Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Aterrar blindagem de cabo de rede

    Olá, pessoal!

    Vi uma foto aqui no forum uma vez, de cabos descendo de uma torre e esses cabos todos tavam ligados num "painel" e aparafusados num aterramento. Não sei se eram cabos de rede ou cabos de sinal RF. Existe necessidade de aterrar cabos de rede antes de entrar dentro de um ambiente fechado? Protegeria mais as fontes e rádios? Quais orientações pra fazer isso?

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Aterrar blindagem de cabo de rede

    Seria essa foto do alexandre2014 ,?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC02939.jpg
Visualizações:	3105
Tamanho: 	1,94 MB
ID:      	53384
    Última edição por Max Networks; 25-07-2014 às 19:15. Razão: Esqueci da Foto,kkk

  3. #3

    Padrão Re: Aterrar blindagem de cabo de rede

    Isso, foi essa foto! Só nao tava encontrado ela novamente para ver... São cabos de rede, né? Po, mas desse jeito nao corre risco de entrar água nas emendas dos fios de aterramento com o cabo?

  4. #4

    Padrão Re: Aterrar blindagem de cabo de rede

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         10441198_1520242071532047_9002440535019091036_n.jpg
Visualizações:	1457
Tamanho: 	72,3 KB
ID:      	53385

  5. #5

    Padrão Re: Aterrar blindagem de cabo de rede

    Legal! Onde vende esse conector de "emenda" pra aterrar o cabo?

  6. #6

    Padrão Re: Aterrar blindagem de cabo de rede

    Vamos aos fatos, quando vc projetar a rede elétrica, faça um excelente aterramento, ao utilizar tomas com pinagem do terra, ele já irá fazer a função, e caso esteja utilizando fontes POE o terra já vai esta junto.

    Porem é possível sim fazer como esta na foto, mas o efeito é o mesmo que aterra toda a rede elétrica

  7. #7
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Aterrar blindagem de cabo de rede

    interessante, bom material.

  8. #8

    Padrão

    Tive problemas com aterramento, no começo desse ano "2014" eu fiz o aterramento de uma torre, e queimou tudo, durante a primeira chuva forte com raios, nas outras torres sem aterramento não houve nada, sendo que temos um total de 15 torres nessa cidade.
    Pensem bem antes de aterrar, pois o prejuízo pode ser maior.
    Se eu tivesse feito o aterramento de todas as nossas torres, poderia estar aqui contanto um fato bem diferente desse.

  9. #9

    Padrão Re: Aterrar blindagem de cabo de rede

    pessoal na foto do alexandre ele ligou um cabo de aterramento em cada cabo de rede e passou fita de auto fusao. é isso mesmo? se sim! onde ele conectou o cabo de aterramento no cabo de rede? tipo sao 8 fios!!

  10. #10

    Padrão Re: Aterrar blindagem de cabo de rede

    Tive problemas com aterramento, no começo desse ano "2014" eu fiz o aterramento de uma torre, e queimou tudo, durante a primeira chuva forte com raios, nas outras torres sem aterramento não houve nada, sendo que temos um total de 15 torres nessa cidade.
    Pensem bem antes de aterrar, pois o prejuízo pode ser maior.
    Se eu tivesse feito o aterramento de todas as nossas torres, poderia estar aqui contanto um fato bem diferente desse.
    Concordo com o amigo, pois a "diferença de potencial" entre o topo de uma torre e o aterramento pode ser muito maior se tiver aterrado apenas a parte de baixo dos cabos.

    pessoal na foto do alexandre ele ligou um cabo de aterramento em cada cabo de rede e passou fita de auto fusao. é isso mesmo? se sim! onde ele conectou o cabo de aterramento no cabo de rede? tipo sao 8 fios!!
    se tiver usando cabo blindado o aterramento é ligando diretamente na malha do cabo blindado e se for cabo de rede comum deve ser nos dois marrons.


    Aqui preferi não aterrar e usar cabos comuns passando por canduites metalicos ate a caixa em cima da torre pois conforme o amigo já mencionou acima se aterrar pode ser pior (eu tambem passei por isto e usando cabos blindados agravou mais ainda)

  11. #11

    Padrão Re: Aterrar blindagem de cabo de rede

    O problema é que aterramento tem que ser um só pra toda rede, inclusive o do para-raios precisa estar interligado com qualquer outro terra da rede, inclusive o da concessionaria de energia, ou pode haver loops de terra, corrente alta indo de um sistema a outro de aterramento e aí o dano é certo! Aterrar por exemplo os cabos de rede um aterramento separado do terra funcional da rede e ainda ter um outro aterramento do para-raios, ta tudo errado, toda malha precisa ser unica, com potencial equalizado, principalmente durante descargas atmosfericas. Aterramento mal feito é pior do que deixar sem nda!

