+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema em enlace

    Bom dia pessoal.

    na imagem abaixo, mostra como que funciona o link de internet ate chegar na empresa em que eu trabalho, resumido para voces, a empresa tem um AS e quatro blocos de ip barra 24, trazido por dois enlace com radios (lumina e smart) passado por RouterBoard diferentes ante chegar aos servidores Myauth, e distribuido para os clientes.
    O problema que eu tenho é que quando tinha só 1 enlace funcionava tudo normal, depois que resolvir ampliar uma rota ai que comecou alguns problemas, o enlace (n°1) ele funciona a internet normal nos servidores, mas porem eu não consigo acessar alguns servidores do enlace (n°2), a rota esta ela toda em ospf, e publica os ips normal, mas esta apresentado estes problema.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         internet.jpg
Visualizações:	143
Tamanho: 	90,4 KB
ID:      	53284

  2. #2

    Padrão Re: Problema em enlace

    qual o motivo de ter dois enlaces se eles conectam os mesmos pontos?Caso quera manter os dois enlaces, qual o motivo de receber com dois Routeboards (els nao tem opção para por mais cartoes em cada routeboard e receber em um só?).

  3. #3

    Padrão Re: Problema em enlace

    Bom dia emilidani, o motivo, é porque temos 500Mb de link com a operadora, e cada radios destes que ultilizo trafega a 240 cada um, se eu fosse ultilizar cartoes em routerboard(MINHA OPINIÃO POR SER INICIANTE) eu teria que ultilizar aparelhos da ubiquiti e uma routerboard fraca, que na hora em que fecha o ospf ira travar.

  4. #4

    Padrão Re: Problema em enlace

    Nao fica claro para mim porque utilizar OSPF se voce nao tem alternativas de caminho "mais curto" . Só tem um link entre seus clientes e o provedor de Internet.Entendo que caso utilizar caminhos redundantes esse protocolo sria de utilidade.

  5. #5

    Padrão Re: Problema em enlace

    quais pontos vc consegue enxergar estando na rede 1? posta ai as configs e as rotas do ospf

  6. #6

    Padrão Re: Problema em enlace

    Se os enlaces iniciam e terminam em um mesmo ponto você pode colocar uma rb boa em cada ponta e fazer bonding

  7. #7

    Padrão Re: Problema em enlace

    Boa tarde emilidani.
    na verdade este arquivo que enviei ele é so um resumo bem basico da minha rede, atras destes servidores o enlace ele dar continuidade, mas se eu colocar o retos eu acho que eu vou confundir e ninguem vai me entender. Eu tenho 4 blocos de ips barra 24 e ultilizo o ospf para publicar varios ips valido que sao cadastrado em clientes e algumas empresas que precisa de um link dedicado.

  8. #8

    Padrão

    Boa tarde meu amigo brunobelas
    estou enviar alguns prints com pings para algumas partes do enlace Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace 1.jpg
Visualizações:	98
Tamanho: 	208,6 KB
ID:      	53312Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace n°1.png
Visualizações:	140
Tamanho: 	99,4 KB
ID:      	53313Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace 2.jpg
Visualizações:	115
Tamanho: 	195,6 KB
ID:      	53314Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace n°2.jpg
Visualizações:	173
Tamanho: 	216,3 KB
ID:      	53315

  9. #9

    Padrão Re: Problema em enlace

    boa tarde meu amigo izaufernandes.

    este bonding ele não é para aquelas rbs que tem cartão não?

  10. #10

    Padrão Re: Problema em enlace

    Citação Postado originalmente por janilton Ver Post
    Boa tarde meu amigo brunobelas
    estou enviar alguns prints com pings para algumas partes do enlace Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace 1.jpg
Visualizações:	98
Tamanho: 	208,6 KB
ID:      	53312Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace n°1.png
Visualizações:	140
Tamanho: 	99,4 KB
ID:      	53313Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace 2.jpg
Visualizações:	115
Tamanho: 	195,6 KB
ID:      	53314Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace n°2.jpg
Visualizações:	173
Tamanho: 	216,3 KB
ID:      	53315
    vc fez o ospf entre a rb1 e rb2, ja que as duas conseguem pingar na rb do enlace faz esse teste

  11. #11

    Padrão Re: Problema em enlace

    Boa noite Bruno.
    Vc fala em fazer um ospf da RB do enlace 1 com a RB do enlace 2? Mas com isto eu não vou fechar a rede não? Ou tenho que alterar o custo da rota também? Se não me engano quando fiz isto sem querer a rota estava dando umas perdas, mas talvez foi configuração errada. Mas amanha vou testar pra ver. Obrigado

  12. #12

    Padrão Re: Problema em enlace

    vc vai fazer o processo normal do ospf, adicionando a range e os ips

  13. #13
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: Problema em enlace

    Amigão, sou iniciante e eu estou estudando sobre isso agora (Redes Roteadas). A minha rede é em Bridge
    No Canal do Alan Caldas no youtube tem umas vídeo-aulas ensinando fazer direitinho, da uma conferida lá

  14. #14

    Padrão

    Boa tarde meu amigo bruno.

    Eu fiz os teste conforme a sua orientacão, e conseguir ter um resultado diferente do que eu estava tendo, mas ao criar o ospf eu tive que alterar o cost. agora vou continuar os teste no domingo, devido os clientes esta acessando, assim que testa eu posto os resultado. obrigado

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlac.jpg
Visualizações:	169
Tamanho: 	190,6 KB
ID:      	53383

  15. #15

    Padrão Re: Problema em enlace

    Citação Postado originalmente por janilton Ver Post
    ... mas ao criar o ospf eu tive que alterar o cost. ...
    porque? poderia tirar o print das configs do ospf, ou mandar os codigos, da um export file no ospf e coloca aq as confgs.

  16. #16

    Padrão Re: Problema em enlace

    Era só ter feito um bonding nesses enlaces.

  17. #17

    Padrão Re: Problema em enlace

    Citação Postado originalmente por Carlosaps Ver Post
    Era só ter feito um bonding nesses enlaces.
    Exato...essa é "A" solução

  18. #18

    Padrão Re: Problema em enlace

    Citação Postado originalmente por janilton Ver Post
    boa tarde meu amigo izaufernandes.

    este bonding ele não é para aquelas rbs que tem cartão não?
    Bonding voce faz com qualquer MKT que tenha duas portas WAN e uma LAN. Nas duas WAN vao conetar seus dois links e els vao sair , juntos, balanceados, pela porta LAN, como se for um unico link de 500Mbps

  19. #19

    Padrão Re: Problema em enlace

    intao com bonding é possivel fazer um balance, tipo link de 15mb e 1 de 20mb vou conseguir balancear utilizando o bonding mesmo? pelo oq li ( https://under-linux.org/entry.php?b=2230#comment8243 ) diz que vai ser de acordo com o link menor, que seria 2x15 = 30mbs?