Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MELHORES FABRICANTES RADIO 5.8 - PTP E WISP - MOTOROLA vs MIKROTIK vs UBIQUITI vs ALVARION

    Olá Senhores

    Sou um pequeno e minusculo provedor , tenho muitos poucos clientes (por opção mesmo) , e estou entrando em um processo de restruturação do meu provedor

    Hoje , em todo o meu provedor , eu uso apenas Mikrotik, tudo é mikrotik.

    NOS AP's so provedor eu uso 4x RB800 + 52Hn + Setorial 90º dupla polarização 17 dbi

    Todos os meus clientes usam a CPE SXT Lite 5.

    Nos ultimos 4 anos , eu sempre estudei em torno dos equipamentos que são citados aqui , entre eles o Mikrotik e o ubiquiti , acabei usando sempre mikrotik , devido ser muito mais editavel e por possuir muito mais recursos que o ubiquiti.

    Mas em um tópico que eu abri falando sobre Protocolo NsTreme e NV2 qual era o melhor , um usuario me despertou uma curiosidade que pode mudar todo o status do meu provedor , caso isso seja possivel.

    1 - Para radio 5.8 qual é o equipamento que apresenta um maior nivel de qualidade?

    A) ( ) MOTOROLA

    B) ( ) MIKROTIK

    C) ( ) UBIQUITI

    D) ( ) ALVARION


    2 - A comunicação seja da opção A,B,C OU D , ficaria legal se comunicando com os meus clientes CPE SXT Lite 5 ? ou o Mikrotik ainda é a melhor opção?

    3 - Qual equipamento seria melhor para PTP e Wisp ?

    Por favor divulguem suas experiências

    Obrigado Galera

  2. #2
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: MELHORES FABRICANTES RADIO 5.8 - PTP E WISP - MOTOROLA vs MIKROTIK vs UBIQUITI vs ALVARION

    Eu diria que não se deve utilizar protocolo proprietário.

    Utilizar sempre o "N" puro, pois assim você pode comprar qual equipamento quiser.

    Podendo ser UBNT, MK, Zézinho da Esquina, Joãozinho 40, e por ai vai.

    Você utilizando "N" puro, não precisará ficar preocupado se fornecedor XYZ parou de fabricar tal equipo.

  3. #3

    Padrão Re: MELHORES FABRICANTES RADIO 5.8 - PTP E WISP - MOTOROLA vs MIKROTIK vs UBIQUITI vs ALVARION

    Citação Postado originalmente por ricromero Ver Post
    Eu diria que não se deve utilizar protocolo proprietário.

    Utilizar sempre o "N" puro, pois assim você pode comprar qual equipamento quiser.

    Podendo ser UBNT, MK, Zézinho da Esquina, Joãozinho 40, e por ai vai.

    Você utilizando "N" puro, não precisará ficar preocupado se fornecedor XYZ parou de fabricar tal equipo.
    Na verdade é o que eu estou pensando em fazer mesmo , acho que vou abandonar esse negócio de querer usar protocolo proprietario , pois quando ativado , algumas coisas melhoram e outras pioram drasticamente.

    Mas na verdade a minha dúvida é outra

    Qual desses equipamentos que eu citei , possui um nivel de qualidade superior para qualquer tipo de enlace , seja com ou sem TDMA , protolo proprietario , seja PTP ou WISP (que é o que estou usando agpra)

    Em varios tópicos alguns dizem discretamente que Motorola é o melhor , mas não existe um comparativo técnico sobre isso

    Sabem me dizer se realmente AP's Motorola , são tão superiores aos da Mikrotik , Ubiquiti e Alvarion ?

  4. #4

    Padrão Re: MELHORES FABRICANTES RADIO 5.8 - PTP E WISP - MOTOROLA vs MIKROTIK vs UBIQUITI vs ALVARION

    Citação Postado originalmente por didism2 Ver Post
    Na verdade é o que eu estou pensando em fazer mesmo , acho que vou abandonar esse negócio de querer usar protocolo proprietario , pois quando ativado , algumas coisas melhoram e outras pioram drasticamente.

