+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Recomendação de equipamento para projeto

    Pessoal,

    Estou realizando um projeto relativamente simples de implantação de internet (3g) em ambiente rural. Ficaria assim: no alto de um morro vou instalar (devidamente protegido por uma caixa hermética) um modem 3g conectado a um roteador TP-Link TL-MR3220, a princípio com sua antena padrão (destacável) de 5dbi. O sinal será enviado até um escritório localizado na sede do local que, em linha reta e com visada, tem, aproximadamente, 220 metros. Creio que o sinal enviado pelo MR3220 não será o suficiente para atingir, com qualidade, o interior do ambiente. Minha ideia seria instalar no telhado da sede um equipamento capaz de receber bem o sinal e "distribuí-lo" aos equipamentos (notebook, smartphone, computador etc). Pensei em uma CPE, que enviaria o sinal ao interior do ambiente, via cabo, e depois eu poderia instalar um AP para distribuir via wifi, porém CPEs são bastantes caras e, ao meu ver, muito "profissionais" para essa aplicação. Disponho de um AP TL-WA701ND, mas não sei se posso utilizá-lo em lugar de uma CPE.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2ee8oeb.jpg
Visualizações:	241
Tamanho: 	38,3 KB
ID:      	53318

    Desculpem pelo texto grande,
    Obrigado!

  2. #2
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: Recomendação de equipamento para projeto

    Coloca um repetidor de sinal de celular, uma antena de 17 dbi recebe o sinal e outra de 14 ou 17dbi envia para a zona rual, na localidade rural vc instalar um roteador 3g e pronto

    http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=238

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.png
Visualizações:	175
Tamanho: 	101,8 KB
ID:      	53319Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título2.png
Visualizações:	188
Tamanho: 	545,4 KB
ID:      	53320

  3. #3

    Padrão Re: Recomendação de equipamento para projeto

    Citação Postado originalmente por Maxs França Ver Post
    Coloca um repetidor de sinal de celular, uma antena de 17 dbi recebe o sinal e outra de 14 ou 17dbi envia para a zona rual, na localidade rural vc instalar um roteador 3g e pronto

    http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=238

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.png
Visualizações:	175
Tamanho: 	101,8 KB
ID:      	53319Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título2.png
Visualizações:	188
Tamanho: 	545,4 KB
ID:      	53320
    @Maxs França,

    Valeu pela sugestão, mas o valor de um repetidor de sinal de celular extrapola o orçamento do cliente (o repetidor já com uma antena tá saindo por uns 1000 + outra antena uns 150). O local que pretendo instalar o modem conta com um sinal satisfatório. Você teria alguma sugestão de equipamento wireless?

  4. #4
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: Recomendação de equipamento para projeto

    Vc pode colocar um MOdem + roteador 3g ( a aquario tem um modelo ) + Omni, e destribuir pela omni o sinal em 2,4ghz
    Acho q no mercado livre vc vai achar kit provedor 3g, que é basicamente isso ai

  5. #5

    Padrão Re: Recomendação de equipamento para projeto

    @Maxs França

    Já possuo o roteador 3g da TP-Link! Caso precise, eu troco a antena principal dele por uma omini, vou fazer uns testes. O problema é que o local onde o sinal deveria chegar é todo revestido com telhas de alumínio, o que, certamente vai bloquear o sinal. Aí é que tá minha dúvida: qual equipamento é mais adequado pra receber esse sinal na parte externa.

    Obrigado.

  6. #6

    Padrão Re: Recomendação de equipamento para projeto

    Vou tentar providenciar um CPE, então!

    Tenho uma dúvida quanto ao modo de operação dos APs (TP-Link TL-WA701ND): o modo "Cliente" seria somente pra fornecer internet para um dispositivo apenas, não sendo possível distribuir essa conexão a partir de um switch, correto?

    O que seria o modo "bridge"? Ao meu ver, funcionaria de forma semelhante ao modo cliente, mas só que permitiria eu distribuir essa conexão via switch, correto?

    Valeu.

  7. #7

    Padrão Re: Recomendação de equipamento para projeto

    Já tentou instalar uma antena na casa e verificar o sinal. Na casa da minha avó tem uma antena rural em um campo de aço de 3 metros, são uns 20 km até a ERB,
    Esquema é simples
    Antena > modem > roteador
    O sinal fica entre -80 dbm e -85dbm. Usando um celular para verificar a intensidade do sinal o 3g funcionou até com -117 dbm.

