+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 5.8 - NSTreme ou NV QUAL É O MELHOR , E QUAIS AS DIFERENÇAS

    Olá Senhores

    Tenho um pequeno e minusculo provedor

    mas estou em fase de investimento na minha estrutura , afim de garantir qualidade ao cliente.

    Eu usava 2.4 nos clientes , agora estou migrando todos para 5.8

    Na "torre" , estou usando RB800 + R52Hn , e nos clientes estou usando SXT Lite 5 R2 (MIMO)

    Estou criando um padrão para ser usado em todos os clientes , exatamente todos

    Por este motivo , eu pergunto

    Qual é o melhor protocolo proprietario da Mikrotik?

    ( ) NSTreme?

    ( ) NV2

    Sei que cada caso é um caso , mas gostaria de testes reais e entender os possiveis problemas que posso ter futuramente

    Obrigado Galera

  2. #2
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: 5.8 - NSTreme ou NV QUAL É O MELHOR , E QUAIS AS DIFERENÇAS

    Amigão, use o TDMA NV2, Isso se vc for só usar no ap e no cliente produtos mikrotik

  3. #3

    Padrão Re: 5.8 - NSTreme ou NV QUAL É O MELHOR , E QUAIS AS DIFERENÇAS

    Olá Amigo Maxs França

    Sim , eu vou usar mikrotik conforme eu descrevi.

    Na provedor eu estou usando RB800 + R52Hn e nos clientes CPE SXT Lite 5

    Porém ja ouvi relatos que problemas ou falhas , em cenarios diferentes , além falta de estabilidade em um protocolo e o outro não

    Por este motivo , gostaria de saber as diferenças...

    Conhece algo sobre ?

  4. #4
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: 5.8 - NSTreme ou NV QUAL É O MELHOR , E QUAIS AS DIFERENÇAS

    Problema eu ja vi muitos, mais por falta do uso do tdma proprietário e mistura de varias marcas na rede, ap ubnt e kit cliente mikrotik, ubnt e intelbras...
    Pra ter uma rede legal é bom vc escolher sua marca. si for trabalhar com MK use só MK
    Estou corrigindo minha rede aqui, Assim que eu montar a torre aqui eu vou comprar 2 superpop com basebox (usando tdma nv2) e colocar em uma omni um bullet m2 (usando o tdma airmax)

  5. #5

    Padrão Re: 5.8 - NSTreme ou NV QUAL É O MELHOR , E QUAIS AS DIFERENÇAS

    Concordo contigo , e é exatamente isso que eu estou fazendo

    Criei um padrão de equipamentos a ser usado em todos os clientes independente da distancia e tal , sendo o único ponto de diferença , será regras , e potencia mW liberada , onde para clientes que estiverem mais perto do provedor , vou baixar a "potencia" e subindo de acordo com a necessidade e distancia.

    Se você esta no mesmo barco que o meu , depois da uma olhada na net , e veja que cada protocolo tem as suas peculiaridades , por exemplo , um é bom para ptp , mas outro não, um é melhor usando dessa forma , mas o outro não , são essas diferenças que eu preciso saber.

    Inclusive também na compra de SuperPOP da Computech 5.8 que também é MK , acredito que usando o padrão MK , vai ser ótimo para a minha rede e para o meu provedor

  6. #6
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: 5.8 - NSTreme ou NV QUAL É O MELHOR , E QUAIS AS DIFERENÇAS

    É isso ai,
    Em relação a PTP eu já fim com a rede M5 (nano loco) Airmax ativo e gostei muito...

  7. #7

    Padrão Re: 5.8 - NSTreme ou NV QUAL É O MELHOR , E QUAIS AS DIFERENÇAS

    Acredito que deve sim funcionar bem para UBNT ,mas e para Mikrotik ?

    Ja vi relatos de mal funcionamento , mas nem sei como era a rede do povo..

    AS vezes era ruim e estavam exigindo ótimos resultados do Protocolo , ou posso estar enganado , as vezes era excelente , mas o protocolo pode ter bugs

    Ai é que esta , buscando na internet alguns dizem que o NSTreme é mais estavel , mas falta investimento por parte da Mikrotik nesse protocolo

    Outros dizem que o NV2 , por ser uma evoluçao do NSTreme é melhor , mas tem bugs que não dizem qual é , e os mesmos dizem que dependendo da ocasião , o NSTreme é melhor....QUE OCASIÃO MEU DEUS ?

    Por isso vim perguntar aos amigos aqui , pois quanto mais eu procuro , mais confuso eu fico

  8. #8

    Padrão Re: 5.8 - NSTreme ou NV QUAL É O MELHOR , E QUAIS AS DIFERENÇAS

    Poxa eu vi lá que o link que vc mandou..