    Mas na verdade a minha dúvida é outra

    Qual desses equipamentos que eu citei , possui um nivel de qualidade superior para qualquer tipo de enlace , seja com ou sem TDMA , protolo proprietario , seja PTP ou WISP (que é o que estou usando agpra)

    Em varios tópicos alguns dizem discretamente que Motorola é o melhor , mas não existe um comparativo técnico sobre isso

    Sabem me dizer se realmente AP's Motorola , são tão superiores aos da Mikrotik , Ubiquiti e Alvarion ?
    Se são superiores eu não sei, mas não vejo ninguém falando mal de Motorola.
    Talvez seja porque é caro e ninguém usa...
    É a velha estória da Tostines..
    "vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?"

    Apliquemos esta frase ao contrário com relação ao Motorola.

    ´vende pouco porque é caro, ou é caro porque vende pouco'

    Tem que ver também sobre qual modelo, pois tem alguns que são só compatíveis com motorola.
    Tem que ser compativel com 802.11

  5. #5

    Padrão Re: MELHORES FABRICANTES RADIO 5.8 - PTP E WISP - MOTOROLA vs MIKROTIK vs UBIQUITI vs ALVARION

    eu penso so assim la nos EUA os radios que sao utilizados para wifi sao ruckus,motorola, radio com protocolo 802.16 tudo radio lexada mesmo,ja aki pra gente os melhores sao mk porque! porque ja foi utilizado bastante nos EUA hoje ainda la e radio de renome mais e "pouco"utilizado concluo o seguinte motorola e melhor que mk pois ainda nao ficou comum aki,ubnt la e radio universal igual celular lanterninha nao da prego assim nao e bastante funcional

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: MELHORES FABRICANTES RADIO 5.8 - PTP E WISP - MOTOROLA vs MIKROTIK vs UBIQUITI vs ALVARION

    Julgar pelos recursos não sei dizer, mas na etapa de R.F.(radio) a mais tradicional é Motorola. Se vc pegar como exemplo 20dBm da Motorola ele irradia mais do que os 20dBm de qualquer outra marca, isso usando a mesma antena.

  7. #7

    Padrão Re: MELHORES FABRICANTES RADIO 5.8 - PTP E WISP - MOTOROLA vs MIKROTIK vs UBIQUITI vs ALVARION

    Amigo, tratando-se de qualidade, pode colocar a Alvarion e a Cambium (Motorola) no mesmo patamar e as outras abaixo. Você não houve falar muito da Cambium e Alvarion nos fóruns pq são equipamentos robustos e que não dão problema. Quanto ao preço, são mais caros que UBNT e os outros, mas não dão problema...então analise se é mais caro mesmo! Tem gente que gosta de gastar menos várias vezes e não faz cálculo de quanto custa a manutenção constante no cliente e outros preferem gastar mais no início e não ter mais problemas.....conheço vários provedores que utilizam Cambium ou Alvarion e estão satisfeitos...da mesma forma, conheço os q usam UBNT e outros e tbem estão satisfeitos....só acho que não vem ao caso ficar julgando preços por aqui! Cada um sabe a estrutura que tem, concorda?

    Mas respondendo a sua pergunta, na questão de qualidade a Cambium e Alvarion são compatíveis e o resto fica pra trás...

  8. #8

    Padrão Re: MELHORES FABRICANTES RADIO 5.8 - PTP E WISP - MOTOROLA vs MIKROTIK vs UBIQUITI vs ALVARION

    Citação Postado originalmente por jmariotelecom Ver Post
    Amigo, tratando-se de qualidade, pode colocar a Alvarion e a Cambium (Motorola) no mesmo patamar e as outras abaixo. Você não houve falar muito da Cambium e Alvarion nos fóruns pq são equipamentos robustos e que não dão problema. Quanto ao preço, são mais caros que UBNT e os outros, mas não dão problema...então analise se é mais caro mesmo! Tem gente que gosta de gastar menos várias vezes e não faz cálculo de quanto custa a manutenção constante no cliente e outros preferem gastar mais no início e não ter mais problemas.....conheço vários provedores que utilizam Cambium ou Alvarion e estão satisfeitos...da mesma forma, conheço os q usam UBNT e outros e tbem estão satisfeitos....só acho que não vem ao caso ficar julgando preços por aqui! Cada um sabe a estrutura que tem, concorda?

    Mas respondendo a sua pergunta, na questão de qualidade a Cambium e Alvarion são compatíveis e o resto fica pra trás...
    Olá Amigo jmario

    Caso o equipamento esteja dentro da minha realidade , eu abro mal de economia e invisto no equipamento sem medo , por tanto que o equipamento seja realmente de qualidade e que os recursos venha atender o que eu preciso.

