Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2,4Ghz se baseia pelo pior ping, em 5Ghz não??

    Bom dia, se os amigos do fórum puderem me ajudar,

    Porque em banda B um nano2 da ubqt em 2,4ghz, se a antena de um dos clientes vira e o sinal fica fraco,
    toda a rede que está neste ap também começa a ficar lento, Li aqui no fórum alguma coisa sobre se basear pelo pior sinal os aparelhos fazem isto,
    então indicam usar 5GHZ, como que funciona. Então se tiver um nano5 como ap, e uns 15 clientes nele, ele não se baseia pelo pior sinal? é isso?

    perdoe o jeito de escrever

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: 2,4Ghz se baseia pelo pior ping, em 5Ghz não??

    O comportamento vai ser o mesmo. Com sinal ruim sempre o cliente vai atrapalhar os outros.

    E tem outra: se atualmente o sinal em 2.4 está ruim e não tem como melhorar o apontamento da antena por não ter boa visada, se trocar para 5.8 nas mesmas condições de visada, o sinal vai ficar pior ainda.
    Isso porque quanto mais alta a frequencia mais crítica é a questão de visada.

  3. #3

    Padrão Re: 2,4Ghz se baseia pelo pior ping, em 5Ghz não??

    Obrigado por me responder 1929

    Na verdade todos tem visada e até 1 km no máximo, a questão de um ficar ruim é que as vezes o cliente mexe na antena por outros motivos e as vezes sai da direção por telhado ruim mesmo.

    E como eu faço então para resolver este problema de um ou outro cliente assim, quando ocorre? Tem solução.

    Grato

  4. #4

    Padrão Re: 2,4Ghz se baseia pelo pior ping, em 5Ghz não??

    Primeiro, durante a instalação do seu cliente, coloque a antena em pontos mais difíceis dela ficar mexendo, sempre apos fortes rajadas de vendo olhe a qualidade do sinal, por que acostuma sair da linha

  5. #5

    Padrão Re: 2,4Ghz se baseia pelo pior ping, em 5Ghz não??

    Existe solução para não dar mais problema de se basear pelo pior sinal?
    Outro AP melhor, outra config. ou Freq. tipo 2,4 ou 5,8?

  6. #6

    Padrão Re: 2,4Ghz se baseia pelo pior ping, em 5Ghz não??

    Temos que levar outros fatores em consideração, a frequência tem pouca culpa nesse quesito, na verdade são os protocolos os problemas, com nv2, airmax e o da intelbras que esqueci, isso muda, o dialogo entre torre e ap passa a ser individual, isso claro se toda a rede for igual, se não ai vc cai nos padrões A/B/G/N puro ai ferro pq eles não tem tratamento nativo pra resolver o problema de ack(tempos diferentes pra cada radio, em suma o que eu conheço é isso se eu estiver errado alguém me corrija.

  7. #7

    Padrão Re: 2,4Ghz se baseia pelo pior ping, em 5Ghz não??

    Isso isso isso, frequencia sozinha não leva a culpa toda.

    A maior diferença nesse caso A MEU VER é que modo B usa apenas 1 portadora, se deu erro repete e pronto, enquanto modo A ou N 5GHz tem pelo menos 50 portadoras, pode atenuar sinal só em umas e em outras não (Em distancia grande, com zona de fresnel prejudicada e reflexos). Some a isso a menor penetrabilidade da frequencia mais alta, e você tem comportamentos 100% diferentes na transmissão física, mas o tratamento dado a ping e pacotes do usuario é o mesmo, só muda a transmissão física.

  8. #8

    Padrão Re: 2,4Ghz se baseia pelo pior ping, em 5Ghz não??

    quando fica um cliente com sinal baixo o ap baixa a modulação para tentar "falar" com a antena do cliente.
    Como é apenas um canal transmitindo a rede inteira baixa nessa modulação, tendo que esperar responder o cliente ruim para continuar mandando pacotes para o restante.
    Exemplo:
    Se você ter um HUB 10/100 e ligar 4 Pcs com placa de 10/100 e apenas um PC com placa Ethernet de 10Mb todos da rede vão trabalhar em 10megas!

    Os rádios que usa mikrotik tem uma opção que ele desconecta o cliente com sinal baixo que você especificar.

  9. #9

    Padrão Re: 2,4Ghz se baseia pelo pior ping, em 5Ghz não??

    Faz pelo menos 10 anos que até switch domestico de R$ 40 tem autonegociação isolada em todas as portas. Ou seja, pode ter 100M em 4 portas e 10M em 1, sem problemas.

