Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CCR1036-12G-4S já esta funcionando bem?

    Caros colegas não gosto de ficar abrindo tópicos aqui, mas tenho uma duvida e creio que dezenas de outras pessoas estão com o mesmo pensamento, pesquisando e na duvida se vale ou não apena comprar uma CCR1036-12G-4S ? ... Tenho um pequeno provedor com uma rb1100ahx2 e o processamento já esta em 60%, já prevendo que até o fim do ano ela já não aguentará todo o meu trafego já estou pensando em melhorar o meu autenticador pppoe e pesquisando tópicos antigos (90% do ano passado) vi muitos relatos alguns dizendo que esta tudo ok outros reclamando muito da CCR1036-12G-4S como é um equipamento muito caro para nós pequenos e não podemos nos dar ao luxo de jogar mais de R$ 3000,00 fora gostaria de saber se os bugs com as autenticações pppoe foram corrigidos e se realmente vale a pena investir em um equipamento desse ou se vale mais apena comprar um servidor dell e por o bom e velho mikrotik 5.26 ... um abraço a todos ... Rodrigo

  2. #2

    Padrão Re: CCR1036-12G-4S já esta funcionando bem?

    Rodrigo,

    Por experiência própria, ainda não confiaria numa CCR para nada. Ela veio com muitos bugs que ainda prejudicam muita gente. Porém, posso dar-lhe um conselho extremamente útil: por que ao invés de uma 1100ahx2, você não usa duas? Vai aliviar o processamento (vão dividir a carga) e ainda por cima, vai ter redundância de hardware (se uma parar, terás a outra, mesmo que com o processamento um pouco mais elevado) e seus clientes não vão parar totalmente. Ou uma outra opinião ainda, seria rotear a sua rede e colocar concentradores menores (RB2011 por exemplo) em cada rede. Assim, ninguém ficará sobrecarregado, pois as 2011 somente rodarão o PPPoE dos clientes da área e um OSPF (caso você deseje fazer roteamento dinâmico e é o mais apropriado para economia de IP's públicos).

    Espero ter ajudado.

  3. #3
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: CCR1036-12G-4S já esta funcionando bem?

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Rodrigo,

    Por experiência própria, ainda não confiaria numa CCR para nada. Ela veio com muitos bugs que ainda prejudicam muita gente. Porém, posso dar-lhe um conselho extremamente útil: por que ao invés de uma 1100ahx2, você não usa duas? Vai aliviar o processamento (vão dividir a carga) e ainda por cima, vai ter redundância de hardware (se uma parar, terás a outra, mesmo que com o processamento um pouco mais elevado) e seus clientes não vão parar totalmente. Ou uma outra opinião ainda, seria rotear a sua rede e colocar concentradores menores (RB2011 por exemplo) em cada rede. Assim, ninguém ficará sobrecarregado, pois as 2011 somente rodarão o PPPoE dos clientes da área e um OSPF (caso você deseje fazer roteamento dinâmico e é o mais apropriado para economia de IP's públicos).

    Espero ter ajudado.
    Sobre esses concentradores, como funciona? no caso se eu tenho em uma torre uma rb750, os clientes vão autenticar na rb 750? sendo que meu servidor central é uma rb2011... teria como eu ver os clientes que autenticaram na rb750 pela rb2011?
    Abraço

  4. #4

    Padrão Re: CCR1036-12G-4S já esta funcionando bem?

    Ola Uesley,
    Atualmente tenho duas CCR em meu provedor, uma como roteador de borda rodando meu BGP e outra como concentrador de todos meus clientes, no inicio tive problemas sim, mais depois de achar a versão correta e os ajustes necessários não tive problema mais.
    Está tudo funcionando normal.
    BGP: CCR 1036-12G-4S 16G RAM - 169D UPTIME
    CONCENTRADOR: CCR 1016-12G 8G RAM - 115D UPTIME
    Vai ai minha opinião.
    At,

    Wagner.

  5. #5

    Padrão Re: CCR1036-12G-4S já esta funcionando bem?

    Wagner, bom dia.

    BGP com quantas operadoras? Tem PTT? Já foi no system>resource>CPU pra ver se tem algum CORE da CPU topando 100%? São os primeiros passos pra ver se tem problema mesmo ou não. Ah, e BGP com mikrotik pra mim nem pensar.

    Maxs, você ará rotear a sua rede. Ela não será mais uma bridge inteira, mas sim, segmentos de quebrada de domínio de broadcast. Daí, em cada segmento, coloque um concentrador PPPoE e seja feliz.

    Att,

  6. #6
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: CCR1036-12G-4S já esta funcionando bem?

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post

    Maxs, você ará rotear a sua rede. Ela não será mais uma bridge inteira, mas sim, segmentos de quebrada de domínio de broadcast. Daí, em cada segmento, coloque um concentrador PPPoE e seja feliz.

    Att,
    Então um exemplo... Eu tenho 3 torres, uma delas é o pop principal com uma rb1100ah x2, e as outras duas tem como concentrador uma rb2011... Os clientes vão autenticar na rb2011 e eu vou poder acessar elas através da rb1100?

  7. #7

    Padrão Re: CCR1036-12G-4S já esta funcionando bem?

