+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda - Switch Dell Power Connect 2848 - Controle de Banda

    Pessoal,

    Gostaria de saber se nesse modelo de Switch Power Connect Dell 2848 (Gerenciável), é possível realizar o controle de banda por porta.

    Gostaria que porta X ou porta Y tivessem uma determinada velocidade de acesso a internet.

    Obrigado a quem puder ajudar.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda - Switch Dell Power Connect 2848 - Controle de Banda

    De forma explicita, vc pode somente configurar o parametro speed (10, 100, 1000). Uma funcionalidade interessante é o CoS (Class of Service) para priorização de tráfego. Este modelo pode gerenciar até quatro queues diferentes por porta.

    Mais acredito que isso não seja exatamente o que vc está buscando. Qual a finalidade desta implementação? Será que este é o equipamento adequado a esta tarefa?

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda - Switch Dell Power Connect 2848 - Controle de Banda

    @marcioelias bom dia, a principio seria como limitador de banda mesmo, controle de banda, colocar a porta X ou porta Y para ter somente 512kbs de uso da minha internet por exemplo. Isso seria para um serviço de video monitoramento.

    Sou sincero em dizer que tentei fazer os limiter pelo PfSense e nao consegui, tenho as portas e os ips que quero limitar (tanto de entrada, quanto de saída) mas mesmo assim implementando as regrar no PfSense na Wan e na Lan, nao funcionou de forma nenhuma (caso possa me orientar para saber se fiz errado, agradeço muito).

    Caso essas formas nao deem certo, vamos ter que partir para que a empresa de monitoramento faça um enlace direto, e "só" eles tenha acesso ao nosso sistema de cameras pela internet.

    Outro detalhe, o serviço esta funcionando, só que ele esta consumindo toda minha banda de upload (tenho um link dedicado de 4MB Full com a Embratel).

    Ficaria muito grato caso pudesse me orientar ou me ajudar. obrigado!

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda - Switch Dell Power Connect 2848 - Controle de Banda

    Ah bom, deixa eu ver se eu consegui captar o seu cenário. Vc tem algumas cameras de monitoramento acessadas de fora que consomem todo seu Upload. O que vc precisa é separar, uma banda X para as cameras e uma Y para o resto certo?

    Pergunta básica, na sua tentativa de uso do PFSense (que eu acho muito mais indicado que o switch para este caso), vc separou em duas sub-redes a sua LAN?

    Por exemplo, o sistema de cameras está na mesma sub-rede que o resto?

    Poderia criar uma VLAN para o trafego das cameras e outra para o restante no PFSense (claro que no pc2848 tmb) e ai limitar a banda destas interfaces.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda - Switch Dell Power Connect 2848 - Controle de Banda

    @marcioelias , meu pfsense é uma maquina simples, não sei o quanto de configuração eu precisaria ter, mas é mais ou menos isso, como tenho ips fixos para os standalones, pensei em limitar ip1 com 512kbps e ip2 com 512kbps tbm.

    Sim, os equipamentos estão tudo na mesma rede. O que tentei faze foi o limiter mesmo.

    Criei as alias de limiter no pfsense, depois fui nas rules de wan e lan e apliquei elas para os ips dos standalones. Mas mesmo assim nao limitou nada.

    Tenho como criar uma vlan com apenas uma placa de rede no pfsense?Caso sim, poderia me ajudar?

    obrigado mais uma vez!