+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rádio 5GHz para antena externa

    Olá.

    Como é possível ver em outros tópicos meus, enquanto a minha verba não sai estou estudando equipamentos para usar aqui.
    Já está praticamente decidido que vou pegar uma antena MM-5825 da Aquário. Eu estava pensando em usar Groove 52HPn nela, mas vai sair caro de mais (ainda tem gastos com a parte elétrica, RB951, WOG 212 como rádio da antena 2.4GHz, cabos, adaptadores, etc, etc).

    Então, para a antena 2.4GHz, eu estou quase escolhendo usar o WOG 212 (versão com AR9331), no qual eu pretendo ligar a antena que já tenho no conector SMA dele. Eu podia usar um roteador comum com antena removível (conector RP-SMA), mas eu quero conectar via 2.4GHz a um segundo provedor, para o caso de problemas com o primeiro, e a opção de alterar para antena interna ou externa a qualquer momento é bem útil para isso (externa apontando para um AP de um provedor e interna para um de outro).

    Então, 2.4GHz está solucionado, eu acho. O problema é em 5GHz, que como eu disse, vai ficar caro se eu usar um Groove. A real dúvida desse tópico é: há algum equipamento para usar como rádio 5GHz (um roteador com antena removível, por exemplo), que não seja tão caro quanto um Groove, mas que também não seja uma sucata? Preciso de algo com no mínimo uns 25dBm de potência (preciso de menos que isso para estabelecer o link, segundo a calculadora da MikroTik, mas é bom ter uma folga para não forçar muito) e que aguente passar no mínimo entre 10Mbps e 15Mbps.
    Dá para achar algo nessas circunstâncias, ou vou ter que me virar para arrumar grana para o Groove 52HPn mesmo?

  2. #2

    Padrão Re: Rádio 5GHz para antena externa

    Só uma coisa, sempre tive desepenho ridículo, horrível, péssimo, nos WOG212 e WA5210AG com antena externa. Me parece que tem algum problema no chaveamento.

    Não que fique inusavel, mas é algo tipo 1500m com antena interna, ao colocar grade 25dBi com 1m de cabo o alcance não passa desses 1500m igual.

    Quando precisa muita antena diferente, porque não uma RB usada com cartões usados? EMP8602 é um cartão velho, pra provedor não é grandes coisas hoje, mas está muito acima de muito hardware de cliente novo.

    Você pode criar vlan ou bridge entre uma lan e uma wlan, pode operar como clinte, ap e repetidor em interfaces diferentes, pode misturar 2,4 e 5GHz só trocando antena, dá pra fazer muita coisa (Se usar RB493 nem precisa switch). Direto vejo RB usada por coisa tipo R$ 80 no ML, RB133 ou 532, cartão geralmente fica menos que isso (Já comprei um pacote de 3 8602 usados por R$ 90, vão muito bem em cliente até hoje).

    Já a wom5000 da Intelbras tem funcionamento decente no conector SMA externo. Usei em direcional 28dBi ProEletronic e foi bem (Igual EMP8602 nessa antena). WOM5000 é muito usada em cliente.

  3. #3
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: Rádio 5GHz para antena externa

    Faça wds com groove level 3

    esse video ai mostra como fazer ptp wds com mk lvl3, muito bom
    Vou colocar uma rb antiguinha pra rodar aqui (rb532a + R52n),

