria terá alguma variação.
    (Mas 2dB a mais ou a menos no ganho não muda o mundo)
    Ok, obrigado. E quanto á proximidade das duas antenas de grade (uma 2.4GHz e outra 5GHz), como citei no post anterior, tem problema?

    E outra: como eu disse anteriormente, estava planejando usar 2 Grooves, um em cada antena. Bem, sai caro demais isso (não mais que RB + cartão, mas é ainda sim caro). Pensei então em usar o airGateway LR, da Ubiquiti, na antena de 2.4GHz. Só que tenho uma dúvida: o airOS permite configurar em qual porta vai sair os dados, ou é igual à roteadores domésticos, que tem a porta WAN determinada? E qual seria a porta WAN no modo station, a porta de saída (dos dados vindo da antena)? É a do conector RJ45 macho, a LAN ou a POE (essas últimas com conector fêmea)?

    O airGateway (não o LR) beira os R$80; o preço me parece bom, e por ser Ubiquiti deve se sair melhor que qualquer roteador doméstico, só não encontrei aqui no Brasil o modelo LR, que é o que me interessa.

    Adição: Agora que me lembrei do LinkCalc, ele já voltou ao normal. Bem, eu achei que seriam uns 2km daqui até o AP. Realmente não sou bom em calcular distâncias só olhando. A distância mesmo é o dobro disso aí, 4km. Acho que essa não é para SXT mesmo não. Aí:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace.png
Visualizações:	450
Tamanho: 	313,6 KB
ID:      	53145

    Estipulei que o provedor esteja usando um painel setorial de 21dBi a 20m de altura. Limite RX eu não entendi bem o que é, então coloquei -65.
    No meu lado coloquei 27dBi de ganho da antena (já pensando da OIW-5827G) e 20dBm de potência, 5m de altura.
    Posto amanhã a foto da visão que se tem de onde vai ficar a antena.

  15. #15

    Padrão Re: Sugestão de antena 5GHz para cliente

    Com 2 antenas proximas (2,4 e 5GHz) a emissão de RF em frequencia diferente vira EMI pra outra antena, mas geralmente não é nada preocupante, se fosse um PTP de alta disponibilidade seria bom evitar, mas operando em cliente não tem problema.

    Sobre o LinkCalc, o limite de RX é a sensibilidade dos aparelhos, não sabendo o que o provedor usa chute -90, porque -65 é a sensibilidade de equip. fixo de 54M ou 150M, equipamento de provedor geralmente ou usa datarate mais baixo (De sensibilidade maior tipo -90) ou usa modo auto (Em que na pior das hipóteses você cai num datarate mais baixo, com sensibilidade tipo -90). Potencia de transmissão também pode passar de 20dBm, tá cheio de equip. no mercado com no mínimo 27dBm, esses 7dBm a mais na potencia e 20dB a mais de SNR mudam muito a conta, 4Km é fichinha pra antena de 24-27dB em hardware recente.


    airGateway não conheço, mas ele parece focado em operar como bridge ou como AP com a wan sendo o conector com SAIDA POE, e a lan sendo o conector que sobrou (Que, olha que coincidência, está escrito LAN). Ou seja, foco em distribuir via 2,4 o que um airGrid, RocketDish ou Nanostation recebem.
    Se a intenção é usar esse airGateway na antena de 2,4GHz como CLIENTE do provedor a 4Km, ele não tem modo cliente, ele só opera como AP (Mestra na rede, nunca escravo), por isso entendo que o foco é distribuir via wifi o que vem da wan plugar em outra CPE UBNT.

  16. #16

    Padrão Re: Sugestão de antena 5GHz para cliente

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Então antena de grade da OIW é boa. Agora estou querendo saber quanto custa (e onde vende), mandei pedido de orçamento para a Linkteck. A Rápido Inforshop parece só entregar em loja física e a Full Wireless só vende em lotes acima de R$500; só encontrei nessas. Alguma dica?

    Por que nas especificações a OIW diz que a antena trabalha nas frequências 5725~5850MHz? São só as frequências onde ela opera melhor ou ela se quer funciona com 5.1~5.6GHz? Como disse, o provedor que uso não respeita nada da Anatel, já vi usarem APs em 5.1 e 5.4 (que seria o correto por causa do EIRP, e a OIW se quer diz que a antena suporta), pode ser que eu pegue um em uma frequência fora desse intervalo anunciado pela OIW. Vai funcionar? O desempenho vai ser inferior?

