Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O que usar pra manter clientes 2.4GHz

    Tenho vários clientes 2.4Ghz e estou pra licenciar meu provedor, só que descobri óntem que Rocket M2 e Nanostation M2 tiveram suas homologações suspensas! Minha rede atual é toda Ubiquiti AIRMAX 2x2, mas com Omnis 2.4 e 5.8, irei mudar pra setores com Rocket M2 e M5 ou para os 2.4Ghz faria com Nanostation mesmo e sua antena integrada, mas não sei o que faço agora. Apenas os NanoLoco M2 tão com homologação ativa, mas utiliza-los em setores não é muito bom, baixo ganho da antena, potencia e sensibilidade menores, além de parecerem menos resistentes que os Nanostation M. Pq foi suspensa a homologação dos Rocket M2 e Nanostations?

  2. #2

    Padrão Re: O que usar pra manter clientes 2.4GHz

    Homologação foi suspensa quando?

  3. #3

  4. #4

    Padrão Re: O que usar pra manter clientes 2.4GHz

    Coloque Ubiquiti no formulario, em nome do fabricante, e vai ate a pagina 5.

  5. #5

    Padrão Re: O que usar pra manter clientes 2.4GHz

    Tem que ver pelo distribuidor...

  6. #6
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: O que usar pra manter clientes 2.4GHz

    Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    Tem que ver pelo distribuidor...

    Isso também é outra palhaçada da Anatel, a homologação deveria ser para o produto e não para o distribuidor com aquele produto.

    Por que se formos analisar o produto nunca deixaria de ser "homologado" só por que vc comprou de outro distribuidor.

    Por isso que sou contra distribuidor homologar produto, quem tem que homologar produto é o fornecedor, quer vender no Brasil, no Chile, no Afganistão o fornecedor que tira sua homologação.

  7. #7

    Padrão Re: O que usar pra manter clientes 2.4GHz

    Palhaçada eu acho é toda essa historinha de homologação e outras leis mais que existem por aí que só geram confusão e problema pro lado mais fraco da história. O estranho é ver o NanoLoco M2 homologado e não ter nenhum rádio Base da mesma linha, que seria o Rocket M2, homologado! Q po*&@ é essa??

    ATUALIZAÇÃO:

    No Google Chrome não dá pra abrir, pelo menos não aqui, mas no Firefox da pra abrir os documentos relacionado à homologação do produto e lá diz que a validade da honologação do Rocket M2 era até 16/08/2013. O que não entendo é como que um produto em produção, que foi testado (teoricamente) e homologado, que não foi alterado em nenhum aspecto técnico, pode ter a homologação suspensa. É preciso pagar taxas pra manter um produto homologado?

    Atualização 2:

    E tem lá a homologação "SW" que e da Streakwave, com validade até 17/01/2014...
    Última edição por raumaster; 16-07-2014 às 19:21.

  8. #8

    Padrão Re: O que usar pra manter clientes 2.4GHz

    No processo de homologação com a Anatel você pode apresentar declaração de conformidade, ou pode mandar fazer ensaios complexos e conseguir um atestado de conformidade, conforme o tipo de ensaio e a empresa que o fez você consegue homologação de 2 anos, de 5 anos, ou indeterminada.

    (Pras hom. de 5 anos precisa apresentar avaliação periódica também (Acho que todo ano), pra confirmar se o fabricante não homologou o produto assim mas hoje fabrica ele assado (Porque em telecom é comum mudar detalhes de produto depois de 2 ou 3 anos, são as versões do hardware))

    Pra mim o problema nem é validade em homologação, o problema é falta de ensaio barato pra conseguir uma declaração simples de conformidade.

  9. #9

    Padrão Re: O que usar pra manter clientes 2.4GHz

    @raumaster estou no mesmo processo que você, legalizando tudo, o que eu vou fazer para manter os clientes em 2,4 será comprar esse equipamento já com antena integrada de 90º da Computech, segue o link: Xwave SuperPOP MIMO 2.4 GHz - RB711-2HnD. Não é UBNT, é Mikrotik, mas há muito mais recursos e desempenho também.

    @rubem me corrija se eu estou errado, mas não seria uma solução se provedores fizessem uma espécie de "cooperativa" ou "associação" com interesses coletivos para homologar produtos por exemplo, assim seria muito mais barato tanto a compra de produtos como homologações e etc, não ficaríamos a merce de grandes empresas apenas.

    Vou abrir um tópico a respeito para debatermos isso.

  10. #10

    Padrão Re: O que usar pra manter clientes 2.4GHz

    A Streakwave do Brasil entrou em contato comigo e falou que irão verificar esse fato...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danilopereira Ver Post
    @raumaster estou no mesmo processo que você, legalizando tudo, o que eu vou fazer para manter os clientes em 2,4 será comprar esse equipamento já com antena integrada de 90º da Computech, segue o link: Xwave SuperPOP MIMO 2.4 GHz - RB711-2HnD. Não é UBNT, é Mikrotik, mas há muito mais recursos e desempenho também.