  4. #4

    Padrão Re: Rádio 5GHz para antena externa

    Obrigado por responderem.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Só uma coisa, sempre tive desepenho ridículo, horrível, péssimo, nos WOG212 e WA5210AG com antena externa. Me parece que tem algum problema no chaveamento.
    Mas isso é com os WOG 212 antigos, com chipset AR2315, não? Esses são iguais aos TL-WA5210AG. Será que os novos com AR9331 ainda têm esse problema?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Quando precisa muita antena diferente, porque não uma RB usada com cartões usados? EMP8602 é um cartão velho, pra provedor não é grandes coisas hoje, mas está muito acima de muito hardware de cliente novo.
    Esse EMP8602 parece ser bem problemático, tem problemas com perda de potência, conforme li. Aí teria que trocar logo e o barato sai caro.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Direto vejo RB usada por coisa tipo R$ 80 no ML, RB133 ou 532, cartão geralmente fica menos que isso (Já comprei um pacote de 3 8602 usados por R$ 90, vão muito bem em cliente até hoje).
    Essa RB133 não deve dar conta nem de brincadeira, hehe. O que uma CPU MIPS 175MHz + 32MB de SDRAM aguenta?
    Mas estive vendo sobre a 532 ontem mesmo. Ela é um pouco interessante, se a placa suportar 400MHz na CPU, como parece ter algumas que suportam, fica mais interessante. Mas as demais, que só vão até 266MHz, não sofrem com gargalo? Faz diferença esses 32MB de RAM a mais do modelo 532A?
    Uma dessas com dois cartões desses que você citou ou algum dos mais antigos da MikroTik, consegue fazer bonding e passar ao menos 15Mbps?
    Você mesmo diz que aqueles roteadores domésticos com CPU tão fraca quanto a dessas duas RBs aí não valem nada, por que a MikroTik conseguiria algo diferente?

    Citação Postado originalmente por Maxs França Ver Post
    Faça wds com groove level 3

    esse video ai mostra como fazer ptp wds com mk lvl3, muito bom
    Vou colocar uma rb antiguinha pra rodar aqui (rb532a + R52n),
    É exatamente um Groove 52HPn, L3, que eu estava planejando usar, desse jeito que você falou, mas essa belezinha me sai cara. O menor preço que achei foi R$213 + frete no Mercado Livre. Considerando o restante de coisas que vou ter que comprar, está difícil arrumar mais grana para esse Groove.

    Até mais.

  5. #5
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: Rádio 5GHz para antena externa

    Huun, então seria bom pra vc fechar com rb411 lvl 3 + cartão em uma ponta, e na outra ponta usar uma 433, vendo uma possibilidade de colocar uma omni ou setorial depois...

    Bem que eu queria pegar uma rb411ah lvl4 ou um groove 52hpn pra colocar junto com a omni aqui, mais apareceu a oportunidade de pegar a rb532a + 2 cartões r52h por 140 reais ^^

  6. #6

    Padrão Re: Rádio 5GHz para antena externa

    Esse problema de conector SMA ter desempenho ruim tive tanto na WOG212 recente como na antiga, acho que é no circuito que faz o chaveamento, tenho umas CPE's GTS tem tem seleção de antenas e também tem problemas.
    Entendo que é questão de frequencia porque uso as Engenius EOC5610, que tem 2,4 e 5GHz, a antena externa 5GHz funciona bem, em 2,4GHz não (Funciona, mas dá no mesmo que a antena interna, no caso da EOC5610 é ainda mais curioso porque a antena interna em 2,4GHz é de 5dBi, da no mesmo alcance que grade 24dBi com 1m de cabo quando testo!)

    EMP8602 queima, desde os XR2 os cartões pararam de queimar muito, mas... cartão no alto de torre sem aterramento tem mais é que queimar mesmo, onde eles queimam também é comum queimar lan de UBNT E DE MK.
    Eu tenho meia duzia de EMP8602 queimados (Potencia baixa) porque tinha uns 8 em uso, apenas 1 raio danificou todos, mas isso foi no começo de 2010 e foram trocados por, entre outros, EMP8602, sem mudar aterramento nem nada dessa vez tem 4 anos sem problemas. Veja a diferença de preço, pelo preço de um R52HN se compra 3 EMP8602, se o ambiente não tem histórico de queima, sem problemas.
    (Em casa tenho uma torre com histórico de queima de lan, já queimou lan de NS, airgrid, nanobridge, ns loco, SXT, RB133, 433, 435, mas nunca queimou EMP8602, talvez dependa do comprimento dos cabos de RF pra ter indução, lan queima por cabo longo (Queimei NS Loco sem NEM USAR, configurei, coloquei na torre e pluguei os cabos dele até uma RB, mas não liguei alimentação, 2 meses depois liguei alimentação mas nada ligou, subi pra ver e tinha queimado a lan dos 2 NS Loco, porque teve uma duzia de tempestades nesse periodo, com alimentação desplugada eles estavam isolados da torre, queimou lan de trincar o CI de um))

    Não que EMP8602 seja uma maravilha de opção... mas se encontrar algo por preço bom, não descarte. Antigamente o que se conseguia de PTP com eles e com RB133 ou 432 era uns 14 ou 15Mbps de trafego, o mesmo que NanoStation (Não M, nem Loco) entregava.