    Realmente segundo o que tenho estudado , me parece que a Motorola é a melhor mesmo.

    O problema é que agora depois de 4 anos , vou ter que estudar melhor esses equipamentos , e agora me surgiu algumas duvidas:

    1 - Sobre o preço , não precisa ser exato , mas sabe mais ou menos qual é a faixa de preço?

    2 - Outra coisa esse Motorola Cambium é o mesmo que o Canopy da Motorola?

    3 - Montando um provedor em 5.8, qual é o a linha de equipamentos ideal para ser usado?

    4 - Usando a Motorola na Torre , ficaria bom o enlace com a CPE SXT lite 5 , sendo que esses clientes é WISP?

    5 - Qual é a média de preço de um radio para cliente Wisp da Motorola?

    6 - Detalhe esses equipamentos da Motorola , são homologados pela Anatel

    Desculpe tantas perguntas , mas fiquei 4 anos estudando mikrotik e Ubnt , e só agora descobri que a motorola vende esses equipamentos

    Muito obrigado galera

  9. #9

    Padrão Re: MELHORES FABRICANTES RADIO 5.8 - PTP E WISP - MOTOROLA vs MIKROTIK vs UBIQUITI vs ALVARION

    Citação Postado originalmente por ricromero Ver Post
    eu diria que não se deve utilizar protocolo proprietário.

    Utilizar sempre o "n" puro, pois assim você pode comprar qual equipamento quiser.

    Podendo ser ubnt, mk, zézinho da esquina, joãozinho 40, e por ai vai.

    Você utilizando "n" puro, não precisará ficar preocupado se fornecedor xyz parou de fabricar tal equipo.
    boa resposta!!! Comparto

  10. #10
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: MELHORES FABRICANTES RADIO 5.8 - PTP E WISP - MOTOROLA vs MIKROTIK vs UBIQUITI vs ALVARION

    Honestamente não me lembro dessa postagem, mas se realmente for verdade.

    Torna-se praticamente impossível, afinal os preços são para lá de SALGADOS.

    Citação Postado originalmente por technorte Ver Post
    eu to enganado ou ja li em outros topicos que motorola só fala com motorola????
    pq se for isso ao meu ver ficaria meio q dificil né...

  11. #11

    Padrão Re: MELHORES FABRICANTES RADIO 5.8 - PTP E WISP - MOTOROLA vs MIKROTIK vs UBIQUITI vs ALVARION

    Citação Postado originalmente por ricromero Ver Post
    Honestamente não me lembro dessa postagem, mas se realmente for verdade.

    Torna-se praticamente impossível, afinal os preços são para lá de SALGADOS.
    É , vamos ver então se realmente é isso mesmo , pois se for , fico com os meus mikrotik's mesmo.

  12. #12

    Padrão Re: MELHORES FABRICANTES RADIO 5.8 - PTP E WISP - MOTOROLA vs MIKROTIK vs UBIQUITI vs ALVARION

    Citação Postado originalmente por technorte Ver Post
    eu to enganado ou ja li em outros topicos que motorola só fala com motorola????
    pq se for isso ao meu ver ficaria meio q dificil né...
    Aí vai depender do modelo...
    Tem modelos que são proprietários.
    Mas tem modelos que utilizam 802.11 . Esses modelos, assim como Alvarion ou Engenius ENH700 são 802.11 e por isso são muito utilizados nos processos de Cidades Digitais, pois a ideia e conectar com notebooks, tablets e smartphones.

  13. #13

    Padrão Re: MELHORES FABRICANTES RADIO 5.8 - PTP E WISP - MOTOROLA vs MIKROTIK vs UBIQUITI vs ALVARION

    Olá jmariotelecom

    Vi em um outro post , que você é distribuidor da Canopy

    Poderia tirar essa dúvida , pra gente ?

    vi em seu post , que realmente canopy só fecha com canopy.

    E esse Cambium , funciona com outros equipamentos , ou só pode ser motorola ?

  14. #14

    Padrão Re: MELHORES FABRICANTES RADIO 5.8 - PTP E WISP - MOTOROLA vs MIKROTIK vs UBIQUITI vs ALVARION

    Amigos, a Cambium comprou a parte de radios da Motorola. O Canopy melhorou em vários aspectos, inclusive na questão da latência que caiu bastante.