    O tópico esta fechado , mas eu vi que a mesma dúvida que o pessoal tinha eu também estava.

    o que eu percebi é que o NV2 estava apresentando falhas , principalmente em versões.

    Será que o NSTreme e o NV2 melhoraram nessa ultima versão 6.15 ?


    Pois estou utilizando ela aqui....

    Do jeito que esta a briga se bobear vou acabar usando nenhum , pois um aumenta o trafego e cai a qualidade , outro aumenta a instabilidade e piora o trafego

    Dificil de saber qual usar

    O meu cenario hoje é , clientes se conectam através da CPE com visada direta ao meu provedor , não teno nenhum WDS , ou repetidor no meio.

    Alguns clientes que estão em casas vizinhas , onde tento manobrar o local onde esta instalado a antena para que um sinal não se misture com a antena do vizinho...

    Será que hoje em dia alguém aqui tem um histórico atualizado sobre esses protocolos?

  9. #9

    Padrão Re: 5.8 - NSTreme ou NV QUAL É O MELHOR , E QUAIS AS DIFERENÇAS

    @didism2 , estes bugs que relatam são verdadeiros. Mas a verdade é que a cada nova versão, a cada novo lançamento de hardware, a Mikrotik não se apresenta a mesma de antigamente.
    Mas ainda é o melhor disponível a meu ver dentro de uma faixa de preços baixos. Sei que muitos outros padronizam em UBNT... Bom também, mas tem seus problemas.

    Na verdade todos tem problemas insolúveis e pior ainda, caminhando para o "caos" se continuarem a surgir bugs inexplicáveis.

    Por outro lado, temos RBs mais antigas que estão lá trabalhando.

    dias desses num enlace com SXT simplesmente não deu mais. Depois que foi tirado do NV2 reagiu.
    Estava lá fazia 5 meses.
    Tenho outros SXT que com dois meses já estão apresentando problemas de travamento, enquanto outros estão aguentando.

    Sei que é fora da nossa realidade, mas equipamento é Motorola, Alvarion, Ruckus, Engenius ENH700, e alguns outros top de linha.
    Todos estes fabricantes tem equipamentos que suportam o protocolo 802.11
    A Linktel por exemplo segundo fui informado utiliza quase 50% dos seus equipamentos o Engenius ENH700

    Nós queremos fazer mais com menos e nem sempre dá certo.

  10. #10

    Padrão Re: 5.8 - NSTreme ou NV QUAL É O MELHOR , E QUAIS AS DIFERENÇAS

    NV2 funciona corretamente se aplicado nas circunstancias certas. Ele utiliza acesso TDMA o que melhora significativamente o throughput e a lataencia em ponto-multiponto. Acontece que poucos estudam antes de implementar a rede NV2 . Na apresentação seguinte, esta explicado perfeitamente as diferenças entre cada protocolo utilizado na atualidade e as principais diferenças existentes http://mum.mikrotik.com/presentation.../au-savage.pdf

  11. #11

    Padrão Re: 5.8 - NSTreme ou NV QUAL É O MELHOR , E QUAIS AS DIFERENÇAS

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    @didism2 , estes bugs que relatam são verdadeiros. Mas a verdade é que a cada nova versão, a cada novo lançamento de hardware, a Mikrotik não se apresenta a mesma de antigamente.
    Mas ainda é o melhor disponível a meu ver dentro de uma faixa de preços baixos. Sei que muitos outros padronizam em UBNT... Bom também, mas tem seus problemas.

    Na verdade todos tem problemas insolúveis e pior ainda, caminhando para o "caos" se continuarem a surgir bugs inexplicáveis.

    Por outro lado, temos RBs mais antigas que estão lá trabalhando.

    dias desses num enlace com SXT simplesmente não deu mais. Depois que foi tirado do NV2 reagiu.
    Estava lá fazia 5 meses.
    Tenho outros SXT que com dois meses já estão apresentando problemas de travamento, enquanto outros estão aguentando.

    Sei que é fora da nossa realidade, mas equipamento é Motorola, Alvarion, Ruckus, Engenius ENH700, e alguns outros top de linha.
    Todos estes fabricantes tem equipamentos que suportam o protocolo 802.11
    A Linktel por exemplo segundo fui informado utiliza quase 50% dos seus equipamentos o Engenius ENH700

    Nós queremos fazer mais com menos e nem sempre dá certo.
    Olá 1929

    Realmente tenho acompanhado a evolução do Mikrotik , e o mesmo possui muitas subidas e descidas em seus produtos , mas ao meu ver , ainda é o melhor , pelo simples motivo de ser tão editável , se comparando com as outras fabricantes

    Na verdade , em todo o meu provedor , eu só uso mikrotik , e o único motivo que me faz usa-lo é o por causa de ser completamente editavel.