    Eu sempre comento isso, RB133 e EMP8602 já foram equipamento chique, eles eram usados com clientes com muitos pacotes (p2p no default é usados desde o kazaa), com muita perda de pacotes (RTL8186 em antenas ruins não é de hoje, em 2002 já tinha isso aos montes no brasil), com roteamento (radius, pppoe, não apenas bridges) e autenticações diversas (WEP é coisa de moleque desde que WPA surgiu, equip. exclusivamente WEP é 802.11B, que eram caros). Enfim, eles atendiam 100 clientes em 2004 com 256Kbps cada, porque não poderiam atender 1 com 15Mbps? O tipo de uso da web está mais LEVE que em 2005 (Quando RB133 e EMP8602 eram chiques), nesse ano não tinha mais protocolo leve em uso popular tipo ICQ ou IRC, já era o pesado MSN, já tinha skype, não tinha mais a troca de gif animado e já estavam começando a trocar videos de 2-5MB por email, YT e Google Video nasciam, Gmail já tinha 1GB de espaço, links *.brturb.com.br estavam cheios de filmes de 700MB (OU RMVB de 200-350MB) graças à Filewarez e cia, enfim, tinha tanto consumo percentual (Da banda vendida) como hoje com facebook, tinder, whattsapp, youtube, e atualizações diarias de AV (Inutilidade...) tem os mesmos 4-7MB, com media de atualização mensal/bimestral de 100MB (Avast4, de 2005, era assim, Avira ganho versão EN_US começo de 2005 (Antes era só em alemão) e tinha o mesmo trafego que hoje), etc, etc, etc.

    Mas tem que ficar de olho nessas oportunidades, o Maxs França consegui R52H, eu só comprei barato até hoje coisa com EMP8602, tipo RB133 com 2 lan queimada, com 1 EMP8602 funcionando, por R$ 60, isso está em cliente com 100% de estabilidade a um bom tempo, não troco por NS ou CPE de jeito nenhum.

  7. #7

    Padrão Re: Rádio 5GHz para antena externa

    kkkk, Grande rubem , fico lendo este seu post e rindo pra vida, o engraçado é justamente o que ei tenho em minha torre, Uma RB 133, com um cartão Engênios de 600mw, parece qu e sou seu cliente,kkkk, justamente uma lan queimada e 2 funcionando, queimou o ano passado com um raio, as x eu fico pensando que o que eu tenho é lixo, mais faz milagre esses equipamentos, kkk

    Breve estarei mudando pra 5.8, se Deus Quiser. Amém.

  8. #8
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: Rádio 5GHz para antena externa

    Tem um selo de garantia na minha rb532, agosto de 2008, garantia 6 meses, rs
    Toda vez que eu olho pra ela me da uma alegria, não sei pq, mais me alegra, me alegra ver minha omni, ver minha rb750.. ai chega o cliente pra me pagar e elogia a internet, fala a tá muito boa, pra continuar assim
    Com essa rb532, eu não pretendo colocar mais de 30 clientes por cartão, (vai rodar cerca de 15 ~ 20 simultâneos por mini pci)

  9. #9

    Padrão Re: Rádio 5GHz para antena externa

    Citação Postado originalmente por Maxs França Ver Post
    Huun, então seria bom pra vc fechar com rb411 lvl 3 + cartão em uma ponta, e na outra ponta usar uma 433, vendo uma possibilidade de colocar uma omni ou setorial depois...
    Não é um PTP, mas sim cliente de uma setorial. Eu quero fazer um bonding conectando ao AP tanto em 2.4GHz (quero aproveitar a antena que já tenho) quanto em 5GHz (a mesma RB do provedor tem dois cartões, cada uma em uma frequência), para fazer agregação de links.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    pelo preço de um R52HN se compra 3 EMP8602
    Se refere a cartões novos, não é? Achei o R52Hn por R$65 no ML, em vendedor com boa reputação.