  8. #8

    Padrão Re: Recomendação de equipamento para projeto

    Para a caixa hermética consulte a DKL
    www.dkl.com.br

  9. #9

    Padrão Re: Recomendação de equipamento para projeto

    Citação Postado originalmente por thr Ver Post
    @Maxs França

    Já possuo o roteador 3g da TP-Link! Caso precise, eu troco a antena principal dele por uma omini, vou fazer uns testes. O problema é que o local onde o sinal deveria chegar é todo revestido com telhas de alumínio, o que, certamente vai bloquear o sinal. Aí é que tá minha dúvida: qual equipamento é mais adequado pra receber esse sinal na parte externa.

    Obrigado.
    Esse seu roteador TP-Link ele conecta a rede 3g, e distribui o sinal pelo wifi, é isso?
    Quantas antenas ele tem, elas são destacaveis?
    Se forem antenas destacaveis, vc pode tirar elas colocar pig-tail e ligar uma setorial nela.

    Se for o Tp-link de duas antenas vc compra dois pig-tail e uma antena dessa
    http://www.antenasbetel.com.br/Paine.../prod-2038145/
    e aponta essa antena para o lado de sua casa, como vc tem telhado metalico, procura puxar a antena na torre a um nivel ideal em relação a cobertura.
    Se for o Tp-link de 1 antena vc compra essa antena
    http://www.antenasbetel.com.br/Paine.../prod-1612963/
    e o mesmo da outra sobre a altura.

    Lembrando com o uso de uma antena dessa vc não precisa comprar uma cpe, como citado a cima.

  10. #10

    Padrão Re: Recomendação de equipamento para projeto

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Esse seu roteador TP-Link ele conecta a rede 3g, e distribui o sinal pelo wifi, é isso?
    Quantas antenas ele tem, elas são destacaveis?
    Se forem antenas destacaveis, vc pode tirar elas colocar pig-tail e ligar uma setorial nela.

    Se for o Tp-link de duas antenas vc compra dois pig-tail e uma antena dessa
    http://www.antenasbetel.com.br/Paine.../prod-2038145/
    e aponta essa antena para o lado de sua casa, como vc tem telhado metalico, procura puxar a antena na torre a um nivel ideal em relação a cobertura.
    Se for o Tp-link de 1 antena vc compra essa antena
    http://www.antenasbetel.com.br/Paine.../prod-1612963/
    e o mesmo da outra sobre a altura.

    Lembrando com o uso de uma antena dessa vc não precisa comprar uma cpe, como citado a cima.
    @edmarmega,

    Sim, esse roteador recebe um modem usb e distribui o sinal via wifi. Possui uma antena destacável de 5dbi. Por se tratar de uma área aberta, vou fazer uns testes com a antena dele mesmo e, caso necessário, eu compro uma externa. A cpe não ficaria junto ao roteador, mas sim no telhado da casa, levando a conexão via cabo para dentro. Ao invés de uma antena setorial (no roteador) eu não poderia colocar uma direcional?

    Outra dúvida: eu já possuo um ap tp-link (tl-wa701nd). Dá para usar ele ao invés de uma cpe para receber o sinal?

    Obrigado.

  11. #11

    Padrão Re: Recomendação de equipamento para projeto

    Sim vc pode usar uma antena direcional pode ser até mesmo uma grade, uma de 20dbi da e sobra em 220 metros.
    No outro tplink vc usar ele como cliente recebendo o sinal, isso depende exclusivo do firmware dele se ele aceita trabalhar em modo bridge, cliente, cliente wisp, e se for destacavel vc tb pode colocar uma grade nele, como nao tem poe vc pode colocar pigtail de 10 metros

  12. #12

    Padrão Re: Recomendação de equipamento para projeto

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Sim vc pode usar uma antena direcional pode ser até mesmo uma grade, uma de 20dbi da e sobra em 220 metros.
    No outro tplink vc usar ele como cliente recebendo o sinal, isso depende exclusivo do firmware dele se ele aceita trabalhar em modo bridge, cliente, cliente wisp, e se for destacavel vc tb pode colocar uma grade nele, como nao tem poe vc pode colocar pigtail de 10 metros
    @edmarmega,

    O ap vem com poe e sua antena é destacável sim! O firmware dele aceita modo bridge e cliente, mas se for o caso mudo pra dd-wrt. No modo "Cliente" é possível interligá-lo a um switch e distribuir a conexão?

  13. #13

    Padrão Re: Recomendação de equipamento para projeto

    Alguém por aqui poderia me recomendar um bom modem 3g com entrada para antena externa, visto que cada dia que passa está mais difícil de se encontrar tais modelos. Vi o Huawei E173, alguém o conhece?