Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão como trabalhar com instaladores em redes wireless.

    Bom dia caros amigos do underlinux .

    venho hoje para conversar com os caros colegas para tirar algumas ideias a respeito da contratação de novos funcionarios .
    a empresa esta expandindo graças a deus e agora esta chegando a necessidade da contratação de tecnicos de instalação .
    mas como fazer isto sem comprometer a segurança da rede .uma vez que não existe a opção de uma senha provisoria para instalador .
    gostaria de ideias de quem ja tem estes profissionais em suas redes como trabalham.

  2. #2

    Padrão Re: como trabalhar com instaladores em redes wireless.

    hora é simples separa servico de campo com noc


    instalador faz apenas o basico instalar, deixa seu técnico do noc afinar as coisas assim instalador faz penas o que tem que ser feito, nao misture as coisas

  3. #3

    Padrão Re: como trabalhar com instaladores em redes wireless.

    Aki na empresa onde trabalho eu cuido só e somente da rede torre servidores tenho que manter funcionando 5 anos de firma já confessei com meus 13 kk, ai tem um cara que tem 4 anos de firma faz as montagens com um badeco jovem aprendiz, ai tem 2 só para suporte ao cliente e um outro jovem aprendiz que fica no escritório dando manutenção em pcs carregando toner cartucho e agora vou treina lo para dar o primeiro suporte via tell. Assim os serviços ficam bem divididos e ninguém fica escorando no outro, quando era todo mundo faz tudo era um fusue danado.

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    hora é simples separa servico de campo com noc


    instalador faz apenas o basico instalar, deixa seu técnico do noc afinar as coisas assim instalador faz penas o que tem que ser feito, nao misture as coisas
    Ai teria que ter 2 funcionários extras ....

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: como trabalhar com instaladores em redes wireless.

    Estou preocupado e com senha dos APS como manter em sigilo sem o instalador saber

  6. #6

    Padrão Re: como trabalhar com instaladores em redes wireless.

    Fácil, manda o instalador colocar a senha padrão de acesso, usuário e senha ppoe temporário e depois de conectado na torre vc altera. Mas se estiver falando da senha wpa2, ai complica se tiver usando ubnt pois no mkt eu coloco senha individual pra cada cliente.

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: como trabalhar com instaladores em redes wireless.

    Citação Postado originalmente por rodrigofonseca Ver Post
    Fácil, manda o instalador colocar a senha padrão de acesso, usuário e senha ppoe temporário e depois de conectado na torre vc altera. Mas se estiver falando da senha wpa2, ai complica se tiver usando ubnt pois no mkt eu coloco senha individual pra cada cliente.
    sim este e o problema os aps são todos fechados com wpa2-aes

  8. #8

    Padrão Re: como trabalhar com instaladores em redes wireless.

    Essa história de todos fazer tudo não da, como foi dito é um fuzue danado.

    Aqui infelizmente precisamos manter uma senha padrao em cada cliente. Estavamos colocando as iniciais da cidade seguida do codigo do cliente, mas os técnicos se perdiam em campo e era mais trabalhoso termos que ajudar que produtivo. Então mantivemos uma senha padrao em clientes.

    Na rede cada equipamento tem uma senha diferente, e para técnicos cada um tem seu usuário via Radius. Caso ele saia da empresa é somente remover seu usuário. Já para manutenção cada um tem seu ADMIN em uma lista com a senha de cada ponto, mas ai o firewall ajuda.


    Quanto a novos técnicos, separar cada um em sua devida função e treinar cada um. Infelizmente a mão de obra em nossa área precisa ser ensinada, o geito é moldar o funcionário para aquilo que voce deseja dele

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: como trabalhar com instaladores em redes wireless.

    Citação Postado originalmente por ricardoandre Ver Post
    Essa história de todos fazer tudo não da, como foi dito é um fuzue danado.

    Aqui infelizmente precisamos manter uma senha padrao em cada cliente. Estavamos colocando as iniciais da cidade seguida do codigo do cliente, mas os técnicos se perdiam em campo e era mais trabalhoso termos que ajudar que produtivo. Então mantivemos uma senha padrao em clientes.

    Na rede cada equipamento tem uma senha diferente, e para técnicos cada um tem seu usuário via Radius. Caso ele saia da empresa é somente remover seu usuário. Já para manutenção cada um tem seu ADMIN em uma lista com a senha de cada ponto, mas ai o firewall ajuda.


    Quanto a novos técnicos, separar cada um em sua devida função e treinar cada um. Infelizmente a mão de obra em nossa área precisa ser ensinada, o geito é moldar o funcionário para aquilo que voce deseja dele
    hummm mas não fica mas dificil deste jeito seu ai não fora o monte de senhas uma diferente da outra .

  10. #10

    Padrão Re: como trabalhar com instaladores em redes wireless.

    Qual o tipo de equipamento você usa na torre?
    Pois dependendo levanta um Ap virtual e coloca com senha padrão, ai você entra e manda conectar no Ap certo
    Quem faz isso que eu me lembro
    Mikrotik, UBNT e Intelbras

  11. #11
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: como trabalhar com instaladores em redes wireless.