    O que diz do R52Hn? Ele se sai melhor que esse EnGenius em questão de potência em 5GHz, além de suportar modo N. No entanto o EMP-8602+ é bem melhor em sensibilidade, tanto em 5GHz quanto 2.4GHz, sendo que nessa última é onde a potência dele realmente funciona.
    A sensibilidade do R52Hn é tão ruim assim? Ele faz -97 e -80 onde o EMP faz -88 e -70 (802.11a 6MBit e 54Mbit), embora esse seja o *único* aspecto em que esse último supera o cartão da MikroTik (eu acho, o datasheet da MT não é tão bem detalhado como o da EnGenius).

    1 R52Hn para 5GHz e 1 EMP-8602+ para 2.4GHz, ou 2 EnGenius logo?

    Esses dois cartões parecem ser o mais em conta usados que dá para achar. Há ambos por R$65 no ML.
    O problema é a RB. Não acho nenhuma usada barata com suporte para no mínimo 2 cartões MiniPCI. Tem uma 433, com fonte ainda, por R$170, foi o melhor que achei, mas ainda está bem caro. Se achasse uma RB532C (ou RB532*), por R$100 ou menos, caberia nas contas aqui.

    * A RB532 tem somente 32MB de RAM. Isso vai interferir somente na quantidade de funções que é possível atribuir a ela, não é? Será que, além de duas conexões wireless, ao menos 2 VLANs + cliente PPPoE uma dessas deve conseguir manter sem interferir no desempenho da rede? E se adicionar uma CPE (AirGrid, por exemplo), em um porta Ethernet dela + 1 VLAN?

    As 2 (ou 3) VLANs são para fazer bridge, ao invés de roteamento (que usa mais recursos). Elas seriam estabelecidas entre essa RB e a 951 que vai ficar aqui dentro. Nessa RB com os cartões, cada VLAN faz bridge com uma interface para a Internet (duas wireless [e a Ethernet para a CPE]), deixando o cargo de fazer bonding, firewalling e etc para a 951.

    Até mais.

  10. #10

    Padrão Re: Rádio 5GHz para antena externa

    O que EU faria é receber em 2,4 B ou G com um EMP8602, receber em 5GHz A com um EMP8602, mas usaria um R52N ou R52NM ou R52HN pra criar a rede wifi interna em N.

    Prefiro a RB133 ao invez da RB532 por isso, 3 wlan servem pra cliente 2,4, cliente 5, e AP 2,4. De preferencia alimento elas com cabo AC desde o chão (Fonte junto a RB), pra não ter lan queimada (Sem cabo de rede não tem lan queimada).

    Se não for usar N não vejo necessidade de cartão novo com N, você cliente não vai passar dos 4Mbps em modo B e 20Mbps em A ou G seja com EMP8602, EMP8603, SR2/SR5, XR2/XR5, ou R5/R52/R52N/R52nM/R52HN.

    Como AP em torre a coisa muda, lidar com multiplas conexões é outra estória, mas pra cliente qualquer cartão velho dá show em roteador caríssimo de hoje (Exceto modo N, claro. Falo de conectar um EMP8602 em modo B, comparado a conectar uma NanoBridge M2 em modo B, diferença praticamente zero na qualidade da conexão, diferença enorme no preço).

    Alias, agora olhei que ainda tem EMP8602 novo, achei que ninguem mais teria coragem de comprar isso novo em 2014, então tenho que falar: 3 EMP8602 usados custam o preço de um R52HN novo.

    RB133 aguenta meia duzia de conexões PPPOE, meia duzia de redirecionamentos, vlan, ser ap e cliente ao mesmo tempo (Em wlan diferentes) sem ficar lenta, enfim, dá no mesmo que AP soho atual de uns R$ 200. A falta de clock do processador é um problema, mas AP soho dessa faixa de preço de R$ 200-300 é pra 20-30 terminais, a RB133 não vai conseguir o mesmo, o problema é que pelo preço dela usada (Ou de uma RB532 usada, ou RB333 usadas ) os AP's domesticos são péssimos (Desempenho e possibilidade de configurações). AP domestico ia exigir uma CPE 2,4, ou CPE 5GHz, então ia fazer digamos "1/3 do serviço" que a RB com 3 wlan faz, tem que somar isso na conta.

