Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Prefiro a RB133 ao invez da RB532 por isso, 3 wlan servem pra cliente 2,4, cliente 5, e AP 2,4. De preferencia alimento elas com cabo AC desde o chão (Fonte junto a RB), pra não ter lan queimada (Sem cabo de rede não tem lan queimada).
    Mas, no meu caso, eu vou por uma RB951G-2HnD aqui dentro como AP interno e gerenciador de tudo. E haja fonte para 3 cartões! Além disso, com essa solução sua há a necessidade de usar pigtails longos (para as antenas se a RB ficar dentro de casa, ou para a antena interna se ela ficar lá fora), aí que cartão queima mesmo, não é?

Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    RB133 aguenta meia duzia de conexões PPPOE, meia duzia de redirecionamentos, vlan, ser ap e cliente ao mesmo tempo (Em wlan diferentes) sem ficar lenta, enfim, dá no mesmo que AP soho atual de uns R$ 200.
    Caraca! Isso me parece estupro de RB133, hahaha. Mas se ela aguenta isso tudo, vou considerar se encontrar uma dessas à venda. Mas não estou achando nenhuma no ML, tem algum outro lugar onde você compra essas RBs usadas?

2. Cada cartão consome 3 a 4W a mais, RB133 sem cartão vai bem com fonte de 10W, com 3 cartões uma fonte de 20W já dá. 18V 2A já serve. 12V 2A se estiver proxima também não tem problema, mas eu usaria pelo menos 15V.

Pigtail longo parece que atrapalha menos que falta de um terra mínimo. Aterramento decente no centro-oeste geralmente é coisa grande, duzia de astes e/ou gel devido a baixa condutividade do solo, mas um aterramento mínimo de 2 astes longas já resolve muuuuuuuuita queima de cartão. Tem local que não queima cartão, só me preocupo depois que queimar, não antes, porque alto de torre é bem diferente de mastro a 2m acima de construção.

RB usada só sei do ML mesmo. Hoje OLX tá mais na moda? Nunca usei nada fora o ML.

(Cara, "no tempo" da RB133 ou 532 os AP's soho eram ridículos de 75-100MHz. Eram tempos de usar 486 ou Pentium 100MHz com Coyote ou Devil Linux como firewall, em HD's 100MB, com 8 a 24MB de Ram. Esse tipo de hardware atendia uma duzia de clientes com poucas funções, a RB133 idem, se colocar muito serviço pra coitada fazer a coisa muda, mas ela não nasceu pra ser uma mera bridge como cliente, ela nasceu pra ser um p*ta roteador soho na sua época)

E credo... pessoal tá metendo a faca nessas RB's. Comprei varias entre R$ 60-100, algumas com cartões.

3. A RB133 está saindo por R$220 nesse pacote aí. O vendedor já está considerando ela como item de colecionador; por esse preço aí, só pode ser isso.

Atualização: perguntei se ele não vendia só a RB133 e disse que podia fazer só ela por R$250. Tá de brincadeira...

O vendedor da 532A parece furada, além de estar bem caro.

Mas obrigado pelas sugestões.

Cada cartão consome 3 a 4W a mais, RB133 sem cartão vai bem com fonte de 10W, com 3 cartões uma fonte de 20W já dá. 18V 2A já serve. 12V 2A se estiver proxima também não tem problema, mas eu usaria pelo menos 15V.
    A fonte original dela é qual?

Pigtail longo parece que atrapalha menos que falta de um terra mínimo. Aterramento decente no centro-oeste geralmente é coisa grande, duzia de astes e/ou gel devido a baixa condutividade do solo, mas um aterramento mínimo de 2 astes longas já resolve muuuuuuuuita queima de cartão. Tem local que não queima cartão, só me preocupo depois que queimar, não antes, porque alto de torre é bem diferente de mastro a 2m acima de construção.
    Ainda bem que já está nos meus planos fazer um aterramento antes de instalar os equipamentos. É um dos motivos da minha verba para eles estar bem pequena. Mas vou usar só 1 haste. O local é até úmido e a terra aqui da região tem índices maiores de sal, o que melhora a condutividade. Será que serve?
    Se não for suficiente ligo essa haste na estrutura metálica de um muro ao lado. Não é malha, mas é tipo uma.

mas ela não nasceu pra ser uma mera bridge como cliente, ela nasceu pra ser um p*ta roteador soho na sua época
    Sem querer menosprezá-la, mas é exatamente isso que ela vai ser por aqui, hahaha.

E credo... pessoal tá metendo a faca nessas RB's. Comprei varias entre R$ 60-100, algumas com cartões.
    Pois é. Tem uma 133 com fonte sobrando por aí para me vender não? hehe.

Mas não adianta procurar para comprar já agora. Vou esperar meu dinheiro chegar aí anuncio a compra nos classificados aqui do fórum e procuro melhor no ML.

4. A MK começou a fornecer fontes faz pouco tempo, antigamente era só as RB's. Hoje ela tem essas:
    http://www.amazon.com/Mikrotik-24HPO.../ref=pd_cp_p_2

Se isso ela recomenda até pra RB493AH (As portas em uso consomem muito, acredite) então uma 133 ou 532 vai bem com uma 24V 1A.

Eu uso de tudo nos clientes porque uso tudo o que tenho (Comodato), não fico segurando nada que presta na mão, se tenho uma RB sobrando vou trocar em algum cliente que tenha um roteadorzinho domestico qualquer.

Tópicos Similares

1. Conector SMA para antena externa em CPE
    Por padupb no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 08-01-2015, 10:41
  2. Respostas: 7
    Último Post: 23-04-2010, 00:33
  3. Respostas: 2
    Último Post: 10-06-2008, 09:17
  4. Respostas: 20
    Último Post: 26-07-2007, 17:39
  5. Projeto Torre para Antena de Radio