    Citação Postado originalmente por crnet Ver Post
    Qual o tipo de equipamento você usa na torre?
    Pois dependendo levanta um Ap virtual e coloca com senha padrão, ai você entra e manda conectar no Ap certo
    Quem faz isso que eu me lembro
    Mikrotik, UBNT e Intelbras
    ap virtual no ubnt ....como eu uso ubnt e nunca vi isto ?

  12. #12

    Padrão Re: como trabalhar com instaladores em redes wireless.

    AP virtual UBNT só em linha de comando.

  13. #13

    Padrão Re: como trabalhar com instaladores em redes wireless.

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    hummm mas não fica mas dificil deste jeito seu ai não fora o monte de senhas uma diferente da outra .
    Essas senhas diferentes uma da outra são para parte de infra, clientes tem a mesma.
    Já nos clientes cada um tem seu login de acesso ao serviço e WPA2 dinamica, o que isola eles é firewall mesmo para não ter acesso externo.
    Na infra para acesso externo tem algumas faixas apenas possíveis de acesso, para as demais precisa passar pelo chamado "knock", ou cabo direto na rede via MAC. Nesses casos sim tem o usuário padrão e uma senha diferente em cada ponto.

    Fica dificil o acesso ao tecnico por terem senhas diferentes, quando é preciso o acesso no ponto é repassado a senha do mesmo, se acharmos necessário após algum acesso dele alterarmos é só alterar. Já em cliente os técnicos ficavam perdidos em todos os casos, entao mantivemos a mesma para evitar transtornos e fluir melhor os serviços deles.

  14. #14

    Padrão Re: como trabalhar com instaladores em redes wireless.

    Deletaram minha resposta aonde eu indicava como fazer o AP Virtual no UBNT?

  15. #15

    Padrão Re: como trabalhar com instaladores em redes wireless.

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Não estou vendo seu post aqui, certeza que postou?
    Deletaram a minha e 1 do @naldo
    Pois indiquei aonde tinha a resposta e ele falou que ia ver

  16. #16

    Padrão Re: como trabalhar com instaladores em redes wireless.

    Citação Postado originalmente por crnet Ver Post
    Deletaram minha resposta aonde eu indicava como fazer o AP Virtual no UBNT?
    Acho que não, pois mesmo sendo deletado aparece para os moderadores...

    mas como tudo é possível, vamos esperar o Naldo comentar alguma coisa. Caso positivo teremos que ver com a administração o que pode ter acontecido...

  17. #17
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Acho que não, pois mesmo sendo deletado aparece para os moderadores...

    mas como tudo é possível, vamos esperar o Naldo comentar alguma coisa. Caso positivo teremos que ver com a administração o que pode ter acontecido...
    engraçado eu tinha visto mesmo a resposta aqui mas deletaram .num entendi tambem ....o motivo de deletar ?

  18. #18

    Padrão Re: como trabalhar com instaladores em redes wireless.

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    engraçado eu tinha visto mesmo a resposta aqui mas deletaram .num entendi tambem ....o motivo de deletar ?
    Vou atrás do fato com a Administração para ver o que houve.

    Editando: Nem precisei ir a Administração. Agora me lembro, não era um link para um tópico do Under, né?

    Ele tinha um link que não estava válido para o UnderLinux.

  19. #19

    Padrão Re: como trabalhar com instaladores em redes wireless.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Vou atrás do fato com a Administração para ver o que houve.

    Editando: Nem precisei ir a Administração. Agora me lembro, não era um link para um tópico do Under, né?

    Ele tinha um link que não estava válido para o UnderLinux.
    Realmente não, era para o fórum da FPI, pois foi la que vi a solução.
    Agora me tira uma duvida, é proibido indicar a solução em outro lugar, ja que aqui não tem?
    Pois se for, tem um monte de tópico que vem com indicação de outro lugares e não vejo sendo editado ou deletado.
    Nada contra sua pessoa, gosto muito de ler tópicos respondido por você por ter resposta bem sensatas, mais se for por causa daquelas confusões passadas que tiveram com os integrantes da FPI, acho isso bobeira e falta de maturidade, pois hoje nem tudo que precisamos encontramos no fórum, algumas coisa somente fora e copiar e colar aqui, acho anti-ético.
    Minha humilde opinião apenas, mais acho que administração sabe o que é melhor para o fórum.

  20. #20
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: como trabalhar com instaladores em redes wireless.

    bom rusgas a parte ,deleta não deleta testei aqui o virtual ap no ubnt e funciona bem sim .
    eu fiz um pequeno treinamento de mikrotik a uns anos atras e no mikrotik da para criar o virtual ap tambem so que ele tem uma limitação de clientes por ap virtual que se eu não me engano era de 12 clientes por ap .
    e no ubnt quantos clientes podem ser colocados neste ap virtual alguem sabe .....