  11. #11

    Padrão Re: Rádio 5GHz para antena externa

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Prefiro a RB133 ao invez da RB532 por isso, 3 wlan servem pra cliente 2,4, cliente 5, e AP 2,4. De preferencia alimento elas com cabo AC desde o chão (Fonte junto a RB), pra não ter lan queimada (Sem cabo de rede não tem lan queimada).
    Mas, no meu caso, eu vou por uma RB951G-2HnD aqui dentro como AP interno e gerenciador de tudo. E haja fonte para 3 cartões! Além disso, com essa solução sua há a necessidade de usar pigtails longos (para as antenas se a RB ficar dentro de casa, ou para a antena interna se ela ficar lá fora), aí que cartão queima mesmo, não é?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    RB133 aguenta meia duzia de conexões PPPOE, meia duzia de redirecionamentos, vlan, ser ap e cliente ao mesmo tempo (Em wlan diferentes) sem ficar lenta, enfim, dá no mesmo que AP soho atual de uns R$ 200.
    Caraca! Isso me parece estupro de RB133, hahaha. Mas se ela aguenta isso tudo, vou considerar se encontrar uma dessas à venda. Mas não estou achando nenhuma no ML, tem algum outro lugar onde você compra essas RBs usadas?

  12. #12

  13. #13

    Padrão Re: Rádio 5GHz para antena externa

    Cada cartão consome 3 a 4W a mais, RB133 sem cartão vai bem com fonte de 10W, com 3 cartões uma fonte de 20W já dá. 18V 2A já serve. 12V 2A se estiver proxima também não tem problema, mas eu usaria pelo menos 15V.

    Pigtail longo parece que atrapalha menos que falta de um terra mínimo. Aterramento decente no centro-oeste geralmente é coisa grande, duzia de astes e/ou gel devido a baixa condutividade do solo, mas um aterramento mínimo de 2 astes longas já resolve muuuuuuuuita queima de cartão. Tem local que não queima cartão, só me preocupo depois que queimar, não antes, porque alto de torre é bem diferente de mastro a 2m acima de construção.

    RB usada só sei do ML mesmo. Hoje OLX tá mais na moda? Nunca usei nada fora o ML.

    (Cara, "no tempo" da RB133 ou 532 os AP's soho eram ridículos de 75-100MHz. Eram tempos de usar 486 ou Pentium 100MHz com Coyote ou Devil Linux como firewall, em HD's 100MB, com 8 a 24MB de Ram. Esse tipo de hardware atendia uma duzia de clientes com poucas funções, a RB133 idem, se colocar muito serviço pra coitada fazer a coisa muda, mas ela não nasceu pra ser uma mera bridge como cliente, ela nasceu pra ser um p*ta roteador soho na sua época)


    E credo... pessoal tá metendo a faca nessas RB's. Comprei varias entre R$ 60-100, algumas com cartões.

  14. #14

    Padrão Re: Rádio 5GHz para antena externa

    A RB133 está saindo por R$220 nesse pacote aí. O vendedor já está considerando ela como item de colecionador; por esse preço aí, só pode ser isso.

    Atualização: perguntei se ele não vendia só a RB133 e disse que podia fazer só ela por R$250. Tá de brincadeira...

    O vendedor da 532A parece furada, além de estar bem caro.

    Mas obrigado pelas sugestões.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Cada cartão consome 3 a 4W a mais, RB133 sem cartão vai bem com fonte de 10W, com 3 cartões uma fonte de 20W já dá. 18V 2A já serve. 12V 2A se estiver proxima também não tem problema, mas eu usaria pelo menos 15V.
    A fonte original dela é qual?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Pigtail longo parece que atrapalha menos que falta de um terra mínimo. Aterramento decente no centro-oeste geralmente é coisa grande, duzia de astes e/ou gel devido a baixa condutividade do solo, mas um aterramento mínimo de 2 astes longas já resolve muuuuuuuuita queima de cartão. Tem local que não queima cartão, só me preocupo depois que queimar, não antes, porque alto de torre é bem diferente de mastro a 2m acima de construção.
    Ainda bem que já está nos meus planos fazer um aterramento antes de instalar os equipamentos. É um dos motivos da minha verba para eles estar bem pequena. Mas vou usar só 1 haste. O local é até úmido e a terra aqui da região tem índices maiores de sal, o que melhora a condutividade. Será que serve?
    Se não for suficiente ligo essa haste na estrutura metálica de um muro ao lado. Não é malha, mas é tipo uma.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    mas ela não nasceu pra ser uma mera bridge como cliente, ela nasceu pra ser um p*ta roteador soho na sua época
    Sem querer menosprezá-la, mas é exatamente isso que ela vai ser por aqui, hahaha.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    E credo... pessoal tá metendo a faca nessas RB's. Comprei varias entre R$ 60-100, algumas com cartões.
    Pois é. Tem uma 133 com fonte sobrando por aí para me vender não? hehe.