    BGP com 2 operadoras, tenho sim PTT, sobre o CPU fica em média 3 com o máximo de 21% para baixo e as demais 0,1,2,3 %

  8. #8

    Padrão Re: CCR1036-12G-4S já esta funcionando bem?

    Wagner,

    Analisou os 36 cores? Não é a CPU geral, 3% de CPU geral dá 0% em algumas e volta e meia uma das CORES dando 100%. Isso gera perda de pacotes, lentidão, entre outros quando a CPU fica em 100%. E problema de rota presa no withdrawn, como está? Tenho um fornecedor que usa ROS que estou cancelando por travar minhas rotas no ROS (envio prefixos para ele e alguns ele anuncia, outros não).Qual versão do ROS você usa? Mesmo assim, mikrotik como um eterno BETA, não confio. Uso Vyatta, VyOS, Quagga, Cisco, Juniper, EdgeRouter, mas Mikrotik para BGP não tenho coragem. Não tenho mesmo.

  9. #9

    Padrão Re: CCR1036-12G-4S já esta funcionando bem?

    Maxs, a solução do seu problema chama-se rota. Você vai receber o link, vai criar um enlace para a torre com a RB2011 e vai setar uma rota para o prefixo IP que está sendo usado na 2011 e pronto! Problema resolvido. Qualquer coisa, chama no privado que te explico melhor.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Maxs França Ver Post
    teria como eu ver os clientes que autenticaram na rb750 pela rb2011?
    Abraço
    Não dá pra ver, as autenticações nas pontas somente poderão ser vistas pelo acesso individual de cada pop , via winbox, ssh, etc...

  11. #11

    Padrão Re: CCR1036-12G-4S já esta funcionando bem?

    Utilizo uma CCR 1016 como concentrador PPPOE e não tenho do que reclamar, pelo contrário, só a elogiar! uptime mais de 3 meses!

  12. #12

    Padrão Re: CCR1036-12G-4S já esta funcionando bem?

    tenho 04 CCR1016-12G rodando concentrador pppoe e não tenho problema com elas a mais de 4 meses tinha servidores hp xeon e ficava com media de 20 a 35% de cpu coms as ccr ficam em media de 10 a 15 % com mais clientes ainda

  13. #13
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: CCR1036-12G-4S já esta funcionando bem?

    Citação Postado originalmente por dbenedito Ver Post
    tenho 04 CCR1016-12G rodando concentrador pppoe e não tenho problema com elas a mais de 4 meses tinha servidores hp xeon e ficava com media de 20 a 35% de cpu coms as ccr ficam em media de 10 a 15 % com mais clientes ainda

    E quantos clientes simultâneos?

  14. #14

    Padrão Re: CCR1036-12G-4S já esta funcionando bem?

    Wagner qual versao do mikrotik vc usa no seu concentrador pppoe

  15. #15

    Padrão Re: CCR1036-12G-4S já esta funcionando bem?

    A rede na qual ela esta instalada é pequena, em média 100 user on. O processamento não bate nem 1%!!! Enfim, pode ir de CCR que é top!

  16. #16

    Padrão Re: CCR1036-12G-4S já esta funcionando bem?

    Citação Postado originalmente por dbenedito Ver Post
    tenho 04 CCR1016-12G rodando concentrador pppoe e não tenho problema com elas a mais de 4 meses tinha servidores hp xeon e ficava com media de 20 a 35% de cpu coms as ccr ficam em media de 10 a 15 % com mais clientes ainda
    quantos clientes roda nelas?

  17. #17

    Padrão Re: CCR1036-12G-4S já esta funcionando bem?

    Temos trafego médio, usamos ainda ccr mas queremos migrar, todos os grandes provedores que conhecemos não usam mikrotik, por ser um eterno beta, todas as atualizações corrigem erros, nunca tem versão stable, todos reclamam, quando não é problema no software e problema de hardware. Todos provedores que conheço com mais de 2 mil clientes que vendem grandes velocidades abandonaram o RouterOs, aqui estamos pensando o mesmo também.

  18. #18

    Padrão Re: CCR1036-12G-4S já esta funcionando bem?

    pinhais ja penso na soluçao da ubiquiti? Vi alguns relatos positivos no face.

  19. #19

    Padrão Re: CCR1036-12G-4S já esta funcionando bem?

    Citação Postado originalmente por pinhais Ver Post
    Temos trafego médio, usamos ainda ccr mas queremos migrar, todos os grandes provedores que conhecemos não usam mikrotik, por ser um eterno beta, todas as atualizações corrigem erros, nunca tem versão stable, todos reclamam, quando não é problema no software e problema de hardware. Todos provedores que conheço com mais de 2 mil clientes que vendem grandes velocidades abandonaram o RouterOs, aqui estamos pensando o mesmo também.
    Realmente o QOS ( Queues ), para velocidades acima de 10Mb é uma porcaria. o cliente quando chega a 70% desta velocidade o Mikrotik, começa dropar pacotes, para o cliente atingir a velocidade contratada, tem que colocar um consumo de mais de 50% do contratado, assim fica batendo os 10Mb.
    No cisco isso não acontece, nos datacom, também não.
    outro que isso não acontece é no BFW, controla perfeitamente

  20. #20

    Padrão Re: CCR1036-12G-4S já esta funcionando bem?

    Qual versão está mais estável? Fiz o pedido de uma e vou substituir o pc por ela.