+ Responder ao Tópico

1. Temos que levar outros fatores em consideração, a frequência tem pouca culpa nesse quesito, na verdade são os protocolos os problemas, com nv2, airmax e o da intelbras que esqueci, isso muda, o dialogo entre torre e ap passa a ser individual, isso claro se toda a rede for igual, se não ai vc cai nos padrões A/B/G/N puro ai ferro pq eles não tem tratamento nativo pra resolver o problema de ack(tempos diferentes pra cada radio, em suma o que eu conheço é isso se eu estiver errado alguém me corrija.

2. Isso isso isso, frequencia sozinha não leva a culpa toda.

A maior diferença nesse caso A MEU VER é que modo B usa apenas 1 portadora, se deu erro repete e pronto, enquanto modo A ou N 5GHz tem pelo menos 50 portadoras, pode atenuar sinal só em umas e em outras não (Em distancia grande, com zona de fresnel prejudicada e reflexos). Some a isso a menor penetrabilidade da frequencia mais alta, e você tem comportamentos 100% diferentes na transmissão física, mas o tratamento dado a ping e pacotes do usuario é o mesmo, só muda a transmissão física.

3. quando fica um cliente com sinal baixo o ap baixa a modulação para tentar "falar" com a antena do cliente.
    Como é apenas um canal transmitindo a rede inteira baixa nessa modulação, tendo que esperar responder o cliente ruim para continuar mandando pacotes para o restante.
    Exemplo:
    Se você ter um HUB 10/100 e ligar 4 Pcs com placa de 10/100 e apenas um PC com placa Ethernet de 10Mb todos da rede vão trabalhar em 10megas!

Os rádios que usa mikrotik tem uma opção que ele desconecta o cliente com sinal baixo que você especificar.

4. Faz pelo menos 10 anos que até switch domestico de R$ 40 tem autonegociação isolada em todas as portas. Ou seja, pode ter 100M em 4 portas e 10M em 1, sem problemas.

Wifi não consegue isso porque a interface é a mesma para todos (Enquanto em lan é uma interface por pc, seja roteador ou switch (Menos hub, claro)), se criar vlan e multiplos SSID até dá, aí é pra harware mais parudo, que aceita conexões de datarates diferentes sem problemas hoje (Com N), um em MCS0, outro em MCS4, cada qual com sua banda (Claro que o com MCS0 piora a conexão do em MCS4, mas digamos que cai de 30 pra 26Mbps, não é o fim do mundo, derruba o troghput mas não altera o datarate isolado).

5. eu não sabia que o N já fazia isso, eu pensava que as modificações do protocolo tdma, (airmax, nv2,etc) que faziam isso.

Tópicos Similares

1. VPN não ping em ambos os lados
    Por pssgyn no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 20-03-2007, 08:15
  2. Mandriva One em rede! Não se deixa pingar
    Por wnbraulio no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 2
    Último Post: 18-08-2006, 08:09
  3. Problemas com ping em duas bridges WDS
    Por rcfweb no fórum Redes
    Respostas: 6