    Mas não adianta procurar para comprar já agora. Vou esperar meu dinheiro chegar aí anuncio a compra nos classificados aqui do fórum e procuro melhor no ML.

  15. #15

    Padrão Re: Rádio 5GHz para antena externa

    A MK começou a fornecer fontes faz pouco tempo, antigamente era só as RB's. Hoje ela tem essas:
    http://www.amazon.com/Mikrotik-24HPO.../ref=pd_cp_p_2

    Se isso ela recomenda até pra RB493AH (As portas em uso consomem muito, acredite) então uma 133 ou 532 vai bem com uma 24V 1A.

    Eu uso de tudo nos clientes porque uso tudo o que tenho (Comodato), não fico segurando nada que presta na mão, se tenho uma RB sobrando vou trocar em algum cliente que tenha um roteadorzinho domestico qualquer.

  16. #16

    Padrão Re: Rádio 5GHz para antena externa

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    então uma 133 ou 532 vai bem com uma 24V 1A.
    Mas você não disse ali no outro post que tinha que ser 2A? Ou o que importa é que a relação Volts * Amperes (certo?) supram a necessidade de Watts?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Cada cartão consome 3 a 4W a mais, RB133 sem cartão vai bem com fonte de 10W, com 3 cartões uma fonte de 20W já dá. 18V 2A já serve. 12V 2A se estiver proxima também não tem problema, mas eu usaria pelo menos 15V.

  17. #17

    Padrão Re: Rádio 5GHz para antena externa

    24V 1A são 24W, pra um hardware com picos de 20W de consumo eu acho pouco, mas se a fonte for boa tá ok, por isso 15V 2A (30W) ou 18V 2A (36W) é mais tranquilo.
    Em fonte comum quando o consumo aumenta, passa a ter existir ripple alto, por isso o ideal é que a fonte entregue entre 30 e 70% da capacidade nominal dela (Se o consumo for baixo demais também existe ripple).

    As vezes tem leigo no Under ou na web falando que "cada cartão consme 1A, tá no datasheet, então se tem 3 cartões precisa fonte de 3A", mas é molecada que fugiu das aulas de física, 1A em 3,3V são 3,3W. Em transmissão esses cartões consomem 1,5A, em recepção 400mA, dependendo do trafego a media fica em 1A mesmo, mas o normal é menos que isso.
    (Tanto que o VRM dessas RB's tem capacidade anunciada de 10 ou 15W, o desempenho com consumo alto (2Kpps a 54Mbps) não é grandes coisas porque o cartão recebe ripple na alimentação SE CONSUMIR demais por processar demais, o hardware não foi projetado pra esse uso (Ou é PTP com 1 cartão por RB133/532, ou é PTmP com multiplos cartões mas com poucas conexões por cartão, tipo menos de 12))

  18. #18

    Padrão Re: Rádio 5GHz para antena externa

    @rubem, estive lendo relatos aqui no fórum e no fórum da MikroTik, e parece que se essa RB133 conseguir passar 20Mbps half-duplex é muito. Isso foi o máximo que vi conseguirem, e ainda com as duas RBs + cartões ao lado uma da outra, não era um AP com clientes, nem nada assim (. Em ambiente real, com interferência, sinal não perfeito, e cartões com potência mais alta, acho que ela não deve conseguir passar nem 10Mbps, mesmo que em modo cliente. Esse processador dela é osso, ele deve travar em 100% e reiniciar se eu fizer algum download.