    Outra coisa: alguém já viu antena de disco para cliente, tipo NanoBridge, só que só a antena mesmo? Já vi encima de alguma casa por aqui uma antena de disco pequena, do tamanho de uma AirGrid 23dBi +/-. Não tenho certeza, mas acho que é usada para WiFi. Então, alguém já viu uma? Todas de disco que já encontrei custam de R$500 pra cima, só pra provedor mesmo. Acho que seria interessante usá-las para cliente. Aqueles problemas com reflexo em telhado, parede, etc. seriam um pouco amenizados com disco, não?

    Última dúvida nesse post: se eu colocar duas antenas de grade (uma 2.4GHz e outra 5GHz) logo acima uma da outra, com uns 10cm de distância apenas, as duas apontando para o mesmo lugar, vai haver interferência entre elas, mesmo sendo frequências diferentes? E se uma estiver com polaridade horizontal e outra vertical?
    Tenho quase certeza que o AP que vou usar em 5GHz tem outro rádio de 2.4GHz, na mesma RB, é quase sempre assim aqui. Então, para tentar compensar a falta de MIMO 2x2 estou querendo conectar com cada antena na mesma RB do provedor e fazer bonding entre elas, assim, de noite, quando eles desativam os queues, eu poderia conseguir 3Mbps a mais (máximo que consegue em 802.11b).

    Obrigado pela atenção;
    Até mais.
    Add meu skype vendas2.powernetwork , posso te ajudar com as antenas.

  17. #17

    Padrão Re: Sugestão de antena 5GHz para cliente

    AirGrid M5 22dbi, custa em média 200 reais, e é ideal para usar no cliente. Caso o cliente sera empresarial, ai indico a Nanobrige por operar em dupla polarização. E você pode sim usar airgrid e nanobrige nos mesmos POPs, não há problema algum.

  18. #18

    Padrão Re: Sugestão de antena 5GHz para cliente

    Obrigado por responderem.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Com 2 antenas proximas (2,4 e 5GHz) a emissão de RF em frequencia diferente vira EMI pra outra antena, mas geralmente não é nada preocupante, se fosse um PTP de alta disponibilidade seria bom evitar, mas operando em cliente não tem problema.
    Mesmo não sendo nada de alta disponibilidade, com você disse, mas só por curiosidade: se eu colocar (de algum jeito) uma chapa metálica horizontal entre uma antena e outra, ela pode atuar como uma blindagem chula contra o EMI? Mas teria que ser algo bem feito, para não causar reflexos, né?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Potencia de transmissão também pode passar de 20dBm, tá cheio de equip. no mercado com no mínimo 27dBm, esses 7dBm a mais na potencia e 20dB a mais de SNR mudam muito a conta, 4Km é fichinha pra antena de 24-27dB em hardware recente.
    No site da OIW diz nas especificações da OIW-5827G que a potência máxima para ela é 100mW (20dBm), por isso (e por estar ciente dos problemas em usar potência máxima ou alta de mais) calculei com esse valor. Mas não entendi, por que ela tem essa limitação? Se colocar mais de 100mW ela vai começar a ter imperfeições na irradiação, é isso? Ou tem a ver com a impedância nominal (não estudei sobre isso ainda) de 50Ohm dela?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se a intenção é usar esse airGateway na antena de 2,4GHz como CLIENTE do provedor a 4Km, ele não tem modo cliente, ele só opera como AP (Mestra na rede, nunca escravo), por isso entendo que o foco é distribuir via wifi o que vem da wan plugar em outra CPE UBNT.
    Achei que eu tivesse visto no datasheet dela que ela tem um modo station lá, mas devo ter confundido, depois vou rever. Então o jeito vai ser eu usar um roteador barato mesmo para essa antena, né? Um daqueles Gothan, talvez. Sobre o Intelbras WIN 240 (de 500~700mW) que tinha decidido em outro tópico, desisti dele. Vi uns posts seus falando mal desses roteadores com potência alta que só servem para iludir e tirar a atenção da sensibilidade, etapa da RF e etc. ruim deles.

    Citação Postado originalmente por Pauloneto Ver Post
    AirGrid M5 22dbi, custa em média 200 reais, e é ideal para usar no cliente. Caso o cliente sera empresarial, ai indico a Nanobrige por operar em dupla polarização. E você pode sim usar airgrid e nanobrige nos mesmos POPs, não há problema algum.
    Bem, eu quero usar MikroTik. Queria uma antena do tipo da NanoBridge (única de disco boa e barata que já vi), mas sem o rádio da Ubiquiti (com o airOS e tudo mais), para usá-la com uma RB ou Groove da MikroTik, seria perfeito.

