Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa noite amigos...
    estou iniciando os trabalhos com uma nova estrutura em outra cidade distinta de onde atuo hoje onde optei por já implata-la totalmente dentro de roteamento OSPF com malha MPLS + VPLS ....

estamos fazendo com calma, tendando montar tudo da melhor forma possivel pra nao ter surpresas depois...
    hoje na rede que eu trabalho nao utilizo roteamentos avançados.... e nessa nova estrutura ja estamos rodando os tais que falei em 4 novas torres ainda sem nenhum cliente,

com ajuda de um consultor que por sinal tbm é professor de redes adotamos esses roteamentos, eu ja´entendi tudo como funciona... resetei varias vezes as RB´s e fiz tudo de novo só pra laciar o conhecimento
    porem uma coisa que eu gostaria de me informar melhor é sobre boas praticas de gestão da rede, endereçamentos e etc

hoje no meu cenario tem LINK FULL + PTT-SP + BGP recebendo um /22.... dai em diante tem PPPOE centralizado > OSPF/MPLS/VPLS
    1 ip valido em cada RB.... enlaces feitos com /29

Exemplo de endereçamentos:
    TORRE 1 = 201.150.xxx.xxx + enlace p prox torre 172.1.2.0/29... rocket do ptp 172.1.2.2/29
    novos enlaces partidos da torre 1 vou

Torre 2 = link da vindo da torre 1 no rocket 172.1.2.3/29 ... agregação da rb 172.1.2.4/29....
    novos enlaces partidos da torre 2 eu vou seguindo a sequente das ranges dessa rede 172."2".x.x/29 ....

Torre 3.... mesma coisa

eu costumava trabalhar assim na rede que eu usava com "BRIDGES ROTEADAS".....

o pessoal que ja tem rede funcionando com esses protocolos de roteamento poderia dar opnioes, cases ou sujestoes de boas praticas?

to querendo executar o processo de gestao da rede e endereçamento ja pensando daqui 3 ou 5 anos que pode estar com uma proporção muito grande na rede entao ja quero deixar da forma mais funcional possivel...

alguem??

desde já agradeço

2. Bom dia!!

Me adiciona no skype posso te dar um auxilio quando precisar.
    SKYPE = Thiarle Anderson ou thiarle@barbacena.com.br

3. Não tem receita de bolo amigo, porém alguns detalhes que posso adiantar. Sobre MPLS, caso você tenha equipamentos que não seja Mikrotik, se atente com o fato em que o MTU deve ser alterado em todas as interfaces que o MPLS roda, é necessário no mínimo 1508. No OSPF é interessante usar criptografia MD5 e uma boa prática é setar todas as interfaces como passivas, e depois adicionar manualmente somente as que vc precisa de roteamento.

4. 1508 se nao tiver passando nenhum pppoe tunelado ou vlan

5. Opa... obrigado aos que já opinaram ...
    entao .... MTU eu setei pra 1500 no mpls.... eu padronizei ip´s por local....
    vou subnetando por exemplo a torre 2... vou sub dividindo a range "2.x" em /29 os novos enlaces

queria ouvir (ler) a opniao do pessoal pq meu medo é depois quando no negocio estiver grande chegar lá na frente e ver que nao esta legal ou que não esta favorecendo praticidade na gerencia da rede

Tópicos Similares

1. Uma Duvida Sobre tecnologia antiga de provedores em Gera?
    Por Julianolinux no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 3
    Último Post: 19-08-2012, 14:49
  2. Duvida sobre o Projeto de Instalação
    Por Meiobit no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 23-11-2009, 17:57
  3. Dúvida sobre o Controle de Banda
    Por srmsoares no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 29-08-2008, 13:54
  4. duvidas sobre o amplificador de rede