    E ainda vi dizer que ela não aguenta cartões acima de 300mW. Não entendi a lógica disso, mas ainda recomendarem a um usuário aqui do fórum que se colocar 3 cartões nela, o máximo que pode deixar é 100mW em cada um. No meu caso seriam dois. Acho que 150mW em cada um não são suficientes. Bem, a ferramenta de cálculo da MikroTik diz que é, mas eu testei lá com 5mW e também deu certo com um sinal de -67, e ainda testei supondo que no AP do provedor tenha uma setorial de 17dBi e 18dBm de potência, então acho que essa ferramenta não é algo em que dê para confiar.

    Tem certeza que a 133 vai conseguir me fornecer ao menos 15Mbps, com dois cartões, fazendo Bonding e VLAN? Há uma chance de no futuro eu ligar nela uma AirGrid pegando uns 5Mbps de outro provedor. 20Mbps é de mais para ela, não?

    Eu consegui aqui duas RBs, uma 433 e uma 433AH, porém elas não ligam. Será que tem alguma chance delas poderem serem consertadas? Aqui na cidade não achei ninguém que mexa com eletrônica que possa arrumar essas RBs, então terei que enviar para alguém de outro lugar. O frete e o custo do conserto ainda devem sair mais barato que comprar uma dessas usadas no ML, porém não quero gastar à toa com frete se elas não tiverem jeito mais. O que acha? Tem algum teste que você me recomenda para ver o nível dos danos nelas?

    Outra coisa: Não estou mais achando o EMP-8602 Plus-S no ML (tem um lá, mas o anunciante não tem reputação como vendedor), então o jeito vai ser usar o R52Hn, da MikroTik. Ele funciona na RB133? Parece que tem que atualizar para uma versão mais recente do RouterOS para ele funcionar, mas essa RB mal suporta a v3...

  19. #19

    Padrão Re: Rádio 5GHz para antena externa

    PTP com RB133 dava mesmo pouco menos de 20Mbps, mas PTP nunca foi full-duplex mesmo, qualquer 4Mbps de TX e 18Mbps de RX era suficiente pra um PTP nos tempos de RB133. Em PtMP o típico seria 4-5Mbps, que é o que o modo B entrega (PtMP em modo A ou G nunca foi popular).

    Essa de cartões de mais de 300mW é algum mal-entendido de leigo que acha que potencia de saída tipo 100 a 300mW muda muito o consumo do cartão. Ela tem um VRM de 10-12W, se usar 3 cartões de 4W tá tranquilo, o problema é usar cartão gastador tipo o XR2, ele gasta muito conforme o processamento e não conforme a potencia de saída (Tá, de 100 pra 600mW muda, mas de 100 pra 150mW vai mudar 0,05W de consumo, irisório. RB133 com 3 EMP8602 a 100mW já ví muito, sem problema de operação. Esses cartões nunca foram de muitos clientes, coisa tipo 15 simultaneos, com pacotes de 300-500Kbps e olhe lá (R52HN é pra quase o triplo disso, em nº de clientes e banda).

    Imagino que você não tenha link simétrico de 15Mbps, e sim 15M de down, e 2 ou 3M de up, o EMP8602 gerará algum atraso, mas nada perto das CPE's 5GHz KRazer, Firemax, Oiw, ou outras 802.11A.

    RB133 precisa upgrade pra rodar cartões novos com N, tem que passar do routerOS 3.3 nativo pro 4.0 (Não perde a licença), mas aí não vale a pena mesmo, pra modo N sim concordo que vai faltar processamento. RB133 é hardware velho, não tem como chegar perto de uma boa CPE recente, a vantagem está no uso de varios serviços integrados e tal, como cliente de PtMP não tem vantagem usar ela ao invez de um airGrid se for usar modo N.


    Quanto a RB433/433AH pifadas, tem um roteiro bem antigo rodando a web:
    http://www.ryohnosuke.net/varios/rb/RB433.pdf

    O que vemos MUITO no brasil é capacitor ruim nelas, como são só 3 troca logo mesmo que pareçam bons (Mas eles não impedem a RB de ligar, ela só não iria inicializar o SO).