    Até mais.

  19. #19

    Padrão Re: Sugestão de antena 5GHz para cliente

    Blindagem chula não ajuda muito, ou usa chapa de metal e espuma, ou deixa o "auto imunity" dos hardwares operar. Com 2 anteas proximas digamos que o desempenho cairá 0,5%, se a chapa colocada refletir em cheio algum lobulo de grande ganho pode piorar 2% do desempenho, não vale a pena se preocupar com isso.

    Quanto a OIW-5827G, a potencia é 100W. heheheh... limite de 100mW só se fosse de açucar.
    Algumas antenas tem elemento mais fino (Geralmente patch) que pode chamuscar e esquentar com alta potencia então falam em limite de 50W, nenhuma vai ter limite tão baixo tipo 2 ou 5W, que dirá 100mW.

    A uns anos tinha muito roteador meia-boca que se calcava na potencia pra vender. "Agora com 400mW via software, e 125mW via hardware!". O problema é que eram produtos ruins, viviam travando (Ainda tenho muitos em uso), pessoal vive trocando firmware neles até achar algo que preste, mas o problema não é potencia nem firmware, é hardware barato mesmo. O problema era o povo comprando porque era potente (Potencia de transmissão, não capacidade de processamento). Ainda deve ter muito pseudo-provedor com roteador Krazer de 1000mW numa omni de 25dBi achando que isso é um hardware fantástico, já que tem 1000mW...


    Os Win240 estão muitos anos a frente nos velhos roteadores de 400mW com RTL8186, ele anda longe de ser perfeito, mas não tem nem 1% dos problemas que os Abocom, Krazer, Kodama, Firemax, OIW e APRouter de 300-400mW tinham.
    (O modo N exige hardware melhor, são mais portadoras, o hardware tem que sair de fabrica pronto pra aturar uma duzia de smartphones conectados, a 10 anos atras os roteadores com RTL8186 tinham 1 ou 2 notebooks conectados, as antenas de notebook eram melhores que hoje (Mania besta de diminuir espessura, de meter wifi em smartphone de 3x5cm, não cabe uma antena decente!) então os roteadores eram menos exigidos e eram mais porcarias mesmo)

    (Os Kodama/abocom levavam um pouco de vantagem porque a praxe dos TPlink e cia era 50 a 63mW, isso não mudou, pra APENAS navegar com internet de 256Kbps pode cair pro profile de 1M na conexão com o roteador que está tudo bem, 200mW permite um alcance maior mesmo, tem desempenho de datarate baixo mas internet de 256K não exige muito. Hoje com internet de 10M não dá pra cair nos profiles mais baixos, tem que ter potencia boa e sensibilidade ótima mesmo lá pelo MCS3 ou 4, pra ter troughput acima de uns 20Mbps. Hoje só aumentar potencia não ajuda em nada, mas as vezes tem produto muito parudo, tipo Linksys, que peca demais no alcance e estabilidade a longa distancia porque faltam 2 ou 3dBm na potencia ou 2 ou 3dBi na antena)

  20. #20

    Padrão Re: Sugestão de antena 5GHz para cliente

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Quanto a OIW-5827G, a potencia é 100W. heheheh... limite de 100mW só se fosse de açucar.
    Algumas antenas tem elemento mais fino (Geralmente patch) que pode chamuscar e esquentar com alta potencia então falam em limite de 50W, nenhuma vai ter limite tão baixo tipo 2 ou 5W, que dirá 100mW.
    É mesmo, hahaha. Li rápido e nem percebi.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Os Win240 estão muitos anos a frente nos velhos roteadores de 400mW com RTL8186, ele anda longe de ser perfeito, mas não tem nem 1% dos problemas que os Abocom, Krazer, Kodama, Firemax, OIW e APRouter de 300-400mW tinham.
    Mas será que o WIN 240 serve para meu caso? AP a 4km, grade (Aquário) de 24dBi ou 25dBi (não lembro mais), 2.4GHz bastante poluída... e a questão de sensibilidade? No post a seguir você critica o Greatek WR-2500N - que é o mesmo Intelbras WIN 240 - exatamente sobre isso: https://under-linux.org/showthread.p...416#post684416
    Esses roteadores domésticos já não são grande coisa no ambiente para o qual foram desenvolvidos, e nesses parâmetros (distância, poluição da frequência, antena de alto ganho) da minha situação?