    @rubem me corrija se eu estou errado, mas não seria uma solução se provedores fizessem uma espécie de "cooperativa" ou "associação" com interesses coletivos para homologar produtos por exemplo, assim seria muito mais barato tanto a compra de produtos como homologações e etc, não ficaríamos a merce de grandes empresas apenas.

    Vou abrir um tópico a respeito para debatermos isso.

    Caro @rubem, concordo com você em genero, número e grau.

  12. #12

    Padrão Re: O que usar pra manter clientes 2.4GHz

    danilopereira, não quero Mikrotik, pq quero manter o uso do protocolo AIRMAX...

  13. #13

    Padrão Re: O que usar pra manter clientes 2.4GHz

    Citação Postado originalmente por danilopereira Ver Post
    @rubem me corrija se eu estou errado, mas não seria uma solução se provedores fizessem uma espécie de "cooperativa" ou "associação" com interesses coletivos para homologar produtos por exemplo, assim seria muito mais barato tanto a compra de produtos como homologações e etc, não ficaríamos a merce de grandes empresas apenas.

    Vou abrir um tópico a respeito para debatermos isso.
    Se eu não estou atrasado, o ensaio mais simples pra gerar certificado de conformidade técnica no IBEC custa R$ 3 mil, não sei qual a burocracia na Anatel pra acatar isso e gerar a homologação, deve ter taxas pequenas.
    O custo do ensaio pra certificação provavelmente varia conforme os modos ensaiados, se ensaiar apenas essa ou aquela modulação o custo fica nesses R$ 3 mil, o fabricante tem que mandar ensaiar tudo porque o produto vai ter diversos fins, provedor nem sempre se interessa por algumas modulações, mas cada um usa algum modo diferente, uma cooperativa teria o mesmo problema, tem que ensaiar tudo... que sai bem mais caro. Se for pelos custos que conheço tem 5 ou 6 modos a ensaiar pra atender a todos, uns R$ 15 mil, aí complica.

    ANID e UNOTEL nunca tentaram nada parecido? A UNOTEL por ter rede grande pagar por certificações pro equip. importado que usar, ela está mais proxima disso do que fazer um cooperativa do zero só pra isso.

  14. #14

    Padrão Re: O que usar pra manter clientes 2.4GHz

    @rubem acho que a ANID é basicamente o que me referia, não sei em relação a homologações, mas parece que também é interesse deles o que for interesse coletivo. Vou dar uma olhada mais a fundo no site deles depois.

  15. #15

    Padrão Re: O que usar pra manter clientes 2.4GHz

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Tenho vários clientes 2.4Ghz e estou pra licenciar meu provedor, só que descobri óntem que Rocket M2 e Nanostation M2 tiveram suas homologações suspensas! Minha rede atual é toda Ubiquiti AIRMAX 2x2, mas com Omnis 2.4 e 5.8, irei mudar pra setores com Rocket M2 e M5 ou para os 2.4Ghz faria com Nanostation mesmo e sua antena integrada, mas não sei o que faço agora. Apenas os NanoLoco M2 tão com homologação ativa, mas utiliza-los em setores não é muito bom, baixo ganho da antena, potencia e sensibilidade menores, além de parecerem menos resistentes que os Nanostation M. Pq foi suspensa a homologação dos Rocket M2 e Nanostations?
    Bom dia @raumaster o Nano M2 ainda esta com a homologação vigente.
    Homologação nº 1436115966

  16. #16

    Padrão Re: O que usar pra manter clientes 2.4GHz

    Danilo, nao achei esse codigo la, o que consta la é que apenas a Nano LOCO M2 q tá ativa, a nanostation M2 nao. Usa Nanoloco M2 como AP não presta.

  17. #17
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: O que usar pra manter clientes 2.4GHz

    Danilo, isso é utopia.

    O Kleber Brasil já tentou fazer isso, alias, pelo que me lembro ele era um membro dos mais ativos aqui do Under......tentou...tentou...e tentou mas nunca deu certo.

    Citação Postado originalmente por danilopereira Ver Post
    @rubem me corrija se eu estou errado, mas não seria uma solução se provedores fizessem uma espécie de "cooperativa" ou "associação" com interesses coletivos para homologar produtos por exemplo, assim seria muito mais barato tanto a compra de produtos como homologações e etc, não ficaríamos a merce de grandes empresas apenas.

    Vou abrir um tópico a respeito para debatermos isso.

  18. #18

    Padrão Re: O que usar pra manter clientes 2.4GHz

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Danilo, nao achei esse codigo la, o que consta la é que apenas a Nano LOCO M2 q tá ativa, a nanostation M2 nao. Usa Nanoloco M2 como AP não presta.
    Digita esse numero la na tela de busca no campo Nº Homologação

  19. #19

    Padrão Re: O que usar pra manter clientes 2.4GHz

    Ah, é pq ta com nome abreviado: SW-NSM2

    E o Rocket M2? Será q ta tb??

  20. #20

    Padrão Re: O que usar pra manter clientes 2.4GHz

    Esse SW é abreviação de Streakwave,o rocket só encontrei a suspensa mesmo.