    Wifi não consegue isso porque a interface é a mesma para todos (Enquanto em lan é uma interface por pc, seja roteador ou switch (Menos hub, claro)), se criar vlan e multiplos SSID até dá, aí é pra harware mais parudo, que aceita conexões de datarates diferentes sem problemas hoje (Com N), um em MCS0, outro em MCS4, cada qual com sua banda (Claro que o com MCS0 piora a conexão do em MCS4, mas digamos que cai de 30 pra 26Mbps, não é o fim do mundo, derruba o troghput mas não altera o datarate isolado).

  10. #10

    Padrão Re: 2,4Ghz se baseia pelo pior ping, em 5Ghz não??

    eu não sabia que o N já fazia isso, eu pensava que as modificações do protocolo tdma, (airmax, nv2,etc) que faziam isso.

  11. #11

    Padrão Re: 2,4Ghz se baseia pelo pior ping, em 5Ghz não??

    então com o nano 2 da ubnt eu não consigo resolver isto?

    qual o melhor aparelho pra uns 25 a 30 clientes num AP? se um ou outro cliente sempre tem problemas de ack?

  12. #12

    Padrão Re: 2,4Ghz se baseia pelo pior ping, em 5Ghz não??

    vc teria que usar equipamentos que tem suas versões de tdma, a linha "M" da ubnt, a linha nv2 da mikrotik ou a linha Ipol da intelbras, outras soluções a apt Mikrotik, e em wirelles vc tem como restringir pra conexões ruins não conectarem, tipo qualquer um com sinal pior que -73 não conecta.

  13. #13

    Padrão Re: 2,4Ghz se baseia pelo pior ping, em 5Ghz não??

    Citação Postado originalmente por fmcjunior Ver Post
    vc teria que usar equipamentos que tem suas versões de tdma, a linha "M" da ubnt, a linha nv2 da mikrotik ou a linha Ipol da intelbras, outras soluções a apt Mikrotik, e em wirelles vc tem como restringir pra conexões ruins não conectarem, tipo qualquer um com sinal pior que -73 não conecta.
    já me ajuda, e sobre a linha M eu testei e não gostei, porque tive que desativar o airmax, pois nem todos os clientes são. Aí só me resta kikar o cliente com -73 ??
    Esses da mk ou intelbras são melhores que o ns2M da ubnt? se forem melhor prefiro trocar.

  14. #14

    Padrão Re: 2,4Ghz se baseia pelo pior ping, em 5Ghz não??

    olha a linha M é de mimo, ou seja duas antenas vertical e horizontal, quando vc desativa o airmax fica a mesma coisa da linha loco simples, a diferença é que a loco é 13dbi e a m é 12dbi, não precisa ficar dando kik, vai em wireles e abre a interface de wireles que vc tem, depois vai na aba wireles no final em baixo vc tem duas opções default autenthcate e defaul forwar, quando vc desabilita essa duas, ele so deixa conectar quem esta cadastrado na aba accsess list,
    é nesse cadastro que você coloca o limite de -73, com isso so conecta que esta cadastrado e tem sinal de até -73.

  15. #15

    Padrão Re: 2,4Ghz se baseia pelo pior ping, em 5Ghz não??

    seria este nome :
    Sensitivity Threshold, dBm: -73

    é bom deixar limite ack no maximo manual

  16. #16

    Padrão Re: 2,4Ghz se baseia pelo pior ping, em 5Ghz não??

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    O comportamento vai ser o mesmo. Com sinal ruim sempre o cliente vai atrapalhar os outros.

    E tem outra: se atualmente o sinal em 2.4 está ruim e não tem como melhorar o apontamento da antena por não ter boa visada, se trocar para 5.8 nas mesmas condições de visada, o sinal vai ficar pior ainda.
    Isso porque quanto mais alta a frequencia mais crítica é a questão de visada.
    Citação Postado originalmente por reirox Ver Post
    Obrigado por me responder 1929

    Na verdade todos tem visada e até 1 km no máximo, a questão de um ficar ruim é que as vezes o cliente mexe na antena por outros motivos e as vezes sai da direção por telhado ruim mesmo.

    E como eu faço então para resolver este problema de um ou outro cliente assim, quando ocorre? Tem solução.

    Grato
    5.8 tem sido muito elogiado porque passa mais banda, mas está sujeita aos mesmos percalços na medida que aumentar o uso dos canais. Como tem mais canais disponíveis isso pode demorar mais, mas um dia vai saturar também
    https://under-linux.org/showthread.php?t=147398&page=1

    Os protocolos proprietários como Airmax, NV2 ou o Ipool da Intelbras podem dar um up no serviço, mas não são uma solução definitiva.