    Vou procurar responder a todos neste post, mas se alguém tiver alguma dúvida é só me chamar no skype: jmario2k12

    1. A linha da Cambium (antiga Motorola) realmente só conversam entre si porque possuem protocolo proprietário;

    2. Com o passar do tempo os fabricantes estão trabalhando para reduzir os custos cada vez mais. No caso da Cambium, o modelo PMP 450 realmente tem um valor salgado para se utilizar em provedor de internet...demora muito para ter o retorno do investimento, mas nunca tem problema. Entretanto, eles lançaram uma nova linha que está fazendo muito sucesso. Trata-se do ePMP! Se tiverem interesse, podem me chamar no skype que eu envio a cotação..mas estamos falando em uma CPE com preço em torno de R$ 500,00...depende da quantidade e valor do dólar. Hão de convir comigo que um preço desse para não ter problemas, vale a pena investir.

    3. Todos os equipamentos são homologados pela ANATEL

    Quanto a questão de EnGenius e Wavion, são ótimos equipamentos para se utilizar também e com vários cases de sucesso. Neste caso, pode-se utilizar qualquer CPE - Ubnt, Intelbras, TP-Link, etc..

  15. #15
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: MELHORES FABRICANTES RADIO 5.8 - PTP E WISP - MOTOROLA vs MIKROTIK vs UBIQUITI vs ALVARION

    Praticamente todas as viaturas policiais espalhadas pelo mundo, usam Motorola em menor numero a Fujitsu e huawei(talvez). Existem várias outras marcas, mas todas são baseadas em uma marca específica conforme o uso.

  16. #16
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: MELHORES FABRICANTES RADIO 5.8 - PTP E WISP - MOTOROLA vs MIKROTIK vs UBIQUITI vs ALVARION

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Praticamente todas as viaturas policiais espalhadas pelo mundo, usam Motorola em menor numero a Fujitsu e huawei(talvez). Existem várias outras marcas, mas todas são baseadas em uma marca específica conforme o uso.

    É claro, é o Meu dinheiro, o Teu dinheiro, o dinheiro de Todos que está sendo empregado, assim até eu monto um provedor com tudo motorola.

    Gente, no mínimo R$ 500,00 por CPE o proprio colega jmariotelecom quem disse.

    Agora eu pergunto. Quem tem "bala na agulha" para bancar R$ 500,00 por CPE ai?

    Colocando-se CPE de R$ 200,00 neguinho já reclama, imagina colocando uma de R$ 500,00 e por uma cagada queimar 2 desses no cliente, lá se foram R$ 1.000,00

    Para aqueles que cobram R$ 50,00/mês por cliente lá se foram 20 MESES para conseguir reaver o dinheiro.

    Só nessa conta eu já tenho plena certeza de que 70% das pessoas que estavam pensando em usar Motorola, já "tirou o cavalinho da chuva".

  17. #17

    Padrão Re: MELHORES FABRICANTES RADIO 5.8 - PTP E WISP - MOTOROLA vs MIKROTIK vs UBIQUITI vs ALVARION

    Essa sua questão depende de qual protocolo IEEE está sendo utilizado 802.11 ou 802.16 e tipo de uso cada um possui sua especialidade. Pois a Proxim, Airspan, Axxcelera, Xirrus também são equipamentos muito bons.

  18. #18

    Padrão Re: MELHORES FABRICANTES RADIO 5.8 - PTP E WISP - MOTOROLA vs MIKROTIK vs UBIQUITI vs ALVARION

    Para quem quer ter uma noção dos preços de custo de equipamentos de diversas marcas: (Alvarion, Cambium, Xirrus, Airspan, Axxcelera...)
    Acesse:
    http://www.winncom.com/
    http://techac.net/


    OBS: Multiplica por 3 aí você têm noção do preço Brasil.

  19. #19
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: MELHORES FABRICANTES RADIO 5.8 - PTP E WISP - MOTOROLA vs MIKROTIK vs UBIQUITI vs ALVARION

    Motorola e Huawei só para se queimar a fonte ou torrar a placa, pq do contrário ele fica tipo stBy para proteger o controlador, rf e pll e até mesmo o chipset.

  20. #20

    Padrão Re: MELHORES FABRICANTES RADIO 5.8 - PTP E WISP - MOTOROLA vs MIKROTIK vs UBIQUITI vs ALVARION

    Pessoal, não podemos esquecer de incluir aqui neste post os rádios da intelbras, que como poucos sabem, só tem nome de intelbras mas na verdade, pelo que pude constatar, são rádios ligoWave.