+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Mikrotik parou de enviar backup por e-mail

    Estranho, eu troquei o servidor Mikrotik e os rádios pararam de mandar o backup por e-mail.
    O servidor antes estava na versão 5.26, o novo tá na 6,17, mas a configuração é o backup do antigo.
    O servidor continua mandando e-mail, mas os rádios pararam. Um tá na v3.3, o outro 4.17.
    Abaixo o log com o erro.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         log mail.png
Visualizações:	360
Tamanho: 	60,9 KB
ID:      	53357
    Aqui a config do e-mail e o comando send.
    [admin@MikroTik] /tool e-mail> print
    server: 74.125.196.108:587
    from: "[email protected]"
    username: "user"
    password: "senha"




    send file=backup_radio_2.backup subject="Backup Radio 2" [email protected]

    Em teste de ping pelos rádios do endereço smtp.gmail.com tá normal.
    Já tentei tb desabilitar todas as regras de firewall filter mas o resultado é o mesmo.
    Tentei tb outros ips do smtp do gmail, mesma coisa.

    Outra coisa estranha é que as vezes mesmo sem mudar nada aparecem diferentes mensagens no log:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         log mail_2.png
Visualizações:	304
Tamanho: 	127,5 KB
ID:      	53359

    Será que alguém poderia me dar uma ideia do que possa estar ocorrendo?
    Desde já meu muito obrigado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         log mail_2.png
Visualizações:	147
Tamanho: 	120,7 KB
ID:      	53358  

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik parou de enviar backup por e-mail

    Esta versão ai é bugada amigo.

  3. #3
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Mikrotik parou de enviar backup por e-mail

    Muitos comandos mudaram da versão 5.x pra 6.x. Pesquise se o envio de emails mudou.

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik parou de enviar backup por e-mail

    Verifica se no script tem uma linha com "tls=" na v6 é "start-tls=", sobre o que o Reinan disse,não sei a 6.17 mas a 6.15 eu testei e tava bugada mesmo, pppoe levava quase cinco minutos para reconectar , script alterava as variáveis e não ia... A 6.12 parece estável aqui

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik parou de enviar backup por e-mail

    eu tive o mesmo problema aqui, estranho é que voltei a rb para 5.26 e ela continuou sem enviar o bachup refiz as regras na mao e nada, mais estranho é que antes mandava

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik parou de enviar backup por e-mail

    Então, o estranho é que quem parou de mandar e-mails não foi o servidor (que estava na na 5.26 e foi pra 6.17), foram os rádios, que continuam na mesma versão que estavam (um na 3.30 outro na 4.17).

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik parou de enviar backup por e-mail

    eu estava com este problema uso a versao 5x com o gmail, tem dois jeito de resolver ou atualiza para a 6x ou usa o email pelo bol, eu estou usando agora a versao 5x pelo bol em 1 rb e deu certo a outra ta com a 6x e com o gmail tambem ta de boa

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik parou de enviar backup por e-mail

    então segundo o que vocês já comentaram a versão 6.15 e a 6.17 estão bugadas..

    Eu confirmo esta porcaria da 6.15
    Tiramos fora o pppoe, pois muitos não conseguiam navegar.
    Estavamos passando para o pppoe pois com o hotspot que usamos já por 6 anos com ip fixo , nada de dhcp e sem problemas na versão 5.25 e com a 6.15 mesmo sem ativar nada de dhcp no host fica usuário aparecendo com dois IPs.
    O ip do cadastro e outro IP que pertence a outro usuário. Daí o vivente não navega. No host, em Adress fica o ip certo e no To Adress é que entra o ip que não deveria. Tem que derrubar para voltar e tentar o IP certo. Log direto aberto para monitoramento.
    É muito bug para um RouterOS que criou fama pelo mundo afora. Todo dia tem gente reclamando de funções que funcionavam e deixam de funcionar...

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik parou de enviar backup por e-mail

    aqui não fizemos qqr alteração nos routers e mesmo assim o backup por email parou de funcionar, através do gmail...acredito que o gmail tenha mudado alguma coisa...pois usamos este script a anos e o mesmo sempre funcionou normal...

    De repente parou versão 5.26.

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik parou de enviar backup por e-mail

    meu e-mail não é gmail, e sim com registro próprio, e mesmo assim não da

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik parou de enviar backup por e-mail

    eu voltei meu servidor pra 5.26 agora piorou de vez, ninguém mais manda e-mail (4 rbs, uma q faz balance, uma servidor, 2 rádios).
    Agora o estranho é que quando coloco smtp.gmail.com em server ele não aceita mais, em todas as rbs, dá mensagem de erro dizendo que precisa por IP, sendo que todas continuam pingando o endereço.