    No andar da carroagem , vou acabar usando nenhum protocolo ,pois a minha intenção é aproveitar que o meu provedor , ainda é pequeno , e crescer baseado na qualidade de um protocolo e produto , mas se é tão problematico assim , não sei se vai vingar..

    1 - Sabe me dizer se os equipamentos da Motorola, Alvarion, Ruckus, Engenius ENH700, entre outros equipamentos , são tão editáveis quanto o Mikrotik?

    2 - Sabe a média de preço mais ou menos desses produtos?

    3 - Será que eu teria problemas em usar qualquer um desses fabricantes na torre e usar o SXT Lite 5 nos clientes?

    Desculpem tantas perguntas , mas estou tentando olhar o cenário por outro lado agora , não pretendo largar o mikrotik , pois acredito na marca , e já vi muitos casos de sucesso em instalações bem sucedidas , mas se existe a possibilidade de dar um UP comprando esses equipamentos , eu preciso saber se os mesmos possui esse tipo de característica e adjetivo

  12. #12

    Padrão Re: 5.8 - NSTreme ou NV QUAL É O MELHOR , E QUAIS AS DIFERENÇAS

    qual o nobreak utilizou nesse enlace?

  13. #13

    Padrão Re: 5.8 - NSTreme ou NV QUAL É O MELHOR , E QUAIS AS DIFERENÇAS

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    NV2 funciona corretamente se aplicado nas circunstancias certas. Ele utiliza acesso TDMA o que melhora significativamente o throughput e a lataencia em ponto-multiponto. Acontece que poucos estudam antes de implementar a rede NV2 . Na apresentação seguinte, esta explicado perfeitamente as diferenças entre cada protocolo utilizado na atualidade e as principais diferenças existentes http://mum.mikrotik.com/presentation.../au-savage.pdf

    Esta situação que reportei acontece independente se é com NV2 ou não. No enlace que tiramos o NV2 aparentemente ficou funcionando mas sem mais nem menos para. Só reiniciar que volta.
    Este enlace trabalhou cerca de 3 a 4 meses com NV2 sem problemas.. depois enlouqueceu.

    E tenho outros com NV2 que funcionam direto sem problemas. E outros que precisam monitoramento constante seja com NV2 seja só 802.11

    Quanto aos preços que foi perguntado, eu só sei o do Engenius ENH700. Coisa de R$ 2.500,00 no distribuidor autorizado.
    Mas é um rádio com duas bandas funcionando ao mesmo tempo.
    E segundo a promessa do fabricante é para passar bom número de pps e banda.
    Vem com antena de baixo ganho mas dá para colocar antena externa.

  14. #14

    Padrão Re: 5.8 - NSTreme ou NV QUAL É O MELHOR , E QUAIS AS DIFERENÇAS

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Acontece que poucos estudam antes de implementar a rede NV2 . Na apresentação seguinte, esta explicado perfeitamente as diferenças entre cada protocolo utilizado na atualidade e as principais diferenças existentes http://mum.mikrotik.com/presentation.../au-savage.pdf
    @emilidani, esta apresentação se limita a expor o protocolo. Mas não traz nada de novo. Tudo que está ali já é de conhecimento público.
    Então vamos nós trocar informações.
    O que tem de especial ao configurar o NV2?

    Por exemplo no caso de multiponto.
    TDMA period size vem por default em 2ms.
    Este tempo é o que fica disponível para cada estação que estiver conectado, não?
    Depois tem o Cell Radius que é a distância abrangida que não permite menos que 10km.

    Muitos se queixam de aumento de latência e a própria Mikrotik admite e diz que é normal isso pois o ganho que se tem por não haver choque de pacotes é compensado mesmo com latência mais alta.
    E como cada usuário tem seu tempo predeterminado, não tem como baixar a latencia e pelo contrário a medida que mais clientes vão conectando a latencia vai subir.
    Pelo menos é isso que tenho lido.
    Qual é outro segredo que não está nos manuais?

  15. #15
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: 5.8 - NSTreme ou NV QUAL É O MELHOR , E QUAIS AS DIFERENÇAS

    Amigos olhei de relance e lig alguns topicos, depende de cada cenario, existe cenario que o NV2 é uma maravilha, mas existem outros que o NV2 aumenta demais a latencia e o jitter, ai o melhor seria Nstreme, e vice versa

    vejam em Nstreme
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         9121.jpg
Visualizações:	590
Tamanho: 	208,7 KB
ID:      	53250 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         912-2.jpg
Visualizações:	541
Tamanho: 	222,9 KB
ID:      	53251


    em SXT

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SXT1.jpg
Visualizações:	575
Tamanho: 	220,5 KB
ID:      	53252 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sxt2.jpg
Visualizações:	520
Tamanho: 	206,4 KB
ID:      	53253