+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão QoS e HTB no Mikrotik

    O que vocês preferem/utilizam na rede de vocês:

    a) Fazer um QoS utilizando as portas de serviços (ex: http, ssl, ssh)

    b) Fazer QoS por cliente (Ex: Garantir que cada cliente vai receber uma banda mínima no horário de pico, dessa forma os clientes não terão que "lutar" por banda (pois um sempre sai com mais banda que outro)

    É possível fazer os dois ao mesmo tempo?

  2. #2

    Padrão Re: QoS e HTB no Mikrotik

    Amigo aqui usamos QoS priorizando tráfego, dou prioridade a abrir mais rápido as páginas, depois os vídeos, downloads por último, enfim, QoS por tráfego mesmo, caso deseje lhe envio as regras que utilizo, e também por layer, mas a RB que cuida disso é uma 1100AHx2.

    No meu caso aqui, garantir um mínimo de banda em horários de pico, é quando a internet fica lenta no geral, então se o cliente assina 1mb e você garante apenas 300k e ele medir a conexão neste horário, ele irá medir os 300k que estão garantidos e depois lhe reclamar que assina 1mb e recebe 300k, só um exemplo, para resolver esse empasse também dá para se utilizar o Overbust, resolve esse pepino. Pois geralmente clientes não lê-em nos contrato que a velocidade é DE ATÉ tal valor, eles acham que têm planos dedicados por 30, 40, 50 reais.

    Abraço.

  3. #3

    Padrão Re: QoS e HTB no Mikrotik

    Cara, adoraria ver suas regras pra eu estudar. Também tenho uma 1100AHx2 aqui.

    Obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: QoS e HTB no Mikrotik

    @danilopereira disponibiliza ai pra nós =)

  5. #5
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: QoS e HTB no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por danilopereira Ver Post
    Amigo aqui usamos QoS priorizando tráfego, dou prioridade a abrir mais rápido as páginas, depois os vídeos, downloads por último, enfim, QoS por tráfego mesmo, caso deseje lhe envio as regras que utilizo, e também por layer, mas a RB que cuida disso é uma 1100AHx2.
    Gostaria de saber mais a respeito sobre isso ^^
    Interessante

  6. #6

    Padrão Re: QoS e HTB no Mikrotik

    Pessoal estou respondendo agora pelo telefone, quando estiver em casa mando as regras sim, adianto que peguei as mesmas aqui no fórum mesmo e no site da Mikrotik mesmo. Até mais tarde. Abraço.

  7. #7

    Padrão Re: QoS e HTB no Mikrotik

    Valeu Danilo. Se não for pedir demais, posta também o mangle. Estou enfrentando dificuldades nessa parte também.

  8. #8

    Padrão Re: QoS e HTB no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    @danilopereira disponibiliza ai pra nós =)
    Segue abaixo...

    Citação Postado originalmente por Marco0 Ver Post
    Valeu Danilo. Se não for pedir demais, posta também o mangle. Estou enfrentando dificuldades nessa parte também.
    Estou postando abaixo, tudo o que estou utilizando aqui em relação a QoS.

    Citação Postado originalmente por Marco0 Ver Post
    Cara, adoraria ver suas regras pra eu estudar. Também tenho uma 1100AHx2 aqui.

    Obrigado.
    Marco para o número de clientes que eu tenho, a 1100AHx2 está segurando muito bem com essas regras que estou postando.

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Olá Danilo, também estou interessado em ver seu firewall com QoS! Está usando a versão 5.x ou 6.x?
    Arthur estou usando a 5.24, é a que veio na RB, como estava estável e funcionando perfeito, optei por não mexer nela.

    Agora, vamos as regras. Pessoal eu não criei nada (obvio... mas não custa deixar claro), eu estou utilizando as regras de acordo com o que eu preciso, pesquisei aqui no fórum mesmo, com o técnico que nos dá suporte deu uma revisada também e aqui está o link para os dois scripts que utilizamos:

    http://gregsowell.com/?p=4665 - Script para Mikrotik que inclui também prioridades para jogos de XBox, LoL, PlayStation Network entre outros, além de videos streaming e downloads.

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Basic_...er-7_protocols - Essas são da própria Mikrotik, regras baseadas em Layer 7 como já cita no link.

    Espero ter colaborado para o fórum, mas estes links que postei aqui tenho quase certeza de já ter aqui no Under, mas mesmo assim, segue eles ai.

    Abraço a todos.

  9. #9

    Padrão Re: QoS e HTB no Mikrotik

    Olá danilopereira, só uma pergunta: está usando o QoS na mesma RB que concentra os seus clientes, ou está em paralelo ?
    Ex: rb-QoS--->rb concentrador.