    O meu receio é que aterrar direto na fonte do radio, parte dessa descarga tem que entrar no seu armário de telecom ou dentro do seu ambiente pra procurar o fio terra la na tomada e descer por uma rede com fios finos demais, o proprio fio do cabo de rede é fininho. Eu acho que criar um caminho de menor resitencia antes da descarga ir la dentro da fonte, procurar o fio terra e ir pra tomada, é mais eficiente e seguro.

  12. #12

    Padrão Re: Aterrar blindagem de cabo de rede

    Citação Postado originalmente por ramoncaldeira Ver Post
    pessoal na foto do alexandre ele ligou um cabo de aterramento em cada cabo de rede e passou fita de auto fusao. é isso mesmo? se sim! onde ele conectou o cabo de aterramento no cabo de rede? tipo sao 8 fios!!
    Ta vendo essa barra de cobre onde tao os fios verde e amarelo, essa barra de cobre ta ligado no aterramento. Só náo sei qual aterramento e se o aterramento dele ta equipotencializado com todas malhas de aterramento da rede dele, deveria estar...

  13. #13

    Padrão Re: Aterrar blindagem de cabo de rede

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Ta vendo essa barra de cobre onde tao os fios verde e amarelo, essa barra de cobre ta ligado no aterramento. Só náo sei qual aterramento e se o aterramento dele ta equipotencializado com todas malhas de aterramento da rede dele, deveria estar...

    mim diga o que tu acha. estou montando uma loja e pretendo fazer 1 aterramento para o dps---1 aterramento para os computadores da loja--1 aterramento para os servidores "no mesmo nobreak". isso posso ter o problema ai que vc citou de loop de terra???

  14. #14

    Padrão Re: Aterrar blindagem de cabo de rede

    Sim, aterramento NAO deve ser feito assim, um pra cada coisa. Se vc quer criar uma malha reforçada, com varias hastes espaçadas, tudo bem, mas essa malha precisa ta ligada com outras malhas da sua rede, de preferencia pelo solo, se possivel ou na entrada da rede, por cabo de seçao transversal compativel. Ao equalizar o potencial dessas malhas com o terra da concessionaria, voce automaticamente tera um aterramento de baixissima resistencia, menos de 1ohm.

  15. #15

    Padrão Re: Aterrar blindagem de cabo de rede

    Olhe essa imagem, ilustra bem:

    Anexo 53395

  16. #16

    Padrão Re: Aterrar blindagem de cabo de rede

    [QUOTE=raumaster;714731]Sim, aterramento nao deve ser feito assim, um pra cada coisa. Se vc quer criar uma malha reforçada, com varias hastes espaçadas, tudo bem, mas essa malha precisa ta ligada com outras malhas da sua rede, de preferencia pelo solo, se possivel ou na entrada da rede, por cabo de seçao transversal compativel. Ao equalizar o potencial dessas malhas com o terra da concessionaria, voce automaticamente tera um aterramento de baixissima resistencia, menos de 1ohm.[/QUO

    entao tipo se colocar 2 ou 3 hastes e colocar "dps,pc,nobreak com servidor"tudo nessas hastes, é melhor?

  17. #17

    Padrão Re: Aterrar blindagem de cabo de rede

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Olhe essa imagem, ilustra bem:

    Anexo 53395
    deu anexo invalido!!

  18. #18

    Padrão Re: Aterrar blindagem de cabo de rede

    Sim, tudo numa unica malha de aterramento, nada de fazer um aterramento pra cada coisa e é recomendavel que essa malha esteja ligada no aterramento da entrada do padrao, pelo solo ou logo antes de entrar na casa/predio.

    http://i307.photobucket.com/albums/n...tencializa.jpg

  19. #19

    Padrão Re: Aterrar blindagem de cabo de rede

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Sim, tudo numa unica malha de aterramento, nada de fazer um aterramento pra cada coisa e é recomendavel que essa malha esteja ligada no aterramento da entrada do padrao, pelo solo ou logo antes de entrar na casa/predio.

    http://i307.photobucket.com/albums/n...tencializa.jpg
    troquei informacoes aqui em outro forum e todos falam q e melhor um aterramento para cada dispositivo. e na imagem que vc mandou nao sei se estou certo mas pecebi isso mesmo. um aterramento em varios pontos.

  20. #20

    Padrão Re: Aterrar blindagem de cabo de rede

    A imagem mostra claramente, todo pontos aterrado estão interligados. E nao, nao se deve ter um aterramento pra cada coisa, isso [e terminantemente errado. Procura no google sobre equipotencializacao de aterramento e padroes de aterramento, TN, TT, TN-S...