    Uma coisa que pode te ajudar um pouco é fazer um controle de RTS/CTS no 2.4, mas todo cliente com sinal ruim seja 2.4 ou 5.8 vai sempre atrapalhar. Mesmo com os protocolos TDMA.

    Me preocupou uma coisa que você disse: que o cliente mexe no equipamento instalado. Isso não pode acontecer. Você deu a senha do equipamento para eles?
    Ou eles mexem no alinhamento por estar com sinal ruim e eles na "ansia" de melhorar acabam mexendo no alinhamento?

  17. #17

    Padrão Re: 2,4Ghz se baseia pelo pior ping, em 5Ghz não??

    Eu diria que 5,8GHz vai ter MAIS percalços futuros, porque a frequencia tem menor penetrabilidade nos materiais dos obstaculos comuns (Telhas, arvores, vidro, zinco...), inclusive no ar (Alcance menor), precisa então mais potencia, e todo hardware 5GHz tem realmente mais potencia e as antenas tem mais ganho. No brasil não temos um espectro LEGAL tão largo assim pra apostar todas as fichas em 5GHz.
    (5720 a 5850 dá 130MHz, pouco a mais que os 83MHz (2400-2483MHz))

    Mas é hábito local isso de mecher antena. Sabe antena costela-de-peixe de TV? No interior você põe um mastro de 6m com a antena na ponta, prende no beiral da casa e gira do chão pra achar o melhor apontamento. Cliente de internet quer o que? Fazer o mesmo. Antena presa só no beiral, pra girar do chão e poder trocar de provedor facilmente (R$ 20 pra visita pra reconfigurar conexão do novo provedor? Um absurdo de caro). Tenho cliente que insiste nisso porque já tinha antena assim e funcionava, não deixa prender de outro jeito. Os preguiçosos da TV paga via satelite tem o hábito besta de parafusar antena offset na lateral, na altura boa pra você bater a cabeça, os clientes querem antena baixa assim também, decerto é pra ficar olhandos os leds piscando.


    O basico da instalação, que é visada, 100% da zona de fresnel, nenhum reflexo proximo atras/embaixo/em-cima/do-lado, é complicado seguir a risca, mas só ele já melhoraria muito o espectro em geral, porque onde falta um desses elementos existe o hábito besta de aumentar potencia pra resolver "o problema".

    "Sinal baixo tipo -73? O problema não é estar a 50cm do telhado, o problema é ter apenas 700mW, troca por uma hardware de 1500mW, 5GHz tá tranquilo, não causa ruído".

  18. #18

    Padrão Re: 2,4Ghz se baseia pelo pior ping, em 5Ghz não??

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    5.8 tem sido muito elogiado porque passa mais banda, mas está sujeita aos mesmos percalços na medida que aumentar o uso dos canais. Como tem mais canais disponíveis isso pode demorar mais, mas um dia vai saturar também
    https://under-linux.org/showthread.php?t=147398&page=1

    Os protocolos proprietários como Airmax, NV2 ou o Ipool da Intelbras podem dar um up no serviço, mas não são uma solução definitiva.

    Uma coisa que pode te ajudar um pouco é fazer um controle de RTS/CTS no 2.4, mas todo cliente com sinal ruim seja 2.4 ou 5.8 vai sempre atrapalhar. Mesmo com os protocolos TDMA.

    Me preocupou uma coisa que você disse: que o cliente mexe no equipamento instalado. Isso não pode acontecer. Você deu a senha do equipamento para eles?
    Ou eles mexem no alinhamento por estar com sinal ruim e eles na "ansia" de melhorar acabam mexendo no alinhamento?

    Nem por nada deixaria sem senha e nem daria a senha, estilo Nem Nem.
    coloco bem instaladas as antenas nos clientes sim, e na maioria grade 25 db, mas alguns clientes são meio lesos, um fez reforma e jogou a antena no telhado e como funcionou ele nem pra avisar, ficou quase um mês pra descobrir, outro fez o favor de trocar as telhas e mexeu na antena, e outros.
    O que seria recomendado para "controle de RTS/CTS no 2.4"?

  19. #19

    Padrão Re: 2,4Ghz se baseia pelo pior ping, em 5Ghz não??

    rubem até acaba sendo engraçado a conversa, assim diz os doidos "que bom, acabou de chegar meu booster de 5watts pelo correio em 2,4 e em 5ghz".

  20. #20

    Padrão Re: 2,4Ghz se baseia pelo pior ping, em 5Ghz não??

    Pedreiro de um cliente, tirou a antena é de uma altura de uns 10 metros jogou a antena no chão, ainda bem que era barata e o cliente pagou outra nova. Ele é do tipo que se acha o dono da verdade, eu tava certo que ia ter que dar outra para ele se não perdia o cliente